FDSBC na mídia
19 de fevereiro de 2015, quinta-feira.
Nesta última semana, o “Trote Solidário”, evento que aconteceu na Direito São Bernardo para recepcionar os calouros foi destaque no Portal Migalhas, ABC do ABC e Trote da Cidadania.
 
A FDSBC foi citada no portal Brand Press. O portal divulgou a festa promovida por colégio para comemorar a vitória dos novos universitários no Vestibular 2015
 
O portal JusBrasil publicou a oportunidade de pesquisadores, estudantes e profissionais contribuírem com artigos para a Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. 
 
Veja as matérias pelos links:
 
 
Pós-graduação no exterior: ex-aluno conquista vaga na Universidade de MaastrichtHolanda
25 de julho de 2014, sexta-feira.
Graduado em 2013 pela Direito São Bernardo, Breno Luna Meira, 24, foi aprovado no processo seletivo da Universidade de Maastricht e cursará o mestrado em Criminologia e Ciências Forenses. A Instituição fica localizada na cidade homônima, no extremo sul da Holanda. A bolsa de estudos foi oferecida por uma instituição governamental holandesa.
 
De acordo com Breno, o processo seletivo obedeceu a critérios como diploma de graduação, cartas de motivação e referência, a apresentação de portfólio e curriculum, além de excelência acadêmica e fluência em inglês comprovada por prova de proficiência. “Minha preparação deu-se desde o ensino médio, quando fui cursar um ano do colegial nos EUA. Além do idioma, desenvolvi a vontade e necessidade de buscar culturas e amizades, bem como o intercâmbio preparou-me para situações de dificuldade e isolamento”, contou.
 
Segundo Breno, a Universidade de Maastricht é conhecida pelo método de aprendizagem baseada em problemas, metodologia que se diferencia do processo tradicional de educação e formação do conhecimento, com base apenas na orientação cognitiva através de um mestre ativo endereçada ao estudante que apenas absorve o ensinamento, sem muito estímulo ao pensamento crítico, criativo e o fomento às capacidades de análise e decisão. O alicerce do mestrado é o debate e a promoção em explorar um assunto através de diversas áreas do saber.
 
“O mestrado que cursarei me permitirá reunir tudo o que eu idealizei para traçar minha carreira. Primeiro, sempre desejei a oportunidade de estudar fora após minha graduação. Especificamente, sempre desejei estudar na Europa pela possibilidade de viver culturas tão diferentes, mas tão próximas e acessíveis. Em segundo lugar, não me vejo como um profissional que trabalhe e estude o Direito sem relacioná-lo com outros campos de estudo, tais quais: psicologia, sociologia, ciências políticas, economia e literatura. O curso proporcionará, portanto, a oportunidade de estudar o crime e seus efeitos e origens através destas e outras diversas perspectivas”, declarou.
 
Presidentes das subseções da OAB se reúnem na Direito São Bernardo - Atualizado com vídeos dos presidentes
25 de julho de 2014, sexta-feira.
Atualizado em 06 de agosto de 2014, quarta-feira
No dia 22 de julho, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu os presidentes das subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da região do ABCDMR, todos ex-alunos da Instituição, para coletar depoimentos e histórias sobre o período em que frequentaram a Faculdade e sobre a trajetória profissional de cada um. O encontro fez parte das ações em comemoração aos 50 anos da Instituição.
 
Estiveram no encontro os presidentes das seguintes subseções: São Bernardo - Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo (turma de 1991); Santo André, Dr. Fábio Picarelli, (turma de 1992); São Caetano - Dr. Adilson Paulo Dias (turma de 1981); Diadema - Drª. Marilza Nagasawa (turma de 1983); Mauá - Dr. Luiz Carlos Spindola (turma de 1980); Ribeirão Pires – vice-presidente – Dr. Ricardo Abou Rizk (turma de 1998).
 
Durante a conversa mediada pelo jornalista Pedro Nastri, responsável pela produção do livro sobre os 50 anos da Direito São Bernardo, os ex-alunos falaram sobre a escolha do curso jurídico, a tradição da Faculdade, relembraram histórias e ressaltaram a importância da Instituição para a cidade de São Bernardo e toda a região do ABC.
 
“A Faculdade de Direito de São Bernardo conseguiu de fato contribuir para a criação de uma comunidade jurídica de excelência, além de uma cultura de conhecimento e formação de novas lideranças”, afirmou Dr. Fábio Picarelli.
 
Segundo o presidente da subseção da OAB de SBC, Luís Ricardo Davanzo, a Faculdade estará entre os homenageados no dia 11 de agosto (Dia do Advogado) em evento promovido pela entidade. Para o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, “com mais de 13 mil alunos formados, a Direito São Bernardo é uma das poucas que podem comemorar um jubileu de ouro, sempre mantendo a qualidade do ensino e a prestação de serviços à comunidade”.
 
Desde outubro de 2013, a Direito São Bernardo vem promovendo ações em comemoração ao seu cinquentenário (que será completado em outubro) entre elas, o lançamento do hotsite www.50anos.direitosbc.br. Na página, todos aqueles que são ou foram alunos, professores e funcionários da Instituição podem postar histórias e fotografias sobre o período em que fizeram parte da comunidade acadêmica.
 
Confiram as mensagens dos presindentes clicando nos links abaixo:
 
 
 
 
 

Dr. Luiz Carlos Spindola - Presidente da OAB de Mauá 

 


 

 

Ex-aluna é nomeada Desembargadora do TJ/SP
05 de agosto de 2014, terça-feira.
Formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1984, a Dra. Maria Laura de Assis Moura Tavares, foi nomeada, durante o mês de junho de 2014, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
Sobre a expectativa para o novo cargo, a desembargadora afirmou: “Espero que o conhecimento acumulado durante estes 26 anos de carreira e todo o estudo que exige a atuação nessa área permitam a completa e rápida prestação jurisdicional. O incansável número de processos exige dedicação integral à função”.
 
A família da Dra. Maria Laura tem tradição na área jurídica e na Direito São Bernardo. O pai dela, Dr. Antonio de Assis Moura (Promotor de Justiça em São Bernardo, ora aposentado), a mãe, a Dra. Célia Assis Moura, e o marido, o engenheiro e construtor Antonio José Tavares, também foram alunos da Instituição.
 
“Realmente, a família do meu pai se destaca por vários membros terem se dedicado às carreiras jurídicas, inclusive com alguns deles ocupando cargos de notoriedade. O convívio diário com as questões jurídicas com certeza permitiu que a minha vocação aflorasse precocemente, além de permitir o pleno conhecimento das exigências da carreira, como a necessidade de residir em outras cidades, às vezes bem distantes”, declarou a magistrada.
 
A Dra. Maria Laura falou também sobre a contribuição da Faculdade para sua trajetória de ascensão na carreira jurídica. “Gostaria de destacar que a base do meu conhecimento jurídico veio dos bancos da faculdade, dos notáveis professores que tive, mas que este conhecimento acadêmico exige aprofundamento para o ingresso na carreira da Magistratura Paulista”, ressaltou.
 
Para os estudantes da Direito São Bernardo que pretendem seguir carreira na magistratura, a desembargadora destaca a importância do estudo e da dedicação desde os tempos de graduação, além da firme disposição de não desistir frente a eventuais reprovações nos concursos públicos.
 
Fotos registradas pelo fotógrafo do TJ/SP, Gideão Dias.
 
OAB – Subseção de São Bernardo do Campo homenageia FDSBC
08 de agosto de 2014, sexta-feira.
Recebemos convite para a Sessão Solene que será realizada no próximo dia 11 de agosto, às 19h30, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em homenagem ao Dia do Advogado, ocasião em que a OAB – Subseção de São Bernardo do Campo prestará homenagem à FDSBC pelos 50 anos de sua criação.
 
Jubileu de Ouro da Direito São Bernardo - Agenda de comemoração
12 de agosto de 2014, terça-feira.
A Direito São Bernardo comemora, orgulhosamente, 50 anos de tradição e ensino de qualidade no dia 05 de outubro! 
 
As comemorações do Jubileu de Ouro iniciaram-se em outubro de 2013, com a inauguração do hotsite comemorativo - www.50anos.direitosbc.br, e serão concluídas com o lançamento do Livro Histórico de 50 anos da FDSBC.
 
Veja abaixo a agenda de comemoração do Jubileu de Ouro programada especialmente para todos os filhos desta Casa:
 
•        06 de outubro de 2014
Inauguração do Memorial dos 50 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Campus da FDSBC
Horários: 9h e 20h30 (a inauguração ocorrerá em dois períodos para contemplar toda a comunidade acadêmica)
 
•        De 13 a 17 de outubro de 2014
Semana Jurídica 2014 (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Cenforpe de São Bernardo do Campo
Clique aqui para conferir a  programação.
Nesta edição, o tema geral será “Modernização do sistema de solução de conflitos”.
 
•        30 de outubro de 2014
Festa em Comemoração aos 50 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo 
Local: Restaurante São Judas – localizado no Bairro Demarchi
Horário: a partir das 19h.
Informações sobre venda de convites: clique aqui
 
•        05 de dezembro de 2014
Lançamento do Livro Histórico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Horário: 19 horas
 
 
1° Encontro sobre Direitos Humanos aborda 50 anos da Ditadura Militar
14 de agosto de 2014, quinta-feira.
No último sábado, 9 de agosto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o I Encontro sobre Direitos Humanos. A atividade teve como palestrantes a ex-presa política Maria Amélia de Almeida Teles e o professor Lauro Joppert Swensson Junior, doutor em Direito pela Goethe Universität de Frankfurt am Main, Alemanha. A coordenação do encontro foi dos professores Carmen Fullin, Carlos Batalha e Marcelo Koch.
 
Os palestrantes abordaram diversos aspectos da Ditadura Militar, cujo golpe completou 50 anos em março deste ano. Na primeira apresentação, intitulada "Justiça de Transição, Direito à Memória e à Verdade", Maria Amélia falou sobre a sua experiência como militante de esquerda durante a Ditadura, o período que viveu na clandestinidade, as torturas sofridas e sobre a busca pela verdade e pela memória das pessoas que lutaram pela democracia até o momento da instauração da Comissão da Verdade, em 2010.
 
“O último meio século de história do Brasil é uma tentativa de se livrar dos entulhos que ainda existem no país, resultantes da Ditatura Militar”, afirmou a convidada. Bacharel em Direito e Pedagogia, Maria Amélia atua como coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares e do Núcleo de Pesquisas do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). Além disso, é assessora da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva.
 
Durante a segunda palestra, o professor Lauro Joppert falou sobre a "Justiça de Transição no Brasil e a problemática da responsabilização penal para os crimes da Ditadura Militar", trazendo uma série de questionamentos sobre o tema e sobre a atuação dos próprios juristas. “É necessário o estabelecimento de uma discussão ampla, tolerante, respeitosa, plural e inclusiva para tratar dessas questões morais, jurídicas técnicas e interpretativas”, ressaltou o professor a respeito da busca pela verdade sobre os crimes do regime militar.
 
“Esse foi um evento pensado há muito tempo e os 50 anos da Ditadura Militar merecem uma profunda reflexão”, declarou a professora Carmem sobre a importância do Encontro promovido pela Faculdade. Também estiveram presentes o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, e o subprefeito do Distrito de Riacho Grande, Wagner Lino, ex-aluno da casa.
 
Direito São Bernardo recebe homenagem da OAB na Câmara Municipal
19 de agosto de 2014, terça-feira.
No Dia do Advogado, 11 de agosto, a OAB / 39ª Subseção de São Bernardo do Campo, prestou uma homenagem especial à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Durante a “Sessão Solene em Homenagem aos Advogados do Ano de 2014”, realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. O presidente da Subseção da OAB no município, Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, entregou ao diretor da Faculdade, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, uma placa em deferência ao Jubileu de Ouro da Instituição, completado neste ano.
 
O diretor falou sobre a importância do reconhecimento da OAB para a Faculdade, que comemora o cinquentenário com mais de 14 mil ex-alunos, entre eles, o próprio presidente da Subseção da OAB/SBC, Dr. Davanzo, e o presidente da comissão organizadora da solenidade, vereador Juarez Tudo Azul.
 
“A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completa neste ano o seu Jubileu de Ouro. São 50 anos de muita dedicação à comunidade. Nós temos uma dupla missão institucional: a prestação de serviços à população e ensino de qualidade. Só para os senhores terem uma ideia, dos seis advogados homenageados nesta noite, todos são ex-alunos da Direito São Bernardo”, afirmou o Dr. Mauad em relação aos colegas que receberam a homenagem da OAB pelo destaque em 2014.
 
Na ocasião, o diretor aproveitou para convidar a todos os operadores do Direito presentes para participarem das atividades comemorativas da Faculdade, destacando a inauguração do Memorial dos 50 anos (6 de outubro), a Semana Jurídica (de 13 a 17 de outubro), a festa no Restaurante São Judas (30 de outubro ) e o lançamento do livro sobre a Instituição (5 de dezembro), que ocorrerá na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. “Vamos comemorar essa data especial para uma Instituição que faz parte da vida da nossa cidade”, ressaltou.

IV Encontro sobre Direito Ambiental debate soluções e aspectos jurídicos relacionados ao uso dos recursos hídricos
27 de agosto de 2014, quarta-feira.
No dia 23 de agosto, sábado, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o IV Encontro sobre Direito Ambiental, sob a coordenação da Profª Drª Patrícia Caldeira. O evento foi presidido pelo vice-diretor Prof. Dr. Rui Décio Martins e teve como intuito promover o debate sobre a crise da água do ponto de vista jurídico, assim como as medidas ambientais relacionadas ao problema. 
 
Na primeira apresentação, o Prof. Dr. Marcel Edvar Simões falou sobre “O regime jurídico da água no Brasil - perspectivas ambientais”. O palestrante é professor de Direito Civil II da Direito São Bernardo e Procurador Federal, Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao IBAMA em São Paulo. Ele enfatizou a necessidade de ampla discussão sobre o tema e cooperação entre todas as partes envolvidas. “O poder público tem sua responsabilidade, mas todos nós temos que participar para solucionar esse problema”, afirmou.
 
No segundo período, o Engenheiro Amauri Pollachi apresentou a palestra intitulada “Água entre secas e inundações: qual a medida certa?”. O convidado coordena o “Programa Mananciais” e os contratos de financiamento com Banco Mundial/BIRD e o Governo Federal, além do “Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas – REAGUA”, financiado pelo Banco Mundial/BIRD. Coordena também a elaboração de legislação específica para ordenamento das atividades econômicas e do uso do solo para as áreas de proteção e recuperação de mananciais. Além disso, foi gerente de departamento na Sabesp de 1986 a 2007.
 
O engenheiro falou sobre sua vasta experiência no setor, apontou algumas medidas necessárias para conter o problema e deu exemplo de aplicações bem-sucedidas realizadas na China. O convidado também comentou os aspectos jurídicos da questão. “A legislação por si não consegue fazer a transformação que pretende na realidade. É necessário um conjunto de ações. A legislação é a base, as práticas é que tornam a lei viva ou não”, declarou.
 
Fizeram parte da mesa da solenidade o vereador de São Bernardo do Campo, Dr. Gilberto França (ex-aluno da Direito São Bernardo) e dois ex-alunos e ex-professores da Casa, o Dr. André Felipe Soares de Arruda e Drª Carolina Ferreira Souza.
 

Despedida do Ministro Sidnei Beneti do STJ
29 de agosto de 2014, sexta-feira.
(Retirada de matéria veiculada no Migalhas, em 20 de agosto de 2014)
 
O Ministro Sidnei Beneti, ex-professor da Direito São Bernardo, despediu-se da toga do Superior Tribunal de Justiça, no último dia 21 de agosto, após atingir a compulsória, em sessão plenária da Corte Especial, marcada por grandes emoções.
 
A Ministra Nancy Andrighi, colega do homenageado na 3ª turma e na 2ª seção, foi a responsável pelas palavras em nomes dos demais colegas ao “querido amigo e irmão”.
 
Visivelmente emocionada, Nancy lembrou a trajetória de Sidnei Beneti, “desde os primórdios um agente da inovação dos e nos processos”, a forte veia literária do ministro e sua participação como legislador nas comissões de reformas, entre outros, da lei de execução penal e da mediação. Pela OAB, discursou o advogado Celso Moria, orador da Turma de 1968 da Faculdade de Direito da USP, onde o ministro Beneti bacharelou-se.
 
Ao tomar a palavra, o ministro Beneti evocou a dor em despedir-se. “Tive alegrias imensas ao julgar, mas também sofri ao ver o padecimento de partes e advogados diante de decisão desfavorável.”
 
A hercúlea produtividade do ministro, lembrada por Nancy Andrighi, foi comentada pelo mesmo. Sidnei Beneti deixa o STJ com 1.890 processos conclusos, um dos menores acervos dos gabinetes. Em menos de sete anos no STJ, Beneti proferiu mais de 109 mil decisões – uma média de mais de 15 mil processos por ano.
 
Natural de Ribeirão Preto/SP, Beneti deu início à carreira na magistratura em 1972, quando tomou posse como juiz na comarca de Rio Claro. A família o acompanhou sempre ao longo de diferentes comarcas, depois na capital, SP, e por fim no STJ, quando chegou em 12/12/07 na vaga do ministro Carlos Alberto Menezes de Direito.
 
“Me aposento devido ao limite de idade imposto pela CF, caso contrário sem dúvida permaneceria. Mas não há aposentadoria do afeto e da amizade. Saio desta sala acompanhado de meus funcionários, que peço me conduzam em devolução aos meus familiares, que aqui me aguardam. Amanhã não serei mais juiz. Essas togas, a de ministro e a de desembargador do TJ/SP, serão guardadas e conservadas. Meus familiares um dia me vestirão com elas na despedida derradeira.” Emocionado, Sidnei Beneti deixou a Corte Especial sob intensos aplausos, para encontrar a família e dezenas de amigos que o aguardavam ansiosos.
 
Revista Direito e Praxis publica artigo de aluna da FDSBC em parceria com professores
29 de agosto de 2014, sexta-feira.
A aluna do 5° ano da Direito São Bernardo, Cleidimar Isabel de Oliveira, teve um artigo publicado na revista Direito e Praxis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com qualis B1, ou seja, um dos graus mais elevados de qualificação científica das publicações nacionais. O artigo intitulado “Direito à Identidade: Etnofotografias na Praça da Sé” foi produzido conjuntamente com a Profa. Dra. Gisele Mascarelli Salgado (ex-professora da FDSBC) e com o Prof. Dr. Cesar Martins Guimarães, que atua na FECAP (Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado). A aluna foi responsável por toda a pesquisa de campo e pelas fotos que compuseram o artigo.
 
“A Cleide é uma fotógrafa renomada no âmbito internacional, com diversos prêmios ao redor do mundo, capas de revista na National Geografic, além de outras aqui no Brasil. A relevância do trabalho é realmente grande no âmbito da comunidade acadêmica nacional, devido ao ineditismo de um trabalho etnofotográfico em Direito”, afirmou a professora Gisele.
 
O professor Cesar explicou o intuito do trabalho realizado pelo trio. “O principal objetivo do artigo foi contribuir para resgatar a população de rua de sua invisibilidade social. Dar a eles um rosto, um nome e uma história; em resumo, uma identidade, como um passo na direção de torná-los efetivamente sujeitos coletivos de Direitos. Não só objeto de leis e políticas escritas e sancionadas, mas que a sociedade como um todo reconheça esses direitos e os garanta”, declarou.
 
O trabalho foi dividido espontaneamente de acordo com as capacidades de cada um. O professor Cesar realizou a pesquisa teórica no campo da Sociologia e da Psicologia Social dos construtos subclasse e identidade e nos levantamentos sobre o método etnofotográfico utilizado na pesquisa de campo. A professora Gisele tratou da pesquisa histórica sobre a legislação federal e municipal relacionada aos moradores de rua e no levantamento de trabalhos sobre o tema desenvolvidos em outros campos do conhecimento. A Cleidimar atuou na pesquisa no campo e entrevistas na Praça da Sé. Também houve interações, com os professores conhecendo o campo e promovendo encontros, presenciais e à distância, para acompanhar os trabalhos e dar palpites no que cada um estava produzindo.
 
A aluna da Direito São Bernardo comentou a experiência de ter um trabalho publicado em um veículo de tanto prestígio no meio acadêmico. “A revista Direito e Praxis é uma importante publicação jurídica e ter um artigo publicado lá é uma honra que devo aos meus amigos e professores, doutora Gisele Salgado e doutor César Guimarães. Sem eles isso jamais seria possível para mim”, declarou a estudante.
 
5º Congresso Jurídico-Científico da Direito São Bernardo - Inscrições prorrogadas até 03/10 (sexta-feira)
03 de setembro de 2014, quarta-feira.
Atualizada em 30 de setembro, terça-feira
Inscreva seu artigo no 5º Congresso Jurídico-Científico da Direito São Bernardo
 
Acontecerá, nos dias 13 a 17 de outubro de 2014, o 5º Congresso Jurídico-Científico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e 14ª Semanajur.
 
O evento, coordenado pelos professores Dr. Vladimir Balico e Dr. Rui Décio Martins, será realizado no auditório do CENFORPE, localizado na Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201, acesso pela Rodovia Anchieta, km 21,5 sentido Santos, nos períodos da manhã e da noite. O tema principal será “Modernização do Sistema de Solução de Conflitos”
 
Pelo quinto ano consecutivo, a Direito São Bernardo abre espaço para apresentação de artigos para os Painéis do Congresso, que serão realizados nos dias 14 e 16 de outubro de 2014, no período vespertino, das 14 às 17h, nas dependências da FDSBC. 
 
Voltado para toda a comunidade acadêmica da Faculdade, estudantes de Direito de outras Instituições e profissionais do Direito, o evento faz o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os participantes e os professores-mediadores. Além disso, prioriza debates, estudos científicos e o desenvolvimento de projetos e pesquisas para incentivar a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica nas reflexões. 
 
Exponha sua opinião sobre o tema de sua preferência e inscreva seu artigo no Congresso. O artigo deve ter no máximo uma lauda (ou 200 palavras). Inscrições prorrogadas até 03/10 (sexta-feira).
 
 Você e toda a comunidade acadêmica só têm a ganhar! 
 
 Confira as regras para inscrição:
Todo aluno, ex-aluno e público externo pode se inscrever;
A inscrição é gratuita e deve ser feita diretamente no Centro de Apoio ao Aluno, até o dia 30/09;
Para inscrever-se, o interessado deve anexar um resumo do artigo à inscrição;
O tema do artigo é de livre escolha;
Serão aceitas inscrição de duplas;
Após as inscrições, os artigos serão agrupados e distribuídos nas salas, conforme a proximidade dos temas. Ainda não é possível estabelecer a data específica de cada sala, porém, informamos que as apresentações ocorrerão somente nos dias 14 e 16/10 (terça e quinta-feira);
Alunos que não quiserem apresentar trabalhos, mas tiverem interesse em participar como ouvintes, não precisam se inscrever. Basta que compareçam à sala e assinem a lista de presença dos ouvintes;
Os alunos que apresentarem seus trabalhos terão direito a 6 horas de atividades complementares e os alunos que participarem apenas como ouvintes terão direito a 3 horas de atividades complementares.
 
Audiência Trabalhista Simulada na FDSBC
04 de setembro de 2014, quinta-feira.

 
No último dia 30 de agosto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, sob a coordenação do Prof. Gilberto Carlos Maistro Junior, promoveu Audiência Trabalhista Simulada.
 
O caso de estudo da simulação foi baseado no roteiro do filme “Filadélfia”, que retrata a emocionante história de Andrew Breckett (Tom Hanks), um promissor advogado, homossexual, muito bem sucedido, que trabalha para um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia e é despedido quando descobrem que ele é portador do vírus HIV. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.
 
A atividade contou com a participação da Juíza do Trabalho Dra. Cláudia Flora Scupino, ex-aluna da Casa, e foi desenvolvida pelos alunos da graduação, das turmas de Prática Jurídica Trabalhista, sob a orientação dos monitores do Professor Gilberto. Os alunos do período matutino representaram o reclamante, enquanto os alunos do noturno representaram à reclamada.
 
A simulação foi conduzida pela Juíza convidada, com a necessária disciplina vivenciada no exercício da advocacia. Assertiva e paciente, a Dra. Cláudia ao final dos trabalhos teceu críticas, esclareceu dúvidas e orientou os alunos da plateia e os presentes à mesa, elogiando especialmente a atuação e coragem de se expor desses jovens estudantes.
 
No encerramento o Prof. Gilberto destacou o desempenho responsável e comprometido da Dra. Cláudia na magistratura, e agradeceu-a em nome da Faculdade pela generosa colaboração prestada à comunidade da Direito São Bernardo, compartilhando conhecimento e experiência.
 

Avaliação do mercado leva FDSBC ao 1º lugar no ensino de Direito no ABC
quarta-feira, 10 de setembro de 2014.
Grande número de mestres e doutores no corpo docente e avaliação positiva de profissionais no mercado posicionam a Direito São Bernardo entre as dez melhores instituições do Estado de São Paulo, dentre as quase 170 avaliadas
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está classificada em 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC, de acordo com o RUF 2014 (Ranking Universitário Folha). A instituição teve seu curso classificado entre as dez melhores universidades do Estado de São Paulo, dentre quase 170 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. Na Região Metropolitana de São Paulo, a Direito São Bernardo ocupa a 8ª posição e no ranking nacional ficou na 23ª posição, dentre 880 avaliadas. Entre as instituições públicas de ensino do Estado, a Faculdade foi a 3ª melhor classificada.
 
O Ranking Universitário da Folha se configura como um dos mais importantes do país por levar em consideração, além da qualidade de ensino e pesquisa, uma série de fatores na análise das instituições, como a proporção de professores com títulos de mestre e doutor e a avaliação dos alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, itens em que a Direito São Bernardo se manteve entre as 15 melhores instituições do país. A Faculdade também ficou na 15ª posição no ranking nacional no quesito referente à avaliação do MEC.
 
“Muito nos orgulha a posição que a nossa Faculdade alcançou no Ranking, pois demonstra que temos uma comunidade acadêmica muito ativa, atuante e de muita qualidade. E pretendemos, no futuro, incentivar, sobretudo, a produção de pesquisas na Instituição, para melhorar ainda mais a qualidade de ensino da FDSBC”, afirmou o diretor da Faculdade, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad.
 
Entre as instituições públicas de ensino, a Direito São Bernardo conquistou a 14ª posição no ranking nacional, posicionando-se à frente de universidades como a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), UFC (Universidade Federal do Ceará), FDF (Faculdade de Direito de Franca), UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Para visualizar o ranking dos cursos de Direito, acesse: http://ruf.folha.uol.com.br/2014/rankingdecursos/direito/.
 
Tradição - Em 2014, a Faculdade completa 50 anos, o Jubileu de Ouro, mantendo sempre sua dupla missão institucional, ou seja, a prestação de serviços à população carente do município de São Bernardo do Campo e o ensino jurídico de qualidade. Com esses dois preceitos, a instituição já beneficiou mais de 180 mil cidadãos com a assistência jurídica gratuita e já formou mais de 14 mil bacharéis em Direito, muito dos quais atuam nas mais altas cortes do país, como o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.
 
Como reconhecimento da qualidade de ensino e da contribuição social, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo também recebeu todas as edições do selo “OAB Recomenda” (2001, 2003, 2007 e 2011). Essas realizações serão divulgadas no livro comemorativo sobre a instituição, que será lançado no final de 2014.
 

 

Ministro Lewandowskiex-aluno e ex-professor da FDSBC, assume Presidência do Supremo Tribunal Federal
12 de setembro de 2014, sexta-feira.
 
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1973, o Ministro Ricardo Lewandowski assume, aos 66 anos, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, o mais alto posto da Justiça brasileira. A solenidade de posse ocorreu na quarta-feira, dia 10 de setembro. O Ministro que ingressou no STF em março de 2006, com a aposentadoria do ministro Carlos Velloso, comandará a Suprema Corte pelos próximos dois anos. A posse do Ministro Ricardo Lewandowski na Presidência do STF é motivo de muita honra e júbilo para toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo! 
 
Lewandowski também se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1971. O Ministro é mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP (1994). Obteve nos Estados Unidos o título de Master of Arts na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981). Atualmente é professor titular de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da USP.
 
O Ministro, que também foi professor da Direito São Bernardo, comandou a Aula Magna da instituição no ano de 2012. Na ocasião, o jurista demonstrou a estima que mantém pela Instituição. “Embora de longe, tenho acompanhado a projeção nacional que tem essa Casa de ensino, que se coloca sem dúvida nenhuma entre as melhores do país, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura, pela Ordem dos Advogados do Brasil e que se destaca no conceito acadêmico por várias razões. A primeira delas é a excelência do corpo docente, também pelo fato de ser uma das poucas escolas superiores públicas isoladas e por esse trabalho não apenas de ensino, mas de extensão, de serviços à comunidade, que é um grande papel das universidades”, declarou para uma plateia de 1300 pessoas durante o evento no Cenforpe.
 
Atuação profissional - Enrique Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 11 de maio de 1948. Exerceu a advocacia de 1974 a 1990 e foi conselheiro da OAB/SP de 1989 a 1990. O ingresso na magistratura se deu como Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados, onde atuou de 1990 a 1997. Depois disso foi promovido a desembargador do TJ Bandeirante, por merecimento, onde integrou as seções de Direito Privado, Direito Público e o Órgão Especial, entre os anos de 1997 e 2006. O ex-aluno da Direito São Bernardo também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros de 1993 a 1995.
 
Aluna da FDSBC recebe nota 9,9 no XIII Concurso Unificado da Ordem 
07 de outubro de 2014, terça-feira.
A estudante Fabrise Fanti, 32 anos, do 5º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, obteve a nota 9,9 na segunda fase do XIII Concurso Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. A primeira fase foi realizada no dia 13 de abril e a segunda fase no dia 1 de junho. A estudante conta que não há segredo para o sucesso no exame, apenas muito empenho e estudo.
 
“Desde o primeiro ano procuro me dedicar aos estudos e assistir às aulas com máxima atenção às orientações dos professores. Na preparação específica para a prova, fiz uma revisão focada nos pontos mais importantes e precisei também estudar por conta, pois ainda faltava aprender alguns conteúdos do último ano, já que prestei o primeiro exame de 2014. Abri mão das minhas horas de lazer durante a semana e aos finais de semana. Estudei seis meses com intensidade direito material e as estruturas de peças”, afirmou Fabrise.
 
A estudante destaca a importância das aulas de Prática Jurídica, cursadas na área de Direito Civil, com a professora Elisabeth V. De Gennari. “É preciso escolher a Prática Jurídica a partir da afinidade e convívio com a matéria, independentemente das especulações sobre o exame. Optei pela prática que mais gostava, o que me ajudou bastante, já que todas as semanas revisamos Direito material e fazemos uma peça diferente, o que auxilia na segurança, essencial para a prova”, ressaltou.
 
De acordo com a professora Elisabeth, as aulas de Prática Jurídica auxiliam com exercícios aplicados semanalmente, exemplos do teor das questões e problemas que foram solicitadas nos exames anteriores da OAB. As aulas são ministradas nas áreas de Direito Civil, Trabalhista, Constitucional, Tributário e Penal. “Nossos resultados têm sido muito animadores. Embora acompanhe mais diretamente a área civil, sei que o resultado positivo se repete em todas as áreas”, afirmou a professora. Contudo, ela destaca que o bom rendimento dos alunos se deve ao curso como um todo, pois do 1° ao último ano há a preocupação dos professores em passar o conteúdo e a segurança necessários para a realização do Exame de Ordem.
 
Para a estudante, o ótimo desempenho no Exame foi mais um passo rumo ao sucesso profissional. Fabrise conta que deseja ingressar na magistratura. “Durante a faculdade estagiei com duas juízas, uma na Justiça Federal e outra na Justiça Estadual, o que fez com que o meu desejo se consolidasse. Nenhuma oportunidade merece ser desperdiçada já que não sabemos o que o futuro nos reserva. Acredito que assim que terminar o curso irei advogar, mas ainda não possuo preferência por áreas, creio que tudo é aprendizado”, declarou.
 
Sobre o período de estudos para o Exame de Ordem, a estudante destacou: “A maior experiência que tive nessa fase de estudos intensos e finalização de uma etapa foi justamente perceber que é possível cumprir uma meta até obter bons resultados, se existe uma verdadeira dedicação. Certamente levarei isso para vida e gostaria que todos tivessem também esta certeza”.
 
FDSBC inicia V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur com o tema “Modernização do Sistema de Solução de Conflitos”
15 de outubro de 2014, quarta-feira.
No dia 13 de outubro, segunda-feira, foram iniciadas as atividades do V Congresso-Jurídico e da XIV Semanajur da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com a temática “Modernização do Sistema de Solução de Conflitos”. O evento realizado no Cenforpe contou com a palestra de abertura do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Prof. Dr. José Renato Nalini, no período da manhã, sobre o “Futuro do Judiciário”. Na parte da noite, o ministro do Superior Tribunal de Justiça e docente da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, abordou o “Enfoque Normativo e Ético da Conciliação – O Terceiro Facilitador e sua Conduta”.
 
O Dr. Nalini buscou propiciar uma reflexão sobre a atuação dos profissionais do Direito nas próximas décadas, traçando um panorama do judiciário brasileiro atual, em que há mais de 100 milhões de processos em curso e elevados gastos para gestão e manutenção do sistema. “O judiciário precisa chamar a sociedade para que opine sobre o modelo que deve persistir. A profunda reforma estrutural do sistema de justiça brasileira, não só do judiciário, ainda não se fez e talvez não interesse aos setores que se beneficiam de uma justiça lenta e imóvel, chamada a resolver questiúnculas e que, baseada na regra da cronologia, não sabe ainda distinguir o que é realmente urgente e aquilo que não precisa ser enfrentado através da apreciação técnica de um magistrado”, afirmou o palestrante.
 
O diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, falou sobre a importância do debate acerca da modernização do sistema judiciário, que corre o risco de cair em descrédito frente à sociedade em razão dos problemas enfrentados ao longo das últimas décadas. “Se formos fixar nosso olhar no futuro, certamente não nos aprofundaremos no sistema que existe hoje. Teremos que encontrar uma saída, sob pena de gerar uma falência geral do nosso modelo atual de solução de conflitos”, ressaltou.
 
Na palestra da noite, o Dr. Paulo Dias discorreu sobre as soluções alternativas de conflitos, entre elas, a conciliação e mediação, a delação premiada e a Lei da arbitragem. Além disso, o ministro apresentou exemplos de conflitos que poderiam ser resolvidos por meio desses processos pacíficos.  “Nós precisamos ter nas escolas de Direito um viés para o conciliador, aliás, grandes escritórios já estão trabalhando dessa maneira. Isso precisa ser incentivado, justamente porque é a única forma que temos para mudar a ideia da litigância”, destacou.
 
Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo sobre os 50 anos da Direito São Bernardo e também uma mensagem gravada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, ex-aluno e ex-professor da Casa, em homenagem ao Jubileu de Ouro da Instituição. Estiveram presentes no evento, entre autoridades e convidados, o presidente da subseção de São Paulo da OAB, Marcos da Costa, o presidente da subseção de São Bernardo do Campo da OAB, Luis Ricardo Vasques Davanzo, além de professores e ex-professores da Direito São Bernardo.
 
Presidente do Tribunal do Júri do “Massacre do Carandiru” visita FDSBC
15 de outubro de 2014, quarta-feira.
 
No último dia 04 de outubro, o Dr. Rodrigo de Aguierre Tellini Camargo, Juiz de Direito que presidiu o julgamento do Caso Carandiru, conhecido por ser o maior julgamento da história do Poder Judiciário Brasileiro, visitou o campus da Direito São Bernardo.
 
Na ocasião, o Dr. Rodrigo proferiu palestra para todos os alunos participantes do Júri Simulado, comentando as peculiaridades do caso, os aspectos do julgamento e esclarecendo dúvidas dos estudantes.
 
Após a palestra o magistrado visitou as equipes de acusação, defesa e do Poder Judiciário, assistiu aos ensaios dos alunos e respondeu outras questões levantadas quanto ao procedimento do Júri.
 
A visita foi acompanhada pelos Professores da Casa, coordenadores dos grupos de trabalho do Júri Simulado, Dr. Heitor Donizete de Oliveira, Luciano Vieralves Schiappacassa, Rafael Nobre Luís e Roberto Ferreira Archanjo da Silva. 
 
Júri Simulado: No encerramento das atividades do “V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur” será realizado um Júri Simulado com os alunos da graduação da FDSBC. A simulação terá ênfase nos debates entre acusação e defesa no caso conhecido como “Massacre do Carandiru”, que tratou da morte de prisioneiros da Casa de Detenção de São Paulo, no dia 2 de outubro de 1992. Entrada franca.
 
Serviço:
Evento: “V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur –Júri Simulado”
Período: 17 de outubro, às 19h30
Local: Cenforpe – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto, SBC/SP - Km 21,5 da Via Anchieta; FDSBC – Rua Java, 425 – Jd. do Mar – SBC/SP. 
Inscrições: clique aqui.
Doações: Serão recebidos pacotes de leite em pó na recepção do evento.
 
XIV Semanajur recebe palestrante internacional em segundo dia de atividades
17 de outubro de 2014, sexta-feira.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu no segundo dia de atividades do V Congresso-Jurídico e XIV Semanajur o Prof. Dr. Gonzalo Aguilar Cavallo, que abordou os temas: “El dialogo entre jueces como médio para La solucion de conflictos sócio-ambientales: los pueblos indigenas ante la Corte Interamericana de Derechos Humanos”, durante a manhã; e “Las nuevas vias de solucion de conflictos em derechos fundamentales: el control de convencionalidad”, no período da noite.
 
Na primeira palestra, o convidado falou sobre sua experiência no campo dos Direitos Humanos em seu país de origem, o Chile. Ele ressaltou o papel dos juízes para a efetividade na solução de conflitos nessa área, incluindo questões referentes às comunidades indígenas. “Os Direitos Humanos não podem ser apenas parte de outras disciplinas como Direito Constitucional ou Internacional. Deve haver no currículo dos cursos uma matéria específica sobre o assunto, pela importância que possui. No Chile essa inserção vem ocorrendo desde 2004”, declarou o Dr. Gonzalo.
 
De acordo com o Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci, titular da disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado na Direito São Bernardo, as questões apresentadas pelo palestrante em contexto internacional, enquadram-se perfeitamente nos problemas enfrentados no Brasil, no que concerne à realidade das comunidades indígenas e em termos de Direitos Humanos como um todo. “O tema dos Direitos Indígenas parece ser algo que não tem repercussão no Brasil, mas isso é falso. Temos conflitos em matéria de comunidades no país inteiro. O Estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, vive a todo o momento uma instabilidade ligada às comunidades que ali estão e possui uma dificuldade enorme em resolver questões referentes ao conflito entre tradição e desenvolvimento”, afirmou o professor.
 
No período da noite, o Dr. Gonzalo se aprofundou na questão do controle de convencionalidade, apresentando as vantagens e os problemas desse tipo de mecanismo de solução de conflitos no âmbito dos direitos fundamentais. Segundo o especialista, o ponto mais interessante do assunto consiste na transformação de qualquer juiz de Direito, seja estatal ou federal, independente da área de atuação (trabalhista, civil, familiar etc), em um juiz de Direitos Humanos. “Pelo controle de convencionalidade, faz-se com que o juiz deixe de ser um mero aplicador da lei, para atuar como um administrador da justiça, algo muito mais amplo e digno de sua função”, salientou.
 
Segundo o professor Luiz Guilherme, o palestrante apresentou aos estudantes uma nova forma de observar a relação entre o Direito interno e o Direito internacional. “Não é mais uma relação de supremacia, de um sobre o outro, mas sim da prevalência da melhor proteção para a pessoa humana. Foi isso que o professor Gonzalo muito bem desenvolveu a partir do princípio pro homine”, esclareceu.
 
Os debates ocorridos após as palestras envolveram questões como a formação de uma cultura jurídica voltada aos Direitos Humanos e a eficiência dos tratados internacionais sobre as legislações nacionais. Esteve presente no evento, representando a Comissão de Direitos Humanos da subseção de São Paulo da OAB, o Dr. Carlos Alexandre Klomfahs, ex-aluno da Direito São Bernardo.

Discussão sobre o futuro do Direito provoca reflexão em alunos no terceiro dia da XIV Semanajur
20 de outubro de 2014, segunda-feira.
A plateia do Cenforpe aplaudiu de pé o Prof. Dr. Eduardo Vera-Cruz Pinto após suas apresentações no terceiro dia de atividades do V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 15 de outubro (quarta-feira). O palestrante, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, abordou os seguintes temas: “A Resolução Extrajudicial de Conflitos e a Problemática da Desjudicialização” e “A Resolução de Conflitos do Poder Político e a Intervenção do Poder Judiciário”. A mesa de trabalhos foi presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Benacchio, titular da disciplina de Direito Civil III na Direito São Bernardo, em conjunto com o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, e do coordenador do evento, Prof. Dr. Vladimir Balico.
 
Na palestra do período da manhã, o Dr. Eduardo dividiu sua abordagem em três tópicos, falando sobre a atuação do professor de Direito, sobre o conteúdo que é passado nos cursos jurídicos e da busca incessante do homem pela Justiça. A partir desses pontos, o jurista desenvolveu um provocante discurso, incitando alunos e professores à reflexão sobre o Direito contemporâneo. “Que o Direito tem futuro, não tenho dúvida. O que vai ser esse futuro, eu não sei. Mas apenas com o contraditório, com professores nas universidades, alunos críticos e criativos e uma vontade enorme de contrariar tudo que existe para construir coisas novas sobre as ruínas daquilo que temos, é que se fará um futuro melhor para todos”, declarou.
 
O convidado também discorreu sobre a importância do uso correto das palavras e do conhecimento da gramática, obtidos por meio de muita leitura, para que haja êxito nas comunicações em todas às áreas do saber, sobretudo no campo jurídico. “As palavras são tão importantes para o Direito quanto os números são para a matemática”, ressaltou.
 
No período da noite, o palestrante abordou a estrutura do Estado, questionando o dogma da Constituição. “O que venho perguntar é: ainda é assim? Vale a pena ser assim? Porque nada como questionar os grandes tabus dos nossos tempos e a Constituição é um deles”, afirmou o Dr. Eduardo. Ele também falou sobre a diferença entre a força do Direito e a violência do Estado, sobre a dicotomia entre a paz e a Justiça e abordou casos da sociedade contemporânea brasileira.
 
Para o diretor da Direito São Bernardo, as palestras cumpriram com o objetivo estabelecido em Faculdades que buscam formar profissionais críticos, que é promover a profunda reflexão acerca dos problemas sociais e maneiras de resolvê-los por meio do Direito. Além disso, o Dr. Mauad anunciou que, até o final de 2014, a Faculdade firmará convênios com universidades estrangeiras para promover o intercâmbio de alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação. Entre as instituições internacionais conveniadas estará a Faculdade de Direito de Lisboa.
 
Especialistas discutem problemas do judiciário brasileiro e formas alternativas de resolução de conflitos
20 de outubro de 2014, segunda-feira.
Na quarta-feira, dia 16 de outubro, os alunos, professores e convidados da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tiveram a oportunidade de debater os temas “A Diplomacia Cidadã (Citizen Diplomacy)” e a “Litigiosidade, Morosidade, e Litigância Repetitiva no Judiciário”. As palestras foram apresentadas no Cenforpe, durante o V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur, respectivamente pelo Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues e pela Profa. Dra. Luciana Gross Cunha. Os trabalhos foram presididos pelo vice-diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Rui Décio Martins, no período da manhã, e pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Batalha, no período noturno.
 
O Dr. Gilberto, professor do curso de Relações Internacionais da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), iniciou sua palestra explicando que a diplomacia cidadã ainda é um tema pouco conhecido no Brasil e no próprio Direito. “Ao envolvimento de atores não estatais na gestão pacífica de conflitos dá-se o nome de diplomacia cidadã”, afirmou. Durante a apresentação, o convidado esmiuçou o conceito de diplomacia, definindo suas funções e agentes, além de falar sobre negociação, conflitos e meios pacíficos de solução de controvérsias. Casos como os conflitos entre Israel e Palestina foram comentados pelo especialista.
 
No período da noite, a Dra. Luciana, professora e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da Direito GV, falou sobre o aumento exponencial no número de processos em andamento nos tribunais brasileiros, assim como das causas desse crescimento e suas consequências para o sistema de justiça como um todo. “Uma das funções do ensino do Direito é mostrar aos alunos que o judiciário é um dos órgãos estatais para a solução de conflitos, mas se não pensarmos em formas pré-processuais de resolver essas demandas ou em como criar uma eficiência nessas resoluções pelo judiciário, ele perderá sua legitimidade, pois deixará de ser um órgão capaz de fornecer um serviço público de justiça”, declarou a palestrante.
 
De acordo com a professora da Direito GV, entre os anos de 2001 e 2010 a população brasileira cresceu 11%, já o número de processos novos na Justiça comum aumentou 102% no mesmo período. No entanto, a especialista esclarece que o fato de se ter um grande volume de processos em andamento não indica a melhoria do acesso do cidadão comum à Justiça. Durante os debates foram abordadas algumas das razões pelas quais o judiciário enfrenta hoje esse problema, entre elas o desenho institucional brasileiro e a cultura de litigância do ensino do Direito.
 
O quarto dia de atividades da XIV Semanajur contou também, no período da manhã, com uma homenagem promovida pelo diretor Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad aos funcionários da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em razão de se comemorar em 28 de outubro o dia do servidor público.
 
Palestra do Dr. Sidnei Beneti e Júri Simulado marcam encerramento da XIV Semanajur
20 de outubro de 2014, segunda-feira.
 

 
O encerramento do V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi marcado por dois importantes eventos: a palestra do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça e ex-professor da Instituição, Prof. Dr. Sidnei Beneti, e a apresentação do Júri Simulado pelos alunos da graduação. As atividades ocorreram na sexta-feira, 17 de outubro, no Cenforpe, contando com a presença da comunidade acadêmica e de convidados, entre eles, o Dr. Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, juiz que presidiu o Tribunal do Júri no caso conhecido como o “Massacre do Carandiru”.
 
No período da manhã, o Dr. Beneti falou sobre a “Modernização dos Tribunais Superiores”, abordando as medidas que devem ser tomadas para que haja mais rapidez e qualidade nos julgamentos. “Grande parte dos problemas no sistema judiciário está no modo como se organizam os tribunais superiores, seja no andamento dos processos, pela divisão interna dos serviços ou pela realização das sessões. Há também a necessidade da formação de uma jurisprudência estável e clara”, afirmou o jurista, destacando também a excessiva quantidade de processos em andamento no Brasil, que já atinge a marca de 100 milhões.
 
No período da noite, houve a apresentação dos alunos da graduação na simulação do Júri que tratou da morte de 111 presos da Casa de Detenção de São Paulo, no dia 2 de outubro de 1992, caso que ficou conhecido como o “Massacre do Carandiru”, tendo inclusive repercussão internacional. O Júri Simulado teve ênfase nos debates entre a acusação e a defesa e, ao contrário do que ocorreu com o julgamento real, os policiais foram inocentados pelo júri.
 
De acordo com o coordenador da atividade, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, os alunos se prepararam ao longo de três meses para a apresentação. “Tivemos a oportunidade de organizar esse plenário para que os alunos pudessem expor suas posições, o que aprenderam na Faculdade, teorizando o que foi estudado e planejado. O resultado foi excepcional, independente do resultado concreto do julgamento, condenados ou absolvidos, o importante foi o trabalho de cada equipe e os alunos ultrapassaram as expectativas. Foi sensacional”, afirmou o professor.
 
No final das apresentações, o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, agradeceu a presença de todos nas atividades promovidas durante a semana e elogiou o empenho dos estudantes. “A realização do Júri Simulado foi um momento marcante na história da Faculdade, ainda mais por se tratar do Júri do caso que é descrito como o mais importante do país, que foi tão bem reproduzido e interpretado pelos alunos, tanto pela defesa quanto pela acusação, que estiveram sempre assistidos pelos professores e expuseram o trabalho para um público de aproximadamente mil pessoas no Cenforpe. É um orgulho enorme para todos nós e eu me sinto muito feliz por participar desse momento tão importante para a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo nos seus 50 anos”, declarou o Dr. Mauad.
 
 

 
Profissionais egressos da Direito São Bernardo têm destaque no mercado
21 de outubro de 2014, terça-feira.
Faculdade ficou em 12º lugar entre as instituições com mais ex-alunos em cargos de direção em grandes empresas brasileiras
 
O posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho é um dos importantes fatores de avaliação da qualidade das instituições de ensino superior. No ano em que completa 50 anos, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebe mais um reconhecimento de sua relevância no campo acadêmico em âmbito nacional. A instituição ficou em 12º lugar entre as escolas superiores de Direito com mais bacharéis egressos em cargos de direção em grandes empresas brasileiras. A colocação foi publicada na 7ª edição do Anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros das Maiores Empresas do Brasil.
 
Para a conclusão do levantamento foram consultados 3.054 profissionais do campo jurídico e 1.836 companhias em todo o Brasil. Segundo o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, o resultado indica que a Instituição tem a real característica de formar profissionais muito bem preparados para o mercado. “É comum destacarmos os êxitos de nossos alunos em concursos públicos, mas devemos ressaltar também que a Faculdade se posiciona de forma relevante no direcionamento de profissionais para a área privada, em cargos de liderança de empresas nacionais e internacionais”, afirmou o diretor.
 
A Faculdade também obteve uma colocação relevante o RUF 2014 (Ranking Universitário da Folha). De acordo com a avaliação, a Instituição está classificada em 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC e teve seu curso classificado entre as dez melhores universidades do Estado de São Paulo, dentre quase 170 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. Na Região Metropolitana de São Paulo, a Direito São Bernardo ocupa a 8ª posição e no ranking nacional ficou na 23ª posição, dentre 880 avaliadas. Entre as instituições públicas de ensino do Estado, a Faculdade foi a 3ª melhor classificada. 
 
No ranking da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Direito São Bernardo está entre as 90 melhores, dentre as 1210 avaliadas, tendo conquistado as quatro edições do “Selo OAB Recomenda”.
 
Vestibular 2015 - A Faculdade abre as inscrições para o processo seletivo de 2015 entre os dias 10 de outubro e 18 de novembro. Os interessados poderão se inscrever pela internet, no site www.vestibular.pucsp.br. O vestibular da Direito São Bernardo é anual e unificado com a PUC-SP. A prova será realizada no dia 7 de dezembro.
 
Serviço:
Inscrições: Pelo site www.vestibular.pucsp.br
Data: 10 de outubro a 18 de novembro
Atendimento da FDSBC: das 9h às 11h - 19h às 21h
E-mail FDSBC: secretaria@direitosbc.br 
Atendimento da PUC-SP: Disk Vestibular PUC: 3670-3344 - 2ª a 6ª feira das 9h às 19h.
E-mail PUC: vestib@pucsp.br
 
Artigo de alunos da FDSBC é publicado na Revista Brasileira de Arbitragem
28 de outubro de 2014, terça-feira.
O artigo intitulado “Arbitrabilidade dos Direitos Autorais – A Questão dos Direitos Morais”, produzido pelos alunos do 5º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Vinícius Pavan, 23 anos, e Marilia Bittencourt Rosa, 23 anos, foi publicado na edição especial de uma das revistas de arbitragem mais importantes do país, a Revista Brasileira de Arbitragem. Para a realização do trabalho os estudantes contaram com a orientação da professora Elisabeth Vicentina De Gennari. A revista foi distribuída no 13º Congresso Internacional de Arbitragem, proporcionando grande projeção para os alunos e para a Faculdade. Foi o único artigo de estudantes publicado na edição, que divulgou trabalhos de professores de todo o Brasil e também do exterior.
 
De acordo com Vinícius, a ideia do trabalho surgiu após participação no grupo de Iniciação Científica da professora Elisabeth, em 2013. O estudante conta que já estava engajado em iniciar um artigo que tivesse como tema a relação entre Arbitragem e Propriedade Intelectual. “Em um momento do curso a professora nos informou que havia um grupo de estudos do CBAr (Comitê Brasileiro de Artbitragem) com esta temática, sendo assim, nós combinamos de ir a uma das reuniões do grupo. Desde então passamos a frequentá-las e surgiu a oportunidade de nos inscrever para redação de um artigo para a edição especial da Revista Brasileira de Arbitragem do CBAr”, afirmou.
 
Segundo Marília, para a redação do artigo eles tiveram que pesquisar muito a respeito do tema, ler livros, artigos internacionais, além de participar do grupo de estudos do CBAR. Ela conta que o texto foi redigido e alterado diversas vezes até a aprovação final. “Ter o artigo publicado numa revista de abrangência internacional e com tantas pessoas importantes tratando sobre o tema, nos trouxe uma sensação de trabalho reconhecido. A publicação do artigo fará parte de meu currículo e com certeza foi o primeiro de muitos que serão redigidos”, declarou a estudante.
 
A professora Elisabeth contou que ficou bastante satisfeita com o impulso que o trabalho propiciou à vida acadêmica dos alunos e com o estímulo que deu aos outros estudantes da Faculdade. “A arbitragem é hoje, seguramente, a forma mais importante de solução de litígios na área empresarial. Quem se interessa pela área, especializando-se em arbitragem tem um campo de trabalho fantástico, que só tende a crescer”, ressaltou.
 
Neste ano, os alunos da Direito São Bernardo participaram pela segunda vez da Competição Brasileira de Arbitragem, realizada pela Camarb (Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil – com sede em Belo Horizonte). A competição envolveu 30 equipes de grandes faculdades de todo o país (cinco se São Paulo – USP; PUC; GV; Mackenzie e FDSBC).
 
“Nessa competição a Camarb lança com antecedência um caso prático, as equipes têm que fazer memoriais, que são peças jurídicas, e depois fazem os combates orais, ou seja, equipe contra equipe, simulando uma sessão de arbitragem. Isso proporciona um treino profissional muito grande aos alunos. É uma experiência muito rica e os expõe ao mercado de trabalho”, explicou a professora. 
 
O tema da arbitragem também fez parte do V Congresso de Iniciação Cientifica e XIV Semanajur, com apresentação da palestra sobre “Mediação, Arbitragem e SACI-Admin.”, ministrada pelos diretores da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), Prof. Manoel Joaquim Pereira dos Santos e Dra. Maria Cristina Cortez, no dia 17 de outubro, no anfiteatro da Faculdade. O evento contou com a presença de grande número de estudantes, revelando o crescente interesse pelo assunto.
 
Palestra - Limites e possibilidades de exercício da maternidade pela mulher presa no Brasil.
Terça-feira, 28 de outubro de 2014
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 08 de novembro (sábado), das 9h30 às 12h30, a palestra “Limites e possibilidades de exercício da maternidade pela mulher presa no Brasil”, ministrada pelas professoras Dra. Ana Gabriela Mendes Braga e Dra. Bruna Angotti. 
 
O evento é coordenado pela Profa. Dra. Carmen Silvia Fullin.
 
As palestrantes convidadas são as pesquisadoras responsáveis pela realização de recente pesquisa nacional ligada ao tema da maternidade no cárcere, no âmbito do Projeto “Pensando o Direito” da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
 
Ao final do evento, os alunos terão a oportunidade de debater o tema com as palestrantes.
 
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA) até o dia 06 de novembro (quinta-feira).  A participação no evento contará como 3 horas de atividade complementar.
 
Serviço:
 
Data: 08/11/2014 (sábado).
Horário: das 9h30 às 12h30.
Local: Auditório Insuela. 
Inscrições: até 06/11 - no Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA).
Vale 3 horas de atividade complementar.
 

 

Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles lança livro “Causos de Cruzília”
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014

No dia 24 de novembro, segunda-feira, o Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, titular de Direito do Trabalho II da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, lança seu segundo livro, intitulado “Causos de Cruzília”. O evento ocorrerá na EPD (Escola Paulista de Direito), localizada na Av. Liberdade, nº 956 (próximo à estação São Joaquim do metrô), a partir das 19h.

O livro traz uma coletânea de 50 causos, registrados e escolhidos pelo autor desde o ano de 2006. “É uma brincadeira minha. Não sou escritor, mas sempre gostei de contar uns causos de Minas”, contou o professor, que também é desembargador do TRT/SP. Ele explica que o causo não é uma piada, mas pode ser uma situação real do cotidiano que possui uma pitada de humor.

Segundo o Dr. Davi, a ideia dos livros surgiu em família, por conta de um tio que tinha o hábito de contar essas histórias engraçadas. “Quando meu tio faleceu, um primo sugeriu que eu desse continuidade no costume e que produzisse um livro. Desde então, venho registrando e escrevendo causos sempre que posso”, explicou o professor.

O Dr. Davi começou a escrever em 2002 e publicou seu primeiro livro, “Encruzilhada de Causos", em 2006. Foram produzidos 1000 volumes da primeira obra e serão impressas mais 500 unidades para o relançamento, junto com o novo livro, que contará com uma tiragem de 1500 exemplares. Tudo foi arcado pelo próprio autor. “A escrita é para mim como um descanso, uma terapia. Tem época que não dá para escrever, por conta das minhas atribuições, mas quando tenho tempo livre acabo escrevendo dois, três causos seguidos”, revelou.

Ao longo de 12 anos de experiência na literatura, o professor destaca algumas curiosidades, entre elas, a mudança na técnica de escrita entre o primeiro e o segundo livro e o resultado de transmitir por meio da escrita, histórias que convencionalmente são apresentadas em oratória. “Alguns causos ficam mais engraçados quando falados, pois a interpretação conta bastante, mas outros ficam melhores escritos. Contudo, é difícil haver um causo que agrade a todo mundo, cada pessoa com quem eu falo destaca um específico do livro como seu favorito”, ressaltou.

 

Outra curiosidade é que, como as histórias são fatos reais, é preciso mudar o nome dos personagens para não comprometer ninguém com o livro. “Essa questão é ainda mais importante na cidade onde se passam os causos, Cruzília, em Minas Gerais, até mesmo para evitar problemas na Justiça”, brincou o autor. O professor já iniciou a produção da terceira obra, com 13 causos selecionados dentre os mais de 1880 da coleção, quando completar 50 textos, será realizada a publicação.

 

Professores da FDSBC são diplomados pelo IASP
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014
 
 
No dia 24 de novembro, os Professores da Direito São Bernardo, Dr. Luiz Fernando C. Prudente do Amaral e Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa serão diplomados membros do Instituto dos Advogados de São Paulo.
 
Na mesma oportunidade, o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini receberá o prêmio Barão de Ramalho. Haverá ainda, a comemoração dos 140 anos do IASP. O evento é aberto ao público.
 
Parabenizamos os Professores da Casa pelo reconhecimento do trabalho dedicado ao nobre exercício da advocacia, forjado nos pilares da ética e do respeito aos semelhantes.
 
Mais informações: http://www.iasp.org.br/eventos/sessao-solene-140anos/.
 
Ex-aluno da Direito São Bernardo defende mestrado na PUC
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014
 
O Ex-aluno da Direito São Bernardo, Yuri Felix, defenderá no próximo dia 28 de novembro sua tese de mestrado intitulada “Identificação genética no processo penal: verdade, ciência e processo na sociedade complexa”.
 
A banca examinadora será composta pelos Professores Dr. Aury Lopes Jr. (orientador), Dr. Nereu José Giacomolli e Dr. Geraldo Prado. A apresentação será realizada às 13h30, no campus da PUC São Paulo, prédio 11, 10º andar, sala 1035. Toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo está convidada a prestigiar o ex-aluno da casa.
 
Parabenizamos o Dr. Yuri pela conquista e desejamos êxito na defesa!

 

COMUNICADO: Atualização de Cadastro
26 de novembro de 2014, quarta-feira.
Prezado aluno,
 
 
Mantenha seu cadastro (endereço, e-mail, telefone celular) sempre atualizado. A partir de 2015 o e-mail será um dos critérios de segurança para a efetivação da rematrícula. 
 
Para atualização dos dados cadastrais ou esclarecimento de dúvidas quanto ao procedimento, procure pelo Centro de Apoio ao Aluno.
 
Agradecemos a compreensão,
 
Seção de Graduação

 

Homenagem ao Prof. José Carlos Daumas Santos
26 de novembro de 2014, quarta-feira.
 
A foto foi registrada na ocasião de homenagem ao Prof. José Carlos Daumas Santos por sua aposentadoria.
 
O Prof. Daumas sempre colaborou com os serviços prestados à população carente do município de São Bernardo do Campo, por meio da assistência jurídica gratuita no Escritório Escola, onde ultimamente exercia também a coordenação.
                      
Recentemente, o Professor passou por uma cirurgia e recupera-se bem.
 
Agradecemos ao querido Mestre pelos 26 anos de labor, comprometimento e dedicação à comunidade da Direito São Bernardo! Aproveitamos para desejar que essa nova etapa seja repleta de bem-aventurança.
 

 

Sessão Solene da Câmara de Vereadores de SBC em Comemoração ao Jubileu de Ouro da FDSBC
Quinta-feira, 27 de novembro de 2014. 
O Poder Legislativo de São Bernardo do Campo, nos termos da Resolução nº 3.013, de 26 de novembro de 2014, e do Decreto Legislativo nº 1.405, de 26 de novembro de 2014, ambos de autoria do Vereador Antônio Carlos da Silva, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima Família para participar da solenidade em comemoração ao “JUBILEU DE OURO DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO”. Na ocasião, será outorgada a “Medalha João Ramalho” à Faculdade.
 
Serviço:
 
Data: 09 de dezembro de 2014 – terça-feira
Inicio: 19h30
Local: Anfiteatro “Prof. Dr. Paulo Teixeira de Camargo“ (Fundador e 1º Diretor)
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, nº 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP .
 

 

Ex-aluna da Direito São Bernardo é aprovada no New York Bar Exam.
Quinta-feira, 27 de novembro de 2014.
A Dra. Ligia Bernardo, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2001, foi aprovada no Bar Exam New York, avaliação obrigatória para o exercício do Direito nos Estados Unidos. A ex-aluna conta como foi sua preparação para o exame, fala sobre sua trajetória profissional e sobre a vida fora do Brasil.
A advogada relata que morou nos EUA pela primeira vez enquanto ainda estava entre o segundo e o terceiro ano do curso de Direito (em 1998). “Morei em Provo, Utah, para estudar English as Second Language (Inglês como Segunda Língua). Minha experiência foi tão extraordinária que acabei mudando o curso do que havia planejado para a minha carreira”, declarou. Ela conta que pretendia seguir a magistratura, mas que a partir daí direcionou seus esforços para atuar com direito internacional privado.
No terceiro ano da Faculdade, ela começou estagiar em uma empresa multinacional; no quarto ano, foi para uma consultoria e, depois de formada, trabalhou em escritórios, com Direito Societário, Contratual, Fusões e Aquisições, além de Investimento Estrangeiro. “Fiz duas pós-graduações na FGV (Direito Empresarial/Contratos). Já dava aula de Direito Empresarial no curso de pós-graduação que a Mackenzie tinha para profissionais de bancos, administradores e contadores, quando senti a necessidade de fazer um LL.M (Master of Laws)”, explicou. De agosto de 2011 a maio de 2012, a Dra. Ligia cumpriu o programa de mestrado nos EUA, com o objetivo de entender o direito americano e melhorar a atuação profissional.
O próximo passo foi a preparação para o Bar Exam. A Dra. Ligia fez cursinhos específicos, estudando mais de 10 horas por dia durante meses e passou no exame na segunda tentativa. Ela falou sobre a emoção que teve ao receber a notícia da aprovação. “Já conquistei muitas coisas na minha vida: nadei e joguei voleibol profissionalmente; passei em primeiro lugar no Vestibulinho do colégio técnico; mas não me lembro de uma sensação parecida. Muito provavelmente pela dedicação que esta vitória demandou, não só do cursinho, ou das horas, ou do LL.M., mas por deixar uma carreira, casa, família, amigos, igreja, ministério no Brasil e me lançar em uma nova vida, completamente desconhecida para mim, solitária, mas extremamente gratificante”, declarou.
 Atualmente, a advogada mora em Ann Arbor, em Michigan, considerada a cidade mais educada dos EUA, mas não a de renda mais alta. “Admiro que as pessoas estudam para aprender, para adquirir conhecimento, para multiplicar conhecimento. Lógico que isso acaba refletindo no ganho, mas o objetivo final não é esse. Isso me parece libertador”, explicou a ex-aluna, sobre a cultura que vivencia, diferente da que existe no Brasil, em que muitos buscam apenas o diploma e ganhos financeiros ao ingressar na universidade.
 Para os estudantes que desejam trilhar os caminhos que ela escolheu, a ex-aluna deixa as dicas: “Primeiro o aprendizado da língua é essencial. Segundo, estudar muito. Requer muita dedicação e persistência. Na faculdade de Direito aqui nos Estados Unidos o que mais se aprende é a argumentar. Tem bem pouco de interpretação de lei, muita pesquisa de caso, mas muita argumentação. Argumenta melhor quem sabe mais, quem apreende mais, quem lê mais. Hoje entendo o motivo pelo qual vemos muitos advogados como CEOs de empresas aqui e o mesmo não acontece no Brasil e nos outros países de Civil Law System”.
 

 

Feiras de Profissões 2014
Terça-feira, 2 de dezembro de 2014.
Durante o ano de 2014, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participou das Feiras de Profissões realizadas pelos colégios do Grande ABC e São Paulo. Todos os anos, a Instituição leva seus professores e alunos da graduação para que apresentem as carreiras jurídicas e esclareçam dúvidas dos estudantes em período pré-vestibular a respeito do curso de Direito.
 
“O objetivo da participação nas Feiras de Profissões é ajudar estudantes que querem conhecer a profissão e a FDSBC, através daqueles que vivenciam isso diariamente”, afirma o Diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad.
 
As atividades de orientação da Direito São Bernardo foram realizadas nas seguintes escolas: Colégio São Miguel (São Paulo); Colégio São José (SBC e Santo André); Colégio Termomecânica (SBC), Colégio Arbos (Santo André) Colégio Objetivo (SCS), Colégio Rio Branco (SBC), Externato Santo Antônio (SCS), Colégio Ábaco (SBC) e Colégio Anglo (Santo André).
 
Nos eventos, a equipe da Comunicação Social da FDSBC conta sempre com a participação dos Professores da Casa, ministrando palestras sobre as carreiras jurídicas e o ensino do Direito na FDSBC. Além da participação bem-disposta dos alunos da graduação que, de maneira atenciosa e polida, esclarecem dúvidas e compartilham experiências profissionais com os vestibulandos.
 

 

FDSBC na Mídia
Sexta-feira, 09 de janeiro de 2015
Na última quinzena do mês de dezembro de 2014, o artigo “Guarda Compartilhada: Solução ou Motivo de Conflitos?”, redigido pela ex-aluna e advogada Camila Vanderlei Vilela, foi destaque no portal do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba. 
 
O portal Migalhas destacou o artigo “Mudança do entendimento do STJ – Possibilidade de cobrança de reajuste de faixa etária para idosos”, desenvolvido pelo professor Arthur Rollo, especialista em Direito do Consumidor. 
 
O Jornal Diário do Grande ABC publicou a matéria “Lauro Gomes defende a emancipação da cidade de Mauá”. O início da terceira década da Faculdade de Direito de São Bernardo foi citado como acontecimento marcante da época. 
 
A divulgação da lista de aprovados no vestibular unificado 2015 PUC-SP e FDSBC figurou nos portais Guia do Estudante e EPTV-Virando Bixo. 
 
A Câmara Municipal homenageou o Jubileu de Ouro da Direito São Bernardo e a solenidade foi destaque no portal da própria Câmara. 
 
O lançamento do livro que conta a história dos 50 anos da Faculdade, realizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, foi destaque no Jornal Diário do Grande ABC. 
 
Veja as matérias nos links abaixo:
 
Título Veículo Data
Lançamento - Faculdade Direito celebra 50 anos com livro DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 20/12/2014
Câmara Presta Homenagem ao Jubileu de Ouro da Faculdade Direito São Bernardo
 
Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
19/12/2014
PUC-SP publica lista dos aprovados no vestibular 2015 Guia do Estudante / São Paulov 19/12/2014
 
Portal EPTV - Virando Bixo 19/12/2014
DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ
16/12/2014
Mudança do entendimento do STJ – Possibilidade de cobrança de reajuste de faixa etária para idosos
MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO
15/12/2014
Guarda Compartilhada: Solução ou motivo de conflitos? CRUZEIRO DO SUL ONLINE/SOROCABA 13/12/2014

 

FDSBC na mídia
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Nesta última semana, a abertura das inscrições para a FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade) foi destaque nos seguintes veículos: Jornal ABCD Maior, portal Notícias do Município, Hoje Livre, TV Bernô e Segs. 
 
O professor Gilberto Maístro Jr., especialista em Direito Imobiliário, foi entrevistado pela Condominial TV para falar sobre responsabilidades atribuídas a quem exerce a função de síndico. 
 
A divulgação da segunda chamada dos aprovados no vestibular unificado 2015 PUC-SP e FDSBC foi notícia no portal EPTV-Virando Bixo. 
 
Veja as matérias pelos links:
Título Veículo Data
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo SEGS 09/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo Maxpress 09/01/2015
Obrigações do síndico Condominial TV  09/01/2015
PUC-SP libera lista de aprovados em 2ª chamada no Vestibular 2015
Portal EPTV - Virando Bixo
08/01/2015
SÃO BERNARDO ABRE INSCRIÇÕES PARA A FACULDADE DA TERCEIRA IDADE HOJE LIVRE/SÃO BERNARDO DO CAMPO 06/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo Notícias do Município SBC 06/01/2015
SBC abre inscrições para Faculdade da Terceira Idade TV Bernô 06/01/2015
SÃO BERNARDO ABRE INSCRIÇÕES PARA A FACULDADE DA TERCEIRA IDADE
ABCD Maior/São Bernardo do Campo
05/01/2015

 

FDSBC na mídia
Segunda-feira, 25 de janeiro de 2015
Nesta última semana, a abertura das inscrições para a FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade) foi destaque nos seguintes veículos: Jornal Diário Regional, Jornal da Balsa, portal News Locker e Refrescante. 
 
O encontro dos alunos da FDSBC com um representante da Prefeitura de São Bernardo do Campo, para discutir os sistemas de cotas na instituição, foi assunto no Jornal ABCD Maior, nas versões impressa e online. 
 
O artigo do professor Arthur Rollo, sobre a resolução que incentiva o parto normal, repercutiu nos seguintes veículos: Portal Migalhas, Direito Trabalhista, PROORDEM ABC, Barreiro & Mazarotto Sociedade e Advogados, Direito à Saúde, ABC do ABC e Agregário. 
 
A divulgação da terceira chamada dos aprovados no vestibular unificado 2015 PUC-SP e FDSBC foi notícia no portal EPTV-Virando Bixo. 
 
 Veja as matérias pelos links:

Título Veículo Data
ALUNOS DA DIREITO SBC DEBATEM SOBRE COTAS ABCD Maior/São Bernardo do Campo 20/01/2015
ALUNOS DA DIREITO SBC DEBATEM SOBRE COTAS ABCD MAIOR/SÃO BERNARDO DO CAMPO 20/01/2015
ESTUDANTES VÃO DEBATER COTAS NA DIREITO SBC COM A PREFEITURA ABCD Maior/São Bernardo do Campo 18/01/2015
PUC-SP divulga lista de aprovados em 3ª chamada no Vestibular 2015 Portal EPTV - Virando Bixo 15/01/2015
Novas medidas do Ministério da Saúde e da ANS, na prática, vão levar a injustificadas recusas de pagamentos de cesáreas pelos planos e seguros de saúde PORTAL AGREGARIO 13/01/2015
Saiba mais sobre a Resolução que incentiva o Parto Normal ABC do ABC 13/01/2015
Resolução que incentiva parto normal não permite que plano de saúde negue cesárea Direito à Saúde 12/01/2015
Resolução que incentiva parto normal não permite que plano de saúde negue cesárea MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO 12/01/2015
Resolução que incentiva parto normal não permite que plano de saúde negue cesárea Direito Trabalhista 12/01/2015
Resolução que incentiva parto normal não permite que plano de saúde negue cesárea Barreiro e Mazarotto Sociedade de Advogados 12/01/2015
Resolução que incentiva parto normal não permite que plano de saúde negue cesárea PROORDEM ABC 12/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo News Locker 09/01/2015
SBC ABRE INSCRIÇÕES PARA A FACULDADE DA TERCEIRA IDADE JORNAL DA BALSA/SÃO BERNARDO DO CAMPO 09/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo REFRESCANTE COMUNICAÇÃO E MÍDIA/SÃO PAULO 09/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo DIÁRIO REGIONAL/DIADEMA 06/01/2015

 

PÓS-GRADUAÇÃO 2015 - Inscrições Abertas!
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Atualizado em 23 de fevereiro de 2015.
Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
São cursos de especialização em diversas áreas do Direito, com carga horária total de 360 horas, integralmente composta de aulas presenciais ministradas por corpo docente altamente qualificado.
 
Os alunos também podem optar por cursar partes do programa pelas quais tenham maior interesse, ingressando em momentos diversos do curso, inclusive nos que já estão em andamento. Neste caso, os módulos, com duração de 100 horas (um semestre), serão certificados como cursos de extensão universitária.
 
Ex-alunos da FDSBC têm desconto de 10%.
 
As inscrições para os cursos do 1º semestre de 2015 serão feitas no site da Faculdade até 05/03/2015.
 
Para mais informações: http://www.direitosbc.br/a-faculdade-pos-graduacao.aspx
 

 

FDSBC na mídia
Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2015
Nesta última semana, a FDSBC ganhou destaque no jornal O Estado de S. Paulo. O professor Arthur Rollo, especialista em Direito do Consumidor, foi entrevistado para falar sobre a cobrança de multas aplicadas aos consumidores pelas companhias aéreas. A matéria foi veiculada na versão impressa e online do veículo. 
 
O jornal Diário do Grande ABC entrevistou o professor Roberto Archanjo, especialista em Direito Penal, para falar sobre trotes universitários. 
 
O professor Gilberto Maístro Jr, especialista em Direito Imobiliário, foi fonte para a matéria “Áreas comuns, mas de uso comuns?”, publicada na Revista Supra Condomínio. A matéria fala sobre questões legais para a utilização das áreas comuns de condomínios residenciais. 
 
A abertura das inscrições para a FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade) foi destaque nos seguintes veículos: Jornal Diário Regional online e Portal Geração Sênior. 
 
O encontro dos alunos da FDSBC com um representante da Prefeitura de São Bernardo do Campo, para discutir os sistemas de cotas na instituição, foi assunto no Jornal ABCD Maior. 
 

Veja as matérias pelos links:

 

Título Veículo Data
Multas para quem altera passagens são abusivas O Estado de S. Paulo/São Paulo 26/01/2015
Até aonde deve ir a brincadeira no trote? DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 25/01/2015
ALUNOS DA DIREITO SBC DEBATEM SOBRE COTAS ABCD Maior/São Bernardo do Campo 20/01/2015
Preparado para um novo desafio? Faculdade de São Bernardo-SP abre inscrições para pessoas acima dos 45 anos Geração Senior 12/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo Portal Diário Regional/Diadema 06/01/2015
Áreas comuns, mas de uso comuns? 'Supra Condomínio 01/01/2015

 

Semana do Calouro 2015 - Programação
05 de fevereiro de 2015, quinta-feira.
Alunos da Direito São Bernardo criam ações solidárias na recepção aos calouros
 
Atividades são promovidas durante Semana do Calouro, tradicional evento de recepção aos novos universitários
 
Casos de violência durante os trotes realizados em grandes universidades brasileiras causam preocupação nos pais e nos estudantes, muitas vezes transformando um momento de conquista em motivo de angústia. Atualmente, existem diversas campanhas de conscientização direcionadas aos jovens para prevenir ações violentas e vexatórias. Uma das atividades que tem obtido grande sucesso é o “Trote do Bem”, realizado pelos alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Além de coibir brincadeiras danosas aos alunos recém-chegados, a iniciativa estimula a participação dos estudantes em ações solidárias.
 
Neste ano, o Trote Solidário, organizado pela estudante e Coordenadoria de Organização Política e Social do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), Cinthia Martins Fabricio, vai envolver três ações: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias. “O trote solidário é importante para que alunos e alunas não se esqueçam da função social da faculdade, e sintam-se bem fazendo o bem para outras pessoas. Doar algo para alguém é também se doar, é fazer-se útil na sociedade”, declarou Vivian Navarro, coordenadora geral e de Qualidade de ensino e Assuntos Acadêmicos do CAXXA.
 
Além da atividade promovida pelo Centro Acadêmico, os calouros também vão contar com a recepção organizada pelos integrantes da Atlética (AAAXXA - Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto). “Ninguém será obrigado a fazer algo que não seja de sua vontade, a integração entre ‘bixos’ e ‘veteranos’ vem acontecendo de maneira saudável há mais ou menos duas semanas. Não toleraremos nenhum tipo de desrespeito, violência ou qualquer atitude de cunho abusivo”, ressaltou o vice-presidente da AAAXA, Marcelo Henrique Antunes da Palma.
 
A realização de trotes violentos e/ou vexatórios é considerada contravenção penal desde fevereiro de 2009, com a aprovação do Projeto de Lei n. 1.023 de 1995, pelos Deputados Federais, com emendas que modificaram a proposta para que as instituições de ensino apurem os comportamentos dos estudantes por meio de processo administrativo e apliquem diretamente as penas de multa de R$ 1.000,00 a R$ 20.000,00, suspensão do aluno pelo prazo de 1 a 6 meses e cancelamento da matrícula (o aluno fica impedido de se matricular na instituição de ensino superior pelo prazo de um ano).
 
“Ocorre que o Senado apresentou emendas e a última redação, proposta em 9 de dezembro de 2014 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, mantem as sanções acima e inova ao considerar o trote universitário não mais uma contravenção penal, conhecida como crime anão, mas como crime punível com detenção de seis meses a dois anos, além da pena correspondente à violência”, explicou o professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito Penal, Dr. Roberto Archanjo.
 
Todas essas ações voltadas à conscientização sobre o assunto são realizadas durante o tradicional evento de recepção aos novos alunos da Direito São Bernardo, a Semana do Calouro, que também conta com uma série de atividades organizadas pela própria Faculdade para promover a integração dos recém-chegados à comunidade acadêmica universitária. Em cada um dos dias da primeira semana de aulas haverá uma programação especial, incluindo palestras de introdução ao curso, apresentação das representações estudantis, das normas da Instituição, apresentação de filme seguido de debate relacionado ao estudo do Direito e o painel das carreiras jurídicas.
 
De acordo com o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, além de contribuir com a conscientização dos estudantes e combater a violência nos trotes, “o objetivo da Semana do Calouro é contribuir para que, já nos primeiros dias de aula, os estudantes tenham uma experiência enriquecedora do ponto de vista humano e acadêmico”.
 
Confira abaixo a programação completa da Semana do Calouro 2015 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (manhã, às 8h30, e noite, às 19h30, no Anfiteatro da Instituição):
 
09/02 (segunda-feira) - Recepção aos calouros
Apresentação da Faculdade, dos professores e dos órgãos administrativos;
 
10/02 (terça-feira) - Painel sobre as carreiras jurídicas
- JUIZ: Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Coelho (noturno);
- ADVOGADO: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. (noturno);
- PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: Profa. Dra. Eliane Maria Agati Madeira (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno);
- PROMOTOR: Dr. Bruno Servello - Promotor de Justiça do Estado de São Paulo (matutino) e Dr. Jairo De Luca – Promotor de Justiça do Estado de São Paulo (noturno);
- DELEGADO: Dr. Aldo Galiano Jr. - Delegado da Polícia Civil (matutino) e Dr. Élcio Alvares – Delegado da Polícia Civil (noturno);
- DEFENSOR PÚBLICO: Dra. Viviane Remondes Caruso - Defensora Pública em S. B. do Campo (matutino e noturno).
 
11/02 (quarta-feira) - Representações Acadêmicas 
- Centro Acadêmico XX de Agosto;
- Associação Atlética XX de Agosto;
- A Bateria da Direito São Bernardo.
 
12/02 (quinta-feira) – Aula inaugural
- Manhã: Prof. Estevan Pousada;
- Noite: Profa. Denise Auad;
 
13/02 (sexta-feira) – Filme e debate
“12 homens e uma sentença” – com debate mediado pelo Prof. Marcelo Koch.
 
 

FDSBC na mídia
06 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
Nesta última semana, a abertura das inscrições para os cursos de pós-graduação da FDSBC ganhou destaque no jornal Diário do Grande ABC, no Repórter Diário, portal Migalhas, Clique ABC e no ABC do ABC.
 
O artigo “As 7 pragas do paulistano”, assinado pelo professor Arthur Rollo, especialista em Direito do Consumidor, foi divulgado no portal Refrescante e no Segs.
 
O professor Alberto Yoshida, especialista em Perícia Criminal de Local de Crime, foi entrevistado pelo Jornal Veran para falar sobre o papel da tecnologia na resolução de crimes.
 
O Jornal Diário do Grande ABC citou a Direito São Bernardo na seção “Memórias”, que relembrou a formatura da primeira turma da faculdade, em 1970.
Veja as matérias pelos links:
 

Tema Veículo Data
Memórias DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 03/02/2015
Datiloscopia e a ciência criminal Jornal Veran 01/02/2015
CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 01/02/2015
As sete pragas do paulistano SEGS; REFRESCANTE COMUNICAÇÃO E MÍDIA/SÃO PAULO 31/01/2015
 
MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO; ABC do ABC; DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 30/01/2015
Faculdade para a terceira idade abre inscrições em São Bernardo Repórter Diário/Santo André 29/01/2015

 

Artigos para a revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
06 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, convida pesquisadores, profissionais e alunos de pós-graduação a compartilharem seus estudos e experiências com a comunidade científica e acadêmica enviando artigos para publicação em nossa Revista.
 
A publicação apresentará neste ano sua 21ª edição, disseminando conhecimento por intermédio de textos científicos de alta qualidade, oferecendo aos seus leitores múltiplas possibilidades acerca do debate jurídico no contexto social.
Conheça a Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no endereço http://www.ojs.fdsbc.servicos.ws/ojs/index.php/fdsbc/index e envie seu trabalho para a Revista.
Aguardamos seu contato!
 
Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci
Editor Responsável
 
NOVA REDE WI-FI IMPLANTADA
Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015
A Área de Tecnologia da Informação (TI) da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo atua sempre buscando melhorar a experiência dos alunos dentro da Instituição.
 
Durante o período de férias, foi implantada uma nova rede wi-fi no campus, agora, com maior cobertura de sinal e capacidade de conexões simultâneas. Sendo assim, os estudantes devem conectar-se à rede FDSBC V.3 quando estiverem dentro da Faculdade.
 
Caso o aluno não lembre a sua senha, basta acessar o link: https://acesso.direitosbc.br/
 
Qualquer dúvida ou sugestões, encaminhar para o e-mail: helpdesk@direitosbc.br
 

 

Colação de Grau 2015
Sábado, 07 de fevereiro de 2015
Prezados alunos, 
 
Comunicamos que a Cerimônia de Colação de Grau Oficial dos Formandos 2014 acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2015, QUARTA-FEIRA, às 20h, no CENFORPE.
 
Localização: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.
Saída do Km 20,5 da Via Anchieta, sentido São Paulo - São Bernardo do Campo.
 
Clique aqui​ para acessar a  relação dos alunos APTOS a colarem grau nesta data.
 
Atenção: a colação de grau é requisito obrigatório para obtenção do certificado de conclusão do curso e do diploma.
 
Aqueles que não puderem estar presente nesta data deverão requerer no CAA uma nova oportunidade, com data prevista para 27/02 às 11h.
 
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Seção de Graduação: secretaria@direitosbc.br
 

Instruções para os formandos e convidados:

 
• Traje: social
• Favor comparecer ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência;
• Os formandos deverão obrigatoriamente assinar a lista de presença, no saguão do auditório, antes da cerimônia;
• Os convidados serão encaminhados diretamente ao teatro;
• Os assentos à frente do teatro estarão reservados para os formandos. Pedimos a todos a gentileza de respeitarem essa área para facilitar a movimentação dos formandos durante a cerimônia;
• Estacionamento: o número de vagas no CENFORPE é limitado. Quando esgotado, o aluno deverá estacionar nas proximidades;
• Considerando a capacidade do teatro, aconselhamos a cada formando estar acompanhado de, no máximo, 5 convidados.
Aqueles que já colaram grau, favor desconsiderar este aviso.
 
Seção de Graduação
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Autarquia Municipal
www.direitosbc.br
 
Início das aulas na Direito São Bernardo conta com Semana do Calouro e Trote Solidário
13 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
O ano letivo de 2015 já começou na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Os novos alunos foram recebidos com a tradicional Semana do Calouro, que conta com diversos eventos voltados à integração dos recém-chegados ao ambiente acadêmico universitário. Além disso, os calouros também puderam participar das atividades organizadas pelas representações estudantis (Atlética e Centro Acadêmico): uma festa de boas-vindas e o Trote Solidário.
 
A recepção dos estudantes foi comandada pelo diretor da instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, que apresentou o coordenador de graduação, Prof. Mauro Colombo, a secretária-geral, Elizabeth de Godoy, e alguns dos professores das turmas do primeiro ano: Prof. Sérgio Seiji Itikawa e Profa. Marcia Arnaud Antunes. O diretor também realizou uma breve aula de introdução ao curso, abordando a importância do Direito para a sociedade e alguns conceitos que serão aprofundados pelos estudantes nos próximos cinco anos.
 
Em 2015, o Trote Solidário, organizado pela coordenadora de Organização Política e Social do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), a estudante Cinthia Martins Fabricio, envolverá três ações que se estenderão por toda a semana: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias.
 
As atividades de recepção aos calouros foram realizadas com o apoio da AAAXXA (Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto). “Falamos com a parte social da faculdade e vamos promover a integração entre os alunos de forma bem tranquila. Vamos ficar vistoriando para evitar que ocorram problemas com os trotes”, explicou a tesoureira da Atlética, Amanda Leite.
 
Diversos estudantes participaram do trote, que foi promovido com consciência e sem excessos. “É importante que haja essa integração entre os novos alunos e nós que já estamos na Faculdade, para que todos passem a se conhecer. Isso tudo é só brincadeira, o que vale mesmo, na verdade, é que nos ajudaremos no decorrer do curso”, afirmou o estudante do 3º ano, Cassiano Miranda.
 
A caloura Fernanda Antonelli, do período noturno, aceitou participar da brincadeira e contou como foi. “Estou achando muito legal, muito engraçado. Ninguém me desrespeitou, foi tudo tranquilo. Não fizeram nada que eu não tenha deixado”, disse a estudante que já estava com a cara e as roupas pintadas. Os alunos que não quiseram participar do trote com os veteranos não tiveram qualquer tipo de problema para ingressar no campus da Faculdade.
 
O estudante João Victor Meira Locateli, calouro do período da manhã, falou sobre a importância dos eventos organizados pela Instituição para a primeira semana de aula. “Eu recebi a programação por e-mail e achei bem interessante. Isso ajuda a conhecer melhor a Faculdade e a ficar integrado”, declarou.
 
A Semana do Calouro 2015 contará ainda com as seguintes atividades nos períodos da manhã e da noite: Painel sobre as carreiras jurídicas (10/02); Apresentação das representações acadêmicas (11/02); Aula inaugural (12/02); Filme e debate (12/02).
 
Profissionais do Direito falam sobre carreiras aos calouros da FDSBC
13 de fevereiro de 2014, sexta-feira.
No segundo dia da Semana do Calouro de 2015, 10 de fevereiro (terça-feira), os novos alunos da Direito São Bernardo tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as principais carreiras jurídicas, no painel que reuniu profissionais de destaque para falarem sobre suas experiências e sobre os desafios de cada área.
 
O Painel sobre as Carreiras Jurídicas foi realizado nos dois períodos (manhã e noite) e contou com a presença dos seguintes profissionais: juízes - Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Coelho (noturno); advogados - Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva (noturno); professor universitário: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno); promotor - Dr. Bruno Servello (matutino) e Dr. Jairo De Luca – (noturno); delegado da Polícia Civil - Dr. Aldo Galiano Jr. (matutino) e Dr. Élcio Alvares (noturno); defensora pública - Dra. Viviane Remondes Caruso (matutino e noturno).
 
Para o calouro Felipe Ares Vidal, do 1º A – diurno, as apresentações trouxeram novas opções de escolha para a carreira. “Foi muito bom poder ouvir os profissionais falarem sobre as diferentes carreiras e experiências, vai me ajudar bastante a pensar nos próximos cinco anos. Eu tinha vontade de ser juiz, mas agora o leque de opções aumentou”, afirmou o estudante. Felipe também contou que o pai dele se formou pela Direito São Bernardo e o incentivou a seguir o mesmo caminho, tanto pela tradição quanto pela qualidade da instituição de ensino.
 
As apresentações dos profissionais foram mediadas pelo Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, durante a manhã, e pela Profa. Dra. Rosa Benites Pelicani, no período da noite. “Muitos estão aqui ainda sem um norte e esperamos ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre as principais carreiras do Direito”, afirmou o professor Davi durante o encontro.
 
Para auxiliar os calouros na escolha de um direcionamento dos estudos no decorrer do curso, os palestrantes abordaram questões como os pré-requisitos para ingressar em cada carreira, dicas de preparação para os concursos públicos, o perfil de cada tipo de profissional do Direito, as perspectivas de mercado (vagas e remunerações) e a importância social de cada uma das funções apresentadas.
 
Enfatizando o sentimento de orgulho que os estudantes e profissionais do Direito possuem pela área, a Dra. Viviane, defensora publica em São Bernardo do Campo e ex-aluna da Faculdade, afirmou: “A carreira do Direito transforma as pessoas, e a faculdade desperta uma consciência que nenhuma outra consegue”.
 
No encerramento das atividades, a professora Rosa destacou o requisto que, para ela, é fundamental para um bom desenvolvimento em qualquer espécie de trabalho: “É preciso ter paixão pelo que se faz. Com isso, qualquer que seja a sua área de atuação, o profissional obterá o almejado sucesso e o devido reconhecimento”.
 
Representações acadêmicas da Direito São Bernardo se apresentam aos calouros
13 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
O corpo discente da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é conhecido pela qualidade e pelas conquistas dos egressos no mercado de trabalho e nas carreiras públicas. Parte disso se deve ao engajamento dos alunos, promovido pelos professores e pelas representações acadêmicas desde o primeiro dia de aula.
 
No terceiro dia da Semana do Calouro, 12 de fevereiro (quarta-feira), os novos alunos da Faculdade puderam conferir um pouco da dedicação dos colegas mais velhos, na apresentação do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), da AAAXXA (Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto) e d’A Bateria.
 
O Centro Acadêmico é o órgão de representação máxima dos alunos, dessa forma, a ele compete lutar pelos interesses do corpo estudantil. Os representantes do CAXXA falaram brevemente sobre a história do grupo e da Faculdade, apresentaram as coordenadorias que compõem o órgão e revelaram os projetos para 2015, com destaque para o Trote Solidário, atividade, organizada pela coordenadora de Organização Política e Social da entidade, a estudante Cinthia Martins Fabricio.
 
A iniciativa envolve três ações que serão realizadas durante todo o mês de fevereiro: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias. 
 
“O trote solidário é importante para que alunos e alunas não se esqueçam da função social da faculdade, e sintam-se bem fazendo o bem para outras pessoas. Doar algo para alguém é também se doar, é fazer-se útil na sociedade”, declarou Vivian Navarro, coordenadora geral e de Qualidade de ensino e Assuntos Acadêmicos do CAXXA.
 
A campanha também está recebendo o apoio da Atlética, que reforçou o pedido de participação dos calouros, durante a apresentação de sua história e atuais integrantes.  A entidade representa os alunos principalmente em assuntos relacionados aos esportes (treinamentos, competições esportivas, formação de atletas e times, entre outros). De acordo com o presidente da AAAXXA, Felipe Arrozio Alves, o principal objetivo para 2015 é a reestruturação da entidade. “Vamos resgatar a tradição da Atlética, conquistando mais um JUD e promovendo boas festas”, afirmou.
 
O calouro Celso Henrique da Silva, do 1º D (noturno), assistiu às palestras das representações estudantis e pretende colaborar. “Os alunos são bastante dedicados e comprometidos com o desenvolvimento da Faculdade. Eu gostei de todas e pretendo participar, mas ainda vou ver em qual delas”, disse o estudante.
 
A Bateria também fez a apresentação de seus membros, narrando a trajetória do grupo, que conta com sua primeira mestre em 19 anos de história, a estudante Mariana Oliveira. O presidente da Bateria, Rodrigo Miranda, e demais integrantes explicaram aos calouros o funcionamento e horários dos ensaios, e deixaram o convite a todos os interessados em participar. Ao final do encontro, houve a apresentação de uma das músicas ensaiadas pelos ritmistas da Direito São Bernardo.
 
Estudantes debatem princípios do Direito em Aula Inaugural na Semana do Calouro 2015
13 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
Durante a Aula Inaugural, realizada no quarto dia da Semana do Calouro de 2015, quinta-feira (12 de fevereiro), os novos alunos da graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participaram de debates e conheceram alguns dos princípios da ciência jurídica. As apresentações foram feitas pelo Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada, para os estudantes do matutino, e pela Profa. Dra. Denise Auad, no período da noite.
 
O professor Estevan abordou o tema “Uma Meditação: O compromisso do estudante da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo com um mundo de intensas transformações”, promovendo a reflexão dos calouros sobre os próprios objetivos em relação à escolha do curso de Direito e sobre a responsabilidade que os profissionais da área jurídica possuem para com a sociedade de maneira geral.
 
“Há diversas razões para se fazer o curso de Direito. Alguns de vocês podem ter escolhido este curso pensando em ganhar dinheiro, mas, como professor, eu fico extremamente triste com isso, pois significa rebaixar completamente a importância e a essência dessa ciência milenar”, declarou o professor durante a apresentação.
 
O professor também falou sobre alguns conceitos de Direito Romano, deu dicas de estudos aos alunos e indicou as características que, para ele, são essenciais ao bom desempenho dos operadores do Direito, destacando a civilidade e a responsabilidade.
 
O calouro Rodrigo de Paula Ishigaki, do 1º D – Diurno, afirmou ter gostado bastante da aula por conta da abordagem sobre a consciência em relação aos problemas do mundo atual e sobre a razão de se estudar o Direito. “Essa introdução ao curso foi muito boa. É uma reflexão para levarmos durante os cinco anos de estudos, principalmente sobre o que fazer e como fazer”, disse o estudante.
 
Já a professora Denise iniciou a Aula Inaugural questionando os alunos sobre as expectativas em relação ao curso, promovendo um intenso debate. Posteriormente ela apresentou conceitos do Direito Constitucional e discutiu temas polêmicos que tiveram apreciação do STF (Supremo Tribunal Federal), como: reconhecimento de união estável para casais homoafetivos; pesquisa científica com células-tronco; Lei Maria da Penha; cotas raciais em universidades.
 
“O estudo do Direito é algo que faz com que conheçamos melhor a nossa própria vida”, afirmou a professora, ao abordar os temas relacionados ao Direito na contemporaneidade, destacando a discrepância que existe entre o Direito e o mundo real, e a necessidade da realização de ajustes para a construção da justiça na sociedade.
 
 
Sessão de cinema e debate encerra Semana do Calouro de 2015
19 de fevereiro de 2015, quinta-feira.
O encerramento da Semana do Calouro de 2015, no dia 13 de fevereiro (sexta-feira), contou com uma atividade cultural realizada pelo professor de Filosofia Geral da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Marcelo Souza Koch Vaz Döppenschmitt. Os calouros dos períodos matutino e noturno assistiram ao filme “12 Homens e Uma Sentença” e debateram os conceitos ligados ao Direito que foram apresentados no decorrer da trama.
 
Originalmente intitulado “12 Angry Men” e lançado em 1957, o filme foi dirigido por Sidney Lumet e conta a história de doze jurados que devem decidir o destino de um jovem suspeito de ter assassinado o próprio pai. No início, 11 dos jurados têm a certeza de que o rapaz é culpado pelo crime, apenas um possui dúvida, o jurado número 8, um arquiteto interpretado pelo ator Henry Fonda. Dessa forma, o personagem decide reavaliar todos os fatos relatados durante o julgamento, realizando um processo de desconstrução da cena do delito.
 
Após a apresentação do filme, o Prof. Marcelo Döppenschmitt destacou os assuntos relevantes para o estudo do Direito abordados na obra e mediou um debate entre os alunos, além de esclarecer as dúvidas sobre as diferenças entre o sistema de júri americano e o brasileiro. “Este é um exercício interessante que pretendo desenvolver ao longo do ano com o projeto Cinema e Direito. Discutir esses filmes faz com que vejamos aspectos das obras que não perceberíamos facilmente assistindo sozinhos”, afirmou o professor sobre a atividade.
 
As discussões englobaram os seguintes temas: as características dos sistemas democráticos, como a diversidade de opiniões, a relação entre liberdade de escolha e responsabilidade no âmbito social, a tolerância e a cidadania; diferenças culturais entre os povos de origem latina e anglo-saxônica e a forma de aplicação do Direito em cada um deles; os riscos da condenação de inocentes à pena de morte; a eficácia do sistema de júri e como o ambiente pode influenciar no processo de deliberação dos jurados; entre outros.
 
O professor Marcelo informou aos alunos que o filme assistido foi transformado em peça de teatro, sendo encenada no Brasil desde 2010, dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo. A peça foi apresentada na Semanajur da Direito São Bernardo, em 2012, e está novamente em cartaz em São Paulo, no Teatro Jaraguá (Centro - SP), até o dia 5 de abril.
 
Para a caloura Miriane Schlagenhaufer, do 1°B – Diurno, a atividade com filme seguido de discussões ajuda os estudantes a serem mais críticos. “Achei o processo de cine-aula muito interessante, pois faz o aluno pensar e não simplesmente ouvir. Também faz com que o estudante se questione mais sobre a sociedade em que está inserido”, declarou.
 
A aluna participou de todas as atividades promovidas durante a Semana do Calouro de 2015 e gostou da introdução ao curso. “Essas atividades nos inserem na faculdade e nos preparam para o novo sistema. Isso é interessante, pois muitos chegam aqui sem saber o que é o Direito. Essa semana foi essencial para colocar o aluno dentro da faculdade com o pé direito”, ressaltou Miriane.
 
Discussões sobre o Feminicídio e perseguição obsessiva é tema no 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher.
19 de fevereiro de 2015, quinta-feira.
No dia 7 de março, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza o 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher. O evento terá início às 13h30 e conta com a participação de renomados profissionais da área jurídica debatendo com os alunos da instituição de ensino importantes temas relacionados aos direitos da mulher. As inscrições serão realizadas entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março, somente via internet no site da Faculdade www.direitosbc.br. Os valores para as inscrições são: R$ 12 para alunos e R$ 20 aos demais interessados.
 
Coordenado pela Professora Carmela Dell'Isola, o encontro será iniciado com a palestra sobre "Os Direitos Humanos da Mulher", proferida pelo Dr. Marcelo Bennachio. O convidado é Juiz de Direito em São Paulo e Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
Na segunda parte do evento, a Dra.  Marcia Helena Bosch irá abordar o tema " Violência contra a mulher: Feminicídio e perseguição obsessiva (stalking)". A palestrante é Juíza de Direito da 4ª Vara Criminal Central, Mestre e Doutoranda em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Professora de Graduação e Pós-graduação em Direito.
Confira abaixo a programação completa do 14º Encontro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que acontece no Anfiteatro da Instituição e terá transmissão simultânea para os auditórios da Faculdade:
 
 
 
Programação da 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher | 7 de março de 2015
13h30 – Abertura
14h – Palestra “Os Direitos Humanos da Mulher” | Dr. Marcelo Benacchio
15h30 – Intervalo
16h – Palestra “Violência contra a mulher: Feminicídio e perseguição obsessiva (stalking)” | Dra. Marcia Helena Bosch
17h30 – Encerramento
 
 
Serviço:
Inscrições: de 23 de fevereiro a 4 de março, somente pelo site www.direitosbc.br
Realização: 7 de março (sábado)
Local: Anfiteatro e Auditórios da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, 425 – Jd. Do Mar – SBC
Horário: das 13h30 às 17h30
Investimento: Alunos - R$ 12; Público externo - R$ 20
Vagas limitadas
 
 
 
 

 

Direito São Bernardo se destaca na V Competição Brasileira de Arbitragem
20 de fevereiro de 2015, sexta-feira.
Entre os dias 13 e 15 de outubro de 2014, alunos da Direito São Bernardo participaram da V Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, realizada pela Camarb (Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil), em Belo Horizonte. A Faculdade levou uma equipe de 14 alunos, sob a coordenação da Profª. Elisabeth De Gennari, competindo com outras 29 equipes das mais importantes universidades do país, entre elas, quatro do Estado de São Paulo (USP, PUC, FGV, Mackenzie e Unesp). Cada equipe foi composta por quatro alunos, totalizando 120 alunos participantes.
 
“Nessa competição a Camarb lança com antecedência um caso prático, as equipes têm que fazer memoriais, que são peças jurídicas, e depois fazem os combates orais, ou seja, equipe contra equipe, simulando uma sessão de arbitragem. Isso proporciona um treino profissional muito grande aos alunos. É uma experiência muito rica e os expõe ao mercado de trabalho”, explicou a professora Elisabeth, que também participou do evento como árbitro de rodadas entre equipes de outras universidades.
 
A comissão organizadora divulgou, no dia 19 de maio de 2014, o caso fictício que serviu de base para a competição, que consistiu na disputa entre um fundo de investimento e uma start up de tecnologia. O tema envolveu questões jurídicas complexas, como a extensão da cláusula arbitral, audiência ex-parte, investimento de fato e propriedade intelectual.
 
“A FDSBC teve boas posições. Ficamos em 12º lugar do Memorial da Requerida, apenas 37 pontos abaixo da 1ª colocada. No resultado geral, ficamos em 17º lugar, na frente, portanto, de muitas universidades federais e estaduais de todo o Brasil, inclusive de São Paulo. Além disso, dois de nossos oradores ficaram entre os 50 melhores em um universo de 120”, ressaltou a professora Elisabeth.
 
Para um dos integrantes da equipe da Direito São Bernardo, Flávio Antonio Rodrigues de Mello Filho, participar do evento é uma oportunidade única para os estudantes. “Durante a competição, nós da equipe acordávamos cedo e dormíamos tarde, sempre estudando no hotel ou assistindo os duelos de outras equipes de modo a planejar estratégias argumentativas contra as mesmas, e qualquer novidade que achávamos anotávamos e informávamos os oradores”, contou Flávio a respeito da rotina dos competidores.
 
De acordo com Flávio, todos os integrantes tiveram que estudar a fundo diversas áreas do Direito, além de desenvolver teses em torno das mesmas, diante de um caso que tinha o potencial para inúmeros desdobramentos. “Nosso grupo lidou muito bem com tal desafio e, na medida em que expúnhamos os argumentos que desenvolvemos nas simulações anteriores à competição, ganhávamos a confiança de que estávamos fazendo um bom trabalho. E sem dúvidas aprendemos muito neste processo todo”, ressaltou.
 
A equipe campeã foi da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Já o 1º lugar dos Memoriais – Requerente e Requerido – foi da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Francisco), equipe campeã nacional e nos moots internacionais, que possui um Núcleo de Arbitragem de 10 anos e recebe apoio financeiro dos maiores escritórios de advocacia e instituições arbitrais nacionais, e até mesmo internacionais.
 
Inicialmente, a equipe de alunos da Direito São Bernardo arcou com os custos da participação no evento (passagem, alimentação, transporte, hospedagem e material auxiliar). Contudo, os gastos foram ressarcidos com o apoio da Faculdade, da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual), do Prof. Dr. Tailson Pires Costa e da CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá).
 
Confira a relação dos alunos participantes da equipe da Direito São Bernardo: Cecília Lopes Santana – coordenadora/treinadora da equipe requerida e redatora do Memorial Requerida; Daniela Maria da Silva - oradora suplente; Expedito Siqueira dos Santos - coordenador/treinador da equipe requerente e redator do Memorial Requerente; Flavio Antônio Rodrigues de Mello Filho - orador suplente; Flávio Gabriel Fujita Marçal - orador suplente; Guilherme Braile Silva - equipe de apoio e pesquisa; Lana Alberta da Silva Custódio - oradora; Maria de Fátima Matos Di Loreto - equipe de apoio e pesquisa; Mariana Gregório Barreiros - equipe de apoio e pesquisa; Marília Bittencourt Rosa - equipe de apoio e pesquisa; Nélida Nascimento Moreno - coordenadora/treinadora da equipe requerida e redatora do Memorial da Requerida; Thabata Novaes Perez – oradora; Thauane Raphaela Alves - oradora melhor colocada; Vinicius Pavan Silva – orador e redator do Memorial da Requerente.
 

 
Ex-aluno aprovado em concurso da magistratura de São Paulo visita FDSBC
23 de fevereiro de 2015, segunda-feira.
Durante a Semana do Calouro de 2015, os estudantes do 5° ano do período noturno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo também contaram com uma atividade especial em sala de aula. No dia 12 de fevereiro (quinta-feira), os estudantes receberam a visita de um ilustre ex-aluno da Instituição, o Dr. Wellington Barizon
 
Graduado pela Direito São Bernardo em 2007, o Dr. Wellington foi aprovado no  último concurso da magistratura do Estado de São Paulo. Convidado pelo Prof. Dr. Arthur Luís Mendonça Rollo, titular de Direitos Difusos e Coletivos da Faculdade, o ex-aluno compartilhou com os estudantes do último ano um pouco de sua experiência na área jurídica e deu dicas de estudo para os interessados em prestar concursos públicos. 
 
Cursos CIXXA - 2015
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
O Centro de Idiomas XX de Agosto firmou uma nova parceria para oferecer cursos que equilibrem a qualidade com o custo e os horários que atendam as mais diversas rotinas.
 
O CIXXA obteve a parceria com a UNS, que concede 60% de desconto para alunos, ex-alunos e funcionários da FDSBC, incluindo seus dependentes e parentes em linha reta:
 
O curso foi formulado em parceria com Cambridge de forma que auxilia o aluno a atingir fluência com métodos diferentes e inovadores, tendo foco na conversação a partir do primeiro dia de aula.
 
Duração: 18 meses, com 3h de aula por semana, os horários variam conforme a disponibilidade do aluno e serão
acordados com a própria UNS. 
 
Valores do Aluno Conveniado (o valor é o mesmo durante todo o curso):
 
Matrícula: 299,00
Mensalidade: 229,00
 
Material Didático (em caso de nivelamento o aluno só adquire apenas do seu nível em diante, sendo que o material é para os 18 Meses, composto por 8 livros que acompanham o áudio). Podendo ser de 12 x 91,00 ou à vista com 10% de desconto (R$ 980,00) ou em 3  x 333,00 ou 6 x 175.
 
Mais informações: (11) 2355-4849 - Rua Atlântica, 148 - Jd. Do Mar / Centro.  SBC. (unidade mais próxima)
 
Além do inglês, a UNS oferece, nas mesmas condições, cursos de espanhol e alemão.
 

 

FDSBC na mídia
02 de março de 2015, segunda-feira.
Nesta última semana, o Jornal repórter Diário entrevistou o diretor da FDSBC, Dr. Marcelo Mauad, para uma matéria sobre providências da faculdade para enfrentar a crise hídrica do estado de São Paulo. A matéria foi publicada no portal do jornal. 
 
A Revista Atrevida publicou a matéria chamada “Recalque Nível Hard”, o conteúdo traz a entrevista feita com o professor Rafael Nobre Luis, especialista em Direito Penal, que aborda questões de violência na adolescência e suas consequências.  
Veja as matérias pelos links: 
 
Matéria Veículo Data
Universidades já se preparam para a falta de água Repórter Diário/Santo André 10/02/2015
ATREVIDA/SÃO PAULO 01/02/2015

 

Aula Inaugural da 11ª Turma do curso Especialização em Direito e Relações do Trabalho
02 de março de 2015, segunda-feira.
Prezados Alunos,
As Profas. Eliana Borges Cardoso e Ivani Contini Bramante, coordenadoras da Especialização em Direito e Relações do Trabalho da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, convidam para a Aula Inaugural da 11ª turma do curso: FLEXIBILIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO, com o Prof. Dr. Mauro Iasi.
Dia 2 de março de 2015, às 19h30, no Anfiteatro da FDSBC.
A aula também marcará o reinício das atividades da 10ª turma.
 
Atenciosamente,
Seção de Pós-Graduação
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
 
I Encontro sobre Direito Penal da FDSBC -  Especialistas discutem desafios do Direito Penal na FDSBC
Quinta-feira, 05 de março de 2015
 
Integrantes do TJSP, da Polícia Federal, advogados e professores realizam debate com alunos da FDSBC no 1º Encontro sobre Direito Penal, ampliando assuntos vistos em sala de aula
 
A sociedade está em constante e profunda mutação, a criminalidade acompanha tais mudanças, tornando-se cada vez mais complexa com o uso de tecnologias e métodos sofisticados em suas ações. Com o intuito de proporcionar a estudantes e profissionais a oportunidade de discutir essas transformações e as respectivas consequências no campo jurídico, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 21 de março, o seu 1º Encontro sobre Direito Penal e Processual Penal, coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. As inscrições devem ser feitas pelo site www.direitosbc.br, até o dia 18 de março.
 
O evento, que ocorrerá no Anfiteatro da Instituição das 13h30 às 17h30, terá como temática “A tutela penal dos bens jurídicos difusos e a persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. As palestras tratarão de temas relevantes ao cenário jurídico mundial, no âmbito do Direito Penal contemporâneo, e os debates serão divididos em duas etapas.
 
A primeira mesa, mediada pelo professor titular de Direito Penal da Instituição, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, abordará “A persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. Os convidados serão: Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva - Desembargador do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), integrante da 6a Câmara Criminal; Prof. Ms. Ronaldo Sérgio Moreira da Silva - Desembargador do TJSP, integrante da 8a Câmara Criminal. 
 
Na segunda parte do evento, será debatida “A tutela penal dos bens jurídicos difusos”. O moderador será o professor titular de Direito Processual Penal da Instituição, Prof. Dr. Vladimir Balico. Para os debates foram convidados: Prof. Ms. Luiz Roberto Ungaretti de Godoy - Delegado de Polícia Federal; Prof. Dr. Claudio José Langroiva Pereira - professor de Direito Processual Penal na PUC-SP e advogado criminalista.
 
“Os profissionais e os estudantes da área devem acompanhar a transformação da criminalidade e as modernas teorias que norteiam este fenômeno social, por meio do estudo das ciências penais, a fim de compreender os aspectos relevantes de tutela dos bens jurídicos fundamentais e dos meios de apuração e repressão das infrações penais”, destacou o professor Roberto Archanjo.
 
Serviço:
I Encontro Sobre Direito Penal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 21/03/2015 – sábado; das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC, com transmissão simultânea para dois auditórios - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo – SP;
Inscrições: de 09 a 18 de março, somente pela internet, no www.direitosbc.br;
Investimento: Alunos: R$12; Público Externo: R$20.
 

Iniciação Científica
06 de março, de 2015, sexta-feira.
Iniciam-se na 2ª feira (09/03/2015), às 14h00, as inscrições para os grupos de Iniciação Científica 2015.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site e terão encerramento em 16/03/2015.
Cada aluno poderá inscrever-se em apenas um grupo.
Todo grupo estará sujeito ao processo seletivo caso o número de inscritos supere o limite permitido.
 
 
FDSBC na mídia
04 de março de 2015, quarta-feira.
Nesta semana, o destaque foi para a abertura das inscrições para o “14° Encontro sobre os Direitos da Mulher”, promovido pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. O assunto foi divulgado pelos portais Migalhas, Clique ABC e Refrescante. 
 
A Revista Nordeste publicou a matéria chamada “Resquícios do Império”.  O conteúdo traz a entrevista feita com o professor Gilberto Maístro Jr, especialista em Direito Civil, que falou sobre laudêmio. 
 
Veja as matérias pelos links:
 
Matérias Veículo Data
14º Encontro sobre os Direitos da Mulher MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO; CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO; REFRESCANTE COMUNICAÇÃO E MÍDIA/SÃO PAULO 24/02/2015
Resquícios do Império REVISTA NORDESTE/JOÃO PESSOA 01/02/2015

 

Os direitos autorais e os desafios do ambiente digital
09 de março de 2015, segunda-feira.
A Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI, promoverá neste primeiro semestre o “Curso de direitos autorais e os desafios do ambiente digital”, destinado a advogados, agentes da propriedade industrial e estudantes de Direito.
 
O objetivo do curso é examinar, em nível avançado, a temática dos Direitos Autorais, especialmente no que concerne aos novos desafios derivados de sua projeção sobre o ambiente digital, para isso, a grade curricular conta com aulas de especialistas renomados no meio jurídico. Destacamos a participação do Professor da Casa, Dr. Estevan Lo Ré Pousada, que em parceria com a Dra. Lilian de Melo Silveira, coordenará o curso.
 
As aulas terão início no próximo dia 28 de março e serão ministradas aos sábados, das 08h30 às 12h30, no Auditório da ABIMAQ, localizado na Av. Jabaquara, 2925, São Paulo. É desejável que os interessados possuam conhecimento básico de propriedade industrial e inglês. Serão conferidos certificados de participação. Vagas limitadas. Para mais informações clique aqui.
 
Especialização em Direito Empresarial
09 de março de 2015, segunda-feira.
A Pós-Graduação da Direito São Bernardo está com a proposta de um novo curso em fase de aprovação pelo Conselho Estadual de Educação, para Especialização em Direito Empresarial, sob a coordenação do Professor da Casa, Dr. Ruy Coppola Junior.
 
As aulas da primeira turma estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2015. Os interessados podem desde já enviar e-mail para pos@direitosbc.br para registrar seus contatos, garantindo assim que sejam avisados com antecedência sobre o período de inscrições. 
 
Para mais informações, entre em contato com a Seção de Pós-Graduação:  (11) 4123-0222 ou 3927-0222 (opção 5).
 
Peça teatral “Sempre Mulher”
09 de março de 2015, segunda-feira.
No próximo dia 14 de março de 2015 a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo receberá o espetáculo “Sempre Mulher”, encenado pelo grupo cênico Regina Pacis – cujo significado é Rainha da Paz.
 
A peça retrata situações enfrentadas pelas mulheres no dia a dia, em seus relacionamentos, certos comportamentos, comuns a quase todas, descritos com bom humor e ironia. 
O evento é aberto ao público em geral e não é necessária inscrição prévia. Entrada franca.
 
Serviço:
Peça: Sempre Mulher
Texto e direção: Hilda Breda
Elenco: Ana Maria Medici; Adriana Victorino; Emeri Guglielmetti; Fátima Lucas, Marcela Andreza; Sueli Donini; Reginaldo Lucas e Robson Mariotto.
Duração: 50 minutos
Classificação: 10 anos.
Local: Anfiteatro da FDSBC
Horário: 11h30. Entrada Franca.
 
Aula Magna da FDSBC discute “Desafios do Novo Código de Processo Civil”
04 de março de 2015, quarta-feira.
Evento será realizado no Cenforpe, em São Bernardo, e terá como palestrante o Dr. José Roberto dos Santos Bedaque, membro da Comissão nomeada pelo Senado para elaboração do NCPC
 
No dia 16 de março (segunda-feira), a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza a Aula Magna de 2015 e recebe como convidado o Dr. José Roberto dos Santos Bedaque, que vai proferir uma palestra sobre os “Desafios do Novo Código de Processo Civil”. O evento será realizado no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), a partir das 20h, sendo aberto à comunidade acadêmica e ao público geral.
 
O Dr. José Roberto dos Santos Bedaque é professor titular de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, desembargador aposentado do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), advogado e sócio do escritório Dinamarco, Rossi, Beraldo e Bedaque, além de membro da Comissão nomeada pelo Senado para elaboração do NCPC (Novo Código de Processo Civil).
 
Uma das principais mudanças promovidas pela reforma do CPC promete acelerar a tramitação das ações na Justiça brasileira. As causas serão julgadas em ordem cronológica, para evitar que processos mais antigos não sejam analisados. Outra importante alteração diz respeito à ampliação dos meios de conciliação. As medidas têm como intuito desafogar o sistema judiciário, que conta, atualmente, com cerca de 100 milhões de processos em tramitação.
 
Carona Solidária: A Direito São Bernardo vai disponibilizar ônibus para realizar o transporte dos alunos da Instituição até o local do evento (a partir das 18h30) e também para o trajeto de volta ao campus.
Na entrada serão recebidas uma lata de leite em pó ou equivalente (por pessoa). Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de caridade.
 
Serviço:
Evento: Aula Magna da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo;
Data e horário: 16 de março de 2015 – 20h, no Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Bairro Planalto, São Bernardo do Campo - SP)
Serão conferidas 3 horas de atividade complementar.
 
Projeto CINEDIREITO da Direito São Bernardo - Inscrições abertas! (Novas vagas abertas para o Auditório Insuela!)
27 de abril de 2015, segunda-feira.
Atualizado em 05 de maio de 2015
O Projeto CINEDIREITO é uma atividade coordenada pelo Professor Titular de Filosofia Geral da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Dr. Marcelo Souza Koch Vaz Döppenschmitt, que consiste na exibição de um filme seguido de debate presidido pelo Professor Marcelo ou convidados.
 
O próximo filme será “Sem Pena”, cujo debate será mediado pelos professores da Casa Dra. Carmen Fullin, Dr. Tailson Costa e Dr. Roberto Archanjo e pelos convidados Prof. Fernando Acosta, docente do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa/Canadá, e Claiton Siqueira, Coordenador da Central de Penas e Medidas Alternativas de São Bernardo do Campo.
 
O objetivo da exibição desse filme é promover um debate sobre a crise do sistema carcerário nacional. O debate está relacionado também ao convênio firmado entre a Direito São Bernardo e o Programa Central de Penas e Medidas Alternativas.
 
O filme será exibido no dia 16 de maio de 2015, sábado, no Auditório São Bernardo, com início às 13h30, com transmissão para o Auditório Insuela. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Centro Acadêmico XX de Agosto – CAXXA até o dia 14 de maio. É permitida a participação de público externo, o qual, no dia do evento, deverá proceder registro na portaria da Rua Java, portando a cédula de identidade. Os alunos que não tiverem realizado inscrição prévia poderão participar da atividade.
Serão computadas 3 horas de atividade complementar.
 
Filme: Sem Pena – Documentário (Drama) Brasil, 2014.
Direção e montagem: Eugenio Puppo
Idealização: Eugenio Puppo e Marina Dias
Professor responsável: Dra. Carmen Fullin
Local: Auditório São Bernardo (com transmissão simultânea para o Auditório Insuela)
Data: 16/maio (sábado)
Horário: 13h30/16h30
Inscrições no CAXXA: até 14/maio
 
Direito São Bernardo promove I Encontro sobre Direito Penal
Terça-feira, 24 de março de 2015
O 1º Encontro sobre Direito Penal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, realizado no dia 21 de março, abordou “A tutela penal dos bens jurídicos difusos e a persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. O evento foi coordenado pelo Prof. Titular Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, acompanhado pelo vice-diretor, Prof. Dr. Rui Décio Martins.
 
Na etapa inicial do encontro foi discutida “A persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. O Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva, desembargador do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), falou da evolução das organizações criminosas no mundo globalizado e da importância de se debater o assunto com os estudantes. “Parabenizo a Faculdade de Direito pela realização desse evento. O Direito Penal talvez seja o instrumento de maior força no nosso ordenamento. Quando todos os demais ramos do Direito não são suficientemente fortes para impor o cumprimento da lei, entra em ação o Direito Penal”.
 
Sobre o mesmo tema, o Prof. Ms. Ronaldo Sérgio Moreira da Silva, desembargador do TJSP e ex-aluno da Direito São Bernardo (turma de 1989), destacou os aspectos da Lei 12.850/2013, que trata dos meios de apuração das ações do crime organizado, incluindo questões como a legitimidade constitucional e benefícios da colaboração premiada e da infiltração policial. “No Brasil, temos visto pela mídia os acontecimentos exatamente nessa área, ou seja, sobre a investigação de delitos cometidos por organizações criminosas, que atuam em detrimento da população e do erário, junto à administração pública”, afirmou.
 
Na segunda parte do evento, moderada pelo Prof. Titular Dr. Vladimir Balico, o tema tratado foi a “A tutela penal dos bens jurídicos difusos”. O Prof. Ms. Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, delegado da Polícia Federal e ex-aluno da Direito São Bernardo (turma de 1998), deu enfoque aos aspectos práticos da atuação da Polícia Federal no combate ao crime organizado. “O assunto é extremamente atual e de fundamental importância. É importante mostrar como estamos lidando com esses casos no dia a dia, claro, relacionando à questão acadêmica e à prática jurídica. E assim, efetivamente, ver o resultado prático disso e poder evoluir. O principal do meio acadêmico é trazer novas ideias para melhorar, por exemplo, a aplicação das técnicas de investigação”, salientou. 
 
Encerrando as discussões, o Prof. Dr. Claudio José Langroiva Pereira, professor de Direito Processual Penal na PUC-SP e advogado criminalista, falou sobre a visão que se deve ter a respeito dos meios de combate ao crime organizado e sobre a tutela dos bens jurídicos difusos, destacando os cuidados em relação à flexibilização de direitos. “Não podemos condenar com indícios de provas, é preciso condenar com provas. Vale mais 10 culpados soltos do que um inocente preso”, afirmou.
 
Prestigiaram o evento: Profa. Dra. Evani Zambon Marques da Silva (PUC/SP); Profa. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins (FDSBC); Profa. Célia Regina Nilander de Sousa (FDSBC); Dr. Carlo Mazza Britto Melfi (juiz da Comarca de São Bernardo do Campo); Dr. Fernando Martinho de Barros Penteado (juiz da Comarca de São Bernardo do Campo); Dra. Marcia Helena Nascimento e Dra. Edicléia da Silva Assunção (assessoras do vereador Marcos Lula).
 
O I Encontro sobre Direito Penal foi realizado por iniciativa do professor Roberto Ferreira Archanjo, com o intuito de disponibilizar um espaço para debater importantes temas relacionados ao Direito Penal, visando desenvolver fora da sala de aula assuntos estudados e que serão valiosos para a carreira dos estudantes. Em razão da grande importância para a comunidade acadêmica, o evento ganhou destaque ao ser divulgado por notáveis veículos de comunicação da região, como o Diário do Grande ABC, TV Bernô e Macro ABC.
Direito São Bernardo comemora 7º colocação no Exame da OAB
01 de abril de 2015, quarta-feira.
Tradicional no ensino jurídico, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo comemora 7º colocação no Exame de Ordem da OAB no Estado de São Paulo e se mantém em 1º lugar no ABC
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi classificada em 7º lugar no ranking do XIV Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), realizado em agosto de 2014. Ao todo foram inscritas 289 Instituições de ensino superior, que lecionam a graduação em Direito no Estado de São Paulo.
 
De acordo com o ranking divulgado pela OAB, dos 307 alunos da Direito São Bernardo inscritos para o exame, 150 obtiveram a aprovação, resultando em um índice de 48,86%. O resultado também mantém a Faculdade em 1º lugar na região do ABC. 
 
“Em nome da Direito São Bernardo parabenizo todos os alunos que participaram do Exame, em sua maioria formandos de 2014 pelo ótimo desempenho. É um grande orgulho para toda comunidade acadêmica e também serve como incentivo para os alunos que prestarão as provas seguintes e podem alcançar índices de aprovação ainda maiores”, enfatiza Dr. Marcelo Ladeira Mauad, diretor da Instituição. 
 
Reconhecimento – Durante o ano de 2014, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo comemorou os seus 50 anos, completados no mês de outubro, consolidando-se entre as mais importantes e tradicionais instituições de ensino jurídico do Brasil. De acordo com o ranking da OAB, a Faculdade está entre as 90 melhores do país, dentre as 1210 avaliadas, tendo conquistado as quatro edições do “Selo OAB”, reconhecido indicador de qualidade.
 
FDSBC na mídia
07 de abril de 2015, terça-feira.
Na última semana, o jornal Diário do Grande ABC publicou um artigo escrito pelo ex-aluno Fernando Rubinelli, advogado e Pós Graduado em Processo Civil pela FDSBC, abordando os “50 anos da Faculdade”, tanto na versão online quanto impressa.
No mesmo jornal, também foi noticiado o evento da Aula Magna, que abordou os “Desafios do Novo Código de Processo Civil”, promovido pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo dia 16 de março.
O jornal ABCD Maior citou a Direito de São Bernardo na matéria "Corais de São Bernardo promovem integração entre idosos", informando que os ensaios do Coral ocorrerão nas dependências da FDSBC.
Já o portal “O ABC da Comunicação” dirigido por Luciano Bonetti, citou o nome da Faculdade, quando se referiu à formação dele. 
 Veja as matérias pelos links:
 
Matéria Veículo Data
Direito de São Bernardo: 50 anos DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ; DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 28/03/2015
Corais de São Bernardo promovem integração entre idosos ABCD Maior/São Bernardo do Campo 27/03/2015
Aula Magna da FDSBC discute "Desafios do Novo Código de Processo Civil" DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 27/03/2015
R.Rubio posta nota em homenagem ao ABC da Comunicação O ABC DA COMUNICAÇÃO 26/03/2015

 

FDSBC na mídia
10 de abril de 2015, sexta-feira.
Nesta semana, o jornal Diário do Grande ABC entrevistou o Diretor Marcelo José Ladeira Mauad, destacando a 7ª colocação no exame da OAB.
 
O jornal Carta Forense publicou um artigo do professor Arthur Rollo, no qual fala sobre a “possibilidade de ressarcimento dos honorários advocatícios contratuais”, citando o nome da Faculdade ao referir-se à formação do advogado. O jornal Estadão citou a Instituição no artigo do mesmo professor, com o tema "Custo da nova sacola plástica será repassada ao consumidor". Além disso, o professor Arthur participou de matéria na Revista ABC Seguro, dando dicas ao consumidor que deseja contratar um seguro.
 
A Direito São Bernardo foi destaque no Portal da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, nos Blogs do Vereador Toninho da Lanchonete e Agência Treze, em razão da reunião entre o Dr. Mauad e os vereadores da cidade.
 
Veja abaixo a relação de matérias veiculadas:
 

Matéria Veículo Data
DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 06/04/2015
ESTADÃO.COM.BR/SÃO PAULO 02/04/2015
Jornal Carta Forense 02/04/2015
Câmara Municipal de São Bernardo do Campo 01/04/2015
Blog do Verador Toninho da Lanchonete; Agência Treze de Notícias 01/04/2015
Entrevista com o advogado Arthur Rollo falando sobre seguros
REVISTA ABC SEGURO/SÃO BERNARDO DO CAMPO 31/03/2015

 

Disponível - Informe para Imposto de Renda
10 de abril de 2015, sexta-feira.
Comunicamos que já está disponível, no site institucional, para acesso o informe acerca do imposto de renda.
 
Para verificar a página e obter as informações relativas aos pagamentos realizados no ano anterior, para fins de declaração do IR, basta acessar a Área no Aluno > Informações Acadêmicas, no item “Informe para Imposto de Renda”.
 
Diretor da FDSBC fala sobre a assistência jurídica gratuita na Câmara Municipal
10 de abril de 2015, sexta-feira.
Em visita aos vereadores da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, no último 1º de abril, o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, falou sobre a importância da Instituição para o município, ressaltando as conquistas no meio acadêmico ao longo dos 50 anos de atuação e a preocupação com a responsabilidade social, demonstrada por meio da assistência jurídica gratuita prestada à comunidade economicamente carente da região.
 
“A Faculdade completou 50 anos e sempre que precisamos do apoio da Câmara dos vereadores somos muito bem acolhidos. Normalmente, nossos projetos de lei são aprovados por unanimidade nessa casa. Isto demonstra o reconhecimento por parte do legislativo sobre a importância e relevância da instituição, não apenas do ponto de vista do ensino que proporciona aos estudantes, mas também por conta dos serviços prestados à comunidade”, afirmou o Dr. Mauad, agradecendo a oportunidade de manter o diálogo com os vereadores.
 
O presidente da Câmara, vereador José Luis Ferrarezi, também falou sobre a relevância da visita do Dr. Mauad. “Creio que hoje foi um dia extremamente importante para a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Os vereadores têm a necessidade de se aproximar, conhecer e entender o quanto a Faculdade é importante para a cidade. Não dá para uma entidade tão importante e reconhecida como essa estar na nossa cidade e não ter a Câmara Municipal como parceira”, declarou.
 
Durante o encontro foram entregues aos vereadores o livro histórico sobre os 50 anos da Direito São Bernardo, as revistas científicas produzidas pela Instituição e materiais de divulgação, entre eles, encartes com informações sobre a assistência jurídica gratuita realizada pelos alunos, sob a orientação dos professores. Os encartes poderão ser distribuídos aos munícipes que buscam auxílio jurídico nos gabinetes dos vereadores, direcionando-os aos postos de atendimento da Faculdade (Poupatempo, Escritório-escola, Cartório Anexo do Juizado Especial Cível e Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de São Bernardo do Campo).
 
Os vereadores Hiroyuki Minami e Gilberto França elogiaram os trabalhos realizados na Faculdade e a aproximação com a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, promovida pelo diretor Dr. Mauad. “Parabenizo o professor Marcelo Mauad  pelo trabalho brilhante que vem fazendo para a nossa Faculdade, para a nossa cidade e, em especial, para a comunidade carente de São Bernardo do Campo”, declarou o Dr. Gilberto França, ex-aluno e membro da Congregação da FDSBC.
 
Ao final do encontro, o Dr. Marcelo Mauad deixou o convite aos vereadores para realizarem uma visita monitorada aos postos de atendimento comunitário  mantidos pela Faculdade, com o intuito de conhecerem de maneira mais aprofundada os serviços prestados, os quais já beneficiaram cerca de 415 mil cidadãos desde o início de suas atividades, em 2001.
 
Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho
16 de abril de 2015, quinta-feira.
Encontro sobre Direito do Trabalho 2015 discute a relação entre o mundo do trabalho e as tecnologias da comunicação
 
O direito à desconexão do trabalho, o direito ao lazer, remetem a sociedade a uma nova e importante discussão nos dias atuais. Os danos (existenciais e pessoais) decorrentes da intensiva exigência do mercado de trabalho estão sendo corretamente reparados? Estamos sendo escravizados, de uma maneira moderna, pelo trabalho? Que futuro nos aguarda? Esses são alguns dos dilemas que serão discutidos no XIII Encontro da FDSBC sobre Direito do Trabalho, no dia 9 de maio de 2015, das 13h30 às 17h30.
 
“No passado, dizia-se: o trabalho dignifica o homem. Hoje, podemos dizer que o homem é escravo do trabalho. A era tecnológica permitiu um salto enorme na qualidade do trabalho prestado, na sua produtividade cada vez maior, porém, passou a exigir dos seres humanos que trabalham (não esquecendo que boa parte do processo produtivo hoje é realizado por máquinas) dedicação quase em tempo integral. As ferramentas modernas não exigem mais do trabalhador a sua permanência no posto de trabalho, é fato, mas não lhe permitem desconectar da sua atividade laboral”, afirmou o coordenador do evento, Prof. Davi Furtado Meirelles, sobre a importância dos temas abordados. 
 
Durante o Encontro, serão realizadas duas palestras. "O Dano Existencial e a sua Reparação", tema da primeira palestra a ser proferida pelo Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, advogado, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela USP, pós-doutor pela Université de Nantes e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Escola Superior de Advocacia.
 
De acordo com o palestrante, é importante demonstrar para os alunos de graduação que o dano existencial gerado ao trabalhador pela inobservância das leis trabalhistas é extremamente nocivo. “Sinto-me honrado por participar, este ano, de um evento já bastante tradicional por suscitar anualmente importantíssimas discussões acadêmicas e práticas de grande impacto social”, declarou. 
 
Na segunda palestra, serão abordados os "Danos Pessoais no Direito do Trabalho" pelo Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira, que é juiz do Trabalho, professor livre-docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, professor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.
 
Serviço:
Evento: XIII Encontro da FDSBC Sobre Direito do Trabalho
Data: 9 de maio de 2015 das 13h30 às 17h30
Local: Anfiteatro da FDSBC – Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP
Inscrições: de 27/04 a 06/05/2015, via internet – site www.direitosbc.br
Investimento: Alunos da FDSBC - R$12,00; Demais interessados - R$20,00 (vagas limitadas)
Informações: CAC – 4123 0222 ramais 194/196/240
 
 
Palestra CAXXA - Direito, Desenvolvimento e Democracia
Quarta-feira, 22 de abril de 2015
Informamos a todos que o Centro Acadêmico XX de Agosto realizará, no dia 04 de maio, das 17h45 às 18h40 a palestra "Direito, Desenvolvimento e Democracia", ministrada pelo prof. Mário  Schapiro.
O Prof. Mário Schapiro ministra suas aulas na Fundação Getulio Vargas. é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Direito Econômico na mesma Instituição.  Entre outras atividades, o Dr. Mário Schapiro realizou sua iniciação científica na FAPESP, participou do  programa de jovens líderes do Fundo Sasakawa (mestrado), além de integrar, como pesquisador visitante, estudos na Columbia Law School (EUA) e no Brazil Institute do King's College (Londres).
O evento acontecerá no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e as inscrições estão abertas, no CAXXA até o dia 30/04.
 
A participação no evento contará como 1h30 de atividade complementar.
 
Serviço:
Palestra: Direito, Desenvolvimento e Democracia
Data: 04/05/2015 ( segunda-feira)
Horário: 17:45 às 18:40
Local: Anfiteatro
Inscrições abertas no CAXXA.
 
 

 


 

Publicação no “Cadernos de Iniciação Científica”
24 de abril de 2015, sexta- feira.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo convida alunos e ex-alunos, participantes das reuniões de Iniciação Científica do ano de 2014, a compartilharem seus estudos e experiências com a comunidade científica e acadêmica através do  “Cadernos de Iniciação Científica”, publicação editada pela Instituição.
 
O “Cadernos de Iniciação Científica” é uma publicação anual da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo que objetiva contribuir para a disseminação do conhecimento através da publicação de textos científicos de qualidade, oferecendo aos seus leitores múltiplas possibilidades acerca do debate jurídico no contexto social.
 
Para tanto, busca a saudável diversidade interpretativa presente nos estudos e conclusões dos pesquisadores nacionais e internacionais.
 
O prazo final para envio de artigos é 19/05/2015.
 
O lançamento do próximo número está previsto para agosto de 2015. 
As instruções para os autores estão disponíveis na página http://www.ojs.fdsbc.servicos.ws/ojs/index.php/CIC/user/register. Faça seu cadastro e envie seu trabalho.
 
Aguardamos seu contato!
 
Prof. Dr. Rui Décio Martins
Editor Responsável
 
Ex-aluno, juiz em Minas Gerais, visita a Direito São Bernardo
27 de abril de 2015, segunda-feira.
Graduado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2001, o Dr. Gustavo Moreira, juiz de Direito na Comarca de Jequitinhonha, em Minas Gerais, visitou o campus da Faculdade no dia 27 de março de 2015, a convite da professora Rosa Benites Pelicani, prestigiando a Aula Magna da pós-graduação em Direito Processual Civil. Em entrevista, o ex-aluno falou sobre sua trajetória profissional e sobre os desafios do concurso público.
 
O Dr. Gustavo ingressou na magistratura no ano de 2012, após longo período de preparação. “Comecei a estudar para o concurso em 2007. Fiz um ano de cursinho, depois parei e fiquei mais um ano estudando em casa. Em 2009, voltei a fazer cursinho, por mais um ano, e depois fiquei estudando por conta própria mesmo. A partir de meados de 2010, eu me fechei em casa e estudava até 10 horas por dia, até que consegui passar no concurso”, contou o magistrado. Durante o período de estudos, ele também atuou como monitor da professora Rosa, na Direito São Bernardo, e advogou.
 
De acordo com o juiz, os estudantes que desejam ingressar na magistratura devem ter consciência de que o concurso público exige, acima de tudo, perseverança. “Quem passa no concurso é quem persevera. Não é necessariamente o mais inteligente, mas aquele que se dedica mais ao estudo e aprende a fazer uma prova. É preciso insistência, pois a concorrência é muito grande. Os concursos da magistratura de São Paulo chegam a ter 18 mil inscritos para disputar de 100 a 200 vagas, e se destaca aquele que se dispõe a estudar mais”, salientou. Ele explicou também que, atualmente, o tempo para passar em um concurso da magistratura gira em torno de 4 a 5 anos de estudo. “Antes disso não é possível, pois há uma gama muito grande de informações, além de ser necessário ter um nível de conhecimento equiparado ao de pós-graduação em todas as matérias para se sagrar bem nas provas”.
 
Entre os atributos de personalidade essenciais para um juiz de vocação, o Dr. Gustavo destacou a ponderação e o equilíbrio. “Lidamos, todos os dias, com situações extremas, difíceis, complicadas, e quem tem esses atributos consegue se decidir com mais justeza, com mais coerência, tranquilidade e com menor chance de erro. Hoje em dia, exige-se que a pessoa tenha uma formação adequada, porque o mundo do Direito é complexo, com diversas áreas, diversas matérias, muita informação, e é preciso estar preparado para conseguir solucionar os problemas”, afirmou.
 
Sobre a oportunidade de visitar a Faculdade, o Dr. Gustavo afirmou: “É uma alegria muito grande. Tenho profundo carinho pela professora Rosa, que me convidou. Ela sempre me incentivou a estudar e até deu a oportunidade de iniciar o magistério, como monitor dela. Depois dei aula como assistente. Para mim é uma satisfação muito grande poder retornar às raízes, foi aqui onde começou tudo, onde eu tive uma das melhores formações que se tem no Brasil. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sempre foi e sempre esteve muito bem conceituada no país. Uma instituição muito bem qualificada na formação dos profissionais da área do Direito”.
 
Lançamento de livro do Dr. Eurico de Santi na FDSBC
27 de abril de 2015, segunda-feira.
No próximo dia 29 de abril, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo receberá o Prof. Dr. Eurico Marcos Diniz de Santi para lançamento de seu livro “Kafka, alienação e deformidades da legalidade – exercício do controle social rumo à cidadania fiscal”. Na ocasião o livro estará disponível para aquisição com 20% de desconto.
 
O evento, organizado pela Faculdade em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e com a Associação dos Procuradores do Município de São Bernardo do Campo (APROM – SBC), será realizado no Anfiteatro e terá início às 19h30.
 
Serviço:
Lançamento de Livro de Eurico Marcos Diniz de Santi
Data: 29 de abril de 2015 às 19h30
Local: Anfiteatro da FDSBC
Livro que será lançado: Kafka, alienação e deformidades da legalidade -  exercício do controle social rumo à cidadania fiscal”
 
Professora da FDSBC participa de processo arbitral internacional
27 de abril de 2015, segunda-feira.
A Dra. Letícia Zuccolo Paschoal da Costa, professora de Direito Processual Civil III da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, participou recentemente de um processo arbitral em Londres. A advogada já havia presenciado outras arbitragens no Brasil, sobretudo no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, e ressaltou a importância deste meio alternativo de resolução de conflitos e a relevância que ele possui internacionalmente.
 
“Especificamente no caso que acompanhei, tivemos dois dias de oitivas de testemunhas. No primeiro, testemunhas das partes, que foram examinadas no que se chama ‘cross-reference’, um sistema de perguntas e respostas feitas pelo advogado da parte contrária com a intenção de levar o depoente a erro. No segundo, oitiva de dois professores de renomadas faculdades nacionais para tratar do cerne da questão: a matéria era contratual, especificamente de interpretação de contratos”, explicou a professora.
 
A Dra. Letícia contou que sua preparação para atuar em arbitragem ocorreu naturalmente ao longo da vida profissional. “Acabei concentrando meus estudos acadêmicos em Processo Civil e, por decorrência, principalmente com a maior valorização dos meios alternativos de solução de conflitos, também em arbitragem. Além disso, sou uma apaixonada por línguas estrangeiras. Falo bem inglês e italiano, e tenho razoáveis conhecimentos de francês. Com estas duas frentes, o destino realmente me levou para a arbitragem, mas não é a única área em que atuo”.
 
Aos estudantes que desejam ingressar na área de arbitragem, a professora Letícia destacou dois pontos fundamentais: a sólida formação e estudo aprofundado das regras procedimentais deste instituto, bem como a compreensão de como a decisão arbitral se torna exequível em nosso sistema. Já para quem pretende atuar em arbitragens internacionais sobre Direito Brasileiro, também é essencial o conhecimento de línguas estrangeiras. “Em realidade, minha participação na arbitragem londrina só se deu pelo conhecimento da língua inglesa, e devo participar de outra em Genebra, em breve, em decorrência dos conhecimentos do francês”, afirmou.
 
De acordo com a Dra. Elisabeth V. De Gennari, professora titular de Direito Processual Civil II e Prática Jurídica Civil, a arbitragem vem crescendo exponencialmente no Brasil, especialmente a partir de 2001. “Hoje o Brasil é considerado um país ‘amigo da arbitragem’. O STJ tem grandes decisões envolvendo a interpretação dos aspectos mais importantes da arbitragem quando há a intervenção do Judiciário, fazendo a exata distinção de atos e momentos em que a mesma é necessária e adequada e quando é incabível”.
 
A professora Elisabeth salientou que a Direito São Bernardo é uma das faculdades que há mais tempo tem a arbitragem no programa regular de processo civil (desde 2003) e já possui muitos egressos atuando na área. “Temos arbitragem na Iniciação Cientifica e, há dois anos, informalmente funciona o NEPA (Núcleo de Estudos Permanentes de Soluções Pacíficas e Arbitragem), no qual têm sido produzidos artigos científicos e estimulado a prática arbitral com a participação de equipes de alunos da FDSBC na Competição Brasileira de Arbitragem (Petrônio Muniz). O interesse acadêmico é cada vez maior não só na própria Faculdade como nos inúmeros eventos arbitrais promovidos por entidades especializadas, como é o caso do Cbar, Conima, CCBC, faculdades etc”, declarou a professora, ressaltando que em vários cursos de especialização promovidos pela pós-graduação da FDSBC há a inclusão de aulas sobre arbitragem em áreas específicas.
 
Palestras CAXXA
Segunda-feira, 27 de abril de 2015
O Centro Acadêmico XX de Agosto - Gestão Partners é o responsável pela organização de palestras que se realizarão durante o mês de maio no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo. Os eventos trazem para os alunos assuntos relevantes do Direito. Para os alunos inscritos, cada palestra contará como uma hora e meia de atividade complementar.
 
No dia 13 de maio (quarta-feira), o professor de Direito Administrativo da FGV - Carlos Ari Sundfeld ministrará uma palestra sobre o tema: "Direito Administrativo para Céticos". O professor Carlos Sundfeld é mestre e doutor em direito administrativo pela PUC-SP. Foi um dos fundadores da Escola de Direito da FGV, onde leciona Direito Administrativo para a graduação e para o mestrado acadêmico. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, criada em 1993.
 
As inscrições estão abertas no CAXXA até o dia 12 de maio.
 
 
Serviço:
Palestra: “Direito Administrativo para Céticos”
Data: 13/05/2015 (quarta-feira)
Horário: 17:45 às 18:40.
Local: Anfiteatro
Inscrições abertas no CAXXA.
 

 

Palestra CAXXA -  O valor jurídico do afeto
Segunda-feira, 27 de abril de 2015
O Centro Acadêmico XX de Agosto - Gestão Partners é o responsável pela organização de palestras que se realizarão durante o mês de maio no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo. Os eventos trazem para os alunos assuntos relevantes do Direito. Para os alunos inscritos, cada palestra contará como uma hora e meia de atividade complementar.
 
No dia 20 de maio (quarta-feira), a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, contará com a presença do Prof. Dr. José Fernando Simão, cuja palestra  abordará o tema: "O valor jurídico do afeto".  O Prof. Simão é mestre e doutor em direito civil pela USP. Professor associado do Departamento de Direito Civil da mesma instituição, e membro Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
 
O tema se mostra de extrema relevância tendo em vista que o Superior Tribunal de Justiça possui decisões em que o afeto é colocado em xeque.
 
As inscrições estão abertas no CAXXA até o dia 19 de maio.
 
 
Palestra: “O valor jurídico do afeto”
Data: 20/05/2015 (quarta-feira)
Horário: 17:45 às 18:40.
Local: Anfiteatro
Inscrições abertas no CAXXA.
 

 

Direito São Bernardo prorroga inscrições de concurso para cargos de nível médio e superior
05 de maio de 2015, terça-feira.
As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 29 de maio; os salários vão de R$ 1.401,10 a R$ 6.426,89
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo abriu concurso público para o preenchimento de oito vagas em seu quadro de funcionários. Entre os cargos disponíveis estão o de líder de serviços gerais e de oficial administrativo, que exigem ensino médio completo, e os de assistente jurídico e de contador, com a exigência do diploma de curso superior na área escolhida. Os salários vão de R$ 1.401,10 a R$ 6.426,89.
 
Para participar do certame, os interessados devem fazer as inscrições pelo site da empresa organizadora (www.mouramelo.com.br), até às 20h59 do dia 29 de maio. A taxa é de R$32 para cargos de nível médio e de R$52 para nível superior.
 
As provas objetivas serão aplicadas no dia 14 de junho (horário a confirmar) e terão duração de duas horas e meia. Dependendo do cargo, o candidato também será submetido a teste prático e/ou prova de títulos. O edital com todas as informações sobre o concurso pode ser consultado nos sites da organizadora e também da Direito São Bernardo (www.direitosbc.br). 
 
Serviço:
Concurso público nº 01/2015 - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo;
Inscrições: Até às 20h59 do dia 29 de maio;
Taxa: R$ 32 (nível médio); R$ 52 (nível superior);
Prova: 14 de junho;
 

 

 

Direito São Bernardo realiza I Encontro sobre Direito Processual Civil
08 de maio de 2015, sexta-feira.
Evento vai discutir desdobramentos da aprovação do novo Código de Processo Civil, que passa a viger em março de 2016
 
No dia 30 de maio (sábado), das 13h30 às 17h30, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizará o seu “I Encontro sobre Direito Processual Civil”. O evento será coordenado pela professora titular de Direito Processual Civil II e Prática Jurídica Civil da Instituição, Drª Elisabeth V. De Gennari, e terá como temática os desdobramentos das alterações que serão promovidas pelo novo Código de Processo Civil, tanto no sistema judiciário quanto na sociedade.
 
“A importância dos encontros sobre Processo Civil foi maximizada porque, em março de 2015, foi sancionado e publicado o novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, tanto assim que o assunto também será abordado na Semanajur deste ano”, afirmou a coordenadora do evento.
 
Na primeira parte do encontro, às 14h, o Dr. Antonio Carlos Marcato vai falar sobre "Sistema Recursal no Novo CPC". O convidado é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo; mestre, doutor e Livre-docente pela Faculdade de Direito da USP; professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito Processual Civil na mesma instituição; membro da Academia Paulista dos Magistrados, da Associação dos Advogados de São Paulo, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Associação Iberoamericana de Direito Processual e da International Association of Procedural Law; além disso, é advogado militante e autor de livros e outros trabalhos jurídicos publicados no Brasil e no exterior.
 
Durante a segunda parte do evento, que ocorrerá a partir das 16h, o Dr. José Carlos Baptista Puoli vai abordar “Os Poderes do Juiz e as Reformas do Processo Civil”. O palestrante é mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP; professor de Direito Processual Civil na mesma Instituição; também é advogado e autor de livros e artigos sobre Processo Civil.
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br, entre os dias 18 e 27 de maio. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (nos ramais 194, 196 e 240). Vagas limitadas.
 
Serão conferidas 4 horas de atividades complementares aos alunos que participarem integralmente do evento.

 

 

 

Serviço:
Evento: I Encontro sobre Direito Processual Civil da FDSBC;
Data: 30 de maio de 2015, das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP;
Inscrições: de 18 a 27 de maio, pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: alunos R$ 12; demais interessados R$ 20.
Informações: CAC – 3927-0222 ou 4123-0222 (ramais 194/196).
 
 

FDSBC debate Danos Existenciais e Pessoais decorrentes das relações do trabalho
13 de maio de 2015, quarta-feira. 
No dia 9 de maio, a Direito São Bernardo realizou o seu XIII Encontro sobre Direito do Trabalho, contando com a participação do professor e advogado, Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, e do juiz do trabalho e professor, Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira. O evento teve a coordenação do Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, titular da disciplina Direito do Trabalho II, e promoveu o debate sobre os desafios dos operadores do Direito diante das novas tecnologias de comunicação e do relacionamento entre empregadores e empregados na sociedade contemporânea. Entre os assuntos abordados, foram destacadas situações que ferem a dignidade das pessoas no meio ambiente do trabalho ou até mesmo no momento de seleção dos trabalhadores.
 
Na primeira parte do evento, o Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho discorreu sobre "O Dano Existencial e a sua Reparação". Segundo ele, o Dano Existencial é consequência de uma frustração que impede a realização pessoal do trabalhador e não está ligado necessariamente à capacidade produtiva do trabalhador. “O trabalho não é um fim em si próprio, é um meio de encontrar mecanismos para o ser humano se realizar, não só financeiramente, mas de encontrar um sentido na sua existência e também obter a sensação de que pode mudar alguma coisa no mundo a partir de sua atividade”, afirmou.
 
Na segunda parte do encontro, o Dr. Paulo Eduardo Vieria de Oliveira falou sobre os "Danos Pessoais no Direito do Trabalho". Ele apresentou uma série de casos reais para demonstrar a complexidade existente na análise das relações entre empregadores e empregados, dando destaque para a questão dos pedidos de indenização nos processos judiciais. “A indenização deve ter um caráter duplo: tem que ser, ao mesmo tempo, ressarcitória, para quem sofreu a violação do dano, e punitiva, para quem praticou o dano. Então, ela tem um caráter que o Direito chama de pedagógico”, declarou.
 
Na ocasião, a Faculdade recebeu a doação de diversos livros, que ficarão à disposição dos alunos na biblioteca. A Editoria Revista dos Tribunais (RT) fez doação de 11 minicódigos trabalhistas, 8 Vade Mecum 2015, 3 minicódigos de Direito Civil e Direito Processual Civil (já com o novo Código de Processo Civil), 1 exemplar do livro “Prática Trabalhista”, do autor Leone Pereira, e 1 exemplar do livro “Direito Processual Administrativo e Previdenciário”, do autor Alexandre Schumacher Triches. Já o Dr. Paulo Eduardo Vieira de Oliveira doou 2 exemplares do livro “O dano pessoal no Direito do Trabalho”, de sua autoria (um terceiro exemplar foi sorteado durante o evento), e 5 exemplares do livro “A exclusão de concorrência no contrato de emprego”, de autoria de seu pai, Oris de Oliveira (um sexto exemplar também foi sorteado aos alunos).
 
O encontro contou com a presença do diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, além do Prof. Ms. Gilberto Carlos Maistro Junior, da Profa. Dra. Erotilde Ribeiro dos Santos, a Profa. Ms. Priscilla Milena Simonato De Migueli e do Dr. Gilberto França, advogado e vereador em São Bernardo do Campo.
 

 

FDSBC na mídia
13 de maio de 2015, quarta-feira.
Nesta semana, a FDSBC foi destaque no jornal ABCD Maior e nos portais Informa ABC, Diário de Notícias, ABC do ABC, Repórter Diário, Macro ABC e TV Bernô com a divulgação do release sobre a assistência jurídica gratuita oferecida pela instituição. 
 O portal Epóca Negócios on line publicou uma matéria com o tema “Conectividade 24 horas” com a entrevista do Prof. Gilberto Maistro Jr. A matéria foi replicada pelo portal Camaçari Notícias.
Os danos existenciais e pessoais no trabalho foi tema de matéria no jornal online e impresso Diário do Grande ABC.
O jornal Regional/ Catanduva publicou uma matéria falando sobre aposentadoria e principais alterações para requerer o benefício nos últimos anos. A FDSBC foi citada quando o jornal citou a formação profissional da advogada entrevistada.
A OAB SP realizou um encontro de advogados especialista em Direito Ambiental do Brasil, onde contou com a participação da professora Patrícia Caldeira Zamarrenho.
A Direito de São Bernardo foi citada nos portais G1/ São Paulo, MSN.com, JC Concursos, Migalhas, TV Bernô, Folha Dirigida, Macro ABC, SPS Concursos, Jovem Aprendiz, IBahia, Correio 24 horas, Rondônia em Pauta falando sobre a abertura dos concursos públicos para a instituição. 
 
Título Veículo Data
Mais de 110 concursos com inscrição aberta reúnem 15,6 mil vagas G1 (1)/SÃO PAULO 11/05/2015
Concursos oferecem mais de 17 mil vagas; salários chegam a R$ 30.471,11 IBAHIA.COM/SALVADOR 11/05/2015
Concursos oferecem mais de 17 mil vagas; salários chegam a R$ 30.471,11 CORREIO24 HORAS/SALVADOR 11/05/2015
Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 09/05/2015
Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 09/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente DIÁRIO DE NOTÍCIAS/SÃO PAULO 08/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente ABCD Maior/São bernardo do Campo 08/05/2015
OAB SP realiza mais um importante encontro de advogados e magistrados ambientais do Brasil OAB SP 08/05/2015
36 concursos públicos pagam salários de até R$ 30,4 mil RONDÔNIA EM PAUTA 07/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente INFORMA ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 07/05/2015
Trocar e-mails fora do expediente gera hora extra? CAMAÇARI NOTÍCIAS 07/05/2015
A troca de e-mails e mensagens fora do expediente pode gerar hora extra? ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE/SÃOPAULO 07/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente Repórter Diário/Santo André 06/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita ABC do ABC 06/05/2015
36 concursos públicos pagam salários de até R$ 30,4 mil Portal Msn 06/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente Macro ABC 06/05/2015
Direito São Bernardo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade carente TV Bernô 06/05/2015
Faculdade de São Bernardo do Campo (SP) abre concruso para 7 vagas SPS CONCURSOS 05/05/2015
Com salários de quase R$6.500, Direito SBC abre inscrições para Concurso Público Macro ABC 05/05/2015
Oportunidade em sete vagas para diversos cargos; até R$6.426,89 FOLHA DIRIGIDA/RIO DE JANEIRO 05/05/2015
Advogada Fala Sobre Aponsentadoria e Principais Alterações Para Requerer o Benefício nos Últimos Anos O REGIONAL/CATANDUVA 05/05/2015
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo abre concurso para cargos de nível médio e superior MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO 05/05/2015
Com salários de quase R$6.500, Direito SBC abre inscrições para Concurso Público TV Bernô 04/05/2015
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo abre concurso JOVEM APRENDIZ 04/05/2015
FDSBC lançou edital com colocações de até R$ 6 mil JC CONCURSOS/SÃO PAULO 04/05/2015
Entrevista com Profª Priscilla Milena para fala sobre a PL 4330 RÁDIO PARATY (87,5 FM) 13/04/2015

 
 

 

Palestra CAXXA -  "Processo coletivo: análise à luz do Novo Código de Processo Civil"
Sexta-feira, 15 de maio de 2015
O Centro Acadêmico XX de Agosto - Gestão Partners é o responsável pela organização de palestras que se realizarão durante o mês de maio no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo. Os eventos trazem para os alunos assuntos relevantes do Direito. Para os alunos inscritos,a palestra contará como uma hora e meia de atividade complementar.
 
No dia 28 de maio (quinta-feira), às 17:45, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo,  receberá o professor Ricardo de Barros Leonel para uma palestra sob o tema: "Processo coletivo: análise à luz do Novo Código de Processo Civil" .
 
 
O Professor Ricardo de Barros Leonel possui Graduação em Direito, Mestrado em Direito Processual Civil, Doutorado em Direito Processual Civil, Livre-Docência pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2004). É Professor Associado junto ao Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo.
 
As inscrições estão abertas no CAXXA até o dia 27 de maio.
 
 
Palestra:"Processo coletivo: análise à luz do Novo Código de Processo Civil"
Data: 28/05/2015 (quinta-feira)
Horário: 17:45 às 18:40.
Local: Anfiteatro
Inscrições abertas no CAXXA.
 

 

Aviso - RT Online 
Quinta-feira, 21 de maio de 2015
Prezados Usuários:
 
Devido a problemas técnicos, o acesso à Revista dos Tribunais OnLine está inoperante, porém providências já foram tomadas para que tudo se normalize o quanto antes.
 
Gratos pela compreensão.
 
Reconhecimento do Curso de Direito da FDSBC
25 de maio de 2015, segunda-feira.
No último dia 13 de maio o Conselho Estadual de Educação deferiu o pedido de renovação do Reconhecimento do Curso de Direito da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pelo prazo de cinco anos, conforme publicação da portaria CEE-GP 189/2015.
 
O reconhecimento do curso de nossa Faculdade corrobora a qualidade aferida cotidianamente em nossa comunidade acadêmica ao longo desses 50 anos de tradição e é mérito de todos nós.
 
Parabenizamos os alunos e ex-alunos pela dedicação e empenho, tanto na execução das atividades acadêmicas quanto no exercício profissional pautado pela ética e pelo respeito à dignidade da pessoa humana.
 
Parabenizamos os funcionários administrativos pelo comprometimento em colaborar para tornar possível e tangível a realização da Missão da Direito São Bernardo.
 
Parabenizamos os Professores pelo devotamento humanitário em instruir os filhos desta Casa na construção de uma sociedade mais justa e equânime.
 
FDSBC na mídia
25 de junho de 2015, segunda-feira.
Nesta última semana, a FDSBC foi destaque no jornal DCI (online e impresso) e no portal Clique ABC, com a divulgação da assistência jurídica gratuita. 
 
O portal Epóca Negócios online publicou uma matéria com o tema “Conectividade 24 horas”, com a entrevista do Prof. Gilberto Maistro Jr. A matéria foi replicada pelo portal Camaçari Notícias.
 
O I Encontro sobre Direito Processual Civil foi tema de matéria portal ABC do ABC.
 
A Direito São Bernardo foi citada nos portais TRT-15, relacionada a formação acadêmica da ex-aluna Luciane Storel na cerimônia de posse dos Desembargadores, e também no Vida Mais Livre, relacionada ao ex-aluno Luís Kassab.
 
A OAB SP realizou um encontro de advogados especialistas em Direito Ambiental do Brasil, que contou com a participação da professora Patrícia Caldeira Zamarrenho, titular da disciplina de Direitos Difusos e Coletivos na Faculdade.
 
A Direito de São Bernardo também foi citada nos portais G1/São Paulo, SPS Concursos, O Amarelinho, Exame, O Diário Regiona, Jornal Montes Claros, Jornal o Nortão e Observador Online, que falaram sobre a abertura dos concursos públicos na Instituição.
Veja abaixo a relação de matérias veiculadas:
 

Matéria Veículo Data
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo encerra nesta segunda-feira (18) as inscrições para 7 vagas SPS CONCURSOS; G1 (1)/SÃO PAULO; O AMARELINHO/SÃO PAULO; JORNAL O NORTÃO; EXAME; O Diário Regional; JORNAL MONTES CLAROS; O OBSERVADOR ONLINE/PORTO VELHO 18/05/2015
Direito São Bernardo realiza I Encontro sobre Direito Processual Civil ABC do ABC 18/05/2015
Direito SBC oferece assistência gratuita à comunidade carente CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO; RTAL DCI/SÃO PAULO; DCI-COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS/SÃO PAULO 16/05/2015
Cerimônia de confirmação de posse dos desembargadores Luciane Storel, Ricardo de Plato, Ricardo Laraia e Wilton Canicoba lota Plenário do TRT TRT 15- Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região 15/05/2015
A nova Lei para Cotas Universitárias Seja Bixo 15/05/2015
Conheça a história de Luis Kassab, colunista do Vida Mais Livre Vida Mais Livre 14/05/2015

 

Seminário Saúde Mental e Justiça
28 de maio de 2015, quinta-feira.
No próximo dia 29 de maio a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo receberá o Seminário Saúde Mental e Justiça, realizado pelo Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR em parceria com a Associação De Volta para Casa, Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo Subsede Grande ABC e Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
 
O evento faz parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial e também é apoiado pelo Fórum Paulista da Luta Antimanicomial e pelo Movimento Nacional de Luta Antimanicomial.
 
O Seminário visa discutir a Política Nacional de Saúde Mental vigente e refletir sobre as possibilidades de atuação do Poder Judiciário frente à questão. O evento terá início às 13h e será realizado no Anfiteatro da Direito São Bernardo. Aberto ao público, entrada franca.
Informações/inscrições: www.assdevoltaparacasa.org.br.
 
Atividades matutinas suspensas em 29.05
Quinta-feira, 28 de maio de 2015
Informamos a comunidade acadêmica que, tendo em vista a noticia de paralisação dos ônibus programada para amanhã, dia 29 de maio, das 4h às 8h,  e divulgada pelas Centrais Sindicais, não haverá expediente no campus da FDSBC e Escritório Escola no período da manhã.
 
 
A Faculdade retomará suas atividades normais a partir das 12h. As aulas serão normais no período noturno.

 

Uniformes JUD 2015
03 de junho de 2015, quarta-feira.
No último dia 29 de maio o Diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Prof. Dr. Marcelo Mauad, entregou à Presidência da Atlética os uniformes e materiais adquiridos para a participação das equipes desportivas na edição de 2015 dos Jogos Universitários de Direito.
 
A Atlética da Direito São Bernardo participou da criação dos Jogos Universitários de Direito, em 1998, em conjunto com as faculdades São Judas Tadeu e Unisantos. A Direito São Bernardo venceu a competição nove vezes!
 
O objetivo do evento é promover a integração dos estudantes de Direito das diversas instituições do país, incentivando o esporte. Este ano os Jogos serão realizados do dia 04 ao dia 07 de junho.
 
O corpo diretivo, administrativo e docente da FDSBC deseja a todos os atletas e alunos torcedores boa sorte e diversão na competição deste ano! 
 

Nova Resolução de Bolsa de Estudos – Programa Faculdade Mais Igual - PROMAIS
11 de junho de 2015, quinta-feira.
No último dia 23 de abril de 2015, o Diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Prof. Dr. Marcelo Mauad, reuniu-se com representantes do Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA) e com a Chefe da Seção de Finanças, Laura Viana Garcia, para discutir propostas para a elaboração da nova Resolução de Bolsa de Estudos da FDSBC, após análise das 1530 respostas dos alunos que participaram da pesquisa de perfil socioeconômico dos discentes da Direito São Bernardo, realizada em dezembro de 2014.
 
O resultado dos trabalhos deu origem à Resolução GFD nº 79, de 1º de junho de 2015, que cria o Programa Faculdade Mais Igual – PROMAIS.
 
Durante a reunião foram debatidos assuntos como a adesão da FDSBC ao FIES, Programas de Bolsa Restituível e Sistema de Cotas no processo vestibular. 
 
Sobre o FIES, tendo em vista o atual cenário, as partes concordaram em suspender sua implantação em 2015. Como alternativa ao financiamento estudantil federal, o CAXXA apresentou proposta de formulação de financiamento estudantil próprio, por meio de Programa de Bolsa Restituível. 
 
A proposta, que tem amparo legal na Lei Municipal nº 6.155/11, foi aprovada em reunião e suas condições serão definidas no decorrer de 2015, para implantação a partir de 2016.
 
Quanto ao sistema de cotas, o CAXXA apoia sua utilização e conta com a anuência do Diretor, que considera o tema relevante, cuja análise e inclusão deverá ser objeto de discussão em reunião de Congregação. 
 
Por essa razão, o PROMAIS foi estruturado prevendo desde já, a possibilidade de acolhimento do sistema de cotas na FDSBC, o que não influenciará a fórmula de cálculo para classificação de alunos, se não aprovado tal sistema, evitando-se, assim, a necessidade de nova reformulação das regras do programa. 
 
A distribuição das bolsas do Programa Faculdade Mais Igual observou a distribuição de alunos por faixas de renda familiar “per capita” bruta utilizadas na pesquisa.
 
A partir dos dados obtidos, com os mesmos recursos orçamentários próprios constantes no orçamento da Faculdade de 2015 para custeio do Programa de Bolsa de Estudo anterior, que atendia até 163 alunos, será possível atender até 278 alunos, o que representa expansão em 70,5% no número total de beneficiários, conforme quadro comparativo abaixo:
 
Programa de Bolsa de Estudos por hipossuficiência econômica
Programa Anterior PROMAIS
Alunos beneficiados Quantidade de parcelas da anuidade concedidas Alunos beneficiados Quantidade de parcelas da anuidade concedidas % Bolsa de Estudos
20 10 40 11 100%
20 9 39 11 70%
20 8 53 11 35%
20 7 53 11 30%
20 6 93 11 10%
63 5      
Total 163 alunos beneficiados Total 278 alunos beneficiados
 
Outra vantagem do novo Programa em relação ao anterior é a pré-classificação dos discentes no exercício anual anterior ao da concessão da Bolsa, permitindo um planejamento financeiro mais efetivo e por consequência, a diminuição da inadimplência.
 
Toda renda auferida pela FDSBC provém das mensalidades pagas pelos alunos, logo, a viabilidade dos Programas de Bolsas é promovida pelo corpo discente da Faculdade.
 
Por fim, o Diretor ressaltou que, com a aprovação dos Programas discutidos, a Faculdade poderá atender, em 2015, 375 alunos, nas modalidades Bolsa Mérito (36), Bolsa Estágio (46), Bolsa por hipossuficiência socioeconômica (278) e Programa Santander Universidades (15), mediante convênio com o Banco Santander S/A, enquanto com as regras anteriores o número máximo de beneficiários era 260 alunos. 
 
Para 2016, a previsão é de expansão de mais 10 beneficiários, com a implantação do Programa de Bolsa Restituível, atingindo até 2020, o total de 425 alunos contemplados nos diversos programas oferecidos pela Faculdade, visando assegurar condições igualitárias de acesso e permanência de alunos na Instituição.
 
No último dia 08 de junho, representantes do CAXXA, os discentes Vivian Navarro, Cinthia Martins Fabricio, Marcelo Cesar Peres e Vitor Gomes, a Sra. Elizabeth Acione de Godoy, Secretária Geral e representantes do corpo administrativo da Faculdade, Camila Cristina da Cruz, Fernanda Oliveira Duarte Gomes e Laura Viana Garcia, Chefe da Seção de Finanças, reuniram-se com o Diretor para assinatura simbólica da Resolução, autorizando, assim, a abertura dos trabalhos de seleção de beneficiários para 2015 e 2016.
 
Sobre a relevante conquista, o Diretor destacou que “É um exemplo de como o diálogo entre a Administração e os discentes pode gerar benefícios à nossa comunidade acadêmica, sobretudo aos estudantes”.
 
O início do período de inscrições ao PROMAIS está previsto para 15/06/15. O cronograma completo e demais informações serão divulgados, em breve, no site da FDSBC.
 
 
 

PROMAIS - Inscrições Abertas em 15/06
Sexta-feira, 12 de junho de 2015
Estão abertas, a partir de 15/06 (até 30/06) as inscrições para o Programa Faculdade Mais Igual- PROMAIS para concessão de BOLSA DE ESTUDO POR HIPOSSUFICIÊNCIA SOCIOECONÔMICA.
 
Para acessar o edital e mais informações clique aqui
 
Especialistas discutem regime recursal e os poderes do juiz no Novo CPC
15 de junho de 2015, segunda-feira.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou, no dia 30 de maio (sábado), o I Encontro sobre Direito Processual Civil. O evento foi presidido pelo Prof. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro e promoveu a discussão sobre os aspectos do regime recursal e sobre os poderes do juiz no Novo Código de Processo Civil, contando com a participação do Prof. Dr. Antonio Carlos Marcato, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, e do Prof. Dr. José Carlos Baptista Puoli, professor da USP e advogado.
 
Para a coordenadora do evento, professora Elisabeth Vicentina De Gennari, discutir os diversos aspectos do Código que entrará em vigor a partir de março de 2016 é essencial para a formação dos alunos. “A importância de abordar esses assuntos é enorme. Especialmente por conta dessa ‘nova’ visão do processo como instrumento da pacificação ética e simples, não de formulas acéfalas, burocráticas e sem sentido para eternizar conflitos despropositados. O processo a serviço do cidadão deve ser operado por profissionais bem preparados e com elevado sentido ético e não por repetidores de formulas e modelos”, ressaltou.
 
Na primeira parte do evento, o Dr. Marcato falou sobre “O Regime Recursal do Novo Código de Processo Civil”. Para o especialista, o cenário é altamente preocupante para o sistema processual brasileiro, em razão dos pontos negativos e dos pontos conflitantes do Novo Código. Ele destacou a iniciativa da Faculdade em promover o debate sobre o tema e parabenizou os alunos. “O fato de estarem aqui hoje demonstra o interesse que vai beneficiá-los mais para frente, com o sucesso na carreira”, declarou.
 
Na segunda palestra, o Dr. Puoli tratou do assunto “Os poderes do Juiz no Novo Código de Processo Civil”, analisando as principais regras contidas no Código a respeito da questão. “Com o Novo Código, o juiz está dotado de uma maior gama de poderes, ou seja, possibilidades de atuar com firmeza em nome de distribuir bem a justiça. Mas ao mesmo tempo temos um acréscimo de deveres, como a necessidade de seguir precedentes, de ser mais detalhista ao fundamentar as decisões”, explicou.
 
A Profa. Leticia Zucollo Paschoal da Costa e o Prof. Pedro Marini Neto participaram da atividade como debatedores. Também compuseram a mesa do evento: a Profa. Dra. Rosa Benites Pelicani, o Prof. Dr. Rui Décio Martins e o Prof. Alenilton da Silva Cardoso

Durante o evento a Editora RT fez a doação de alguns livros para a biblioteca da Faculdade, entre eles: Um exemplar de “Comentários ao Código de Processo Civil” (Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery); Dois exemplares de “Breves Comentários ao Novo Código de Processo Civil” (Teresa Arruda Alvim Wambier, Fredie Didier, Eduardo Talarini e Bruno Dantas); Dois exemplares de “Novo Código de Processo Civil Comparado – Artigo por Artigo” (Teresa Arruda Alvim Wambier e Luiz Rodrigues Wambier); Um exemplar de “Vade Mecum 2015”, já com a inclusão do Novo Código de Processo Civil.
 
1º Colóquio da UFABC de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos
15 de junho de 2015, segunda-feira.
A Universidade Federal do ABC promoverá, no próximo dia 16 de junho, seu 1º Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos, cuja temática principal será “A intolerância em Debate”.
 
Coordenado pelos professores Dr. José Blanes Sala e Dr. Gilberto Rodrigues, o Colóquio contará com a participação de especialistas renomados debatendo sobre “Aspectos filisóficos, históricos e jurídicos da Intolerância” e “Migrações na atualidade e Intolerância”.
 
O evento terá início às 14h e será realizado no Auditório 2 Térreo do Bloco Beta, Campus São Bernardo do Campo. 
 
2º Congresso de Direito do Trabalho da OAB SBC
Quinta-feira, 18 de junho de 2015
A 39ª Subseção – OAB São Bernardo do Campo promoverá no próximo dia 20 de junho seu “2º Congresso de Direito do Trabalho”.
 
O evento contará com a discussão de temas atuais da seara trabalhista, abordados por renomados especialistas da área, dentre os quais, destacamos, Dra. Claudia Flora Scupino e Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Junior, ex-alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
O congresso será realizado na sede da OAB SBC, localizada na Rua 23 de Maio, 215, Vila Tereza, SBC. Inscrições/informações: 4362 2446 ou http://www.oab-sbc.org.br/jcm3/index.php/noticias/379-2-congresso-de-direito-do-trabalho.
 

 

Exposição: Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores
Quinta-feira, 18 de junho de 2015
O Senac São Paulo apresenta, em unidades da capital e do interior, a exposição Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores,  que retrata a história da adolescente Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial.
 
A iniciativa integra as ações do Programa Senac de Cultura de Paz e é ministrada em parceria com a embaixada dos Países Baixos em Brasília, Casa Anne Frank e Instituto Plataforma Brasil, e tem como objetivo a construção de uma memória coletiva sobre as violações de direitos humanos cometidas no passado.
 
A exposição é composta por três painéis e apresenta fatos importantes da vida de Anne, como as pessoas que a ajudaram e a cidade de Amsterdã com o Anexo Secreto. 
 
Na ocasião, os visitantes poderão assistir a vídeos e documentos históricos, que auxiliam na compreensão desses acontecimentos e o impacto deles na atualidade. O público poderá desfrutar, também, de uma aula digital, direcionada aos jovens de 14 a 21 anos, baseada na vida da adolescente.
 
Aprendendo com Anne Frank - histórias que ensinam valores é uma exposição que propõe ao visitante um exercício de reflexão sobre os acontecimentos do Holocausto e alerta para a corresponsabilidade de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica. 
 
 

 

Direito São Bernardo promove debate sobre a redução da maioridade penal
Quinta-feira, 18 de junho de 2015. 
 
 
 
No último dia 9 de junho, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o “1° Painel da FDSBC sobre Redução da Maioridade Penal”, que contou com a coordenação das professoras doutoras Denise Auad e Carmen Silvia Fullin. A atividade foi presidida pelo diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, com a participação do Dr. Egberto de Almeida Penido, da Dra. Adriana Borghi e do Dr. Ariel de Castro Alves, que falaram das consequências da possível aprovação da PEC 171/1993 (sobre a redução da maioridade penal) e das alternativas para evitar a criminalidade juvenil.
 
A primeira palestra foi proferida pelo Dr. Egberto, juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude da Capital. Sob o título “Redução da Maioridade Penal – O império da irracionalidade e o exílio do humano”, ele apresentou dados sobre a população carcerária do Brasil e sua visão sobre o sistema prisional do país. Para o juiz, aprovar a emenda significa isentar o Estado do compromisso com a juventude. “Estamos vivendo um momento sombrio, um momento de escolher entre o certo e o fácil. Na sociedade atual, imediatista, acostumada ao fast food, temos a tendência de escolher pelo fácil e, com isso, não pesquisamos a fundo as causas dos desequilíbrios”, afirmou.
 
A segunda exposição foi feita pela Dra. Adriana, professora de Processo Penal e Direitos Humanos/ECA pela Universidade Mogi das Cruzes. Ela falou sobre “O atual Sistema de Justiça Juvenil: Reflexões em torno da execução da medida socioeducativa”. Para a Dra. Adriana, falta informação para as pessoas sobre o sistema de justiça juvenil, pois muitos criticam, mas não conhecem o conteúdo do ECA. “A coisa mais importante do ECA, além da diferenciação do sistema penal, é pensar o adolescente como um indivíduo único, com problemas e realidades diferentes”, ressaltou.
 
Na terceira apresentação, o Dr. Ariel, assessor jurídico da ONG internacional Aldeias Infantis SOS, discutiu os “Aspectos jurídicos, políticos e sociais da redução da maioridade penal e suas consequências”. O convidado, que também é coordenador da Comissão da Infância e Juventude da OAB-SBC, mostrou dados sobre a criminalidade juvenil, destacando que apenas 0,9% do total de crimes no país são cometidos por adolescentes e que 79% dos
 
países adotam a idade de 18 anos para a maioridade penal. “A prisão é sempre a forma mais cara de tornar as pessoas piores. Como ensinar a pessoa a viver em liberdade privando-a da própria liberdade?”, declarou.
 
Após as exposições, houve o debate com os alunos, com o aprofundamento de questões como a efetividade do ECA, o aumento da criminalidade juvenil e suas causas, além dos meios de reverter essa situação, entre elas: a ampliação da justiça restaurativa e a criação de programas de assistência para  egressos da Fundação Casa.
 
No final do encontro, a representante do CAXXA, Vivian Navarro, convidou a todos para assinarem um abaixo-assinado contra a redução da maioridade penal, destinado ao Congresso Nacional. O documento foi organizado pelo próprio Centro Acadêmico e conta com o apoio da Faculdade, tendo como embasamento uma carta redigida pela professora Denise Auad, na qual constam os motivos que tornariam a PEC 171 inconstitucional.
 
O abaixo-assinado encontra-se no CAXXA e está disponível para assinatura durante o período matutino de aulas e no intervalo do período noturno. Os alunos, funcionários e professores interessados na causa da não redução da maioridade penal no Brasil, podem assina-lo.
 

 

Concentração Jurídica: Direito Administrativo – 27/06
23 de junho de 2015, terça-feira.
Ex-aluno é aprovado no Concurso de Outorga de Delegações de Notas e Registro de São Paulo 
23 de junho de 2015, terça-feira.
 Graduado pela Direito São Bernardo em 2009, Bruno Feliciano alcançou, no dia 24 de abril deste ano, a aprovação no 9º Concurso de Outorga de Delegações e Notas e Registro do Estado de São Paulo. O primeiro contato do profissional com a área de serviços notariais e de registro ocorreu durante um estágio, ainda no primeiro ano de faculdade, e o interesse foi imediato.
 
 “Minha perspectiva é realizar um serviço de qualidade para a população, propiciando um atendimento eficaz, seguro e de qualidade. Os serviços notariais e de registros são de vital importância para o cidadão vez que se encontram umbilicalmente ligados ao exercício dos direitos dos cidadãos, bem como ao seu patrimônio”, declarou o ex-aluno, a respeito das expectativas para o novo cargo.
 
 De acordo com Bruno, a base do conteúdo jurídico necessário para a aprovação no concurso foi proporcionado pela FDSBC, que trazia em sua grade de Direito Civil temas relacionados ao sistema notarial e registral brasileiro. Entretanto, a preparação específica para o concurso ocorreu 2 anos após a graduação na faculdade. “Eu estudava por volta de 4 horas diárias, já que trabalhava e não podia me dedicar exclusivamente aos estudos. Nos finais de semana, intensificava a carga de estudos (de 7 a 8 horas), pois nestes dias tinha mais tempo livre”, afirmou.
 
 O ex-aluno conta que estabeleceu um plano de estudo rigoroso, que seguia fiel e independentemente do que acontecesse, já que não dispunha de muitas horas para se preparar para as provas. “Este plano foi se adaptando de acordo a fase do concurso em que eu me encontrava, o estudo para a 2ª fase (escrita) e a 3ª fase (oral) foi ainda mais especifico, destinado quase que exclusivamente a matérias da área notarial e registral”, ressaltou.
 
 Aos alunos que desejam participar de concursos, Bruno destaca que não existe fórmula mágica para ser aprovado. “A única forma de obter êxito é intensificar o estudo, dedicar-se ao máximo nos horários disponíveis e realmente querer a aprovação, pois isto lhe impedirá de desviar sua atenção para assuntos menos importantes. Concurso é uma coisa que se conquista em longo prazo, é preciso deixar muitas coisas da vida de lado, mas o resultado sempre vem. Também não devemos nos abalar por eventuais reprovações, já que cada reprovação é um aprendizado que irá melhorar seu estudo”, destacou.
 
 Sobre a contribuição da Direito São Bernardo na preparação para os concursos, o ex-aluno declarou: “O principal para o aluno da FDSBC é aproveitar ao máximo as oportunidades que a faculdade nos proporciona, tanto com relação às aulas quanto aos demais cursos extracurriculares. Temos o privilégio de estudar em uma faculdade de alto nível, o que irá facilitar e acelerar a aprovação em qualquer concurso que o aluno tenha interesse”.
 
Processo Seletivo para Mestrado em Direito na UNIMEP
23 de junho de 2015, terça-feira.
 A Universidade Metodista de Piracicaba abriu processo seletivo para Mestrado em Direito, os interessados devem inscrever-se até o próximo dia 17 de julho.
 
O Curso de Mestrado, coordenado pelo professor da disciplina de Direito Internacional da FDSBC, Dr. Rui Décio Martins, destina-se aos graduados em nível superior, preferencialmente na área do Direito, ou que venham a obter o diploma até a data da matrícula.
 
 Serão oferecidas 20 vagas distribuídas nas Linhas de Pesquisa “Proteção dos Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos na Contemporaneidade” e “Fundamentação dos Direitos Coletivos e Difusos”. Embora o Curso seja anual, excepcionalmente nesta edição haverá seleção durante o segundo semestre. 
 
 O candidato aprovado terá 24 meses, a partir de seu ingresso no Curso até sua defesa de dissertação, para concluí-lo. As aulas são presenciais. Para mais informações consulte o edital anexo ou acesso o site http://www.unimep.br/pos/stricto/curso_conteudo.php?idc=152.
 
Professor da FDSBC é nomeado para integrar Câmara de Direito Público do TJ SP
26 de junho de 2015, sexta- feira.
No último dia 28 de maio, o Professor Titular da Disciplina de Direito Administrativo da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Dr. João Antunes dos Santos Neto, foi nomeado para integrar a 16ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.
 
Parabenizamos o professor pela relevante conquista e estimamos sucesso nessa nova oportunidade profissional!
 
Direito São Bernardo na vanguarda do controle de Bens Patrimoniais
26 de junho de 2015, sexta-feira.
Entre os dias 14 e 16 de junho de 2015 realizou-se, na cidade de Santos, a 24ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. O evento reúne profissionais contadores do setor público e privado do Estado, que buscam orientações técnicas para aprimoramento de suas atividades.
 
Na ocasião, durante a palestra do Prof. Roberto de Oliveira Junior, sobre Bens Patrimoniais, na qual o professor discorreu detalhando aos presentes a metodologia para uma implantação em conformidade com as normas vigentes, o servidor Milton Emanuel de Souza Andrade, contador gestor da Contabilidade da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, constatou que a nossa Faculdade foi citada e está na vanguarda da implantação do sistema de controle patrimonial.
 
Todo o trabalho desenvolvido pela FDSBC, desde a contratação da empresa para avaliar os bens, o acompanhamento feito pela comissão de patrimônio, a implantação do sistema pelas seções Compras e Contabilidade pode ser considerado exitoso. 
 
Enquanto outras prefeituras e autarquias participantes do evento tentam se adequar para implantar o sistema, a Direito São Bernardo já o tem implantado e em fase de ajustes finais.
 
Agradecemos aos servidores das equipes de Compras e Contabilidade, envolvidos na implantação e desenvolvimento do sistema de controle patrimonial, pela dedicação e empenho que possibilitaram o êxito do projeto. Parabéns!
 
NOTA DE CONDOLÊNCIAS
29 de junho de 2015, segunda-feira.
É com profundo pesar e consternação que a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo  manifesta sua solidariedade à família de Bruno César Poit.
O aluno cursava a 5ª série da graduação com a Turma BN.
Bruno faleceu no ultimo dia 06 de junho de 2015, em razão de embolia pulmonar.
Rogamos a Deus para que ajude a todos na compreensão e no consolo espiritual de que tanto carecemos em momentos como este.
 
 
 
Horário de funcionamento da FDSBC no mês de julho/2015
30 de junho de 2015, terça-feira.
Atualizado em 28 de julho de 2015, terça-feira.
Informamos a toda comunidade acadêmica que durante o mês de julho, serão praticados horários diferenciados pelas seções administrativas da FDSBC que realizam atendimento ao público, em razão das férias de meio de ano. Nesse período de férias, a Faculdade permanecerá fechada aos sábados. Confira abaixo como ficarão os horários nas respectivas seções:
 
Administração e Seção de Graduação (secretaria): atendimento das 8h às 17h.
 
Biblioteca: durante todo o mês de julho o atendimento será realizado somente de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 17h30 às 21h30.
 
Atividades complementares - CAC/ Estágio: durante todo o mês de julho o atendimento será realizado somente de 2ª a 6ª feira
De 01 a 17/07: 8h às 17h
A partir de 20/07: 8h às 11h30 e das 19h às 22h
 
Centro de Apoio ao Aluno: atendimento das 8h às 11h30 e das 19h às 21h30.
 
Finanças: atendimento das 8h30 às 11h30; 13h30 às 16h30 e 19h30 às 21h30.
 
Laboratório de informática: durante todo o mês de julho o laboratório estará aberto somente de 2ª a 6ª feira, das 7h às 21h30.
 

Sala de Estudos : durante todo o mês de julho a sala de estudos estará aberta somente de 2ª a 6ª feira, das 7h às 21h30.
  
Pós-Graduação:
•         De 02 a 29/07: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
•         De 30 e 31/07: 8h às 11h30 e 13h30 às 21h30.
 
Comunicado: Centro de Atividades Complementares – Estágio e TCC
30 de junho de 2015, terça-feira.
Informamos que estão disponíveis para retirada no NUPRAJUR as pastas de  estágio externo e Prática Jurídica obrigatória, e os exemplares de TCC (defendidos entre março/2013 a fevereiro/2014), impressos ou gravados em CD/disquete, dos alunos relacionados nas listas abaixo.  
 
O período para retirada será de trinta dias contados a partir de 01/07/2015, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
 
Decorrido o prazo estabelecido, as pastas não retiradas serão incineradas e os os exemplares não retirados serão inutilizados.
 
Campanha do Agasalho em São Bernardo do Campo
02 de julho de 2015, quinta-feira.
 A Campanha do Agasalho da Prefeitura de São Bernardo já começou. Pessoas e empresas podem doar roupas, cobertores, roupas de cama, mesa e banho, calçados, agasalhos e fraldas em bom estado. Todo o material doado será encaminhado às entidades assistenciais cadastradas pela Prefeitura. Destacamos que a FDSBC é um dos pontos de recolhimento das doações.
Pontos de recolhimento:
 
•         Paço Municipal
Praça Samuel Sabatini, nº 50 – Centro
 
•         Rede Fácil
Praça Samuel Sabatini, nº 50 – Centro
 
•         Casa de Cultura Antonino
Rua Marechal Deodoro, nº 1325 – Centro
 
•         Corpo de Bombeiro
Av. Kennedy, nº 67 - Jardim do Mar
 
•         Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC)
Av. Redenção, nº 271 – Jardim do Mar
 
•         Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, nº 425 – Jardim do Mar
 
•         Teatro Lauro Gomes
Rua Helena Jaquey, nº 171 - Rudge Ramos
 
•         Associação dos Funcionários Públicos
Rua 28 de outubro, nº 61 – Centro
 
•         Sub Prefeitura do Riacho Grande
Rua Araguaia, nº 265 – Riacho Grande
 
•         Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, nº 50 – Centro
 
•         Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, nº 231 – Centro
 
•         COOP Supermercados
Rua Joaquim Nabuco, nº 277 – Centro
 
•         Carrefour Supermercados
Av. Senador Vergueiro, nº 2.000 – Jardim 3 Marias
 
•         Mercado Municipal
Av. Caminho do Mar, nº 3348 – Rudge Ramos
 
•         Parque da Juventude - Cittá Di Maróstica
Rua Armando Italo Setti, nº 65 - Centro
 
•         Corpo de Bombeiros Tiradentes
Av. Itagiba de Almeida, nº 54 - Jardim São Paulo
 
Mais informações aqui
 
FDSBC na mídia
02 de julho de 2015, quinta-feira.
Nesta semana, o professor Arthur Rollo foi entrevistado pelo jornal ABCD Maior, sendo destaque com matéria de capa no impresso e online falando sobre os direitos do consumidor na contratação de Buffet para um evento.
 
No jornal Repórter Diário, a professora Célia Nilander teve seu artigo publicado no impresso e online falando sobre a redução da maioridade penal. A advogada também deu entrevista ao jornal Metro ABC sobre o mesmo assunto.
 
A Direito São Bernardo foi tema no jornal ABCD Maior e Diário de Notícias e nos portais Tv Bernô, Clique Abc, Migalhas e ABC do ABC com a matéria sobre ampliação do programa de bolsas de estudo.
 
A revista ABC Seguro publicou uma matéria falando sobre os prós e contra da terceirização, com entrevista dada pela professora Priscilla de Migueli
Veja as matérias pelos links:
 

Matéria Veículo Data
CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 29/06/2015
Entrevista com a profª Célia Nilander: tráfico de drogas é considerado crime hediondo?
METRO ABC 26/06/2015
REPÓRTER DIÁRIO/SANTO ANDRÉ 26/06/2015
ABCD Maior/São Bernardo do Campo 26/06/2015
 
REVISTA ABC SEGURO/SÃO BERNARDO DO CAMPO 25/06/2015

MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO; 

DIÁRIO DE NOTÍCIAS/SÃO PAULO;

 ABCD Maior/São Bernardo do Campo; ABC do ABC; TV Bernô

25/06/2015
Entrevista com a profª Denise Auad para falar sobre ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
ONG Instituto Zero a Seis
 
24/06/2015
Entrevista com o profº Arthur Rollo sobre direito do consumidor na hora de contratar serviço de buffet.
 
ABCD MAIOR/SÃO BERNARDO DO CAMPO
 
23/06/2015
 
Feira de Adoção de cães e gatos
02 de julho de 2015, quinta-feira.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Bernardo do Campo disponibiliza gratuitamente para adoção cães e gatos castrados. Os interessados devem ter mais de 18 anos e apresentar cópias de RG ou CPF e de comprovante de residência, que ficarão retidas para cadastro no CCZ.
 
O interessado deve ainda informar número de telefone e levar coleira com guia ou caixa de transporte para a retirada do animal adotado. Os animais são esterilizados e avaliados por veterinários.
 
Adoção: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
 
Mais informações aqui.
 
Debate sobre a Redução da Maioridade Penal
02 de julho de 2015, quinta-feira.
A Comissão do Acadêmico de Direito da OAB – 39ª Subseção de São Bernardo do Campo promoverá no próximo dia 15 de julho um debate sobre “Redução a Maioridade Penal”.
 
Destacamos que a mesa será composta pelo Dr. Fabio José Bueno, debatendo a favor da redução da Idade Penal, e pelo Dr. Yuri Felix, ex-aluno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, debatendo contra a redução da Idade Penal. O Dr. Ariel de Castro Alves, também ex-aluno da Casa, atual Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB – SBC, mediará o debate.
 
O evento terá início às 19h e será realizado na Casa do Advogado de São Bernardo do Campo, localizada na Rua Vinte e Três de Maio, 215, Anchieta, São Bernardo do Campo. Mais informações: cadsbc@oab-sbc.org.br.
 
Comunicadomigração de sistemas da Biblioteca da FDSBC
02 de julho de 2015, quinta-feira.
Informamos que neste final de semana realizaremos a migração do sistema de gerenciamento de biblioteca Alephino para o Aleph.
 
Em decorrência da migração, será necessário interromper o uso do sistema no dia 03 de julho, sexta-feira. Os usuários terão até às 21h30 da referida data, para fazer empréstimos de livros.
 
O sistema permanecerá inativo das 21h30 do dia 3 de julho às 23h59 do dia 06 de julho.
 
Concentração Jurídica: Direito Administrativo - Cancelada
Terça-feira, 7 de julho de 2015.
Informamos que a aula abaixo foi cancelada.
Concentração Jurídica: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
Segunda-feira, 13 de julho de 2015. 

Concentração Jurídica: Direito Tributário
Segunda-feira, 13 de julho de 2015. 

Concentração Jurídica: Ética Legal
Segunda-feira, 13 de julho de 2015.
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
16 de julho de 2015, quinta-feira.
Com pesar, comunicamos o falecimento do Professor Dr. Bruno Affonso de André, na data de 14/07/2015. Ex-Professor desta Casa e muito querido por todos, teve uma passagem honrosa na FDSBC ocupando a cadeira de Direito Judiciário Civil no período de 1968 a 1983, quando foi colocado à disposição do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde se aposentou como desembargador. 
 
Informamos que o corpo foi velado e sepultado no Cemitério do Morumbi. O sepultamento ocorreu às 14h de ontem.
 
 
Revistas jurídicas recebem artigos para publicação
21 de julho de 2015, terça-feira.
Algumas revistas jurídicas nacionais e internacionais que recebem artigos para publicação ainda estão com o prazo aberto para submissão, confira abaixo a relação de revistas, acesse os respectivos portais para obter mais informações e participe dos processos de seleção. Há ainda outros projetos e Congressos aos quais acadêmicos terão a oportunidade de submeter artigos:
 
Revistas Nacionais: 
OPET | ÂNIMA - Revista Eletrônica do Curso de Direito das Faculdades OPET
Prazo para submissões: 15 de agosto de 2015. 
 
UNIMEP| REVISTA CADERNOS DE DIREITO
Prazo para submissões: 31 de julho de 2015.
 
Revista de Direito Público do IDP
Prazo para submissões: 31 de julho de 2015 (trabalhos enviados após essa data poderão ser incluídos em edições posteriores). 
 
Revista Athenas de Direito, Filosofia e Política
Prazo para submissões: 30 de setembro de 2015. 
 
UERJ | Revista Eletrônica Polêm!ca
Prazo para submissões: 30 de julho de 2015. 
 
UFRGS | Revista Eletrônica de Direito Penal & Política Criminal
Prazo para submissões: 31 de julho de 2015 (trabalhos enviados após essa data poderão ser incluídos em edições posteriores). 
 
UniCesumar | Revista Jurídica Cesumar Mestrado
Prazo para submissões: 31 de agosto 2015. 
 
Faculdade São Francisco de Barreiras | Campo Jurídico - Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
Prazo para submissões de artigos: 16 de agosto de 2015. 
 
Universidade do Extremo Sul Catarinense | Revista Amicus Curiae
Prazo para submissões: 15 de julho de 2015. 
 
Revistas internacionais:
Forced Migration Review | Thinking ahead: displacement, transition and solutions
Prazo para submissões: 7 de setembro de 2015 
 
Revista El Otro Derecho
Prazo para submissões: 31 de julho de 2015.
 
Congressos e outros projetos nacionais: 
I Congresso de Criminologia
Prazo para submissões: 30 de julho de 2015. 
 
FMU - VIII Congresso Brasileiro de Direito da Sociedade da Informação – “Efetiva Garantia do Direito de Liberdade de Expressão na Sociedade da Informação: Impotência Estatal?”
Prazo para submissões: 04 de agosto de 2015. 
 
Instituto Brasiliense de Direito Público | Livros de Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais e Processo e Jurisdição Constitucional
Prazo para submissões: 31 de julho de 2015. 
 
Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) | Monografias
 
Universidade Federal de Santa Catarina | III Semana Internacional da Paz
Prazo para submissões: 03 de agosto de 2015. 
 
XXIV Congresso Nacional do CONPEDI | Direito e Política: da vulnerabilidade à sustentabilidade
Prazo para submissões: 17 de agosto de 2015
  
Congressos e outros projetos internacionais:
Human Rights & International Legal Discourse|General Call
 
AALS Indian Nations and Indigenous Peoples Section
Prazo para submissões: 1 de setembro de 2015 
 
Human Rights in the Arab World
 
American Bar Association | International Law News (ILN)
 
XII Congresso Internacional de Direitos Humanos
Prazo final para submissões: 27 de julho de 2015 
 
II Congresso Internacional em Direito e Inovação | O Pensamento de Robert Alexy como Sistema: Argumentação Jurídica, Direitos Fundamentais, Conceito e Validade do Direito
Prazo para submissão de resumos: 15 de julho de 2015. 
Prazo para inscrições dos ouvintes: a partir de 16 de julho a 17 de setembro de 2015. 
 
Savannah Law Review Symposium | The Walking Dead Colloquium
Prazo para submissões: 1 de agosto de 2015. 
 
II Fórum Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa - Crime, justiça e latinidade: contribuições criminológicas
Prazo para submissões: 28 de agosto de 2015. 
 
United Nations University-Wider & Université de Namur (Belgique) | Gender and development
Prazo para submissões: 15 de julho de 2015. 
 
Grupo de Estudios sobre América Latina y el Caribe | III Jornadas de Estudio sobre América Latina y el Caribe
Prazo para submissões: 20 de julho de 2015. 
 
Fonte: Boletim de oportunidades acadêmicas da FGV.
 
Na mídia FDSBC
21 de julho de 2015, terça-feira.
Nesta última semana, o jornal Tribuna/Vitória apresentou matéria de capa sobre pensão alimentícia, com entrevista concedida pelo professor Pedro Marini Neto.
 
A professora Célia Nilander teve seu artigo publicado no jornal Diário do Grande ABC (impresso e online), falando sobre a redução da maioridade penal. O jornal teve matéria de capa no jornal impresso sobre os riscos da linha de pipa com cerol, com entrevista do professor Vladimir Balico. O professor Gilberto Maistro Jr. também foi destaque com matéria no jornal impresso e online, explicando em quais casos é possível pedir indenização em situações de acidentes em frente a um estabelecimento.
 
A professora Priscilla de Migueli teve seu artigo publicado no jornal Repórter Diário (impresso e online), falando sobre a PL 85/95.
 

Matéria Veículo Data
Proteção ao emprego pela Medida Provisória 680 Portal Fator Brasil; SEGS 14/07/2015
Linha de pipa com cerol é ameaça a motociclistas DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 12/07/2015
Mulheres buscam ajuda da justiça
A TRIBUNA/VITÓRIA 12/07/2015
DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 11/07/2015
CONSULTOR JURÍDICO/SÃO PAULO 10/07/2015
DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ; ACIAM- Associação Comercial e Industrial de Mauá 09/07/2015
PARINTINS 24 HORAS 09/07/2015
Portal Tribunal da Justiça 08/07/2015
Fator Previdenciário: Um mal necessário? REPÓRTER DIÁRIO/SANTO ANDRÉ 08/07/2015
Entrevista com o profº Gilberto Maistro: em quais casos é possível pedir indenização por acidente em frente a um estabelecimento?
DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 08/07/2015
Entrevista com o profº Vladimir Balico sobre as leis e fiscalização de quem usa produtos cortantes em linhas de pipa
DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 08/07/2015
PORTAL ADMINISTRADORES 08/07/2015
Entrevista com o profº Pedro Marini sobre pensão alimentícia
A TRIBUNA/ ESPIRÍTO SANTO
07/07/2015

 

Congresso Internacional e V Congresso Nacional de Direito Homoafetivo
21 de julho de 2015, terça-feira.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Rio de Janeiro realizará, durante os próximos dias 2 a 4 de setembro de 2015, o I Congresso Internacional e V Congresso Nacional de Direito Homoafetivo, com os objetivos de sensibilizar os profissionais do Direito, demonstrando a necessidade de ampliação da discussão acerca dos direitos LGBT, bem como a reafirmação dos direitos já conquistados, fazendo um comparativo com as conquistas de outros países, especialmente da América Latina e Europa.
 
Após as recentes conquistas no Brasil e em outros países acerca do casamento homoafetivo, da possibilidade de adoção, e reconhecimentos de direitos nas esferas tributária, previdenciária, sucessória, entre outras, é chegada a hora de ampliar a discussão acerca de outros fatores que ainda não alcançaram a visibilidade necessária.
 
Os refugiados estão no centro da problemática mundial. Somado à fuga em razão da miséria e falta de oportunidades, está a fuga por intolerância especificamente em relação à não aceitação da orientação sexual e identidade de gênero da população LGBT.
 
A discussão também engloba a questão da urgente necessidade de se criminalizar a homofobia, mencionando, ainda, as recentes conquistas originárias de políticas públicas aplicadas.
 
O terceiro gênero, recentemente reconhecido na Alemanha, amplia a discussão acerca da transexualidade, sendo urgente e necessária a análise da questão em todo o mundo, buscando alcançar uma maior garantia de direitos nesta seara, especialmente os direitos oriundos da personalidade.
 
Há que se atentar para as recentes discussões acerca da multiparentalidade, tendo em vista que as modernas técnicas de reprodução humana ampliaram a questão referente à filiação, além dos direitos já conquistados referentes à adoção e ao reconhecimento da paternidade e maternidade socioafetivas.
 
Dando especial ênfase à América Latina, o Congresso também abordará as conquistas dos países vizinhos, além de tratar das questões levadas ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
 
O evento contará com palestras ministradas por renomados juristas e doutrinadores nacionais e internacionais, além da realização de duas oficinas de prática jurídica, demonstrando todo o percurso processual desde a petição inicial até a prolação da sentença, indicando todos os cuidados e documentos necessários nos casos referentes aos pedidos de adoção por casais homoafetivos e à alteração do nome civil de transexuais.
 
O Congresso, ainda, premiará as empresas consideradas amigas da diversidade sexual por prestigiarem em seu ambiente de trabalho o respeito à identidade de gênero e orientação sexual, coibindo práticas abusivas ou preconceituosas. 
 
O pedido de inscrição para apresentação de trabalho será feito através do e-mail: comissaocientificario2015@gmail.com, com o assunto “Painel Congresso Direito Homoafetivo”. Dúvidas: comissaocientificario2015@gmail.com. Mais informações: http://www.oabrj.org.br/evento/15987-direito-homoafetivo-congresso-internacional.
 
2ª edição da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”
21 de julho de 2015, terça-feira.
Iniciativa da Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, terá sua segunda edição realizada no período de 3 a 7 de agosto de 2015, com o objetivo de estimular a jurisdição para que os processos que envolvem crimes de gênero sejam julgados rapidamente.
 
A data foi escolhida em comemoração aos nove anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. Uma terceira edição já está programada para novembro e terá alcance mundial, como parte de uma mobilização da Organização das Nações Unidas.
 
Em março, a Ministra Cármen Lúcia falou sobre a história de violência e preconceito contra as mulheres nos país e sobre a necessidade de medidas de combate à essa violência, em palestra proferida durante o lançamento da Campanha no Distrito Federal. “Queria que esse tratamento diferenciado não fosse necessário, mas é preciso firmar e afirmar posições para chegarmos a um ideal. [...] A justiça tardia é falha sim e, no caso de violência doméstica é mais grave ainda, pois ela passa pela porta de casa”, afirmou a ministra na ocasião.
 
 
Direito São Bernardo conquista 7ª colocação no Exame da OAB
24 de julho de 2015, sexta-feira.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo mantém posição de destaque no Exame de Ordem da OAB, sendo a 1ª colocada no Grande ABC e 7ª no Estado de São Paulo
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi classificada em 7º lugar entre as instituições de ensino jurídico do Estado de São Paulo no ranking do XV Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), realizado entre os meses de novembro de 2014 e janeiro de 2015. Ao todo foram 111.816 candidatos inscritos em todo o Brasil.
 
De acordo com o ranking divulgado pela OAB, a Direito São Bernardo teve um índice de aprovação de 48,06%. Além da boa colocação no Estado, o resultado também mantém a Faculdade no 1º lugar entre as escolas de Direito localizadas na região do ABC. A FDSBC teve 176 alunos inscritos para a prova.
 
A Faculdade registrou ainda um alto índice de aprovação na segunda fase do exame, com 72,97%, resultado superior ao de renomadas instituições como USP, PUC-SP, Mackenzie e Direito GV. Entre as cinco primeiras colocadas no ranking do Estado de São Paulo, a Direito São Bernardo ocupa o 2º lugar nesse quesito, atrás apenas da Unesp (Franca), que registrou um índice de aprovação de 87,50% na segunda fase.
“Deixo aqui os meus cumprimentos a todos os alunos e ex-alunos da Direito São Bernardo que participaram do Exame e àqueles que conquistaram a tão almejada aprovação. A boa colocação da Faculdade no ranking é um grande orgulho para toda a comunidade acadêmica, além de servir como incentivo aos alunos que prestarão as provas seguintes, e que poderão alcançar índices de aprovação ainda maiores”, declarou o diretor da Instituição, Dr. Marcelo Ladeira Mauad
 
Reconhecimento – Em 2014, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo comemorou seus 50 anos, consolidando-se entre as mais importantes e tradicionais instituições de ensino jurídico do Brasil. Uma das grandes conquistas foi a classificação recebida no RUF 2014 (Ranking Universitário Folha), no qual ocupou o 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC e teve seu curso indicado entre as dez melhores do Estado de São Paulo, dentre quase 170 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. Ainda segundo o RUF, na Região Metropolitana de São Paulo, a Direito São Bernardo ocupou a 8ª posição e ficou na 23ª posição na classificação nacional, dentre 880 avaliadas. Entre as instituições públicas de ensino do Estado, a Faculdade foi a 3ª melhor classificada.
 
Palestra CAXXA -  "O PAPEL E O PERFIL DO ADVOGADO E DOS DEPARTAMENTOS JURÍDICOS NAS EMPRESAS"
Sexta-feira, 24 de julho de 2015
 
O Centro Acadêmico realizará uma palestra sobre o tema: "O papel e o perfil do advogado e dos departamentos jurídicos nas empresas", que ocorrerá no dia 06.08.2015 das 17:45 às 18:40, no auditório Insuela da FDSBC. O palestrante, Leonardo Barém Leite, é advogado com mais de 30 anos de experiência. Especializado em negócios, estratégia e gestão. É uma das principais referências sob o tema no Brasil. Para os alunos inscritos, cada palestra contará como uma hora e meia de atividade complementar.
 
O tema se mostra relevante e atual, pois a experiência tem demonstrado que, cada vez mais, os jovens bacharéis de direito e advogados buscam abandonar o contencioso dos escritórios de advocacia, procurando emprego nos departamentos jurídicos das empresas.
 
Palestra: O papel e o perfil do advogado e dos departamentos jurídicos nas empresas
Data:  06/08/2015 (quinta-feira)
Horário: 17:45 às 18:40.
Local: Auditório Insuela
 
Inscrições abertas  por meio da página do CAXXA no facebook até 26/07/2015 e no computador do CAXXA até 05/08/2015
 


Volta às aulas
29 de julho de 2015,quarta-feira.
Informamos a toda comunidade acadêmica que as aulas da graduação e pós-graduação serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto de 2015.
Na mesma data, os horários comumente adotados pelas seções administrativas serão restabelecidos.
 
FDSBC na mídia
29 de julho de 2015, quarta-feira.
Nesta última semana, o jornal Diário do Grande ABC teve matéria de capa no jornal impresso com matéria especial sobre superlotação carcerária, com entrevistada dada pela professora Célia Regina Nilander de Sousa.
 
A Direito São Bernardo foi citada nos portais TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e ANAMAGES (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais) relacionada à formação acadêmica do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
 
A professora Priscilla de Migueli teve seu artigo publicado nos jornais Diário Regional, Diário do Povo (Teresina), A Critica (Campo Grande) e Gazeta (Cuiabá), falando sobre a PL 85/95. 
Veja as matérias pelos links:
 

Matéria Veículo Data
Blog dos Aposentados; Diário Regional do ABC; A Crítica Online/Campo Grande; Gazeta Digital/A Gazeta/Cuiabá; Diário do Povo/Teresina 20/07/2015
CDPs da região abrigam quase triplo da capacidade Diário Online/Diário do Grande ABC/Santo André 20/07/2015
Diário Online/Diário do Grande ABC/Santo André 17/07/2015
Guarulhos Web 14/07/2015
ANAMAGES- Associação Nacional dos Magistrados Estaduais; TJMG- Tribunal de Justiça de Minas Gerais 14/07/2015
Jornal Inconfidente; Jornal @ Hora; Jornal Contábil 14/07/2015

 

Revistas jurídicas recebem artigos para publicação
29 de julho de 2015, quarta-feira.
Algumas revistas jurídicas nacionais e internacionais, que recebem artigos para publicação, tem processo de submissão permanente. Confira abaixo a relação de revistas com essa característica, acesse os respectivos portais para obter mais informações e participe dos processos de seleção. Destacamos a Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com qualis C em Direito.
 
FDSBC | Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Revista DIREITO GV
REED | Revista de Estudos Empíricos em Direito
PROJURIS – Estudos Jurídicos | Revista Intervenção, Estado e Sociedade
Revista de Direito Administrativo
UENP | Revista Argumenta
UEL | Revista Scientia Juris
UEL-PR | Revista (Dis)Curso
UNISC | Revista de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul
UNIJUÍ | Revista Direito em Debate
UERJ | Revista da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Revista Interfaces Científica
RT/ABMP | Revista de Direito da Infância e da Juventude
URI | Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas
UFF | Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
Instituto Luiz Gama | Cadernos de Direito e Política
Revista de Propriedade Intelectual - Direito Contemporâneo e Constituição
UNIJUI | Revista Direitos Humanos e Democracia
CBAr | Revista Brasileira de Arbitragem
Revista Juris Plenum Direito Administrativo
UNESP | Revista de Estudos Jurídicos
UFG | Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás
Universidade Presbiteriana Mackenzie | Revista Direito Mackenzie
UFF | Revista Culturas Jurídicas
UNIMAR | Revista Argumentum
Universidade Católica de Brasília | Revista de Análise Econômica do Direito
Universidade Católica de Brasília | Revista do Mestrado em Direito
Universidade Católica de Brasília | Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário
Universidade Católica de Brasília | Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor
Conpedi | Revista de Direito Brasileira
Centro Universitário FAE | Revista Justiça e Sistema Criminal
Interscience Place
Universidade Federal do Ceará | Revista da Faculdade de Direito
IMDP | Revista do Instituto Mineiro de Direito Processual
IBDCivil | Revista Brasileira de Direito Civil (RBDC)
REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO E JUSTIÇA (RBDJ)/BRAZILIAN JOURNAL OF LAW AND JUSTICE
FDSM | REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS
IMED | REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO
Faculdade de Direito de Vitória | Revista de Direitos e Garantias Fundamentais
RDL | ANAMORPHOSIS – REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITO E LITERATURA
UniBH | Revista E-Civitas do Curso de Direito
Revista Diálogos em Direito Administrativo
Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS)
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
UEL | Revista Scientia Iuris do Programa de Mestrado em Direito Negocial
Revista Thesis Juris
Universidade de Brasília | Revista de Direito Setorial e Regulatório (Journal of law and Regulation)
Instituto Brasileiro de Ciências Criminais | Revista Brasileira de Ciências Criminais
Universidade Federal de Santa Catarina | Revista Sequência - Estudos Jurídicos E Políticos
Pontifícia Universidade Católica/MG | Revista da Faculdade Mineira de Direito
Pontifícia Universidade Católica/RG | Revista Direito & Justiça
Revistas Governet
Universidade Federal do Paraná | Revista da Faculdade de Direito da UFPR
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Revista Quaestio Iuris
Revista Zeitgeist de Filosofia e Direito
UERJ | Revista Eletrônica de Direito Processual
UFRGS | Revista Debates
Revista Jurídica da Presidência da República
IBCCRIM | Revista Liberdades
RT/ Thomson Reuters | Revista de Direito Civil Contemporâneo (RDCC)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná | Ciências Sociais aplicadas em revista
Instituto Brasileiro de Ciências Criminais | Boletim do IBCCRIM
Universidade Católica de Brasília | Revista de Análise Econômica do Direito
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/USP | Revista Digital de Direito Administrativo
Universidade Estadual do Oeste do Paraná | Revista Direito à Sustentabilidade
 
Revistas Internacionais:
Global Journal of Comparative Law
Panorama of Brazilian Law | Call for papers
Watershed Science Bulletin | Center for Watershed Protection
The Indonesian Journal of International & Comparative Law
European University Institute| European Journal of Legal Studies
University of Texas | Texas Intellectual Property Law Journal (TIPLJ) 
Standard Research Journal of Business Management
Standard Research Journal of Social Sciences
Standard Research Journal of Political Science and International Relations
Standard Research Journal of Public Administration
Standard Research Journal of Budgeting and Taxation
Cambridge University Press | The Business and Human Rights Journal
 
Fonte: Boletim de oportunidades acadêmicas da FGV.
 
Especialização em Direito Empresarial - Turma confirmada!
30 de julho de 2015, quinta-feira.
Início das aulas em 11 de agosto de 2015.
Se você ainda não se inscreveu, visite a página da Pós-Graduação e veja mais informações.
 
Eventos OAB
03 de agosto de 2015, segunda-feira.
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP promoverá, nos próximos dias, eventos voltados à comunidade jurídica. A programação, em homenagem ao mês do advogado é extensa e ampla. Serão conferidos certificados de participação. Vagas limitadas.
 
Para assistir as palestras realizadas pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, acesse o link: www.videosoabsp.com.br/novo/. Há exposições sobre temas como: Novo CPC, Peticionamento eletrônico, Oratória, Audiência trabalhista, Guarda compartilhada etc.
Veja abaixo a programação:
 
Evento: Jornada Jurídica em comemoração do mês do advogado
Data: 03/08/2015 – 9h30
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17068
 
Evento: A tecnologia e a ciência do direito na análise do marco civil da internet e do novo código de processo civil
Data: 03/08/2015 – 15h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17100
 
Evento: direito de família no novo CPC
Data: 03/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17099
 
Evento: Direito Ambiental e energia
Data: 04/08/2015 – 9h30
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17062
 
Evento: Crimes hediondos e as recentes alterações
Data: 04/08/2015 – 15h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17187
 
Evento: Novo CPC e a influência no Código de Processo Penal 
Data: 04/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17107
 
Evento: Abandono afetivo e o dever de reparação – Que reparação é essa? 
Data: 04/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 3978 9073
 
Evento: Mandado de Segurança
Data: 05/08/2015 – 9h30
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17167
 
Evento: Tribunal do júri e as mudanças no CPP
Data: 05/08/2015 – 15h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17064
 
Evento: Aspectos relevantes no novo CPC
Data: 05/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17079
 
Evento: O processo penal na atualidade e a reforma do Código de Processo Penal
Data: 05/08/2015 – 19h30
Informações/Inscrições: (11) 3683-4736/3681-0024 ou  osasco@oabsp.org.br
 
Evento: O sistema dos recursos no novo Código de Processo Civil
Data: 05/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 4362-2446
 
Evento: Decadência nas revisões dos benefícios previdenciários
Data: 05/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 4231–1300 / 1700
 
Evento: Lei Maria da Penha
Data: 06/08/2015 – 9h30
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17066
 
Evento: Crime de homicídio e racha
Data: 06/08/2015 – 15h
Informações/Inscrições:  http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17061
 
Evento: Cuidados especiais com a comunicação oral e escrita
Data: 06/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17125
 
Evento: Uso seguro, consciente e responsável das redes sociais por toda família
Data: 06/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 3978 9073
 
Evento: Processo eletrônico e as provas periciais eletrônicas no novo Código de Processo Civil
Data: 06/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 4362-2446
 
Evento: Contratos imobiliários
Data: 06/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: www.oabguarulhos.org.br;  eventos@oabguarulhos.org.br ou (11) 2468-8199 - Ramal 247
 
Evento: Súmula Vinculante e reclamação
Data: 06/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: (11) 4707-2413 ou jandira@oabsp.org.br
 
Evento: Cálculos trabalhistas
Data: 07/08/2015 – 9h30
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17096
 
Evento: Casamento: origem até o presente
Data: 07/08/2015 – 15h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17075
 
Evento: Ética e o Estatuto da Advocacia
Data: 07/08/2015 – 19h
Informações/Inscrições: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17063 
 
Evento: Visita monitorada – Academia de Polícia Militar do Barro Branco
Data: 18/08/2015 – 9h
Informações/Inscrições: (11) 3291 8190/8191
 
Evento: Visita monitorada – Associação Comercial de São Paulo
Data: 27/08/2015 – 10h
Informações/Inscrições: (11) 3291 8190/8191
 
Evento: Visita monitorada à SABESP
Data: 09/11/2015 -10h
Informações/Inscrições: (11) 3291 8190/8191
 
FDSBC na mídia
03 de agosto de 2015, segunda-feira.
Nesta última semana, a revista Pais&Filhos teve matéria especial sobre licença amamentação, com entrevista da professora Ivani Contini Bramante.
O professor Arthur Rollo teve seu artigo sobre os direitos dos idosos publicado no jornal Repórter Diário (impresso e online).
A Direito São Bernardo foi citada nos portais Prefeitura de SBC, Clique ABC, Diário Regional, ABC do ABC e jornal Hoje Livre, relacionada ao local onde ocorreu a IX Conferência Municipal de Assistência Social de SBC.
A professora Priscilla de Migueli teve seu artigo sobre a PL 85/95 publicado nos jornais Diário do Grande ABC (impresso e online), Diário do Aço (Ipatinga) e portal Fator Brasil (RJ).
Veja as matérias pelos links:
 
Matéria Veículo Data
Portal Fator Brasil 24/07/2015
ABC do ABC; Diário Regional do ABC; São Bernardo do Campo.info;  HOJE LIVRE/SÃO BERNARDO DO CAMPO; CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 24/07/2015
Repórter Diário/Santo André 24/07/2015
Esse direito ninguém tira. Já ouviu falar em licença-amamentação?
Revista Pais&Filhos 23/07/2015
Portal Fator Brasil; DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ; DIARIO DO AÇO/ IPATINGA; 22/07/2015
MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO 21/07/2015
 
Ex-aluna conquista bolsa de estudos para curso de Master na Suíça
03 de agosto de 2015, segunda-feira.
A Dra. Isabella Marcondes Rossi, graduada pela Direito São Bernardo em 2009, conquistou uma bolsa de estudos para realizar o curso de Master na Universidade de Saint Gallen, na Suíça, entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Além disso, a ex-aluna frequentará um curso preparatório de alemão, ao longo do mês de agosto, na Universidade de Konstanz, localizada na Alemanha.
 
Recentemente, a universidade de Saint Gallen foi considerada a 1ª colocada pelo ranking do Financial Times, em um de seus cursos de Masters. A cidade de Saint Gallen fica em uma região da Suíça em que se fala alemão. “O sistema de educação europeu é diferente do brasileiro, de forma que o aluno escolhe as matérias que irão compor a sua grade de estudos. Pretendo focar a escolha nas matérias afins ao Corporate Law, que é a minha área de especialização”, afirmou a Dra. Isabella.
 
A ex-aluna iniciou sua carreira como advogada em um escritório de pequeno porte no ABC. Um ano depois foi contratada por um escritório de médio porte, com atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco na área cível empresarial. Após algum tempo, recebeu uma proposta para trabalhar na área societária, especializada em restruturações e M&A (fusões e aquisições). “Após começar a trabalhar com Direito Societário, fiquei realizada profissionalmente. Motivada por este novo rumo, iniciei o curso LL.M em Direito Societário no Insper, instituição que, conjuntamente à Fundação Lemann, concedeu a oportunidade da bolsa de estudos”, contou.
 
De acordo com a advogada, o processo de seleção para a bolsa de estudos é bastante detalhado. Dentre outros critérios, é necessário atingir uma média mínima durante todo curso de LL.M, comprovar proficiência em língua inglesa, apresentar cartas de recomendação profissionais e acadêmicas. Após atender aos requisitos e reunir todos os documentos, aberto o processo seletivo, basta entregá-los ao próprio Insper. Uma comissão, formada por representantes da própria Instituição, da Fundação Lemann e da Universidade de Saint Gallen, determina o candidato escolhido.
 
A Dra. Isabella contou que, na primeira semana do curso de LL.M., o Dr. André Antunes Soares de Camargo, coordenador e professor do Insper, explicou à sua turma como funcionavam os programas de intercâmbio da Instituição, bem como a existência e o processo seletivo para a bolsa de estudos, patrocinada pela Fundação Lemann. “Fiquei apaixonada pela ideia e iniciei naquela época a preparação para a candidatura. Confesso que o mais trabalhoso foi cuidar da média global. Passei um ano e meio focada em mantê-la o mais alta possível. Para tanto, além dos estudos, é bem importante frequentar assiduamente as aulas, bem como participar delas de forma ativa, pois o Insper valoriza bastante estes quesitos”, disse.
 
Aos estudantes que desejam fazer um curso no exterior, a advogada afirma: “Tudo é possível para aqueles que têm um objetivo definido e se esforçam por ele. Eu sempre tive o sonho de estudar no exterior, e não teria no momento condições de concretizá-lo senão com o subsídio da bolsa. É bem importante buscar instituições sérias. Este tipo de processo geralmente não é muito divulgado, justamente para favorecer aqueles que realmente têm interesse”.
 
Panorama da História de Arte no Brasil
03 de agosto de 2015, segunda-feria.
A Pinacoteca de São Bernardo do Campo realizará durante o mês de agosto o evento “Panorama da História da Arte no Brasil”, com leituras e discussões acerca da arte e da cultura brasileira. Entrada franca. Mais informações em: 4125-4056 ou cultura.formacao@saoberanrdo.sp.gov.br. Confira abaixo a programação: 
 
Inscrições abertas para bolsas de estudo de instituições de ensino e pesquisa em Direito
03 de agosto de 2015, segunda-feira.
Algumas instituições, nacionais e internacionais, de pesquisa e especialização no campo do Direito estão com inscrições abertas para processo de seleção de bolsas de estudo e financiamentos. Ademais, há também aquelas que possuem processo de seleção permanente. Confira abaixo a relação de instituições com essas características, acesse os respectivos portais para obter mais informações e participe dos processos de seleção:
 
BOLSAS E FINANCIAMENTOS (Submissão permanente)
CAPES | Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
Open Society Foundations | Latin America Program
CAPES/DAAD | Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração
CAPES | Programa Professor Visitante do Exterior (PVE)
The University of Texas |Tinker Visiting Professor - Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies
FAPESP | Bolsa de Doutorado Direto
FAPESP | Bolsa de Mestrado
FAPESP | Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)
FAPESP | Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)
Tinker Foundation | Field Research Grants
 
BOLSAS E FINANCIAMENTOS (Submissão com prazo)
CAPES/Humboldt| Programa Bolsas para Pesquisa (8ª chamada)
Inscrições: 01 de agosto 2015 a 31 de dezembro 2015.
CAPES | Apoios a eventos no exterior
Prazo para inscrições: As inscrições são abertas mensalmente. 
CAPES | Programa Geral de Cooperação Internacional – PGCI
Prazo para inscrições: 31 de julho de 2015. 
Organización de los Estados Americanos | Programa de Becas Académicas de la OEA
El Programa de Becas Académicas de la OEA (Programa Regular)
Há diversos prazos para inscrições, devido ao grande número de programas abertos. 
Bolsas de estudos da Swansea University
 
Fonte: Boletim de oportunidades acadêmicas da FGV.
 
Seminário InternacionalParticipação CidadãGestão e Democracia e as Cidades no Século XXI
06 de julho de 2015, segunda-feira.
 
Durante os dias 28 e 29 de agosto de 2015, a Prefeitura de São Bernardo do Campo em parceria com algumas instituições de ensino superior do município, dentre elas a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, realizará o Seminário Internacional “Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI”.
 
O objetivo do evento será debater os desafios e as perspectivas da democracia e da participação cidadã, refletindo sobre valores e comportamentos, assim como identificando as tensões e os alcances da ação coletiva no desenvolvimento das nossas cidades.
 
O evento contará com a participação de especialistas renomados e governantes, debatendo em Mesas Redondas os temas: “Participação cidadã, cidades e insurgências urbanas”, “Desafios e perspectivas da participação no século XXI”, “Projeto Protagonistas da Participação. Emergência de saberes, ações anticíclicas e novas propostas” e “A importância da participação cidadã na América Latina”, esta última tem como um de seus convidados o Senador da República e ex-Presidente do Uruguai, José Mujica.
 
Na ocasião, haverá ainda, a realização da palestra “Sociedades dissidentes, futuro e construções coletivas”, proferida pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e a distribuição do Livro dos Protagonistas, com uma reflexão aberta e provocadora sobre diversos entendimentos, usos e dimensões da participação, suas características e capacidades para transformar e melhorar a vida em sociedade.
 
Os interessados devem efetuar o credenciamento até o dia 27/08/2015, por meio do site www.saobernardo.sp.gov.br/protagonistas, onde também é possível verificar todas as informações sobre o evento. 
 
Local do evento: Cenforpe – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201 (Km 20,5 Anchieta), Bairro Planalto, São Bernardo do Campo/SP.
 
 
PALESTRA CAXXA - "O Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil"
Sexta-feira, 7 de agosto de 2015
 
O Novo Código de Processo Civil, sancionado pela Presidente da República em 16 de março de 2015, suscita relevantes debates entre os juristas em todo o país. Um das principais mudanças da nova legislação processual refere-se às alterações no sistema recursal.
 
Dessa forma, com o objetivo de atualizar ainda mais o estudante e o operador do Direito, o Centro Acadêmico XX de Agosto promoverá no dia 26 de agosto de 2015 palestra sobre o tema.
 
Tema: O Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil" 
Palestrante: Fernando Cais
Data: 26.08.2015 
Horário: 17:45h ÀS 18:40h
Local: Auditório SBC - FDSBC
 
INSCRIÇÕES ABERTAS NO CAXXA ATÉ 25.08.2015! Entrada Gratuita
 
Conheça um pouco sobre o palestrante:
 
Fernando Cais, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui Mestrado e Doutorado em Direito Processual Civil pela mesma instituição. É advogado e sócio do escritório de advocacia CAIS, DONIAK, RANGEL RIBEIRO E MATTA NEPOMUCENO.


 
 
 
 
 
Processos Seletivos para Pareceristas
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Algumas instituições nacionais de pesquisa e especialização no campo do Direito estão com inscrições abertas para participação em processos seletivos para pareceristas, avaliadores e revisores. 
 
Confira abaixo a relação de instituições e suas respectivas oportunidades, acesse os portais para obter mais informações e participe:
 
Processos Seletivos
Revista Opinião Jurídica | Pareceristas
Preferência para doutores e doutorandos. Mestres poderão colaborar, desde que haja paridade de titulação com o autor do artigo a ser analisado, após minuciosa análise de currículo, desde que não haja parecerista disponível na área específica do artigo com titulação mais elevada. 
 
ABDConst | Parecerista para a Revista Acadêmica Brasileira de Direito Constitucional
Exige-se que os candidatos possuam doutorado em Direito ou em áreas pertinentes à temática da revista.
 
EJJL | Revista Espaço Jurídico
Revisores ad hoc especialistas em direito penal, criminologia e direitos humanos.
 
UNIVEM | Pareceristas para a revista Em tempo da UNIVEM
Pareceristas doutores em direito.
 
REDESG | Pareceristas para a Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
Para doutores e doutorandos que lecionam na área de ciências sociais aplicadas, para colaborarem no processo de avaliação de artigos.
 
Revista de Direitos Fundamentais e Democracia | Pareceristas
Aberto a professores doutores e doutorandos.
 
SJRJ | Chamada pública para Parecerista
Oportunidade para doutores para atuar como pareceristas do periódico.
 
UNIJUÍ | Revista Direitos Humanos e Democracia | Chamada para Parecerista
Os interessados devem encaminhar e-mail ao editor do periódico, contendo informações concisas acerca de seus currículos.
 
Revista de Direitos Humanos Fundamentais | Pareceristas
É necessário que o candidato possua o título de doutor e preencha o Cadastro de Avaliadores disponível no site do periódico.
 
UFMS | Revista Direito UFMS (Parecerista)
A Revista Direito UFMS - eixo temático “Direitos Humanos e Fundamentais” - convida docentes, doutores em direito ou áreas afins, interessados em colaborar com o processo de avaliação de artigos e resenhas, a integrarem permanentemente o corpo de pareceristas ad-hoc de suas próximas edições. 
Para participar é necessário possuir o título de doutor, obtido em instituição brasileira ou estrangeira, vínculo institucional como professor na área das ciências sociais aplicadas e estar com o Currículo Lattes atualizado. 
 
Revista Quaestio Iuris | Parecerista avaliador
Qualis A2 em Direito, C em Sociologia e B5 em História. 
Está aberta chamada para a participação de professores que queiram atuar na Revista Quaestio Iuris como pareceristas Avaliadores na avaliação esporádica de artigos, que são enviados para parecer pelo sistema de submissão on line. 
 
Faculdade de Direito do Sul de Minas | Revista da Faculdade de Direito da FDSM (parecerista)
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM (Qualis B2) está expandido seu quadro de pareceristas nas áreas de filosofia jurídica, sociologia jurídica, direito constitucional, teoria do Estado, teoria da democracia, teoria política e teoria do direito. Exige-se titulação mínima de doutorado em direito ou áreas afins e experiência com pesquisa, demonstrada pela produção científica registrada no currículo lattes do pesquisador. Interessados devem enviar e-mail para revista@fdsm.edu.br manifestando o interesse e indicando a sua área de estudos de preferência. 
 
Faculdade São Francisco de Barreiras | Campo Jurídico - Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito (parecerista)
Qualis B4 em Direito. Preferência para Doutores e Doutorandos. Mestres poderão colaborar, desde que haja paridade de titulação com o autor do artigo a ser analisado e que não haja parecerista disponível na área específica do artigo com titulação mais elevada. Contato por meio do seguinte e-mail: ricardo.mennabarreto@gmail.com.

 

FDSBC na mídia
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Nesta semana, o jornal Diário do Grande ABC (impresso) teve matéria de capa especial sobre o número de estupro no ABC, com entrevista da professora Célia Nilander.
 
A Direito São Bernardo foi citada nos portais Vestibular Escola e R7, relacionada a ideia da PUC-SP de acabar com o vestibular unificado.
 
A Faculdade também foi destaque na Folha de São Paulo com matéria de capa sobre torcedores paulistas que ignoram a lei da meia-entrada, com entrevista concedida pelo professor Arthur Rollo. A notícia foi replicada pelos portais R7, LanceNet, Jovem Pan, Extra, Terra, entre outros.
Veja as matérias pelos links:
 

Título Veículo Data
DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ
 
 
10/08/2015
FECONTESP/SÃO PAULO 10/08/2015
Vestibular da PUC-SP deixará de ser unificado a partir da edição de 2016 VESTIBULAR BRASIL ESCOLA; R7.COM/SÃO PAULO
 
06/08/2015
Corinthians, Palmeiras e São Paulo ignoram 'meia-entrada' e prejudicam torcedores BLOGS/ BAND.COM.BR; LANCE!NET/SÃO PAULO; EXTRA ONLINE/RIO DE JANEIRO; ND ONLINE; O POVO ONLINE/FORTALEZA; TERRA ESPORTES/TERRA/SÃO PAULO; TUDO TIMÃO; VERDÃO WEB; SPFC- São Paulo Futebol Clube; PORTAL JOVEM PAN; R7.COM/SÃO PAULO; UEY NOTÍCIAS; NO ESPORTE; F5/FOLHA DE S.PAULO/SÃO PAULO;   

 

Palestra Centro Acadêmico XX de Agosto
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Reforma à legislação arbitral é tema de palestra na FDSBC
 
No dia 17 de agosto de 2015 a Faculdade de Direito de São Bernado do Campo receberá a advogada Adriana Braghetta, que ministrará, no Anfiteatro da FDSBC, palestra sobre o tema: "Impactos da reforma da Lei de Arbitragem".
 
Adriana é referência no tema da arbitragem e integrante de uma das principais instituições arbitrais do país. A advogada também foi membro da comissão de juristas que elaborou anteprojeto de Lei, transformado na Lei nº 13.129 de 26 de maio de 2015.
  
O evento, promovido pelo Centro Acadêmico XX de Agosto, contará com a presença da Professora Titular de Direito Processual Civil II, Profª. Elisabeth de Gennari.
 
TEMA: "OS IMPACTOS DA REFORMA DA LEI DE ARBITRAGEM"
Palestrante: Adriana Braghetta
Data: 17.08.2015 - (segunda-feira)
Horário: 17h45 às 18h40
Local: Anfiteatro da FDSBC
Atividade Complementar: 1 h e 30 minutos
Inscrições abertas no CAXXA
 
 
Reformulação do Projeto Pedagógico da FDSBC
 
Atualizado em 19 de agosto de 2015, quarta-feira.
Para acessar a última versão do projeto, clique aqui.                                                                                                                       
Pré- Conferência da Mulher
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
O Governo de São Bernardo do Campo, a respeito das Conferências Municipais, estabeleceu a realização de Pré-Conferências, pulverizadas por toda cidade, visando facilitar a participação da comunidade.
 
Para a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres o processo de divulgação inclui motivar as mulheres a participarem, colaborando com a definição de estratégias de efetivação e fortalecimento de políticas públicas de igualdade no Município, no Estado e no País.
 
Dia 15 de agosto de 2015, sábado, das 8h às 12h30, será o dia de mobilização em 20 locais (a mesma divisão das Plenárias do OP) para realizar simultaneamente as Pré-Conferências das Mulheres.
 
O tema central é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, e os Eixos Temáticos são:
 
Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;
Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;
Sistema Nacional de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações
Para essa etapa preparatória, a meta é reunir 150 mulheres em cada uma das regiões, com objetivo de:
Analisar os avanços e desafios a partir dos Eixos Temáticos propostos pela Nacional;
Propor recomendações para o sistema político;
Propor subsídios e recomendações para o sistema político com participação das mulheres e igualdade.
 
Todas as propostas advindas das Pré-Conferências subsidiarão os grupos de trabalho no dia da Conferência Municipal.
Nesse dia também será o momento de eleger as delegadas que irão para a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Bernardo.
 
A IV Conferência será realizada no dia 09 de setembro de 2015, no CRI – Centro de Referência do Idoso, localizado na Av. Redenção, 271, Jardim do Mar.
 

 

Sustentabilidade na indústria da moda é tema de debate na FDSBC
Sexta-feira, 14 de agosto de 2015.
 
Sob a perspectiva do Direito Ambiental, especialistas discutem relação entre o meio ambiente e o consumo ligado à moda
 
Estabelecer uma relação sustentável entre o meio ambiente e o consumo nos diversos segmentos do mercado é uma das principais preocupações da sociedade atual, e o Direito tem uma função primordial na regulação desse universo. Tendo em vista a importância do assunto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 29 de agosto, o V Encontro sobre Direito Ambiental, que terá como temática: “Sustentabilidade, meio ambiente e consumo: indústria da moda”.
 
A primeira palestra será proferida pelo Prof. Ms. Ricardo Morishita Wada, que tratará do tema “Sustentabilidade e consumo: obsolescência programada na indústria da moda barata”. O convidado é consultor, advogado e professor de Direito do Consumidor no IBMEC, Escola de Direito de Brasília - IDP e Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Formado pela PUC/SP, mestre em Direito pela USP e doutorando pela PUC/SP, foi diretor nacional do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Presidente Pro Tempore do Foro Ibero-americano das Agências Governamentais de Proteção ao Consumidor. Além disso, é delegado brasileiro para reforma das diretrizes de defesa do consumidor nas Nações Unidas - ONU.
 
A segunda palestra será responsabilidade do Prof. Ms. Edis Milaré, que falará sobre “Sustentabilidade e meio ambiente - produção em larga escala”. Graduado pela Universidade Mackenzie e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP, o convidado é sócio-gerente e consultor em Direito Ambiental da Milaré Advogados, em São Paulo.  Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, foi o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, além de secretário do Meio Ambiente, professor de Direito Ambiental e advogado.
 
Para debater com os palestrantes, foi convidada a Estilista Ms. Eloisa Ferraro Artuso. Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Eloisa trabalha há mais de dez anos como estilista e passou por grandes marcas brasileiras. Em 2013, concluiu seu mestrado em Design Futures na Goldsmiths, University of London, com foco em consumo consciente na moda. Com a experiência adquirida ao longo da carreira, Eloisa passou a olhar a moda de forma mais holística e, atualmente, seu trabalho está fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e comunicação se fundem com design. Além de atuar como estilista, ela palestra, escreve e faz parte do movimento Fashion Revolution no Brasil, no qual se dedica a ações para promover a sustentabilidade e ética na indústria da moda.
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br, entre os dias 17 e 26 de agosto. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (nos ramais 194, 196 e 240). Vagas limitadas.
 
Serviço:
Evento: V Encontro sobre Direito Ambiental da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 29 de agosto de 2015, das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP;
Inscrições: de 17 a 26 de agosto, pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: alunos R$ 12; demais interessados R$ 20.
Informações: CAC – 3927-0222 ou 4123-0222 (ramais 194/196/240).
 


Lançamento do Livro “O futuro da Justiça” – Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto
18 de agosto de 2015, terça-feira.
No próximo dia 19 de agosto, o Prof. Dr. Eduardo Vera-Cruz Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Integrante do Conselho Superior da Magistratura de Portugal, lançará seu livro “O Futuro da Justiça”.
 
Em 2014, durante as atividades do V Congresso Jurídico-Científico e XIV Semanajur da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, o Prof. Eduardo Vera-Cruz foi aplaudido de pé pela plateia do Cenforpe após suas apresentações no terceiro dia de evento.
 
Na ocasião, o professor abordou os seguintes temas: “A Resolução Extrajudicial de Conflitos e a Problemática da Desjudicialização” e “A Resolução de Conflitos do Poder Político e a Intervenção do Poder Judiciário”.
 
Na palestra do período da manhã, o Dr. Eduardo dividiu sua abordagem em três tópicos, falando sobre a atuação do professor de Direito, sobre o conteúdo que é passado nos cursos jurídicos e da busca incessante do homem pela Justiça. A partir desses pontos, o jurista desenvolveu um provocante discurso, incitando alunos e professores à reflexão sobre o Direito contemporâneo. “Que o Direito tem futuro, não tenho dúvida. O que vai ser esse futuro, eu não sei. Mas apenas com o contraditório, com professores nas universidades, alunos críticos e criativos e uma vontade enorme de contrariar tudo que existe para construir coisas novas sobre as ruínas daquilo que temos, é que se fará um futuro melhor para todos”, declarou.
 
À época, o convidado também discorreu sobre a importância do uso correto das palavras e do conhecimento da gramática, obtidos por meio de muita leitura, para que haja êxito nas comunicações em todas às áreas do saber, sobretudo no campo jurídico. “As palavras são tão importantes para o Direito quanto os números são para a matemática”, ressaltou.
 
No período da noite, o palestrante abordou a estrutura do Estado, questionando o dogma da Constituição. “O que venho perguntar é: ainda é assim? Vale a pena ser assim? Porque nada como questionar os grandes tabus dos nossos tempos e a Constituição é um deles”, afirmou o Dr. Eduardo. Ele também falou sobre a diferença entre a força do Direito e a violência do Estado, sobre a dicotomia entre a paz e a Justiça e abordou casos da sociedade contemporânea brasileira.
 
O evento de lançamento do livro do Prof. Vera-Cruz terá início às 17h e será realizado na Sala Desembargador Paulo Costa (Salão do Júri), 2º andar, Palácio da Justiça, Praça da Sé, s/nº, Centro, São Paulo. 
 
Inscrições abertas para o Exame de Seleção do Mestrado da UNESP
18 de agosto de 2015, terça-feira.
As inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação em Direito – Área de Concentração Sistemas Normativos e Fundamentos da Cidadania, no curso de Mestrado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP – Campus Franca, tiveram início no último dia 17 e permanecem abertas até o próximo dia 21 de agosto, para o preenchimento de 43 vagas.
 
O curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito, cujas aulas terão início em março de 2016, estrutura-se em três Linhas de Pesquisa: “A Cidadania na Dimensão Internacional”; “A Cidadania Participativa nas Políticas Públicas”; e “Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania”.
 
 
Professor da FDSBC palestra na EPM
18 de agosto de 2015, terça-feira.
O Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, titular da disciplina de Direito Penal III da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, proferiu palestra sobre “Crimes contra a Ordem Tributária”, no último dia 12 de agosto, durante a realização do 1º Curso de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Direito Penal, da Escola Paulista da Magistratura (EPM).
 
Atenção 5º anista: ENADE 2015 – Lista de inscritos
Terça-feira, 25 de agosto de 2015.
Neste ano, em cumprimento à determinação da Portaria Normativa 3, de 6 de março de 2015, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo  participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2015, para avaliação de seu curso de Direito.
 
O Exame tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
 
Os estudantes habilitados ao ENADE são os ingressantes – 1.ª série do curso e os concluintes – 5.ª série do curso, inclusive 5ºG, com vínculo na instituição (matriculados ou trancados). Estarão dispensados da realização da prova apenas aqueles que colarem grau até o dia 26 de agosto de 2015. Os alunos do 1º ano serão inscritos para obtenção da regularidade acadêmica, em atenção ao requerido pelo sistema do INEP, mas estão dispensados da realização da prova.
 
A prova será aplicada no dia 22 de Novembro de 2015 e é um dos componentes obrigatórios para conclusão do curso. O aluno que não preencher o questionário do estudante e/ou não comparecer à prova estará irregular junto ao INEP e deverá aguardar nova edição do ENADE para regularizar sua situação acadêmica.
 
Na hipótese de você enquadrar-se entre os discentes (5.ª série do curso, inclusive 5ºG) que devem realizar a prova, consulte a lista de inscritos no site da FDSBC (área do aluno - ENADE) e verifique se seu nome consta na relação. Caso perceba que seu nome não está nesta lista, comunique a Seção de Graduação por meio do e-mail secretaria@direitosbc.br, até o dia 28 de agosto de 2015.
 
Mantenha-se atualizado acompanhando as publicações e assegure sua formação regular no bacharelado em Direito. 
Mais informações em nosso portal. Para acessá-lo: área do aluno > Informações Acadêmicas > Enade
 
 
Seção de Graduação
Agosto/ 2015 

Confirmado o Curso de Extensão Universitária “Espécies Tributárias”!
28 de agosto de 2015, sexta-feira.
Informamos que o Curso de Extensão Universitária “Espécies Tributárias: LEADING CASES DO STJ E DO STF - Acórdãos recém-julgados e demais temas de repercussão geral”, coordenado pela Profa. Dra. Valéria Furlan, formou turma e as aulas terão início no próximo sábado, dia 29 de agosto, às 8h.
 
A Aula Inaugural será ministrada pela renomada Profa. Dra. Auta Alves Cardoso, que abordará o tema “A classificação jurídica da oneração incidente sobre a exploração e produção de petróleo e gás ( royalties, impostos etc)"
Caso você tenha se inscrito para participar mas tenha perdido o prazo de pagamento, basta reimprimir o boleto ou, se preferir, refazer a inscrição. 
 
A programação de realização do Curso está prevista para os próximos dias: 29 de agosto; 12, 19 e 26 de setembro; 03, 17, 24 e 31 de outubro. Aulas aos sábados, das 8h às 12h. Carga horária: 32h (08 aulas). Investimento: R$ 320,00. 
 
O curso é para Advogados, Estudantes, Estagiários, BACHARÉIS E ESTUDANTES em Direito e Funcionários Públicos que tenham interesse numa visão prática e atualizada acerca das principais questões que envolvem as espécies tributárias.
 
Para mais informações clique aqui.
 
Ex-aluna é aprovada em concurso para magistratura em Mato Grosso
26 de agosto de 2015, quarta-feira.
Mais uma ex-aluna da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo alcançou o sonho de ingressar na carreira pública em 2015. A Dra. Suelen Barizon, graduada pela Faculdade em dezembro de 2006, foi aprovada no concurso para magistratura de Mato Grosso e iniciou suas atividades no último dia 14 de julho, em Cuiabá.
 
A ex-aluna conta que, ao se formar, continuou trabalhando no escritório de advocacia onde estagiou no último ano da graduação. Depois, montou um escritório com duas amigas, até que as três decidiram investir em concursos públicos. “Mesmo após a escolha pela carreira pública, durante a preparação, ainda me mantive atuando por um período, de forma autônoma, como advogada. Depois, assumi o cargo de analista da Defensoria Pública de Santa Catarina. Pedi exoneração quando aprovada no cargo de Delegado de Polícia Civil de Santa Catarina, o qual não exerci em virtude da aprovação e prévia nomeação na carreira da magistratura de Mato Grosso”, afirmou.
 
A Dra. Suelen falou sobre a importância da conquista da vaga na magistratura e sobre sua preparação para os exames: “A satisfação de exercer a magistratura me faz tão feliz que, por vezes, até esqueço de todos os sacrifícios durante a preparação para o concurso público. Mas não foram anos fáceis. Foi preciso rotina, dedicação, abdicação, persistência, foco e muita fé. Ao longo de 6 anos conciliando trabalho e estudo, tive a alegria de ser aprovada no concurso para o cargo de escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo, analista da Defensoria Pública de Santa Catarina, Procuradora do Município de Palhoça/SC, Delegada de Polícia Civil de Santa Catarina e Juíza Substituta do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.”
 
Sobre as perspectivas para a nova carreira, a juíza afirmou: “Durante a cerimônia de posse tivemos o privilégio da presença da Ministra Nancy Andrighi, cujo maravilhoso discurso ressaltou a função pacificadora do juiz. Imbuída desse espírito a minha perspectiva é a de exercer uma magistratura solucionadora, clara, objetiva, inteligível, célere, de qualidade e pacificadora. E que os anos e a rotina não me deixem nunca esquecer que os processos, antes de serem papel, são vidas.”
 
Para os estudantes de Direito que desejam seguir a carreira pública, a Dra. Suelen explica que é necessário, primeiramente, organização, com um cronograma de estudos dividindo as matérias a serem estudadas e a quantidade de horas para cada uma delas. “Estabeleça metas. No início comece com metas menores e vá aumentando à medida que perceber que já consegue cumpri-las com qualidade. É importante estabelecer metas possíveis, porque as impossíveis têm efeito contrário e desestimulam o estudo. Ao cumprir as metas a sensação de dever cumprido incentiva no cumprimento das próximas”, ressaltou. 
 
De acordo com a ex-aluna, também é importante realizar muitas provas, mesmo que não sejam exatamente para o cargo ou o Estado almejado, pois é o melhor jeito de manter um estudo de alto nível permanentemente. Além disso, ela deixa uma mensagem aos alunos da Direito São Bernardo: “Tenha muita fé. Momentos difíceis virão. Mas tenha sempre em mente que todos aqueles que persistiram, venceram. Eu venci, e garanto a vocês que vale a pena cada segundo”.
 
7ª Feira Virtual de Programas Estágios e Trainees oferece mais de 2 mil vagas
26 de agosto de 2015, quarta-feira.
 Evento on-line deve receber mais de 60 mil visitantes de todo país 
 
Até o dia 14 de setembro fica no ar a 7ª Feira Virtual de Programas de Estágios e Trainees, uma iniciativa on-line realizada em parceria entre a Trabalhando.com (www.trabalhando.com) e a Universia Brasil (www.universia.com.br).
 
Para essa edição são esperados mais de 60 mil visitantes que terão acesso a mais de duas mil oportunidades de estágios, trainees e até empregos no Brasil ou no exterior. O evento reúne grandes empresas e universitários de todo o país por meio de uma plataforma 3D em que o candidato pode participar dos mais variados e importantes processos seletivos do Brasil se candidatando a quantas vagas quiser, em tempo real, após um único cadastro de currículo. 
 
Entre as empresas expositoras estão: Across, APVD, ArcelorMittal, Brasil Kirin, Cia de Estágios, Clearsale, Febracorp, InPress, Mondelez, Saint Gobain, Santander, Santander Universidades, Under Armour Brasil, além da Trabalhando.com e da Universia Brasil. 
 
Participar é muito simples: basta ter acesso à internet, cadastrar o currículo, visitar todos os estandes e se candidatar, tudo isso gratuitamente. Em cada estande estão disponíveis informações como vagas abertas, vídeos, depoimentos e fotos. A novidade para essa edição são as vagas internacionais. A Trabalhando.com preparou um estande com inúmeras ofertas de trabalho em países como Chile, México, Argentina, Colômbia, Peru, Espanha, Portugal, entre outros.
 
O prédio virtual voltado às instituições de ensino conta com as seguintes presenças: Anhembi Morumbi, BSP, Cedepe, FMU, Faculdade da Paraíba, Faculdade de Direito de São Bernardo, Fadergs, Fundação Santo André, IBMR, Instituto Mauá de Tecnologia, Unicamp, Uniítalo, USCS, Unesp, Unifesp-SJC, Universidade Metodista de São Paulo, UNP, Uninorte, Uniso, Uniararas, Unisociesc, Unisantos, Univap, UniRitter, entre outras.
 
Para ter acesso à feira, basta entrar em www.feiravirtual2015.trabalhando.com e se cadastrar gratuitamente. O evento fica no ar até 14 de setembro de 2015, 24 horas por dia. 
 
Sobre a Trabalhando.com Brasil
A Trabalhando.com, empresa on-line com foco em empregabilidade de jovens profissionais, subsidiária brasileira da empresa chilena Trabajando.com, iniciou suas atividades no Brasil em novembro de 2008. Além do Brasil, a empresa tem presença no México, Argentina, Peru, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, Colômbia, Portugal e Espanha. Hoje a comunidade de trabalho on-line conta com mais de 13 milhões de usuários e 400 mil vagas de trabalho, sendo que o Brasil responde por cerca de 30% dessas vagas. Além de sistemas de gestão de processos seletivos, a Trabalhando.com possui também uma divisão de consultoria em recrutamento e seleção/hunting – a Trabalhando Consulting.
 
Sobre a Universia 
A Universia é uma rede de colaboração universitária que integra 1.345 instituições de Ensino Superior em 23 países ibero-americanos, que contam com 18,3 milhões de alunos e professores da comunidade universitária ibero-americana. A sua missão é ajudar as universidades a desenvolver projetos compartilhados, gerar oportunidades para a comunidade universitária, além de atender a demanda do mercado empresarial e institucional, a partir de critérios de eficiência econômica e rentabilidade. Por meio de parcerias estratégicas entre mercado e universidade, também disponibiliza uma série de serviços e produtos educacionais nos eixos Emprego (recrutamento e seleção de estagiários), Formação (cursos de idiomas e em várias áreas de negócios) e Marketing, Publicidade e Comunicação (publicidade no Portal Universia, concursos culturais, feiras virtuais, placement e outras ações online e offline).
 
Programação de palestras do CAXXA durante o mês de setembro
31 de agosto de 2015, sgunda-feira.
O Ciclo de palestras do Centro Acadêmico XX de Agosto (Gestão Partners 2015) já está definido para o mês de setembro/2015. Todas as palestras valem o cômputo de uma hora e meia de atividade complementar aos alunos inscritos. As inscrições já estão disponíveis no computador do CAXXA. Confira abaixo a grade de palestras e convidados e programe-se!
 
Tema: “Desafios à concretização dos Direitos Humanos no Ambiente Transnacional”
Palestrante: Maurício Palma
Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília, vinculado à linha de pesquisa 2 - Constituição e Democracia: Teoria, História, Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional. É bolsista CAPES. Concluiu doutorado sanduíche na Universidade de Bremen, com bolsa do programa PROBRAL (CAPES/DAAD). Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito de Franca (2007) e mestrado em filosofia do direito e do estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Possui como foco de estudo a segurança global, concentrando-se nas ações do Conselho de Segurança da ONU e nas repercussões destas frente a regimes jurídicos globais. Professor de Direito na UnB.
Data: 03/09/2015 – quinta-feira
Horário: das 17h45 às 18h40
Local: Auditório São Bernardo
 
Tema: “Aspectos atuais do Direito Previdenciário”
Palestrante: Marisa Ferreira dos Santos
Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Desembargadora integrante da Terceira Seção do Tribunal Regional da Terceira Região (TRF 3)
Data: 09/09/2015 – quarta-feira
Horário: das 17h45 às 18h40
Local: Anfiteatro da FDSBC
 
Tema: “debate sobre a nova lei de guarda compartilhada”
Palestrante: Fernanda Pernambuco
Juíza de Direito da 3ª Vara de Família e Sucessões da Comarca. Membro da OGBC.
Debatedores: Profª. Débora Brandão e Fernanda Pernambuco
Data: 11/09/2015 – sexta-feira
Horário: das 17h45 às 18h40
Local: Anfiteatro da FDSBC
 
Tema: O crime de corrupção de menores e a criminalidade juvenil. 
Palestrante: Ricardo Andreucci
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (1987) e mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista (2002). Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires (2010). É Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. É professor de Direito Penal e Processual Penal da Universidade Paulista; professor da Escola Paulista de Direito - EPD; professor convidado da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; coordenador pedagógico do Complexo de Ensino Andreucci. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal. É autor de diversas obras jurídicas publicadas pelas editoras Saraiva, Verbo Jurídico e Lumen Juris. Articulista e palestrante, tem diversos artigos publicados pela imprensa especializada.
Data: 26/09/2015 - sábado
Horário: 9h às 11h 
Local: Anfiteatro da FDSBC
 
Tema: “O fim da Responsabilidade Limitada no Brasil”
Palestrante: Bruno Salama
Professor associado da FGV Direito SP. Diretor do Núcleo de Direito, Economia e Governança da mesma instituição. Conselheiro titular do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro nacional (CRSFN). Mestre e doutor em direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley e bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Habilitado em direito pela OAB e pelo New York Bar. Autor de diversas obras publicadas e premiadas no Brasil e no exterior.
Data: 28/09/2015 – segunda-feira
Horário: das 17h45 às 18h40
Local: Sala 05 do Prédio Java
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama