Avaliações e Certificações

OAB

 

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou a edição 2011 do Selo OAB, com a indicação dos cursos de Direito avaliados pela entidade como os de melhor qualidade do Brasil. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está entre as 90 melhores, dentre as 1210 avaliadas. Trata-se da única escola de Direito situada no Grande ABC, entre quatorze instituições agraciadas no Estado de São Paulo. Esta é a quarta edição do Selo OAB desde a criação da Ordem. 
  
Os cursos de Direito avaliados tiveram que preencher alguns requisitos como, por exemplo, ter participado dos três últimos "Exame de Ordem" unificados. 
 
Para a apuração, advogados, professores e especialistas na educação jurídica formaram uma Comissão Especial que utilizou os índices obtidos nos Exames de Ordem e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado em 2009, para selecionar as instituições e formar o ranking.
 
Após esta avaliação, a FDSBC novamente foi classificada como uma das melhores do país, tendo recebido o Selo OAB em todas as suas edições.
 
 

ENADE

O curso de Direito foi avaliado no ENADE 2009, quando a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo obteve os seguintes resultados:

 

 

 

 

Em relação aos cursos, os indicadores informados são a nota do curso no Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito de Curso (CC).
 
•   Enade: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências. Participam do Exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Os resultados do Enade são considerados na composição de índices de qualidade relativos aos cursos e às instituições (como o CPC e o IGC). 
 
•    CPC: é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas. O conceito, que vai de 1 a 5 (sendo 5 o valor máximo), é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação no país. 
 
•    Conceito de Curso (CC): composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, pode confirmar ou modificar o CPC. A necessidade de avaliação in loco para a renovação do reconhecimento dos cursos é determinada pelo CPC: cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de avaliação in loco.  Cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC (Conceito Preliminar de Curso) em CC, que é um conceito permanente. 
 
Observação: No caso das Instituições vinculadas aos Sistemas Estaduais de Ensino, a avaliação in loco do curso, quando necessária, é realizada pelo Conselho Estadual de Educação.
 
 
Em relação às instituições de ensino, os indicadores informados são o IGC (Índice Geral de Cursos da instituição) e o Conceito Institucional:
 
•    IGC: sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada universidade, centro universitário ou faculdade do país. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC dos cursos, e no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que expressa os resultados da Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IGC vai de 1 a 5. O indicador pode ser confirmado ou alterado pelo Conceito Institucional (CI), que é composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC. 
 
 
No período de 1996 a 2003 a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participou da avaliação do MEC através do Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) obtendo os seguintes resultados:
 
Ano 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003
Conceito B A A C B C B A

 

Para mais informações sobre o Enade acesse aqui.

 

CEE e MEC

 

Instituições públicas vinculadas aos governos estaduais e municipais são da competência dos sistemas estaduais de ensino. Por isso, o credenciamento, recredenciamento e reconhecimento são efetuados pelo Conselho Estadual de Educação. Para conhecer, acesse: www.ceesp.sp.gov.br
 
Ainda assim, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está cadastrada no e-MEC, uma ferramenta que permite ao público a consulta de dados sobre instituições de educação superior e seus cursos. O cadastro informa dados como a situação de regulação das instituições e dos cursos por elas oferecidos, endereços de oferta e indicadores de qualidade obtidos nas avaliações do MEC. Para consultar o e-MEC acesse: https://emec.mec.gov.br/ies/
 
A Faculdade também participa do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, realizado pelo MEC, que é aplicado aos cursos a cada 3 anos.
 

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama