Pós-graduação no exterior: ex-aluno conquista vaga na Universidade de MaastrichtHolanda
25 de julho de 2014, sexta-feira.
Graduado em 2013 pela Direito São Bernardo, Breno Luna Meira, 24, foi aprovado no processo seletivo da Universidade de Maastricht e cursará o mestrado em Criminologia e Ciências Forenses. A Instituição fica localizada na cidade homônima, no extremo sul da Holanda. A bolsa de estudos foi oferecida por uma instituição governamental holandesa.
 
De acordo com Breno, o processo seletivo obedeceu a critérios como diploma de graduação, cartas de motivação e referência, a apresentação de portfólio e curriculum, além de excelência acadêmica e fluência em inglês comprovada por prova de proficiência. “Minha preparação deu-se desde o ensino médio, quando fui cursar um ano do colegial nos EUA. Além do idioma, desenvolvi a vontade e necessidade de buscar culturas e amizades, bem como o intercâmbio preparou-me para situações de dificuldade e isolamento”, contou.
 
Segundo Breno, a Universidade de Maastricht é conhecida pelo método de aprendizagem baseada em problemas, metodologia que se diferencia do processo tradicional de educação e formação do conhecimento, com base apenas na orientação cognitiva através de um mestre ativo endereçada ao estudante que apenas absorve o ensinamento, sem muito estímulo ao pensamento crítico, criativo e o fomento às capacidades de análise e decisão. O alicerce do mestrado é o debate e a promoção em explorar um assunto através de diversas áreas do saber.
 
“O mestrado que cursarei me permitirá reunir tudo o que eu idealizei para traçar minha carreira. Primeiro, sempre desejei a oportunidade de estudar fora após minha graduação. Especificamente, sempre desejei estudar na Europa pela possibilidade de viver culturas tão diferentes, mas tão próximas e acessíveis. Em segundo lugar, não me vejo como um profissional que trabalhe e estude o Direito sem relacioná-lo com outros campos de estudo, tais quais: psicologia, sociologia, ciências políticas, economia e literatura. O curso proporcionará, portanto, a oportunidade de estudar o crime e seus efeitos e origens através destas e outras diversas perspectivas”, declarou.
 
Presidentes das subseções da OAB se reúnem na Direito São Bernardo - Atualizado com vídeos dos presidentes
25 de julho de 2014, sexta-feira.
Atualizado em 06 de agosto de 2014, quarta-feira
No dia 22 de julho, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu os presidentes das subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da região do ABCDMR, todos ex-alunos da Instituição, para coletar depoimentos e histórias sobre o período em que frequentaram a Faculdade e sobre a trajetória profissional de cada um. O encontro fez parte das ações em comemoração aos 50 anos da Instituição.
 
Estiveram no encontro os presidentes das seguintes subseções: São Bernardo - Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo (turma de 1991); Santo André, Dr. Fábio Picarelli, (turma de 1992); São Caetano - Dr. Adilson Paulo Dias (turma de 1981); Diadema - Drª. Marilza Nagasawa (turma de 1983); Mauá - Dr. Luiz Carlos Spindola (turma de 1980); Ribeirão Pires – vice-presidente – Dr. Ricardo Abou Rizk (turma de 1998).
 
Durante a conversa mediada pelo jornalista Pedro Nastri, responsável pela produção do livro sobre os 50 anos da Direito São Bernardo, os ex-alunos falaram sobre a escolha do curso jurídico, a tradição da Faculdade, relembraram histórias e ressaltaram a importância da Instituição para a cidade de São Bernardo e toda a região do ABC.
 
“A Faculdade de Direito de São Bernardo conseguiu de fato contribuir para a criação de uma comunidade jurídica de excelência, além de uma cultura de conhecimento e formação de novas lideranças”, afirmou Dr. Fábio Picarelli.
 
Segundo o presidente da subseção da OAB de SBC, Luís Ricardo Davanzo, a Faculdade estará entre os homenageados no dia 11 de agosto (Dia do Advogado) em evento promovido pela entidade. Para o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, “com mais de 13 mil alunos formados, a Direito São Bernardo é uma das poucas que podem comemorar um jubileu de ouro, sempre mantendo a qualidade do ensino e a prestação de serviços à comunidade”.
 
Desde outubro de 2013, a Direito São Bernardo vem promovendo ações em comemoração ao seu cinquentenário (que será completado em outubro) entre elas, o lançamento do hotsite www.50anos.direitosbc.br. Na página, todos aqueles que são ou foram alunos, professores e funcionários da Instituição podem postar histórias e fotografias sobre o período em que fizeram parte da comunidade acadêmica.
 
Confiram as mensagens dos presindentes clicando nos links abaixo:
 
 
 
 
 

Dr. Luiz Carlos Spindola - Presidente da OAB de Mauá 

 


 

 

Ex-aluna é nomeada Desembargadora do TJ/SP
05 de agosto de 2014, terça-feira.
Formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1984, a Dra. Maria Laura de Assis Moura Tavares, foi nomeada, durante o mês de junho de 2014, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
 
Sobre a expectativa para o novo cargo, a desembargadora afirmou: “Espero que o conhecimento acumulado durante estes 26 anos de carreira e todo o estudo que exige a atuação nessa área permitam a completa e rápida prestação jurisdicional. O incansável número de processos exige dedicação integral à função”.
 
A família da Dra. Maria Laura tem tradição na área jurídica e na Direito São Bernardo. O pai dela, Dr. Antonio de Assis Moura (Promotor de Justiça em São Bernardo, ora aposentado), a mãe, a Dra. Célia Assis Moura, e o marido, o engenheiro e construtor Antonio José Tavares, também foram alunos da Instituição.
 
“Realmente, a família do meu pai se destaca por vários membros terem se dedicado às carreiras jurídicas, inclusive com alguns deles ocupando cargos de notoriedade. O convívio diário com as questões jurídicas com certeza permitiu que a minha vocação aflorasse precocemente, além de permitir o pleno conhecimento das exigências da carreira, como a necessidade de residir em outras cidades, às vezes bem distantes”, declarou a magistrada.
 
A Dra. Maria Laura falou também sobre a contribuição da Faculdade para sua trajetória de ascensão na carreira jurídica. “Gostaria de destacar que a base do meu conhecimento jurídico veio dos bancos da faculdade, dos notáveis professores que tive, mas que este conhecimento acadêmico exige aprofundamento para o ingresso na carreira da Magistratura Paulista”, ressaltou.
 
Para os estudantes da Direito São Bernardo que pretendem seguir carreira na magistratura, a desembargadora destaca a importância do estudo e da dedicação desde os tempos de graduação, além da firme disposição de não desistir frente a eventuais reprovações nos concursos públicos.
 
Fotos registradas pelo fotógrafo do TJ/SP, Gideão Dias.
 
OAB – Subseção de São Bernardo do Campo homenageia FDSBC
08 de agosto de 2014, sexta-feira.
Recebemos convite para a Sessão Solene que será realizada no próximo dia 11 de agosto, às 19h30, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em homenagem ao Dia do Advogado, ocasião em que a OAB – Subseção de São Bernardo do Campo prestará homenagem à FDSBC pelos 50 anos de sua criação.
 
Jubileu de Ouro da Direito São Bernardo - Agenda de comemoração
12 de agosto de 2014, terça-feira.
A Direito São Bernardo comemora, orgulhosamente, 50 anos de tradição e ensino de qualidade no dia 05 de outubro! 
 
As comemorações do Jubileu de Ouro iniciaram-se em outubro de 2013, com a inauguração do hotsite comemorativo - www.50anos.direitosbc.br, e serão concluídas com o lançamento do Livro Histórico de 50 anos da FDSBC.
 
Veja abaixo a agenda de comemoração do Jubileu de Ouro programada especialmente para todos os filhos desta Casa:
 
•        06 de outubro de 2014
Inauguração do Memorial dos 50 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Campus da FDSBC
Horários: 9h e 20h30 (a inauguração ocorrerá em dois períodos para contemplar toda a comunidade acadêmica)
 
•        De 13 a 17 de outubro de 2014
Semana Jurídica 2014 (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Cenforpe de São Bernardo do Campo
Clique aqui para conferir a  programação.
Nesta edição, o tema geral será “Modernização do sistema de solução de conflitos”.
 
•        30 de outubro de 2014
Festa em Comemoração aos 50 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo 
Local: Restaurante São Judas – localizado no Bairro Demarchi
Horário: a partir das 19h.
Informações sobre venda de convites: clique aqui
 
•        05 de dezembro de 2014
Lançamento do Livro Histórico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (para informações sobre o evento, clique aqui)
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Horário: 19 horas
 
 
1° Encontro sobre Direitos Humanos aborda 50 anos da Ditadura Militar
14 de agosto de 2014, quinta-feira.
No último sábado, 9 de agosto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o I Encontro sobre Direitos Humanos. A atividade teve como palestrantes a ex-presa política Maria Amélia de Almeida Teles e o professor Lauro Joppert Swensson Junior, doutor em Direito pela Goethe Universität de Frankfurt am Main, Alemanha. A coordenação do encontro foi dos professores Carmen Fullin, Carlos Batalha e Marcelo Koch.
 
Os palestrantes abordaram diversos aspectos da Ditadura Militar, cujo golpe completou 50 anos em março deste ano. Na primeira apresentação, intitulada "Justiça de Transição, Direito à Memória e à Verdade", Maria Amélia falou sobre a sua experiência como militante de esquerda durante a Ditadura, o período que viveu na clandestinidade, as torturas sofridas e sobre a busca pela verdade e pela memória das pessoas que lutaram pela democracia até o momento da instauração da Comissão da Verdade, em 2010.
 
“O último meio século de história do Brasil é uma tentativa de se livrar dos entulhos que ainda existem no país, resultantes da Ditatura Militar”, afirmou a convidada. Bacharel em Direito e Pedagogia, Maria Amélia atua como coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares e do Núcleo de Pesquisas do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). Além disso, é assessora da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva.
 
Durante a segunda palestra, o professor Lauro Joppert falou sobre a "Justiça de Transição no Brasil e a problemática da responsabilização penal para os crimes da Ditadura Militar", trazendo uma série de questionamentos sobre o tema e sobre a atuação dos próprios juristas. “É necessário o estabelecimento de uma discussão ampla, tolerante, respeitosa, plural e inclusiva para tratar dessas questões morais, jurídicas técnicas e interpretativas”, ressaltou o professor a respeito da busca pela verdade sobre os crimes do regime militar.
 
“Esse foi um evento pensado há muito tempo e os 50 anos da Ditadura Militar merecem uma profunda reflexão”, declarou a professora Carmem sobre a importância do Encontro promovido pela Faculdade. Também estiveram presentes o diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, e o subprefeito do Distrito de Riacho Grande, Wagner Lino, ex-aluno da casa.
 
Direito São Bernardo recebe homenagem da OAB na Câmara Municipal
19 de agosto de 2014, terça-feira.
No Dia do Advogado, 11 de agosto, a OAB / 39ª Subseção de São Bernardo do Campo, prestou uma homenagem especial à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Durante a “Sessão Solene em Homenagem aos Advogados do Ano de 2014”, realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. O presidente da Subseção da OAB no município, Dr. Luís Ricardo Vasques Davanzo, entregou ao diretor da Faculdade, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, uma placa em deferência ao Jubileu de Ouro da Instituição, completado neste ano.
 
O diretor falou sobre a importância do reconhecimento da OAB para a Faculdade, que comemora o cinquentenário com mais de 14 mil ex-alunos, entre eles, o próprio presidente da Subseção da OAB/SBC, Dr. Davanzo, e o presidente da comissão organizadora da solenidade, vereador Juarez Tudo Azul.
 
“A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completa neste ano o seu Jubileu de Ouro. São 50 anos de muita dedicação à comunidade. Nós temos uma dupla missão institucional: a prestação de serviços à população e ensino de qualidade. Só para os senhores terem uma ideia, dos seis advogados homenageados nesta noite, todos são ex-alunos da Direito São Bernardo”, afirmou o Dr. Mauad em relação aos colegas que receberam a homenagem da OAB pelo destaque em 2014.
 
Na ocasião, o diretor aproveitou para convidar a todos os operadores do Direito presentes para participarem das atividades comemorativas da Faculdade, destacando a inauguração do Memorial dos 50 anos (6 de outubro), a Semana Jurídica (de 13 a 17 de outubro), a festa no Restaurante São Judas (30 de outubro ) e o lançamento do livro sobre a Instituição (5 de dezembro), que ocorrerá na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. “Vamos comemorar essa data especial para uma Instituição que faz parte da vida da nossa cidade”, ressaltou.

IV Encontro sobre Direito Ambiental debate soluções e aspectos jurídicos relacionados ao uso dos recursos hídricos
27 de agosto de 2014, quarta-feira.
No dia 23 de agosto, sábado, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o IV Encontro sobre Direito Ambiental, sob a coordenação da Profª Drª Patrícia Caldeira. O evento foi presidido pelo vice-diretor Prof. Dr. Rui Décio Martins e teve como intuito promover o debate sobre a crise da água do ponto de vista jurídico, assim como as medidas ambientais relacionadas ao problema. 
 
Na primeira apresentação, o Prof. Dr. Marcel Edvar Simões falou sobre “O regime jurídico da água no Brasil - perspectivas ambientais”. O palestrante é professor de Direito Civil II da Direito São Bernardo e Procurador Federal, Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao IBAMA em São Paulo. Ele enfatizou a necessidade de ampla discussão sobre o tema e cooperação entre todas as partes envolvidas. “O poder público tem sua responsabilidade, mas todos nós temos que participar para solucionar esse problema”, afirmou.
 
No segundo período, o Engenheiro Amauri Pollachi apresentou a palestra intitulada “Água entre secas e inundações: qual a medida certa?”. O convidado coordena o “Programa Mananciais” e os contratos de financiamento com Banco Mundial/BIRD e o Governo Federal, além do “Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas – REAGUA”, financiado pelo Banco Mundial/BIRD. Coordena também a elaboração de legislação específica para ordenamento das atividades econômicas e do uso do solo para as áreas de proteção e recuperação de mananciais. Além disso, foi gerente de departamento na Sabesp de 1986 a 2007.
 
O engenheiro falou sobre sua vasta experiência no setor, apontou algumas medidas necessárias para conter o problema e deu exemplo de aplicações bem-sucedidas realizadas na China. O convidado também comentou os aspectos jurídicos da questão. “A legislação por si não consegue fazer a transformação que pretende na realidade. É necessário um conjunto de ações. A legislação é a base, as práticas é que tornam a lei viva ou não”, declarou.
 
Fizeram parte da mesa da solenidade o vereador de São Bernardo do Campo, Dr. Gilberto França (ex-aluno da Direito São Bernardo) e dois ex-alunos e ex-professores da Casa, o Dr. André Felipe Soares de Arruda e Drª Carolina Ferreira Souza.
 

Despedida do Ministro Sidnei Beneti do STJ
29 de agosto de 2014, sexta-feira.
(Retirada de matéria veiculada no Migalhas, em 20 de agosto de 2014)
 
O Ministro Sidnei Beneti, ex-professor da Direito São Bernardo, despediu-se da toga do Superior Tribunal de Justiça, no último dia 21 de agosto, após atingir a compulsória, em sessão plenária da Corte Especial, marcada por grandes emoções.
 
A Ministra Nancy Andrighi, colega do homenageado na 3ª turma e na 2ª seção, foi a responsável pelas palavras em nomes dos demais colegas ao “querido amigo e irmão”.
 
Visivelmente emocionada, Nancy lembrou a trajetória de Sidnei Beneti, “desde os primórdios um agente da inovação dos e nos processos”, a forte veia literária do ministro e sua participação como legislador nas comissões de reformas, entre outros, da lei de execução penal e da mediação. Pela OAB, discursou o advogado Celso Moria, orador da Turma de 1968 da Faculdade de Direito da USP, onde o ministro Beneti bacharelou-se.
 
Ao tomar a palavra, o ministro Beneti evocou a dor em despedir-se. “Tive alegrias imensas ao julgar, mas também sofri ao ver o padecimento de partes e advogados diante de decisão desfavorável.”
 
A hercúlea produtividade do ministro, lembrada por Nancy Andrighi, foi comentada pelo mesmo. Sidnei Beneti deixa o STJ com 1.890 processos conclusos, um dos menores acervos dos gabinetes. Em menos de sete anos no STJ, Beneti proferiu mais de 109 mil decisões – uma média de mais de 15 mil processos por ano.
 
Natural de Ribeirão Preto/SP, Beneti deu início à carreira na magistratura em 1972, quando tomou posse como juiz na comarca de Rio Claro. A família o acompanhou sempre ao longo de diferentes comarcas, depois na capital, SP, e por fim no STJ, quando chegou em 12/12/07 na vaga do ministro Carlos Alberto Menezes de Direito.
 
“Me aposento devido ao limite de idade imposto pela CF, caso contrário sem dúvida permaneceria. Mas não há aposentadoria do afeto e da amizade. Saio desta sala acompanhado de meus funcionários, que peço me conduzam em devolução aos meus familiares, que aqui me aguardam. Amanhã não serei mais juiz. Essas togas, a de ministro e a de desembargador do TJ/SP, serão guardadas e conservadas. Meus familiares um dia me vestirão com elas na despedida derradeira.” Emocionado, Sidnei Beneti deixou a Corte Especial sob intensos aplausos, para encontrar a família e dezenas de amigos que o aguardavam ansiosos.
 
Revista Direito e Praxis publica artigo de aluna da FDSBC em parceria com professores
29 de agosto de 2014, sexta-feira.
A aluna do 5° ano da Direito São Bernardo, Cleidimar Isabel de Oliveira, teve um artigo publicado na revista Direito e Praxis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com qualis B1, ou seja, um dos graus mais elevados de qualificação científica das publicações nacionais. O artigo intitulado “Direito à Identidade: Etnofotografias na Praça da Sé” foi produzido conjuntamente com a Profa. Dra. Gisele Mascarelli Salgado (ex-professora da FDSBC) e com o Prof. Dr. Cesar Martins Guimarães, que atua na FECAP (Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado). A aluna foi responsável por toda a pesquisa de campo e pelas fotos que compuseram o artigo.
 
“A Cleide é uma fotógrafa renomada no âmbito internacional, com diversos prêmios ao redor do mundo, capas de revista na National Geografic, além de outras aqui no Brasil. A relevância do trabalho é realmente grande no âmbito da comunidade acadêmica nacional, devido ao ineditismo de um trabalho etnofotográfico em Direito”, afirmou a professora Gisele.
 
O professor Cesar explicou o intuito do trabalho realizado pelo trio. “O principal objetivo do artigo foi contribuir para resgatar a população de rua de sua invisibilidade social. Dar a eles um rosto, um nome e uma história; em resumo, uma identidade, como um passo na direção de torná-los efetivamente sujeitos coletivos de Direitos. Não só objeto de leis e políticas escritas e sancionadas, mas que a sociedade como um todo reconheça esses direitos e os garanta”, declarou.
 
O trabalho foi dividido espontaneamente de acordo com as capacidades de cada um. O professor Cesar realizou a pesquisa teórica no campo da Sociologia e da Psicologia Social dos construtos subclasse e identidade e nos levantamentos sobre o método etnofotográfico utilizado na pesquisa de campo. A professora Gisele tratou da pesquisa histórica sobre a legislação federal e municipal relacionada aos moradores de rua e no levantamento de trabalhos sobre o tema desenvolvidos em outros campos do conhecimento. A Cleidimar atuou na pesquisa no campo e entrevistas na Praça da Sé. Também houve interações, com os professores conhecendo o campo e promovendo encontros, presenciais e à distância, para acompanhar os trabalhos e dar palpites no que cada um estava produzindo.
 
A aluna da Direito São Bernardo comentou a experiência de ter um trabalho publicado em um veículo de tanto prestígio no meio acadêmico. “A revista Direito e Praxis é uma importante publicação jurídica e ter um artigo publicado lá é uma honra que devo aos meus amigos e professores, doutora Gisele Salgado e doutor César Guimarães. Sem eles isso jamais seria possível para mim”, declarou a estudante.
 
Audiência Trabalhista Simulada na FDSBC
04 de setembro de 2014, quinta-feira.

 
No último dia 30 de agosto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, sob a coordenação do Prof. Gilberto Carlos Maistro Junior, promoveu Audiência Trabalhista Simulada.
 
O caso de estudo da simulação foi baseado no roteiro do filme “Filadélfia”, que retrata a emocionante história de Andrew Breckett (Tom Hanks), um promissor advogado, homossexual, muito bem sucedido, que trabalha para um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia e é despedido quando descobrem que ele é portador do vírus HIV. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.
 
A atividade contou com a participação da Juíza do Trabalho Dra. Cláudia Flora Scupino, ex-aluna da Casa, e foi desenvolvida pelos alunos da graduação, das turmas de Prática Jurídica Trabalhista, sob a orientação dos monitores do Professor Gilberto. Os alunos do período matutino representaram o reclamante, enquanto os alunos do noturno representaram à reclamada.
 
A simulação foi conduzida pela Juíza convidada, com a necessária disciplina vivenciada no exercício da advocacia. Assertiva e paciente, a Dra. Cláudia ao final dos trabalhos teceu críticas, esclareceu dúvidas e orientou os alunos da plateia e os presentes à mesa, elogiando especialmente a atuação e coragem de se expor desses jovens estudantes.
 
No encerramento o Prof. Gilberto destacou o desempenho responsável e comprometido da Dra. Cláudia na magistratura, e agradeceu-a em nome da Faculdade pela generosa colaboração prestada à comunidade da Direito São Bernardo, compartilhando conhecimento e experiência.
 

Ministro Lewandowskiex-aluno e ex-professor da FDSBC, assume Presidência do Supremo Tribunal Federal
12 de setembro de 2014, sexta-feira.
 
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1973, o Ministro Ricardo Lewandowski assume, aos 66 anos, a Presidência do Supremo Tribunal Federal, o mais alto posto da Justiça brasileira. A solenidade de posse ocorreu na quarta-feira, dia 10 de setembro. O Ministro que ingressou no STF em março de 2006, com a aposentadoria do ministro Carlos Velloso, comandará a Suprema Corte pelos próximos dois anos. A posse do Ministro Ricardo Lewandowski na Presidência do STF é motivo de muita honra e júbilo para toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo! 
 
Lewandowski também se formou em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1971. O Ministro é mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP (1994). Obteve nos Estados Unidos o título de Master of Arts na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981). Atualmente é professor titular de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da USP.
 
O Ministro, que também foi professor da Direito São Bernardo, comandou a Aula Magna da instituição no ano de 2012. Na ocasião, o jurista demonstrou a estima que mantém pela Instituição. “Embora de longe, tenho acompanhado a projeção nacional que tem essa Casa de ensino, que se coloca sem dúvida nenhuma entre as melhores do país, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura, pela Ordem dos Advogados do Brasil e que se destaca no conceito acadêmico por várias razões. A primeira delas é a excelência do corpo docente, também pelo fato de ser uma das poucas escolas superiores públicas isoladas e por esse trabalho não apenas de ensino, mas de extensão, de serviços à comunidade, que é um grande papel das universidades”, declarou para uma plateia de 1300 pessoas durante o evento no Cenforpe.
 
Atuação profissional - Enrique Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 11 de maio de 1948. Exerceu a advocacia de 1974 a 1990 e foi conselheiro da OAB/SP de 1989 a 1990. O ingresso na magistratura se deu como Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados, onde atuou de 1990 a 1997. Depois disso foi promovido a desembargador do TJ Bandeirante, por merecimento, onde integrou as seções de Direito Privado, Direito Público e o Órgão Especial, entre os anos de 1997 e 2006. O ex-aluno da Direito São Bernardo também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros de 1993 a 1995.
 
Ex-aluno da Direito São Bernardo defende mestrado na PUC
Segunda-feira, 24 de novembro de 2014
 
O Ex-aluno da Direito São Bernardo, Yuri Felix, defenderá no próximo dia 28 de novembro sua tese de mestrado intitulada “Identificação genética no processo penal: verdade, ciência e processo na sociedade complexa”.
 
A banca examinadora será composta pelos Professores Dr. Aury Lopes Jr. (orientador), Dr. Nereu José Giacomolli e Dr. Geraldo Prado. A apresentação será realizada às 13h30, no campus da PUC São Paulo, prédio 11, 10º andar, sala 1035. Toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo está convidada a prestigiar o ex-aluno da casa.
 
Parabenizamos o Dr. Yuri pela conquista e desejamos êxito na defesa!

 

COMUNICADO: Atualização de Cadastro
26 de novembro de 2014, quarta-feira.
Prezado aluno,
 
 
Mantenha seu cadastro (endereço, e-mail, telefone celular) sempre atualizado. A partir de 2015 o e-mail será um dos critérios de segurança para a efetivação da rematrícula. 
 
Para atualização dos dados cadastrais ou esclarecimento de dúvidas quanto ao procedimento, procure pelo Centro de Apoio ao Aluno.
 
Agradecemos a compreensão,
 
Seção de Graduação

 

Homenagem ao Prof. José Carlos Daumas Santos
26 de novembro de 2014, quarta-feira.
 
A foto foi registrada na ocasião de homenagem ao Prof. José Carlos Daumas Santos por sua aposentadoria.
 
O Prof. Daumas sempre colaborou com os serviços prestados à população carente do município de São Bernardo do Campo, por meio da assistência jurídica gratuita no Escritório Escola, onde ultimamente exercia também a coordenação.
                      
Recentemente, o Professor passou por uma cirurgia e recupera-se bem.
 
Agradecemos ao querido Mestre pelos 26 anos de labor, comprometimento e dedicação à comunidade da Direito São Bernardo! Aproveitamos para desejar que essa nova etapa seja repleta de bem-aventurança.
 

 

Sessão Solene da Câmara de Vereadores de SBC em Comemoração ao Jubileu de Ouro da FDSBC
Quinta-feira, 27 de novembro de 2014. 
O Poder Legislativo de São Bernardo do Campo, nos termos da Resolução nº 3.013, de 26 de novembro de 2014, e do Decreto Legislativo nº 1.405, de 26 de novembro de 2014, ambos de autoria do Vereador Antônio Carlos da Silva, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima Família para participar da solenidade em comemoração ao “JUBILEU DE OURO DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO”. Na ocasião, será outorgada a “Medalha João Ramalho” à Faculdade.
 
Serviço:
 
Data: 09 de dezembro de 2014 – terça-feira
Inicio: 19h30
Local: Anfiteatro “Prof. Dr. Paulo Teixeira de Camargo“ (Fundador e 1º Diretor)
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, nº 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP .
 

 

Ex-aluna da Direito São Bernardo é aprovada no New York Bar Exam.
Quinta-feira, 27 de novembro de 2014.
A Dra. Ligia Bernardo, graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2001, foi aprovada no Bar Exam New York, avaliação obrigatória para o exercício do Direito nos Estados Unidos. A ex-aluna conta como foi sua preparação para o exame, fala sobre sua trajetória profissional e sobre a vida fora do Brasil.
A advogada relata que morou nos EUA pela primeira vez enquanto ainda estava entre o segundo e o terceiro ano do curso de Direito (em 1998). “Morei em Provo, Utah, para estudar English as Second Language (Inglês como Segunda Língua). Minha experiência foi tão extraordinária que acabei mudando o curso do que havia planejado para a minha carreira”, declarou. Ela conta que pretendia seguir a magistratura, mas que a partir daí direcionou seus esforços para atuar com direito internacional privado.
No terceiro ano da Faculdade, ela começou estagiar em uma empresa multinacional; no quarto ano, foi para uma consultoria e, depois de formada, trabalhou em escritórios, com Direito Societário, Contratual, Fusões e Aquisições, além de Investimento Estrangeiro. “Fiz duas pós-graduações na FGV (Direito Empresarial/Contratos). Já dava aula de Direito Empresarial no curso de pós-graduação que a Mackenzie tinha para profissionais de bancos, administradores e contadores, quando senti a necessidade de fazer um LL.M (Master of Laws)”, explicou. De agosto de 2011 a maio de 2012, a Dra. Ligia cumpriu o programa de mestrado nos EUA, com o objetivo de entender o direito americano e melhorar a atuação profissional.
O próximo passo foi a preparação para o Bar Exam. A Dra. Ligia fez cursinhos específicos, estudando mais de 10 horas por dia durante meses e passou no exame na segunda tentativa. Ela falou sobre a emoção que teve ao receber a notícia da aprovação. “Já conquistei muitas coisas na minha vida: nadei e joguei voleibol profissionalmente; passei em primeiro lugar no Vestibulinho do colégio técnico; mas não me lembro de uma sensação parecida. Muito provavelmente pela dedicação que esta vitória demandou, não só do cursinho, ou das horas, ou do LL.M., mas por deixar uma carreira, casa, família, amigos, igreja, ministério no Brasil e me lançar em uma nova vida, completamente desconhecida para mim, solitária, mas extremamente gratificante”, declarou.
 Atualmente, a advogada mora em Ann Arbor, em Michigan, considerada a cidade mais educada dos EUA, mas não a de renda mais alta. “Admiro que as pessoas estudam para aprender, para adquirir conhecimento, para multiplicar conhecimento. Lógico que isso acaba refletindo no ganho, mas o objetivo final não é esse. Isso me parece libertador”, explicou a ex-aluna, sobre a cultura que vivencia, diferente da que existe no Brasil, em que muitos buscam apenas o diploma e ganhos financeiros ao ingressar na universidade.
 Para os estudantes que desejam trilhar os caminhos que ela escolheu, a ex-aluna deixa as dicas: “Primeiro o aprendizado da língua é essencial. Segundo, estudar muito. Requer muita dedicação e persistência. Na faculdade de Direito aqui nos Estados Unidos o que mais se aprende é a argumentar. Tem bem pouco de interpretação de lei, muita pesquisa de caso, mas muita argumentação. Argumenta melhor quem sabe mais, quem apreende mais, quem lê mais. Hoje entendo o motivo pelo qual vemos muitos advogados como CEOs de empresas aqui e o mesmo não acontece no Brasil e nos outros países de Civil Law System”.
 

 

Feiras de Profissões 2014
Terça-feira, 2 de dezembro de 2014.
Durante o ano de 2014, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participou das Feiras de Profissões realizadas pelos colégios do Grande ABC e São Paulo. Todos os anos, a Instituição leva seus professores e alunos da graduação para que apresentem as carreiras jurídicas e esclareçam dúvidas dos estudantes em período pré-vestibular a respeito do curso de Direito.
 
“O objetivo da participação nas Feiras de Profissões é ajudar estudantes que querem conhecer a profissão e a FDSBC, através daqueles que vivenciam isso diariamente”, afirma o Diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad.
 
As atividades de orientação da Direito São Bernardo foram realizadas nas seguintes escolas: Colégio São Miguel (São Paulo); Colégio São José (SBC e Santo André); Colégio Termomecânica (SBC), Colégio Arbos (Santo André) Colégio Objetivo (SCS), Colégio Rio Branco (SBC), Externato Santo Antônio (SCS), Colégio Ábaco (SBC) e Colégio Anglo (Santo André).
 
Nos eventos, a equipe da Comunicação Social da FDSBC conta sempre com a participação dos Professores da Casa, ministrando palestras sobre as carreiras jurídicas e o ensino do Direito na FDSBC. Além da participação bem-disposta dos alunos da graduação que, de maneira atenciosa e polida, esclarecem dúvidas e compartilham experiências profissionais com os vestibulandos.
 

 

PÓS-GRADUAÇÃO 2015 - Inscrições Abertas!
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Atualizado em 23 de fevereiro de 2015.
Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
São cursos de especialização em diversas áreas do Direito, com carga horária total de 360 horas, integralmente composta de aulas presenciais ministradas por corpo docente altamente qualificado.
 
Os alunos também podem optar por cursar partes do programa pelas quais tenham maior interesse, ingressando em momentos diversos do curso, inclusive nos que já estão em andamento. Neste caso, os módulos, com duração de 100 horas (um semestre), serão certificados como cursos de extensão universitária.
 
Ex-alunos da FDSBC têm desconto de 10%.
 
As inscrições para os cursos do 1º semestre de 2015 serão feitas no site da Faculdade até 05/03/2015.
 
Para mais informações: http://www.direitosbc.br/a-faculdade-pos-graduacao.aspx
 

 

NOVA REDE WI-FI IMPLANTADA
Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2015
A Área de Tecnologia da Informação (TI) da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo atua sempre buscando melhorar a experiência dos alunos dentro da Instituição.
 
Durante o período de férias, foi implantada uma nova rede wi-fi no campus, agora, com maior cobertura de sinal e capacidade de conexões simultâneas. Sendo assim, os estudantes devem conectar-se à rede FDSBC V.3 quando estiverem dentro da Faculdade.
 
Caso o aluno não lembre a sua senha, basta acessar o link: https://acesso.direitosbc.br/
 
Qualquer dúvida ou sugestões, encaminhar para o e-mail: helpdesk@direitosbc.br
 

 

Colação de Grau 2015
Sábado, 07 de fevereiro de 2015
Prezados alunos, 
 
Comunicamos que a Cerimônia de Colação de Grau Oficial dos Formandos 2014 acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2015, QUARTA-FEIRA, às 20h, no CENFORPE.
 
Localização: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.
Saída do Km 20,5 da Via Anchieta, sentido São Paulo - São Bernardo do Campo.
 
Clique aqui​ para acessar a  relação dos alunos APTOS a colarem grau nesta data.
 
Atenção: a colação de grau é requisito obrigatório para obtenção do certificado de conclusão do curso e do diploma.
 
Aqueles que não puderem estar presente nesta data deverão requerer no CAA uma nova oportunidade, com data prevista para 27/02 às 11h.
 
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Seção de Graduação: secretaria@direitosbc.br
 

Instruções para os formandos e convidados:

 
• Traje: social
• Favor comparecer ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência;
• Os formandos deverão obrigatoriamente assinar a lista de presença, no saguão do auditório, antes da cerimônia;
• Os convidados serão encaminhados diretamente ao teatro;
• Os assentos à frente do teatro estarão reservados para os formandos. Pedimos a todos a gentileza de respeitarem essa área para facilitar a movimentação dos formandos durante a cerimônia;
• Estacionamento: o número de vagas no CENFORPE é limitado. Quando esgotado, o aluno deverá estacionar nas proximidades;
• Considerando a capacidade do teatro, aconselhamos a cada formando estar acompanhado de, no máximo, 5 convidados.
Aqueles que já colaram grau, favor desconsiderar este aviso.
 
Seção de Graduação
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Autarquia Municipal
www.direitosbc.br
 
Discussões sobre o Feminicídio e perseguição obsessiva é tema no 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher.
19 de fevereiro de 2015, quinta-feira.
No dia 7 de março, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza o 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher. O evento terá início às 13h30 e conta com a participação de renomados profissionais da área jurídica debatendo com os alunos da instituição de ensino importantes temas relacionados aos direitos da mulher. As inscrições serão realizadas entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março, somente via internet no site da Faculdade www.direitosbc.br. Os valores para as inscrições são: R$ 12 para alunos e R$ 20 aos demais interessados.
 
Coordenado pela Professora Carmela Dell'Isola, o encontro será iniciado com a palestra sobre "Os Direitos Humanos da Mulher", proferida pelo Dr. Marcelo Bennachio. O convidado é Juiz de Direito em São Paulo e Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
Na segunda parte do evento, a Dra.  Marcia Helena Bosch irá abordar o tema " Violência contra a mulher: Feminicídio e perseguição obsessiva (stalking)". A palestrante é Juíza de Direito da 4ª Vara Criminal Central, Mestre e Doutoranda em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, Professora de Graduação e Pós-graduação em Direito.
Confira abaixo a programação completa do 14º Encontro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que acontece no Anfiteatro da Instituição e terá transmissão simultânea para os auditórios da Faculdade:
 
 
 
Programação da 14º Encontro sobre os Direitos da Mulher | 7 de março de 2015
13h30 – Abertura
14h – Palestra “Os Direitos Humanos da Mulher” | Dr. Marcelo Benacchio
15h30 – Intervalo
16h – Palestra “Violência contra a mulher: Feminicídio e perseguição obsessiva (stalking)” | Dra. Marcia Helena Bosch
17h30 – Encerramento
 
 
Serviço:
Inscrições: de 23 de fevereiro a 4 de março, somente pelo site www.direitosbc.br
Realização: 7 de março (sábado)
Local: Anfiteatro e Auditórios da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Rua Java, 425 – Jd. Do Mar – SBC
Horário: das 13h30 às 17h30
Investimento: Alunos - R$ 12; Público externo - R$ 20
Vagas limitadas
 
 
 
 

 

Cursos CIXXA - 2015
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
O Centro de Idiomas XX de Agosto firmou uma nova parceria para oferecer cursos que equilibrem a qualidade com o custo e os horários que atendam as mais diversas rotinas.
 
O CIXXA obteve a parceria com a UNS, que concede 60% de desconto para alunos, ex-alunos e funcionários da FDSBC, incluindo seus dependentes e parentes em linha reta:
 
O curso foi formulado em parceria com Cambridge de forma que auxilia o aluno a atingir fluência com métodos diferentes e inovadores, tendo foco na conversação a partir do primeiro dia de aula.
 
Duração: 18 meses, com 3h de aula por semana, os horários variam conforme a disponibilidade do aluno e serão
acordados com a própria UNS. 
 
Valores do Aluno Conveniado (o valor é o mesmo durante todo o curso):
 
Matrícula: 299,00
Mensalidade: 229,00
 
Material Didático (em caso de nivelamento o aluno só adquire apenas do seu nível em diante, sendo que o material é para os 18 Meses, composto por 8 livros que acompanham o áudio). Podendo ser de 12 x 91,00 ou à vista com 10% de desconto (R$ 980,00) ou em 3  x 333,00 ou 6 x 175.
 
Mais informações: (11) 2355-4849 - Rua Atlântica, 148 - Jd. Do Mar / Centro.  SBC. (unidade mais próxima)
 
Além do inglês, a UNS oferece, nas mesmas condições, cursos de espanhol e alemão.
 

 

I Encontro sobre Direito Penal da FDSBC -  Especialistas discutem desafios do Direito Penal na FDSBC
Quinta-feira, 05 de março de 2015
 
Integrantes do TJSP, da Polícia Federal, advogados e professores realizam debate com alunos da FDSBC no 1º Encontro sobre Direito Penal, ampliando assuntos vistos em sala de aula
 
A sociedade está em constante e profunda mutação, a criminalidade acompanha tais mudanças, tornando-se cada vez mais complexa com o uso de tecnologias e métodos sofisticados em suas ações. Com o intuito de proporcionar a estudantes e profissionais a oportunidade de discutir essas transformações e as respectivas consequências no campo jurídico, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 21 de março, o seu 1º Encontro sobre Direito Penal e Processual Penal, coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. As inscrições devem ser feitas pelo site www.direitosbc.br, até o dia 18 de março.
 
O evento, que ocorrerá no Anfiteatro da Instituição das 13h30 às 17h30, terá como temática “A tutela penal dos bens jurídicos difusos e a persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. As palestras tratarão de temas relevantes ao cenário jurídico mundial, no âmbito do Direito Penal contemporâneo, e os debates serão divididos em duas etapas.
 
A primeira mesa, mediada pelo professor titular de Direito Penal da Instituição, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, abordará “A persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. Os convidados serão: Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva - Desembargador do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), integrante da 6a Câmara Criminal; Prof. Ms. Ronaldo Sérgio Moreira da Silva - Desembargador do TJSP, integrante da 8a Câmara Criminal. 
 
Na segunda parte do evento, será debatida “A tutela penal dos bens jurídicos difusos”. O moderador será o professor titular de Direito Processual Penal da Instituição, Prof. Dr. Vladimir Balico. Para os debates foram convidados: Prof. Ms. Luiz Roberto Ungaretti de Godoy - Delegado de Polícia Federal; Prof. Dr. Claudio José Langroiva Pereira - professor de Direito Processual Penal na PUC-SP e advogado criminalista.
 
“Os profissionais e os estudantes da área devem acompanhar a transformação da criminalidade e as modernas teorias que norteiam este fenômeno social, por meio do estudo das ciências penais, a fim de compreender os aspectos relevantes de tutela dos bens jurídicos fundamentais e dos meios de apuração e repressão das infrações penais”, destacou o professor Roberto Archanjo.
 
Serviço:
I Encontro Sobre Direito Penal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 21/03/2015 – sábado; das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC, com transmissão simultânea para dois auditórios - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo – SP;
Inscrições: de 09 a 18 de março, somente pela internet, no www.direitosbc.br;
Investimento: Alunos: R$12; Público Externo: R$20.
 

Direito São Bernardo promove I Encontro sobre Direito Penal
Terça-feira, 24 de março de 2015
O 1º Encontro sobre Direito Penal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, realizado no dia 21 de março, abordou “A tutela penal dos bens jurídicos difusos e a persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. O evento foi coordenado pelo Prof. Titular Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, acompanhado pelo vice-diretor, Prof. Dr. Rui Décio Martins.
 
Na etapa inicial do encontro foi discutida “A persecução penal dos delitos praticados por organizações criminosas”. O Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva, desembargador do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), falou da evolução das organizações criminosas no mundo globalizado e da importância de se debater o assunto com os estudantes. “Parabenizo a Faculdade de Direito pela realização desse evento. O Direito Penal talvez seja o instrumento de maior força no nosso ordenamento. Quando todos os demais ramos do Direito não são suficientemente fortes para impor o cumprimento da lei, entra em ação o Direito Penal”.
 
Sobre o mesmo tema, o Prof. Ms. Ronaldo Sérgio Moreira da Silva, desembargador do TJSP e ex-aluno da Direito São Bernardo (turma de 1989), destacou os aspectos da Lei 12.850/2013, que trata dos meios de apuração das ações do crime organizado, incluindo questões como a legitimidade constitucional e benefícios da colaboração premiada e da infiltração policial. “No Brasil, temos visto pela mídia os acontecimentos exatamente nessa área, ou seja, sobre a investigação de delitos cometidos por organizações criminosas, que atuam em detrimento da população e do erário, junto à administração pública”, afirmou.
 
Na segunda parte do evento, moderada pelo Prof. Titular Dr. Vladimir Balico, o tema tratado foi a “A tutela penal dos bens jurídicos difusos”. O Prof. Ms. Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, delegado da Polícia Federal e ex-aluno da Direito São Bernardo (turma de 1998), deu enfoque aos aspectos práticos da atuação da Polícia Federal no combate ao crime organizado. “O assunto é extremamente atual e de fundamental importância. É importante mostrar como estamos lidando com esses casos no dia a dia, claro, relacionando à questão acadêmica e à prática jurídica. E assim, efetivamente, ver o resultado prático disso e poder evoluir. O principal do meio acadêmico é trazer novas ideias para melhorar, por exemplo, a aplicação das técnicas de investigação”, salientou. 
 
Encerrando as discussões, o Prof. Dr. Claudio José Langroiva Pereira, professor de Direito Processual Penal na PUC-SP e advogado criminalista, falou sobre a visão que se deve ter a respeito dos meios de combate ao crime organizado e sobre a tutela dos bens jurídicos difusos, destacando os cuidados em relação à flexibilização de direitos. “Não podemos condenar com indícios de provas, é preciso condenar com provas. Vale mais 10 culpados soltos do que um inocente preso”, afirmou.
 
Prestigiaram o evento: Profa. Dra. Evani Zambon Marques da Silva (PUC/SP); Profa. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins (FDSBC); Profa. Célia Regina Nilander de Sousa (FDSBC); Dr. Carlo Mazza Britto Melfi (juiz da Comarca de São Bernardo do Campo); Dr. Fernando Martinho de Barros Penteado (juiz da Comarca de São Bernardo do Campo); Dra. Marcia Helena Nascimento e Dra. Edicléia da Silva Assunção (assessoras do vereador Marcos Lula).
 
O I Encontro sobre Direito Penal foi realizado por iniciativa do professor Roberto Ferreira Archanjo, com o intuito de disponibilizar um espaço para debater importantes temas relacionados ao Direito Penal, visando desenvolver fora da sala de aula assuntos estudados e que serão valiosos para a carreira dos estudantes. Em razão da grande importância para a comunidade acadêmica, o evento ganhou destaque ao ser divulgado por notáveis veículos de comunicação da região, como o Diário do Grande ABC, TV Bernô e Macro ABC.
Palestras CAXXA
Segunda-feira, 27 de abril de 2015
O Centro Acadêmico XX de Agosto - Gestão Partners é o responsável pela organização de palestras que se realizarão durante o mês de maio no Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo. Os eventos trazem para os alunos assuntos relevantes do Direito. Para os alunos inscritos, cada palestra contará como uma hora e meia de atividade complementar.
 
No dia 13 de maio (quarta-feira), o professor de Direito Administrativo da FGV - Carlos Ari Sundfeld ministrará uma palestra sobre o tema: "Direito Administrativo para Céticos". O professor Carlos Sundfeld é mestre e doutor em direito administrativo pela PUC-SP. Foi um dos fundadores da Escola de Direito da FGV, onde leciona Direito Administrativo para a graduação e para o mestrado acadêmico. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, criada em 1993.
 
As inscrições estão abertas no CAXXA até o dia 12 de maio.
 
 
Serviço:
Palestra: “Direito Administrativo para Céticos”
Data: 13/05/2015 (quarta-feira)
Horário: 17:45 às 18:40.
Local: Anfiteatro
Inscrições abertas no CAXXA.
 

 

Aviso - RT Online 
Quinta-feira, 21 de maio de 2015
Prezados Usuários:
 
Devido a problemas técnicos, o acesso à Revista dos Tribunais OnLine está inoperante, porém providências já foram tomadas para que tudo se normalize o quanto antes.
 
Gratos pela compreensão.
 
Atividades matutinas suspensas em 29.05
Quinta-feira, 28 de maio de 2015
Informamos a comunidade acadêmica que, tendo em vista a noticia de paralisação dos ônibus programada para amanhã, dia 29 de maio, das 4h às 8h,  e divulgada pelas Centrais Sindicais, não haverá expediente no campus da FDSBC e Escritório Escola no período da manhã.
 
 
A Faculdade retomará suas atividades normais a partir das 12h. As aulas serão normais no período noturno.

 

Direito São Bernardo promove debate sobre a redução da maioridade penal
Quinta-feira, 18 de junho de 2015. 
 
 
 
No último dia 9 de junho, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o “1° Painel da FDSBC sobre Redução da Maioridade Penal”, que contou com a coordenação das professoras doutoras Denise Auad e Carmen Silvia Fullin. A atividade foi presidida pelo diretor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, com a participação do Dr. Egberto de Almeida Penido, da Dra. Adriana Borghi e do Dr. Ariel de Castro Alves, que falaram das consequências da possível aprovação da PEC 171/1993 (sobre a redução da maioridade penal) e das alternativas para evitar a criminalidade juvenil.
 
A primeira palestra foi proferida pelo Dr. Egberto, juiz titular da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude da Capital. Sob o título “Redução da Maioridade Penal – O império da irracionalidade e o exílio do humano”, ele apresentou dados sobre a população carcerária do Brasil e sua visão sobre o sistema prisional do país. Para o juiz, aprovar a emenda significa isentar o Estado do compromisso com a juventude. “Estamos vivendo um momento sombrio, um momento de escolher entre o certo e o fácil. Na sociedade atual, imediatista, acostumada ao fast food, temos a tendência de escolher pelo fácil e, com isso, não pesquisamos a fundo as causas dos desequilíbrios”, afirmou.
 
A segunda exposição foi feita pela Dra. Adriana, professora de Processo Penal e Direitos Humanos/ECA pela Universidade Mogi das Cruzes. Ela falou sobre “O atual Sistema de Justiça Juvenil: Reflexões em torno da execução da medida socioeducativa”. Para a Dra. Adriana, falta informação para as pessoas sobre o sistema de justiça juvenil, pois muitos criticam, mas não conhecem o conteúdo do ECA. “A coisa mais importante do ECA, além da diferenciação do sistema penal, é pensar o adolescente como um indivíduo único, com problemas e realidades diferentes”, ressaltou.
 
Na terceira apresentação, o Dr. Ariel, assessor jurídico da ONG internacional Aldeias Infantis SOS, discutiu os “Aspectos jurídicos, políticos e sociais da redução da maioridade penal e suas consequências”. O convidado, que também é coordenador da Comissão da Infância e Juventude da OAB-SBC, mostrou dados sobre a criminalidade juvenil, destacando que apenas 0,9% do total de crimes no país são cometidos por adolescentes e que 79% dos
 
países adotam a idade de 18 anos para a maioridade penal. “A prisão é sempre a forma mais cara de tornar as pessoas piores. Como ensinar a pessoa a viver em liberdade privando-a da própria liberdade?”, declarou.
 
Após as exposições, houve o debate com os alunos, com o aprofundamento de questões como a efetividade do ECA, o aumento da criminalidade juvenil e suas causas, além dos meios de reverter essa situação, entre elas: a ampliação da justiça restaurativa e a criação de programas de assistência para  egressos da Fundação Casa.
 
No final do encontro, a representante do CAXXA, Vivian Navarro, convidou a todos para assinarem um abaixo-assinado contra a redução da maioridade penal, destinado ao Congresso Nacional. O documento foi organizado pelo próprio Centro Acadêmico e conta com o apoio da Faculdade, tendo como embasamento uma carta redigida pela professora Denise Auad, na qual constam os motivos que tornariam a PEC 171 inconstitucional.
 
O abaixo-assinado encontra-se no CAXXA e está disponível para assinatura durante o período matutino de aulas e no intervalo do período noturno. Os alunos, funcionários e professores interessados na causa da não redução da maioridade penal no Brasil, podem assina-lo.
 

 

Palestra Centro Acadêmico XX de Agosto
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Reforma à legislação arbitral é tema de palestra na FDSBC
 
No dia 17 de agosto de 2015 a Faculdade de Direito de São Bernado do Campo receberá a advogada Adriana Braghetta, que ministrará, no Anfiteatro da FDSBC, palestra sobre o tema: "Impactos da reforma da Lei de Arbitragem".
 
Adriana é referência no tema da arbitragem e integrante de uma das principais instituições arbitrais do país. A advogada também foi membro da comissão de juristas que elaborou anteprojeto de Lei, transformado na Lei nº 13.129 de 26 de maio de 2015.
  
O evento, promovido pelo Centro Acadêmico XX de Agosto, contará com a presença da Professora Titular de Direito Processual Civil II, Profª. Elisabeth de Gennari.
 
TEMA: "OS IMPACTOS DA REFORMA DA LEI DE ARBITRAGEM"
Palestrante: Adriana Braghetta
Data: 17.08.2015 - (segunda-feira)
Horário: 17h45 às 18h40
Local: Anfiteatro da FDSBC
Atividade Complementar: 1 h e 30 minutos
Inscrições abertas no CAXXA
 
 
Reformulação do Projeto Pedagógico da FDSBC
 
Atualizado em 14 de setembro de 2015, segunda-feira.
Para acessar a última versão do projeto, aprovada pela Douta Congregação da FDSBC e enviada ao Conselho Estadual de Educação, clique aqui.                                                                                                                       
Pré- Conferência da Mulher
Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
O Governo de São Bernardo do Campo, a respeito das Conferências Municipais, estabeleceu a realização de Pré-Conferências, pulverizadas por toda cidade, visando facilitar a participação da comunidade.
 
Para a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres o processo de divulgação inclui motivar as mulheres a participarem, colaborando com a definição de estratégias de efetivação e fortalecimento de políticas públicas de igualdade no Município, no Estado e no País.
 
Dia 15 de agosto de 2015, sábado, das 8h às 12h30, será o dia de mobilização em 20 locais (a mesma divisão das Plenárias do OP) para realizar simultaneamente as Pré-Conferências das Mulheres.
 
O tema central é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, e os Eixos Temáticos são:
 
Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;
Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;
Sistema Nacional de Política para as Mulheres: subsídios e recomendações
Para essa etapa preparatória, a meta é reunir 150 mulheres em cada uma das regiões, com objetivo de:
Analisar os avanços e desafios a partir dos Eixos Temáticos propostos pela Nacional;
Propor recomendações para o sistema político;
Propor subsídios e recomendações para o sistema político com participação das mulheres e igualdade.
 
Todas as propostas advindas das Pré-Conferências subsidiarão os grupos de trabalho no dia da Conferência Municipal.
Nesse dia também será o momento de eleger as delegadas que irão para a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Bernardo.
 
A IV Conferência será realizada no dia 09 de setembro de 2015, no CRI – Centro de Referência do Idoso, localizado na Av. Redenção, 271, Jardim do Mar.
 

 

Sustentabilidade na indústria da moda é tema de debate na FDSBC
Sexta-feira, 14 de agosto de 2015.
 
Sob a perspectiva do Direito Ambiental, especialistas discutem relação entre o meio ambiente e o consumo ligado à moda
 
Estabelecer uma relação sustentável entre o meio ambiente e o consumo nos diversos segmentos do mercado é uma das principais preocupações da sociedade atual, e o Direito tem uma função primordial na regulação desse universo. Tendo em vista a importância do assunto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 29 de agosto, o V Encontro sobre Direito Ambiental, que terá como temática: “Sustentabilidade, meio ambiente e consumo: indústria da moda”.
 
A primeira palestra será proferida pelo Prof. Ms. Ricardo Morishita Wada, que tratará do tema “Sustentabilidade e consumo: obsolescência programada na indústria da moda barata”. O convidado é consultor, advogado e professor de Direito do Consumidor no IBMEC, Escola de Direito de Brasília - IDP e Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Formado pela PUC/SP, mestre em Direito pela USP e doutorando pela PUC/SP, foi diretor nacional do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Presidente Pro Tempore do Foro Ibero-americano das Agências Governamentais de Proteção ao Consumidor. Além disso, é delegado brasileiro para reforma das diretrizes de defesa do consumidor nas Nações Unidas - ONU.
 
A segunda palestra será responsabilidade do Prof. Ms. Edis Milaré, que falará sobre “Sustentabilidade e meio ambiente - produção em larga escala”. Graduado pela Universidade Mackenzie e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP, o convidado é sócio-gerente e consultor em Direito Ambiental da Milaré Advogados, em São Paulo.  Procurador de Justiça aposentado do Estado de São Paulo, foi o primeiro coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, além de secretário do Meio Ambiente, professor de Direito Ambiental e advogado.
 
Para debater com os palestrantes, foi convidada a Estilista Ms. Eloisa Ferraro Artuso. Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Eloisa trabalha há mais de dez anos como estilista e passou por grandes marcas brasileiras. Em 2013, concluiu seu mestrado em Design Futures na Goldsmiths, University of London, com foco em consumo consciente na moda. Com a experiência adquirida ao longo da carreira, Eloisa passou a olhar a moda de forma mais holística e, atualmente, seu trabalho está fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e comunicação se fundem com design. Além de atuar como estilista, ela palestra, escreve e faz parte do movimento Fashion Revolution no Brasil, no qual se dedica a ações para promover a sustentabilidade e ética na indústria da moda.
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br, entre os dias 17 e 26 de agosto. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (nos ramais 194, 196 e 240). Vagas limitadas.
 
Serviço:
Evento: V Encontro sobre Direito Ambiental da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 29 de agosto de 2015, das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP;
Inscrições: de 17 a 26 de agosto, pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: alunos R$ 12; demais interessados R$ 20.
Informações: CAC – 3927-0222 ou 4123-0222 (ramais 194/196/240).
 


Atenção 5º anista: ENADE 2015 – Lista de inscritos
Terça-feira, 25 de agosto de 2015.
Neste ano, em cumprimento à determinação da Portaria Normativa 3, de 6 de março de 2015, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo  participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2015, para avaliação de seu curso de Direito.
 
O Exame tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
 
Os estudantes habilitados ao ENADE são os ingressantes – 1.ª série do curso e os concluintes – 5.ª série do curso, inclusive 5ºG, com vínculo na instituição (matriculados ou trancados). Estarão dispensados da realização da prova apenas aqueles que colarem grau até o dia 26 de agosto de 2015. Os alunos do 1º ano serão inscritos para obtenção da regularidade acadêmica, em atenção ao requerido pelo sistema do INEP, mas estão dispensados da realização da prova.
 
A prova será aplicada no dia 22 de Novembro de 2015 e é um dos componentes obrigatórios para conclusão do curso. O aluno que não preencher o questionário do estudante e/ou não comparecer à prova estará irregular junto ao INEP e deverá aguardar nova edição do ENADE para regularizar sua situação acadêmica.
 
Na hipótese de você enquadrar-se entre os discentes (5.ª série do curso, inclusive 5ºG) que devem realizar a prova, consulte a lista de inscritos no site da FDSBC (área do aluno - ENADE) e verifique se seu nome consta na relação. Caso perceba que seu nome não está nesta lista, comunique a Seção de Graduação por meio do e-mail secretaria@direitosbc.br, até o dia 28 de agosto de 2015.
 
Mantenha-se atualizado acompanhando as publicações e assegure sua formação regular no bacharelado em Direito. 
Mais informações em nosso portal. Para acessá-lo: área do aluno > Informações Acadêmicas > Enade
 
 
Seção de Graduação
Agosto/ 2015 

Simpósio sobre Grandes Questões Atuais do Direito Tributário
Sexta-feira, 4 de setembro de 2015. 
 
A Editora Dialética promoverá nos próximos dias 17 e 18 de setembro o Simpósio sobre Grandes Questões Atuais do Direito Tributário, coordenado pelo Dr. Valdir de Oliveira Rocha, Doutor e Livre-docente em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP, com a participação de renomados especialistas e juristas da seara do Direito Tributário.
 
Haverá debates após cada bloco de palestras, entre os componentes das mesas de trabalho e serão respondidas as principais questões formuladas pelos participantes inscritos. Serão fornecidos certificados de participação aos participantes inscritos. A programação completa pode ser consultada em http://www.dialetica.com.br/loja.asp?iid=1&pid=85EF1F5EBCF84D47A495452375D0028520163196.
 
O evento será realizado no Hotel Meliá Paulista, localizado na Av. Paulista, 2.181, São Paulo. Mais informações: (11) 5084 4544 ou atendimento@dialetica.com.br.
 

 

Mês de ações educativas inclusivas em mobilidade
Sexta-feira, 4 de setembro de 2015.
 
A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove, em setembro, o Mês de Ações Educativas Inclusivas de Mobilidade. A ação, que será realizada durante todo o mês, é organizada pelas secretarias de Transportes e Vias Públicas e Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com outras secretarias municipais. Serão realizadas diversas atividades educativas, contemplando a Semana Nacional do Trânsito e o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, abordando os temas "Pedestre Seguro" e "Inclusão da Pessoa com Deficiência".
 
O objetivo é sensibilizar a população e reforçar as orientações de prevenção de acidentes no trânsito, como atravessar na faixa de pedestres, não dirigir quando ingerir bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade, respeitar as vagas e assentos preferenciais e não utilizar aparelhos eletrônicos ao circular nas vias. 
 
Faz parte da programação a realização de oficinas, exibição de filmes, seminários e palestras. O destaque será no dia 21, domingo, quando é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Mundial Sem Carro. A Avenida Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, será interditada aos veículos em parte do dia, para ser utilizada com exclusividade pelas pessoas, com objetivo de estimular a reflexão sobre o uso sustentável e integrado dos diferentes modos de circulação no espaço urbano. 
Veja abaixo a programação:
 
Se beber, quem dirige?
Intervenção teatral que será realizada em bares localizados em três dos tradicionais redutos frequentados pelos que gostam de curtir uma happy hour.
Av. Kennedy, Jardim do Mar – dias 4 e 18, 21h30;
Av. Prestes Maia, Centro – dia 11, 2130;
Rua Antártico, Jardim do Mar – dia 25, 21h30.
 
O trânsito e o pedestre, vamos combinar?
Intervenção teatral que acontecerá em alguns dos locais mais movimentados da cidade, visando orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito mútuo no trânsito.
Praça Lauro Gomes – dia 5, 10h;
Praça Salvador Arena – dia 6, 14h;
Parque Raphael Lazzuri – dia 12, 14h;
Praça João Olympio Bassani – dia 13, 10h;
Parque da Juventude Città Di Maróstica – dia 26, 14;
Praça Giovanni Breda – dia 27, 14h.
 
Palestra: Direção segura e dicas de segurança
Dicas de mobilidade segura para motociclistas e motoristas. Centro de Reflexão de Trânsito, Rua Humberto Gastaldo, 40, Parque São Diogo (ao lado do Ginásio Poliesportivo) – dias 18, das 9h às 10h30, e 23, das 14h30 às 16h.
 
Semana Educativa do Trânsito
Atividades e brincadeiras com crianças com base nos livros “De olho nos sinais” e “Brincando e aprendendo no trânsito”. Biblioteca Machado de Assis (Riacho Grande) – dias 23, 24 e 25, 14h.
 
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia Mundial Sem Carro
Dia repleto de atividades para celebrar estas duas importantes datas. Entre as atrações culturais confirmadas estão Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, grupos teatrais, dança cigana, apresentações de corais do Centro de Referência do Idoso, contações de histórias, coreografia da Terceira Idade, apresentação de jovens com mobilidade reduzida atendidos pelos CRAS, capoeira e caratê inclusivos.
Haverá também brinquedos infláveis, ciclovia, Expresso Lazer, basquete sobre rodas, pintura infantil, oficinas educativas de trânsito e dicas de manutenção de motos. Outras atrações que prometem agradar crianças e adultos são ônibus articulado, Jardineira de 1956, Ecomóvel, Bichos da Zoonose, Ambulância do Samu, Carro de Bombeiros, Viatura e Moto Trânsito e exposição de fotos antigas dos meios de transporte. – Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, dia 20, das 9h às 15h.
 
Oficina – Braille: ouvir, sentir e incluir
Dia 21 de setembro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua Jurubatuba, 1.415, Centro. Mais informações: 4330 2888/4332 9698.
 
Os desafios de ser mulher e deficiente
Roda de conversa que acontece na Biblioteca Monteiro Lobato. Dia 24, 19h.
 
Dia D
Dia Nacional para Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Central de Renda e Trabalho, dia 25, das 9h às 16h.
 

 

FDSBC promove debate sobre sustentabilidade na indústria da moda
Quinta-feira, 10 de setembro de 2015. 
 
No dia 29 de agosto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou o seu V Encontro sobre Direito Ambiental, com a temática “Sustentabilidade, meio ambiente e consumo: indústria da moda”. O encontro foi coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Caldeira Zamarrenho, professora titular de Direitos Difusos e Coletivos da Instituição, e contou com as apresentações do Prof. Dr. Ricardo Morishita Wada e da estilista Eloisa Ferraro Artuso. 
 
 
O Prof. Dr. Ricardo Morishita Wada, advogado e professor de Direito do Consumidor no IBMEC, Escola de Direito de Brasília (IDP) e Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), falou sobre “Sustentabilidade e consumo: obsolescência programada na indústria da moda barata”. Durante a apresentação, o convidado propôs aos alunos uma reflexão sobre a relação entre o consumo, a sociedade, o meio ambiente e o Direito, abordando sobretudo alguns aspectos do Código de Defesa do Consumidor referentes ao assunto.
 
“Hoje, a moda, assim como a imagem, é reconhecida como uma das formas de expressão de identidade. Precisamos trabalhar sempre com muito cuidado, pois é um tema importante, relacionando-se diretamente à vida das pessoas”, afirmou o palestrante. No entanto, ele questionou os hábitos de consumo excessivo da sociedade atual: “Qual é o valor da moda para a sociedade brasileira? Qual é o valor da novidade? O meu ato impacta de que forma o mundo em que eu vivo?”
 
No mesmo direcionamento seguiu a apresentação da estilista Eloisa Artuso, que trabalha com moda há mais de dez anos, tendo passado por grandes marcas brasileiras. A palestrante apresentou um trecho do documentário “The True Cost”, discutindo as relações que regem o mundo da moda, desde a obtenção das matérias primas até o descarte dos produtos cada vez menos duráveis pelos consumidores.
 
“A importância de se discutir a indústria da moda em um evento de Direito, em primeiro lugar, se deve ao impacto que ela tem no meio ambiente e na sociedade, pois é a segunda indústria mais poluente do mundo. Além disso, há o impacto social, seja em razão da própria poluição que causa, como do não cumprimento das leis trabalhistas em diversos lugares, principalmente em países emergentes que produzem roupar para alimentar o consumo do resto do mundo”, disse a estilista.
Com a experiência adquirida ao longo da carreira, Eloisa passou a olhar a moda de forma mais holística e, atualmente, seu trabalho está fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e comunicação se fundem com design. Além de atuar como estilista, ela palestra, escreve e faz parte do movimento Fashion Revolution (www.fashionrevolution.org) no Brasil, no qual se dedica a ações para promover a sustentabilidade e ética na indústria da moda.
 
Também prestigiaram o evento e participaram dos debates: o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo Mauad; o vice-diretor da FDSBC, Prof. Dr. Rui Décio Martins; o Prof. Dr. Marcelo Doppenschmitt; o Prof. André Felipe Soares de Arruda, ex-professor da FDSBC e professor da Universidade Federal de Goiás; a Profa. Carolina Ferreira Souza, ex-professora da FDSBC e professora da Universidade Federal de Goiás.
 
Durante o encontro, a Direito São Bernardo recebeu uma doação da Editora Thomson Reuters Revista dos Tribunais. Foram dois exemplares do livro “Direito do Ambiente”, de autoria do Prof. Édis Milaré, que ficarão disponíveis para consulta dos estudantes na biblioteca da Instituição.
 
 

 

Das Ordenações aos Códigos Modernos – Cinco Séculos de História
Quinta-feira, 10 de setembro de 2015.
Em comemoração aos seus 190 anos e já preparando caminho para a celebração dos 190 anos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Biblioteca traz a público, sob a curadoria do Prof. Dr. Samuel Rodrigues Barbosa, seu acervo de Ordenações do Reino de Portugal.
 
As Ordenações portuguesas se inserem na conjuntura europeia dos séculos XV e XVI, preparadas pelas monarquias em sua política de consolidar e compilar o direito. Não são códigos em sentido moderno. As Ordenações distribuem as matérias em 5 livros, segundo os moldes das Decretais do Séc. XIII. Cobrem temas variados como direito penal, civil, processo, relação entre Coroa e Igreja, o mosaico de jurisdições dos órgãos da Coroa, a teia de privilégios das ordens que compõem a monarquia.
 
As Ordenações convivem com uma pluralidade de fontes: além das leis do Reino, os costumes e estilos, os assentos, a autoridade do direito romano e canônico, a força da opinio do direito doutrinário e os iura propria das várias partes do império português. 
 
Já os códigos modernos, sistematizam e formalizam o direito segundo outra racionalidade. Cada código se especializa em áreas definidas e tem a pretensão de reduzir as fontes àquelas reconhecidas pela legislação.
 
Em cinco séculos de história, as Ordenações foram reformadas e revogadas, produzindo uma literatura de repertórios e compilações de legislação extravagante. As Ordenações Filipinas foram revogadas integralmente no Brasil apenas com o Código Civil de 1916. Ao longo do século XIX, o século dos códigos modernos, as Ordenações Filipinas são apresentadas em diferentes soluções editoriais que buscavam atualizá-las ao direito em vigor.
 
Esta exposição apresenta as edições das Ordenações que compõem o acervo de Obras Raras da Faculdade de Direito da USP, com destaque para a edição de 1539 das Ordenações Manuelinas, as edições vicentinas das Ordenações Filipinas e a edição preparada nos quadros da Reforma Pombalina. Apresenta ainda Repertórios de meados do século XVIII que apresentam as Ordenações Filipinas ao lado das fontes do jus commune. Por fim, apresenta a fortuna das novas formas das Ordenações no século XIX no Brasil.
 
A exposição permanece aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Biblioteca Central, Sala de Consulta, Prédio Histórico, 1º andar, Largo São Francisco, 95, São Paulo.
 

 

Direito São Bernardo promove debate sobre cotas nas universidades
Terça-feira, 15 de setembro de 2015
Assunto será discutido entre especialistas e estudantes durante o 2º Encontro sobre Direitos Humanos
 
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. É o que afirma o artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem. O documento é considerado por especialistas como indispensável para que haja respeito à vida humana em todo o planeta. Com o intuito de discutir assuntos relacionados à temática, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza, no dia 3 de outubro, o seu “2º Encontro sobre Direitos Humanos”.
 
O evento terá como foco dos debates as “Cotas nas Universidades” e ocorrerá sob a coordenação dos professores: Carmem Sílvia Fullin, Carlos Eduardo Batalha e Marcelo Souza Koch Vaz Döppenschmitt. O encontro contará com a participação de dois convidados.
 
Na primeira palestra, o Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida, vai falar sobre “Autonomia universitária e ações afirmativas”. O convidado é pós-doutorado pela Faculdade de Direito da USP, doutor em Filosofia do Direito pela USP, mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie, professor universitário na Mackenzie e na Universidade São Judas Tadeu, presidente do Instituto Luiz Gama (SP) e advogado em São Paulo.
 
Na segunda parte do evento, o Prof. Dr. Luís Rodolfo Ararigboia de Souza Dantas tratará do tema “Direito fundamental à igualdade e ações afirmativas”. O convidado é mestre e doutor em Direito do Estado pela USP, professor do Mestrado em Direitos Humanos e da Graduação em Direito do UNIFIEO, foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e chefe de seu Núcleo Temático de Filosofia e Teoria Geral do Direito, além de ter ministrado aulas na Faculdade de São Bento, FAAP, Uninove e UNIP. 
 
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br, entre os dias 21 e 30 de setembro. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (nos ramais 194, 196 e 240). Vagas limitadas!
 
Serviço:
Evento: II Encontro sobre Direitos Humanos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Data: 03 de outubro de 2015, das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC - Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP;
Inscrições: de 21 a 30 de setembro, pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: alunos R$ 12; demais interessados R$ 20.
Informações: CAC – 3927-0222 ou 4123-0222 (ramais 194/196/240).
 

 
RUF 2015 qualifica FDSBC em 1º lugar no ensino de Direito no ABC
Quinta-feira, 17 de setembro de 2015. 
Avaliação positiva de profissionais no mercado e número de mestres e doutores no corpo docente posicionam a Direito São Bernardo entre as dez melhores instituições do Estado de São Paulo
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está classificada em 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC. É o que revela o RUF 2015 (Ranking Universitário Folha). A Instituição teve seu curso classificado entre as dez melhores universidades do Estado de São Paulo, dentre 166 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. No ranking nacional, a Instituição alcançou a 27ª posição, dentre 878 avaliadas. Já entre as instituições públicas de ensino do Estado, a Direito São Bernardo foi a 3ª melhor classificada.
 
“Novamente, o bom posicionamento que a nossa Faculdade alcançou no Ranking da Folha é motivo de grande orgulho. Isso porque demonstra que temos uma comunidade acadêmica muito ativa, atuante e de muita qualidade. E pretendemos, no futuro, incentivar, sobretudo, a produção de pesquisas na Instituição, para melhorar ainda mais a qualidade de ensino da FDSBC”, afirmou o diretor da Faculdade, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad.
 
O Ranking Universitário da Folha é um dos mais importantes do país, isso porque avalia, além da qualidade de ensino e de pesquisa, uma série de fatores referentes às instituições, como, por exemplo, o posicionamento dos alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, quesito em que a Instituição ficou em 8º lugar em nível nacional. Outro parâmetro de análise é a proporção de professores com títulos de mestre e doutor, ponto em que a Direito São Bernardo se posicionou 20º lugar no ranking nacional.
 
Entre as instituições públicas de ensino de todo o país, a Direito São Bernardo ficou na 15ª posição, à frente de universidades como a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), FDF (Faculdade de Direito de Franca), UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Confira o ranking:  http://ruf.folha.uol.com.br/2015/ranking-de-cursos/direito/
 
Tradição - A Direito São Bernardo completou seus 50 anos em 2014, mantendo sempre sua dupla missão institucional: a prestação de serviços à população carente do município de São Bernardo do Campo e o ensino jurídico de qualidade. Com esses preceitos, a instituição já beneficiou mais de 180 mil cidadãos, por meio da assistência jurídica gratuita, e formou mais de 14 mil bacharéis em Direito, muitos dos quais atuam nas mais altas cortes do país, como o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Como reconhecimento da qualidade de ensino e da contribuição social, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo também recebeu todas as edições do selo “OAB Recomenda” (2001, 2003, 2007 e 2011).
 

 

Ex-professor do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa palestra na FDSBC
Quinta-feira, 17 de setembro de 2015.
No último dia 9 de setembro, o Prof. Dr. Fernando Acosta palestrou aos alunos das turmas de 2º ano da Direito São Bernardo, atendendo ao convite da Profa. Carmen Fullin, que teve a oportunidade de conhecê-lo na qualidade de pesquisadora visitante durante o período em que estudou no Canadá. 
 
O professor aposentou-se recentemente no Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, retornou ao Brasil e atualmente é pesquisador associado do NADIR - Núcleo de Antropologia do Direito da USP e da Chaire de Recherche en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale, Université d'Ottawa.
 
Durante a palestra proferida o convidado discorreu sobre Crimes de Corporações, tema de sua especialidade e que vem sendo explorado pela Profa. Carmen em suas aulas de Sociologia Jurídica, com a apresentação de diversas teorias da Criminologia Contemporânea.
 
“Pareceu-me oportuno tratarmos desse tema já que vivemos um momento em que a questão da criminalidade envolvendo corporações e o Estado está em amplo debate por conta da Operação Lava-Jato.”, afirmou a Profa. Carmen.

 

FDSBC na mídia
Quinta-feira, 17 de setembro de 2015. 
Nesta semana, a Faculdade de Direito de São Bernardo foi destaque no jornal Diário do Grande ABC com a matéria especial de capa sobre uso de drogas por menores de idade, com entrevista dada pelo professor Vladimir Balico.
 
A faculdade também foi tema de matéria nos portais Clique ABC e Migalhas, referente à conquista de 4 estrelas do curso de Direito, no Guia do Estudante.
 
O artigo “A indústria do desrespeito ao consumidor”, do professor Arthur Rollo, foi publicado nos portais Fator Brasil, Diário do Aço e no jornal impresso Diário Regional do ABC.
Veja as matérias pelos links:
 
Matéria Veículo Data
Adolescentes consomem drogas próximo a escolas - Entrevista com Prof. Vladimir Balico DIÁRIO ONLINE / DIÁRIO DO GRANDE ABC / SANTO ANDRÉ 14/09/2015
Regionais: Ministro Ricardo Lewandowski vem a Rondônia na próxima segunda-feira PORTAL OURO PRETO / OURO PRETO; RONDONIAGORA.COM 13/09/2015
Contrato Social: para muito além da padronização REPÓRTER DIÁRIO / SANTO ANDRÉ 11/09/2015
A indústria do desrespeito ao consumidor PORTAL FATOR BRASIL; DIÁRIO REGIONAL DO ABC; DIARIO DO AÇO / IPATINGA 11/09/2015
Direito São Bernardo recebe 4 estrelas no Guia do Estudante CLIQUE ABC /  SÃO BERNARDO DO CAMPO; MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO 09/09/2015
CCJ sabatina dois candidatos ao CNJ SENADO NOTÍCIAS 09/09/2015

 

Direito São Bernardo abre inscrições para o Vestibular 2016
Terça-feira, 22 de setembro de 2015. 
As inscrições podem ser realizadas pela internet no período de 15 de outubro a 30 de novembro
 
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo abre as inscrições para o processo seletivo de 2016 entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2015. Os interessados poderão se inscrever pela internet, no site www.vestibular.pucsp.br. O vestibular da Direito São Bernardo é anual e conta com a organização da PUC-SP. A prova será realizada no dia 13 de dezembro de 2015.
Autarquia Municipal criada em 1964, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completou 50 anos em 2014, sendo referência no ensino jurídico do país. Uma prova disso é que a Instituição foi classificada em 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC pelo RUF 2015 (Ranking Universitário Folha). O curso de graduação da Direito São Bernardo foi classificado entre os cursos das dez melhores universidades do Estado de São Paulo, dentre 166 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. No ranking nacional, a Instituição alcançou a 27ª posição, dentre 878 avaliadas. Já entre as instituições públicas de ensino do Estado, a Direito São Bernardo foi a 3ª melhor classificada.
 
No ranking da Ordem dos Advogados do Brasil, a Direito São Bernardo está entre as 90 melhores, dentre as 1210 avaliadas, tendo conquistado as quatro edições do “Selo OAB Recomenda”. Além disso, a Faculdade mantém ótimos níveis de aprovação no Exame de Ordem. No ranking do XIV Exame, por exemplo, que foi realizado em agosto de 2014, a Instituição foi classificada em 7º lugar. Ao todo, foram inscritas 289 Instituições de ensino superior na área do Direito no Estado de São Paulo. De acordo com o ranking divulgado pela OAB, dos 307 alunos da Direito São Bernardo inscritos para o exame, 150 obtiveram a aprovação, resultando em um índice de 48,86%. O resultado também mantém a Faculdade em 1º lugar na região do Grande ABC. 
 
Serviço:
Inscrições: www.vestibular.pucsp.br;
Data: de 15 de outubro a 30 de novembro;
Atendimento da FDSBC: das 9h às 11h - 19h às 21h;
E-mail FDSBC: secretaria@direitosbc.br;
Atendimento da PUC-SP:
Disk Vestibular PUC: 3670-3344 - 2ª a 6ª feira das 9h às 19h;
E-mail PUC: vestib@pucsp.br
 

 

Palestra “10 medidas contra a corrupção”
Terça-feira, 22 de setembro de 2015.
O Ministério Público Federal apresenta 10 medidas para aprimorar a prevenção, o combate à corrupção e à impunidade e para apoiar essa importante iniciativa nacional a  FATI - Faculdade Aberta Para a Terceira Idade, através de sua Profª de Direito e Assessora Jurídica no Ministério Público Federal, Dra. Débora P. Mourão convida toda a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo para palestra com a Procuradora Regional do Ministério Público Federal - MPF, Dra. Elaine Cristina de Sá Proença, onde será explicado, didaticamente, o Projeto de Lei que busca alterações nas leis de combate à corrupção. 
 
Programação:
- 23/09 (4ª feira): às 19h15 - no Centro de Referência do Idoso (CRI - Av. Redenção, n.º 271 - SBC)
- 24/09 (5ª feira): às 15h - no Anfiteatro da FDSBC (Rua Java, n.º 425 SBC)
 
Em ambos os dias, os presentes que quiserem apoiar e defender as medidas, poderão assinar a Lista de Apoiamento que será enviada ao Congresso Nacional, conclamando-o para que promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias (traga seu título de eleitor). 
 
“Precisamos de adesão mínima de 1% da população ELEITORAL nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades. Essa iniciativa não tem qualquer vinculação partidária”, afirma a Profa. Débora.
Mais informações: http://www.dezmedidas.mpf.mp.br/.
 

 

Eventos da Comissão dos Acadêmicos de Direito da OAB SBC
Terça-feira, 22 de setembro de 2015.
A Comissão dos Acadêmicos de Direito da OAB SBC convida a comunidade acadêmica da Direito São Bernardo para dois grandes eventos:
 
Exposição e Comentários sobre o Filme "A casa dos Mortos" Análise crítica do Sistema Penitenciário Brasileiro
Local: Faculdade de Direito de São BernardoR. Java, 425 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo - SP, 09750-650Auditório São Bernardo
Data: 26/09/2015 – 14h às 17h
Expositor Maurício Stegemann Dieter
Professor Doutor de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral na Hamburg Universität (2012). Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pesquisador do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005) 
 
 
 
Curso - O novo Código de Processo Civil (Vagas Limitadas)
Local: OAB SBC. Vinte e Três de Maio, 215 - Anchieta, São Bernardo do Campo
- SP.
Data: 03/10/2015 – 14h às 18h (3 horas de curso, divididos em duas aulas de 1h30, com um intervalo de 30 minutos).
Expositor Professor Wallace Dias
Especialista em Processo Civil pela Universidade Mackenzie e Mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Temas abordados: Processo de conhecimento; Recursos; Liminares.
 

 

I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas
Terça-feira, 22 de setembro de 2016.
O Instituto Rui Barbosa promoverá seu I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas do dia 6 ao dia 8 de outubro, na capital mineira.
 
O Congresso objetiva a melhoria da administração pública, mediante a apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas praticadas, bem como a multiplicação e intercâmbio de conhecimentos.
 
Dentre os principais temas abordados estão Políticas públicas para a saúde; Políticas públicas para a educação; Compras públicas e desenvolvimento sustentável; Infraestrutura e parceria público privada. O evento contará ainda com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais.
Inscrições de trabalhos científicos e mais informações: www.irbcontas.org.br.
 

 

Eventos OAB
Terça-feira, 22 de setembro de 2015.
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP promoverá, nos próximos dias, eventos voltados à comunidade jurídica. Destacamos a realização do I Congresso de Direito Previdenciário do Grande ABCD, que contará com a participação de diversos ex-alunos da Casa e cuja programação pode ser consultada em http://www.oab-sbc.org.br/jcm3/index.php/noticias/446-i-congresso-de-direito-previdenciario-do-grande-abcd. Serão conferidos certificados de participação. Vagas limitadas.
 
Para assistir as palestras realizadas pelo Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, acesse o link: www.videosoabsp.com.br/novo/. Há exposições sobre temas como: Novo CPC, Peticionamento eletrônico, Oratória, Audiência trabalhista, Guarda compartilhada etc.
Veja abaixo a programação:
 
Evento: Direitos Autorais
Data: 23/09/2015 – 9h
 
Evento: Perícia Grafotécnica: Assinatura na Era da Informática
Data: 24/09/2015 – 9h30
 
Evento: Compliance Digital
Data: 24/09/2015 – 19h
 
Evento: Discriminação e seus efeitos envolvendo o assédio moral e a discriminação racial
Data: 24/09/2015 – 19h
 
Evento: I Congresso de Direitos Trabalhistas da Mulher
Data: 26/09/2015 – 9h
 
Evento: I Congresso de Direito Previdenciário do Grande ABCD
Data: 24 e 25/09/2015 – 8h30
Informações/Inscrições: (11) 4362 2446 ou http://www.oab-sbc.org.br/inscricao.php.
 
Evento: Visita Monitorada ao DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Estado de SP)
Data: 1/10/2015
Informações/inscrições: (11) 3291 8190/ 8191
 
Evento: 14ª Romaria dos Advogados
Data: 24/10/2015
Informações/inscrições: (11) 3291 8190/ 8191
 

 

I Ciclo de Debates em Direito Desportivo: Temas atuais
Terça-feira, 23 de setembro de 2015
 
 
A Comissão de Direito Desportivo da OAB/SBC, em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, promoverá seu I Ciclo de Debates em Direito Desportivo, abordando temas relevantes e atuais da seara jurídica desportiva, dentre eles “Doping – cuidados e tendências para o Brasil Olímpico” e “Polêmicas atuais das relações trabalhistas entre atletas e clubes”.
 
O evento contará com a participação de especialistas renomados e com vasta experiência de atuação no Direito Desportivo. 
 
Veja abaixo a programação completa: 
 
1º dia – Instituição e evolução do Direito Desportivo Brasileiro.
 
Palestrante: Dr. Heraldo Panhoca (Advogado, participou do Projeto Lei Pelé)
Presidente da Mesa: Dr. Luis Ricardo Davanzo (Presidente da OAB/SBC)
 
2º dia - Doping – cuidados e tendências para o Brasil Olímpico
 
Debatedores: Dr. Caio Medauar (Advogado e Procurador do STJD/CBF) e Dr. Luiz Roberto Martins Castro (Advogado e Presidente da 3ª Comissão Disciplinar do TJD/Fed. Paulista de Futebol)
Moderador: Dr. Bruno Miniolli (Advogado e Auditor do STJD da Liga Nacional de Basquete)
 
3º dia - Nova Regulamentação FIFA sobre intermediários e TPO
 
Debatedores: Dr. Cristiano Caús (Advogado do Santos F. C.) e Dr. Felipe Ezabella (Advogado e Conselheiro do S. C. Corinthians Paulista)
Moderador: Dr. Raphael Paçó Barbieri (Advogado especialista em Direito Desportivo)
 
4º dia – Polêmicas atuais das relações trabalhistas entre atletas e clubes
Debatedores: Dr. André Sica (advogado da S. E. Palmeiras, Red Bull e outros) e Dr. João Henrique Chiminazzo (mestre em Direito Desportivo e advogado de atletas)
Moderador: Dr. Márcio Fernando Andraus Nogueira
 
5º dia – Temas atuais de Justiça Desportiva
 
Palestrante: Dr. Márcio Fernando Andraus Nogueira (Advogado e Presidente da Comissão Disciplinar do STJD/CBFS) e Alessandro Kishino (Advogado e Procurador do STJD/CBF e Auditor do STJD/CBFS)
Haverá sessão de julgamento da 2ª Comissão Disciplinar da Liga Nacional de Futsal
 
O ciclo terá duração de cinco dias, com início no próximo dia 28 de setembro e fim no dia 02 de outubro, e será realizado das 18h às 23h, no Anfiteatro da Direito São Bernardo.
 
Serviço:
I Ciclo de Debates em Direito Desportivo: Temas atuais
Data: 28/09 a 02/10/2015, das 18h às 23h
Local: Anfiteatro da FDSBC – Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP.
Inscrições / informações:clique aqui
 
Professor da FDSBC é homenageado com Medalha Dom João VI
Quinta-feira, 24 de setembro de 2015.
Hoje, dia 24 de setembro, o Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva será homenageado com o recebimento da Medalha Dom João VI, instituída por ocasião da comemoração do Bicentenário da Justiça Militar da União, em conjunto com a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
 
A homenagem, que expressa reconhecimento pela dedicação à Justiça Brasileira, será realizada às 16h no Salão Nobre da 2ª Câmara de Justiça Militar, situado à Av. Cásper Líbero, 88, 3º andar, Centro, São Paulo.
 
A comunidade acadêmica da Direito São Bernardo parabeniza o Prof. Roberto Archanjo pela honrosa homenagem!

Ex-aluna, Dra. Carolina Hoffman, constrói carreira de sucesso nos EUA
Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Atuar com Direito Internacional e constituir carreira em outros países é o sonho de muitos estudantes de Direito. Esse objetivo foi alcançado pela Dra. Carolina Chaves Hoffman, ex-aluna da Direito São Bernardo, graduada em 2003. Ela é advogada licenciada pela OAB no Brasil e vive nos EUA desde 2007. Atualmente, a Dra. Carolina se prepara para prestar o Bar Exam (equivalente à prova da OAB) pelo Estado da Califórnia.
 
“Fiz mestrado em Direito Comparativo e Internacional com ênfase em Direito Ambiental pela University of San Diego School of Law, e me graduei em 2011. Atualmente, trabalho como funcionária concursada no Condado de San Diego, na área jurídica do Department of Child Support Services”, contou a Dra. Carolina.
 
A advogada iniciou os estudos na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1999, visando carreira diplomática, porém acabou se interessando por Direito Público (Constitucional, Administrativo, Direitos Difusos e Coletivos) e por Direito Internacional. Ainda no Brasil, casou-se com um norte-americano. Pouco depois o casal se mudou para os EUA visando aperfeiçoamento acadêmico. “Minha vida aqui tem sido ótima, desde o início busquei continuar na minha área de formação trabalhando em escritórios de advocacia, estudando, me tornando Paralegal certificada em 2008, concluindo mestrado pela San Diego University School of Law, e culminando na minha aprovação em concurso público para o Department of Child Support Services”.
 
Atualmente, a Dra. Carolina se prepara para prestar o California Bar Exam, que é administrado duas vezes ao ano: em fevereiro e em julho. Ela vai realizar a prova de julho de 2016 e estuda 3 horas por dia após o trabalho, além de 8 horas por dia nos finais de semana e feriados. Sobre o futuro da carreira, ela afirma: “Pretendo continuar trabalhando para o San Diego County, inicialmente no Department of Child Support Services, mas visando futuramente o District Attorney’s Office (equivalente ao Ministério Público no Brasil). Mas caso opte por trabalhar no setor privado, buscaria trabalhar com Immigration Law”.
 
Para construir uma carreira de sucesso, seja no exterior ou em qualquer área jurídica, a Dra. Carolina afirma que o principal é o estudante ter paixão pelo Direito, absorvendo o conhecimento além do que é requerido. “A FDSBC ajudou a ampliar meus horizontes e visão de mundo muito além de apenas me fornecer o conhecimento jurídico necessário para exercer a profissão. Se você mantiver a mente e o coração abertos, verá que as possibilidades são infinitas. Aproveite!”
 

 

2º Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos
Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
A Universidade Federal do ABC, em parceria com a Direito São Bernardo, promoverá no próximo dia 7 de outubro seu 2º Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos, com a temática “Fronteiras, Dinâmicas Religiosas e Direitos Humanos”.
 
O Colóquio será organizado em formato de Conferência e Mesas de Debate, contando com a participação de renomados especialistas de diversas Instituições de Ensino Superior nacionais. Destacamos a participação de dois professores da Casa, Dr. Rui Décio Martins e Dr. Carlos Eduardo Batalha, na qualidade de Coordenadores das Mesas “O campo Religioso Brasileiro: Convivências, Disputas e Intolerâncias” e “Pluralismo e Convivência no Campo Religioso Brasileiro”, respectivamente.
 
Na ocasião, ocorrerá também a Assinatura de Convênio entre a Universidade Federal do ABC e a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 
O evento será realizado na Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo, Auditório 2 Térreo, Bloco Beta.
Veja abaixo a programação completa:


FDSBC na mídia
Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Nesta semana, a professora Célia Nilander concedeu entrevista à Rádio Sônica, da Universidade Metodista, sobre maioridade penal.
 
A faculdade também foi tema de matéria nos portais Clique ABC e ABC do ABC, referente ao debate sobre cotas raciais, que ocorrerá na Instituição.
 
A Direito São Bernardo foi citada nos portais Mais PB, Diário da Oeste, Rede de Notícias, PB Hoje, Amagis, Diário do Sertão e Rede de Notícias, referente à formação acadêmico do juiz Bruno Ronchetti de Castro.
Veja as matérias pelos links:
 
Matéria Veículo Data
Rodada de Debates: Grandes Questões do ICMS FOCO FISCAL 21/09/2015
Lira preside sessão que indica nomes para CNJ MAIS PB; DIARIO DA OESTE; DIÁRIO DO SERTÃO; AMAGIS; REDE DE NOTÍCIAS; PB HOJE 21/09/2015
OAB gaúcha reúne comunidade arbitralista de todo o País na II Prep-Sul OAB/RIO GRANDE DO SUL 20/09/2015
Faculdade de Direito de São Bernardo promove debate sobre cotas nas universidades CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO; ABC DO ABC 18/09/2015
ELEIÇÕES 2016: Redução de tempo de campanha é criticada DIARIO DE VOTUPORANGA / VOTUPORANGA 18/09/2015
Entrevista com a professora Célia Nilander sobre a redução da maioridade penal RÁDIO SÔNICA METODISTA /  SÃO BERNARDO DO CAMPO 17/09/2015
Ministro do STF Ricardo Lewandowski lança Projeto de Audiência de Custódia A GAZETA DO ACRE 15/09/2015
Lewandowski é homenageado com Ordem da Estrela do Acre AC24HORAS; JORNAL O NORTÃO; TUDO RONDONIA 14/09/2015
Como lidar com a semana de provas? Mundo ADM 14/09/2015
OAB-SBC completa 49 anos de existência OAB/SBC 11/09/2015
UERR confere Doutor Honoris Causa a Lewandowski UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA 09/09/2015
Semana Jurídica 2015 UNIVERSIDADE IBIRAPUERA 04/09/2015
Planos de saúde coletivos: uma terra sem lei JORNAL CARTA FORENSE 03/09/2015

 

Aluno da Direito São Bernardo participa de curso em universidade chinesa
Sexta-feira, 2 de outubro de 2015.
Rafael Rizzi, aluno do 4ºAD da Direito São Bernardo, foi selecionado em um programa de bolsa de estudos na Universidade de Hubei, na cidade de Wuhan, na China, e participou do Curso de Verão 2015, que durou do fim de junho até o fim de julho. O estudante teve a oportunidade de assistir às aulas ministradas em inglês e mandarim pelos professores da Universidade, que trataram de diversos assuntos relacionados à China, sua história, economia, educação, políticas públicas e sobre as relações entre o país e o Brasil nos dias de hoje. Houve ainda aulas práticas de caligrafia chinesa, tai chi fan, cerimônia do chá, kung fu e estudo da língua chinesa.   
 
Estudante de mandarim há três anos por meio do Instituto Confúcio da UNESP, Rafael também participou de eventos de intercâmbio cultural em outras universidades chinesas, conhecendo cidades como Beijing, ChongQing e YiChang. Rafael explicou que desde pequeno sempre quis aprender outros idiomas, mas a escolha do mandarim se deu em razão do interesse a respeito das culturas orientais, sua história e sua filosofia, assim como pela importância que a China tem ganhado no cenário internacional, em virtude do seu desenvolvimento econômico. “Após procurar os possíveis lugares onde poderia estudar mandarim, optei pelo Instituto Confúcio (São Paulo), instituição fruto de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) com o governo da República popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei”, afirmou.
 
A modalidade de bolsa para a qual Rafael se inscreveu tem como requisitos a aprovação em uma entrevista em inglês e em um teste de língua chinesa. Também é preciso ter idade entre 18 e 40 anos e ser aluno do Instituto Confúcio da UNESP. No último processo seletivo, 13 pessoas foram aprovadas. Além do período de estudos na Universidade de Hubei, fizeram parte do programa algumas visitas a outras cidades e pontos turísticos. O grupo chegou à capital da China, Beijing, e foi recebido na sede mundial do Instituto Confúcio. Nos dias que se seguiram, conheceram lugares importantes na história da China, como por exemplo, a Praça da Paz Celestial, a Grande Muralha, a Cidade Proibida e o Palácio de Verão.
 
Na semana seguinte, o grupo foi para a cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, onde se localiza o campus da Universidade. “Lá tive a honra de fazer, na presença dos alunos da Universidade, do corpo docente e de meus colegas, o discurso de abertura (todo em mandarim), o que representou uma grande conquista pessoal no aprendizado da língua”, revelou o estudante.
 
Rafael conta que foi extremamente bem-recebido pelos alunos e professores, e que os chineses com quem teve contato foram muito amigáveis, solícitos e demonstraram um carinho especial pelos brasileiros, tanto que o grupo foi convidado para um evento de intercâmbio cultural com os alunos de outra instituição, Huanggang Normal University, onde falaram sobre a cultura brasileira.
 
“A modernidade, o respeito à herança cultural e a infraestrutura de todas as cidades realmente me impressionaram. Quando visitei a cidade de Chongqing, por exemplo, ao caminhar pelo centro, olhei ao meu redor e contei trinta e três guindastes em diferentes construções, o que me fez compreender quando alguns dizem que a China, nos dias de hoje, é um verdadeiro canteiro de obras”, contou.
 
Segundo o estudante, a experiência vivida, além do aperfeiçoamento da língua, ajudou a compreender um pouco mais da cultura chinesa e do modo de vida do povo. “Como tenho interesse em trabalhar no desenvolvimento de negócios entre as pessoas destes dois países, este tipo de conhecimento é de grande importância para o meu desenvolvimento profissional”, declarou. 
 
Aos colegas de Faculdade, Rafael deixa a seguinte mensagem: “Recomendo que cada vez mais alunos da FDSBC, busquem este tipo de experiência em outros países, por meio de programas de bolsa ou por conta própria, a fim de se aprimorarem como pessoa e se diferenciarem profissionalmente, seja atuando no mercado ou no meio acadêmico, o que contribuirá para aumentar, ainda mais, o reconhecimento de nossa Faculdade”.
 
 
FDSBC na mídia
Sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Nesta semana, a FDSBC foi destaque nos jornais DCI e Diário Regional (impresso e online), além dos portais Migalhas, Clique ABC e ABC do ABC, referente a abertura das inscrições para o vestibular 2016.
 
A professora Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins concedeu entrevista à Revista Lampião, sobre violência doméstica.
 
A Faculdade também foi tema de matéria nos portais Migalhas e Repórter Diário, referente ao debate sobre cotas raciais, que ocorrerá na Instituição.
 
A Direito São Bernardo foi assunto nos portais Migalhas, Clique ABC e ABC do ABC, referente ao 1º lugar dado pela RUF à instituição no curso de Direito, no ABC.
Veja as matérias pelos links:
 
Matéria Veículo Data
Instituições municipais conquistam notoriedade DIÁRIO DO GRANDE ABC/ SANTO ANDRÉ 28/09/2015
Agência e Consórcio Intermunicipal participarão de debates sobre "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" no ABC  AGÊNCIA DESENVOLVIMENTO DO GRANDE ABC 25/09/2015
Faculdade de Direito São Bernardo abre inscrições para vestibular 2016 Diário Regional do ABC; Portal Diário Regional/Diadema 24/09/2015
Rodada de Debates: Grandes Questões do ICMS MIGALHAS / RIBEIRÃO PRETO 24/09/2015
Entrevista com a profª Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins sobre violência doméstica REVISTA LAMPIÃO 24/09/2015
RUF 2015 qualifica FDSBC em 1º lugar no ensino de Direito no ABC MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO; CLIQUE ABC/ SÃO BERNARDO DO CAMPO; ABC DO ABC 24/09/2015
Direito São Bernardo promove debate sobre cotas nas universidades CM Consultoria 24/09/2015
Direito São Bernardo promove debate sobre cotas nas universidades Repórter Diário/Santo André 23/09/2015
Profissão DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 23/09/2015
Artigo: A industria do desrespeito ao consumidor Repórter Diário/Santo André 23/09/2015
Direito São Bernardo abre inscrições para o Vestibular 2016 MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO; DCI-COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS/SÃO PAULO; PORTAL DCI/SÃO PAULO; CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO; ABC DO ABC 22/09/2015
II Encontro sobre Direitos Humanos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo  MIGALHAS / RIBEIRÃO PRETO 22/09/2015
OAB gaúcha reúne comunidade arbitralista de todo o Pais na II Prep-Sul JORNAL DA ORDEM 21/09/2015

 

Especialistas debatem cotas em II Encontro sobre Direitos Humanos
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
O “II Encontro sobre Direitos Humanos” da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, realizado no dia 3 de outubro, teve como foco o sistema de cotas nas universidades. O evento foi coordenado pela Profa. Dra. Carmem Sílvia Fullin, pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Batalha e pelo Prof. Dr. Marcelo Souza Koch Vaz Döppenschmitt, contando com as palestras dos seguintes convidados: Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida, Prof. Dr. Luís Rodolfo Ararigboia de Souza Dantas e Prof. Dr. Wilson Mesquita de Almeida.
 
Na primeira parte do encontro, o Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida, falou sobre “Autonomia universitária e ações afirmativas”. O foco da discussão foi destacar o papel social das universidades. “Se as universidades públicas e privadas não tiverem políticas de ações afirmativas, como as cotas, elas não estão cumprindo o objetivo constitucional e portanto não são universidades, deixam de ser, porque a essência de ser uma universidade é exatamente o pluralismo, a liberdade, a igualdade, e portanto, ser um espelho para que a sociedade possa se transformar em algo novo, em algo melhor”, declarou o professor.
 
 
Já o Prof. Dr. Luís Rodolfo Ararigboia de Souza Dantas falou sobre o “Direito fundamental à igualdade e ações afirmativas”, abordando, sobretudo, os aspectos constitucionais do direito fundamental à igualdade. O palestrante tratou também da polissemia do termo igualdade e suas implicações. “Igualdade e justiça, querem dizer aristotelicamente a mesma coisa. A justiça é tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. A partir disso podemos trabalhar a questão das ações afirmativas e, por desdobramento, das próprias cotas”, afirmou.
 
 
Antecedendo os debates da segunda parte do evento, o Prof. Dr. Wilson Mesquita de Almeida, da Universidade Federal do ABC, apresentou uma breve palestra sobre o “Acesso à educação” e apresentou dados de sua pesquisa intitulada “Prouni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo”. Ele destacou os desafios das universidades públicas no que diz respeito ao sistema de cotas para negros, entre eles a falta de conhecimento e orientação aos jovens; a violência simbólica; a falta de modelos no convívio social e a falta de preparo para o vestibular.
 
 A mesa de debate contou com a participação do Prof. Dr. Fernando Costa de Mattos, da UFABC; Prof. Ms. André Felipe Soares de Arruda e Profa. Ms. Carolina Ferreira Souza, ex-professores da FDSBC ex-alunos e atuais professores da Universidade Federal de Goiás; e da Agatha Miranda, aluna do 3º ano da graduação da Direito São Bernardo.
 
 
O evento contou também com a presença do diretor, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Maud, e do vice-diretor, Prof. Dr. Rui Décio Martins, que se colocaram à disposição dos alunos e do Centro Acadêmico para a discussão sobre a implantação do sistema de cotas na Instituição.
 
 

 

Alunos da FDSBC participam de audiências simuladas
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
 
Durante os meses de agosto e setembro de 2015, os alunos do 4º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo participaram de audiências simuladas nas áreas cível e trabalhista. As atividades de prática jurídica foram promovidas pela Profª. Drª. Carmela Dell’Isola e pelo Prof. Ms. Gilberto Carlos Maistro Jr.
 
 
Na área de Direito Civil, as simulações tiveram como foco ações de reparação por danos materiais e morais, sob a coordenação da professora Carmela. De acordo com a professora, os alunos do 4ºAD e do 4ºBD ficaram maravilhados com a atividade que exigiu grande preparação durante os diversos encontros realizados antes da efetiva audiência simulada.
 

 
Já na área de Direito do Trabalho, o professor Gilberto utilizou o tema do filme “Filadélfia" para embasar a simulação. Na trama, ocorre um caso de grave discriminação sofrida por um advogado, antes tido como um profissional promissor e que, depois da descoberta da condição de doente de AIDS, bem como de homossexual, é simplesmente dispensado pelo empregador.
 
As turmas foram divididas em dois grupos: advogados do trabalhador discriminado e advogados do empregador. Foram destacados 3 alunos de cada turma para a redação das peças processuais, outros 2 alunos de cada turma para atuação como advogados, na simulação, além de 1 aluno de cada turma para representação das partes e outros 6 para atuarem como testemunhas. Os demais acompanharam todo o processo, participaram dos debates e assistiram a audiência, entregando relatório. Na simulação, atuou como convidada especial a Dra. Dulce Maria Soler Gomes Rijo, juíza do Trabalho, Titular da 2ª Vara de Santo André/SP.
 
A aluna Karine Barbosa Almeida, responsável por redigir a contestação, falou sobre a experiência na simulação. "A atividade teve muita importância, principalmente no âmbito do desenvolvimento profissional, para nós que estamos nos formando e não temos tanto contato com a realização de uma audiência. Poucos alunos têm a oportunidade de praticar uma tarefa como essa, que mostre de fato como é a vida ativa no Judiciário. Elaborar uma peça complexa foi muito importante, pois ampliou nosso campo de pesquisa e saímos da teoria que temos ao longo de toda a Faculdade".
 
Para o estudante Paulo Henrique Monis, que atuou como advogado da reclamada na simulação, o trabalho trouxe uma perspectiva real de como é a atividade dentro de uma sala de audiência. “Houve uma aproximação com todas as etapas da atividade processual do direito do trabalho, desde elaboração da peça processual, verificação de testemunhas até a realização da audiência. Os alunos da prática trabalhista noturna, responsáveis pela defesa, confrontaram as adversidades reais de uma audiência e brilhantemente conseguiram trabalhar na situação do caso apresentado pelo professor. No mais, a experiência vivida foi a melhor possível, pelo fato da audiência ter sido presidida por uma excepcional juíza do trabalho, como a Dra. Dulce, a qual nos deixou ensinamentos valiosos", afirmou.
 
Segundo o professor Gilberto, “além de propiciar aos alunos da Prática Jurídica Trabalhista o estudo de um caso complexo, o exercício exigiu a redação das mencionadas peças processuais, alcançadas pelo mesmo grau de complexidade, tudo engajado em simulação que desprendeu a preocupação dos discentes da simples elaboração de peças profissionais, remetendo-os e aproximando-os da realidade que os aguarda a partir do início de suas atividades como operadores do Direito, sabedores que a outra turma teria não apenas acesso, mas direito de manifestação sobre o teor do sustentado e, ao final, que tudo culminaria na realização da audiência, seguida da decisão do caso”.
 
Os professores responsáveis pelas atividades ressaltam que os alunos puderam sentir na prática qual teria sido o resultado do seu esforço ou do trabalho de cada advogado, na forma apresentada. As simulações foram realizadas na sala do Forinho, no Prédio Java da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
 

 

 

Professora da Direito São Bernardo recebe Prêmio Professor Emérito
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015.
A Profa. Elisabeth Vicentina De Gennari receberá o Prêmio Professor Emérito, concedido pela 39ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo do Campo.
 
A solenidade de entrega do Prêmio será realizada no próximo dia 15 de outubro, às 19h, no auditório da 39ª Subsecção da OAB, localizado na Rua 23 de Maio, 215, Vila Tereza, São Bernardo do Campo.
 
Parabenizamos a Profa. Elisabeth por essa merecida homenagem, que evidencia seu compromisso esmero exemplares a toda comunidade acadêmica da Direito São Bernardo!
 


Brigada de Incêndio da FDSBC – Seja um colaborador!
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de voluntários, treinados e capacitados para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros. A Brigada de Incêndio da FDSBC já atua há quatro anos e conta com a participação de servidores administrativos e operacionais voluntários.
 
Nos incêndios, é comum as pessoas não saberem o que fazer e para onde ir, sendo tomadas pelo sentimento de pânico. Também é comum que busquem sair pelo mesmo caminho de entrada da edificação, deixando de utilizar as saídas de emergência, o que muitas vezes leva a resultados fatais.
 
Com a finalidade de ampliar a abrangência de ação da Brigada da FDSBC, convidamos professores e alunos para integrar a equipe!
 
Os novos voluntários para compor a equipe de apoio da Brigada de Incêndio se submeterão a treinamento adequado para evacuação do edifício em casos de emergência. A previsão é que o grupo de reúna para receber as primeiras instruções em Outubro. O grupo de colaboradores se reunirá esporadicamente para orientações e simulações de evacuação de edifício. 
 
Discentes interessados deverão dirigir-se ao Centro de Apoio ao Aluno e preencher formulário próprio para o voluntariado. É importante que ao menos 4 alunos por turma se voluntariem.
 
Docentes interessados deverão obter o formulário próprio junto aos servidores administrativos da Sala dos Professores. É interessante que ao menos 1/3 dos docentes de cada período se voluntariem.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 19 de outubro de 2015, no Centro de Apoio ao Aluno.
 
Participe e ajude a tornar o campus mais seguro para toda comunidade acadêmica!

 

Direito São Bernardo recebe certificado por descarte correto de bitucas de cigarro! 
Sexta-feira, 9 de outubro de 2015. 
No último dia 17 de setembro, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu da CETESB seu 1º Certificado “Bituca Verde”, conferido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, pelo descarte correto de 9,10 Kg de filtros de cigarro provenientes de coletores.
 
O tabagismo constitui-se em sério problema para a vida de seus usuários, afetando em muito a saúde dos fumantes e das pessoas que com eles convivem em ambientes poluídos pela fumaça. Além do mal que causa às pessoas, o cigarro também prejudica o meio ambiente.
 
O tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Ademais, ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope galerias pluviais, provocando alagamentos e enchentes. Anualmente são jogadas cerca de 4,5 trilhões de bitucas em espaços públicos.  O que muitas pessoas não percebem é que, além de ser lixo, se jogada ainda acessa, pode causar incêndios.  Segundo informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo, entre as estações secas, a bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios.
 

 

Direito São Bernardo promove debate sobre o Novo CPC na Semanajur 2015
Quarta-feira, 14 de outubro de 2015.
 
Tradicional evento da Instituição traz renomados profissionais da área jurídica para discutir questões ligadas ao Novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016
 
Entre os dias 20 e 22 de outubro, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza o VI Congresso Jurídico-Científico da FDSBC e a XV Semanajur 2015, tradicionais eventos que têm por objetivo promover debates sobre temas atuais e relevantes ligados ao Direito, assim como seus impactos na sociedade. Neste ano, o foco das discussões será o Novo CPC (Código de Processo Civil), que entrará em vigor a partir de março de 2016 e cria expectativas sobre as mudanças que vai instaurar no sistema jurídico brasileiro.
 
A Semanajur 2015 será realizada no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais da Educação), sob a coordenação do Prof. Dr. Vladimir Balico, com palestras às 8h30 e às 19h30, e o Congresso Jurídico-Científico, no qual os estudantes apresentam seus trabalhos, ocorrerá no período da tarde, no campus da FDSBC, sob coordenação do vice-diretor da Instituição, Prof. Dr. Ruy Décio Martins.
 
Os temas tratados pelos juristas convidados serão: “As principais modificações do novo Código de Processo Civil” – Prof. Dr. Cassio Scarpinella Bueno; “Diretrizes hermenêuticas do novo Código de Processo Civil” – Prof. Dr. Luís Rodolfo Ararigboia de Souza Dantas; “O Novo Código de Processo Civil e o Ônus da Prova no Processo do Trabalho” – desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto; “O novo Código de Processo Civil e a cultura da paz” – Profa. Elisabeth Vicentina De Gennari; “Normas fundamentais do novo Código de Processo Civil” – Prof. Dr. André Vasconcelos Roque; "O procedimento em 1º grau no novo Código de Processo Civil” – Prof. Dr. Luiz Dellore.
 
Todas as atividades serão abertas à comunidade acadêmica da Instituição, aos estudantes de Direito de outras faculdades e aos demais interessados. Ao público externo será exigida a inscrição prévia para participação na Semanajur. Cada palestra terá o custo de R$25,50 (público externo) e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br entre os dias 1º e 14 de outubro. A página também disponibiliza mais informações sobre a programação completa do evento.
 
Serviço:
Evento: “VI Congresso Jurídico-Científico e XV Semanajur”;
Período: de 20 a 22 de outubro de 2015, a partir das 8h30 (matutino) e das 19h30 (noturno);
Local: Cenforpe – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto, SBC/SP - Km 21,5 da Via Anchieta; FDSBC – Rua Java, 425 – Jd. do Mar – SBC/SP. 
 
Somente ex-alunos e público externo precisam se inscrever. Ex-alunos não pagam a taxa de inscrição.
 
 

Salas de Apresentação - 6º Congresso Jurídico-Científico
Quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Informamos que os grupos de apresentação dos Painéis do VI Congresso Jurídico-Científico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo podem ser consultados abaixo. As apresentações serão realizadas no período vespertino (das 14h às 17h)
 
Confiram os grupos (nos hiperlinks) e datas de exposição:
 

Tema Mediador Data da Apresentação Sala
Denise Auad
20/10/2015 – 3ª feira Sala 12 (Prédio Barentz)
Débora Brandão
20/10/2015 – 3ª feira Sala 13 (Prédio Barentz)
Novo Código de Processo Civil Alenilton S. Cardoso
20/10/2015 – 3ª feira
Sala 14 (Prédio Barentz)
Direitos Difusos e Coletivos Bianca Richter 21/10/2015 – 4ª feira Sala 12 (Prédio Barentz)
Questões de Gênero Tatiana S. Perrone 21/10/2015 – 4ª feira Sala 13 (Prédio Barentz)
Direito do Trabalho Gilberto Maistro 21/10/2015 – 4ª feira Sala 14 (Prédio Barentz)
Direito Penal
Tailson P. Costa
21/10/2015 – 4ª feira Sala 15 (Prédio Barentz)
Bioética Marcelo Koch 22/10/2015 – 5ª feira Sala 12 (Prédio Barentz)
Direitos Humanos/ Direito Penal/ Questões de Gênero
Carmela Dell’Isola
22/10/2015 – 5ª feira Sala 13 (Prédio Barentz)
Arbitragem Elisabeth De Gennari 22/10/2015 – 5ª feira
Sala 14 (Prédio Barentz)
Direito Tributário Valéria Furlan 22/10/2015 – 5ª feira Sala 15 (Prédio Barentz)
 
 
 
Recomendamos que os alunos expositores cheguem à Faculdade com 30 minutos de antecedência na data de sua apresentação.
É importante que o aluno tenha em mãos uma cópia do resumo que anexou à ficha de inscrição.
É possível utilizar o datashow para a exibição de arquivos pertinentes à apresentação (por exemplo apresentação de  power point ou vídeo).
Mais informações: comsocial@direitosbc.br.
FDSBC realiza o I Encontro sobre Direito Civil
Sexta-feira, 23 de outubro de 2015
No dia 07/11/2015 (sábado), a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizará o  “1º Encontro sobre o Direito Civil”, que debaterá o tema: "Perspectivas da responsabilidade civil na pós-modernidade”.
 
O evento contará com as palestras do Prof. Dr. Marco Fábio Morsello e do Prof. Dr. Rogério Donnini, discutindo pontos importantes sobre o tema do Encontro.
 
 
As inscrições terão início na segunda-feira, dia 26/10/2015, e vão até o dia 04/11/2015 (quarta-feira), somente via internet no site da Faculdade: www.direitosbc.br
 
Investimento:  Alunos: 12,00 / Demais Interessados: 20,00. As vagas são limitadas. 
 
Faça a sua inscrição abaixo.
 
 

 

Brigada de Incêndio da FDSBC – Seja um colaborador – Inscrições prorrogadas!
Atualizada em, 26 de outubro de 2015. 
A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de voluntários, treinados e capacitados para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros. A Brigada de Incêndio da FDSBC já atua há quatro anos e conta com a participação de servidores administrativos voluntários.
 
Nos incêndios, é comum as pessoas não saberem o que fazer e pra onde ir, sendo tomadas pelo sentimento de pânico. Também é comum que busquem sair pelo mesmo caminho de entrada da edificação, deixando de utilizar as saídas de emergência, o que muitas vezes leva a resultados fatais.
Com a finalidade de ampliar a abrangência de ação da Brigada da FDSBC, convidamos professores e alunos para integrar a equipe!
 
Os novos voluntários da Brigada de Incêndio se submeterão a treinamento adequado para evacuação de edifício em chamas. A previsão é que o curso seja realizado em Outubro.
O grupo de colaboradores se reunirá esporadicamente para orientações e simulações de evacuação de edifício. 
 
Discentes interessados deverão dirigir-se ao Centro de Apoio ao Aluno e preencher formulário próprio para o voluntariado. É importante que ao menos 4 alunos por turma se voluntariem.
 
Docentes interessados deverão obter o formulário próprio junto aos servidores administrativos da Sala dos Professores. É interessante que ao menos 1/3 dos docentes de cada período se voluntariem.
As inscrições serão recebidas até o dia 29 de outubro de 2015.
 
No próximo dia 29 de outubro, das 14h às 15h, no Auditório Insuela, haverá uma apresentação destinada aos alunos inscritos e aberta ao público em geral, abordando os seguintes temas: Brigada de Incêndio; Equipe de Apoio; Rotas de Fuga; Saídas de Emergência; Planos de Evacuação em Emergências. Programem-se e venham!
 
Participem e ajudem a tornar o campus mais seguro para toda comunidade acadêmica!
 

 

CINEDIREITO apresenta “Pelos meus olhos”
Segunda-feira, 26 de outubro de 2015.
O Projeto CINEDIREITO é uma atividade coordenada pelo Professor Titular de Filosofia Geral da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Dr. Marcelo Souza Koch Vaz Döppenschmitt, que consiste na exibição de um filme seguido de debate presidido pelo professor Marcelo ou convidados.
 
O próximo filme, que será exibido dia 29 de outubro, chama-se “Pelos meus olhos”, e foi escolhido pela Profa. Tatiana Perrone, para abordagem do tema “Direito penal e violência doméstica e familiar contra a mulher: limites e desafios”. Organizado pela profa. Tatiana, o debate contará ainda com a participação da convidada Dra. Maíra Cardoso Zapater.
 
O filme será exibido no Auditório São Bernardo, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Centro Acadêmico XX de Agosto – CAXXA. É permitida a inscrição de público externo, que na ocasião do evento deverá registrar-se na portaria da Rua Java, portando a cédula de identidade. Os alunos que não tiverem feito inscrição poderão participar da atividade com validação das horas (3h/atividade complementar). 
 
Título: Pelos meus olhos
Direção: Icíar Bollaín
Nome Original: Te Doy Mis Ojos
Ano: 2003
Duração: 109 min
Sinopse: O filme conta a história de uma mulher em situação de violência doméstica que, em uma noite de inverno, decide fugir de casa levando consigo o filho e poucos pertences. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ao longo do filme, os sentidos de lar, amor e proteção se confundem com os de inferno, dor e medo.
 
Professora responsável: Tatiana Perrone
Data: 29/10 (quinta-feira) - 15h às 18h
Local: Auditório São Bernardo
Debatedora convidada: Maíra Cardoso Zapater
Doutoranda em Direitos Humanos (FADUSP). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (ESMP - SP). Graduada em Direito (PUC-SP) e Ciências Sociais (FFLCH-USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena (FGV-Direito SP) e do Núcleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
 

 

FDSBC recebe fórum da Frente Parlamentar Socioambiental de ODS
Terça-feira, 03 de novembro de 2015
Evento vai promover discussão sobre o papel das regiões na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
 
No dia 13 de novembro, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebe o fórum da Frente Parlamentar Socioambiental de ODS, que vai discutir o papel das regiões na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A Frente Parlamentar é coordenada pela deputada estadual Ana do Carmo e pretende trabalhar no Poder Legislativo de São Paulo as diretrizes socioambientais do Sistema ONU para os próximos 15 anos. O evento ocorrerá no Anfiteatro da Faculdade, das 8h às 13h.
 
O fórum vai contar com a presença de autoridades estaduais, municipais e de representantes de entidades comerciais, não governamentais e educacionais da região do ABC. Entre os assuntos discutidos no evento, estarão: a parceria entre atores sociais e seu papel no desenvolvimento sustentável; a construção dos ODS e o significado geral dos objetivos e metas; a atuação do setor público na criação da Agenda Local do desenvolvimento sustentável no período 2015-2030; entre outros.
 
Os ODS continuam o ciclo iniciado pelo Sistema ONU no ano de 2000, quando foram anunciados os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Os Objetivos introduzem novos desafios que preservam as metas de combate à pobreza e miséria, mas introduzem objetivos característicos de países que já atingiram o crescimento econômico. Os 17 objetivos e as 169 metas dos ODS constituem o chamado planejamento pós-2015 da ONU, que foram aprovados por unanimidade pelos 193 países das Nações Unidas depois de 43 anos de embate internacional sobre os rumos do desenvolvimento.
 
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.frenteparlamentarods.com.br. Na página também é possível conferir um histórico das atividades da Frente Parlamentar e conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela ONU. Confira a seguir a programação completa e os palestrantes que integrarão o Fórum da Frente Parlamentar Socioambiental de ODS na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo:
 
1ª parte: 
 
- 8h e 8h30: Recepção; 
 
- 8h30: Início do lançamento da "Frente Parlamentar Socioambiental de Apoio aos ODS do Sistema das Nações Unidas (ONU) no Estado de São Paulo"; 
 
- 8h30: Saudação do diretor da Faculdade de Direito de SBC - (Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad); 
 
- 8h35: Saudação da prefeitura de SBC - (Tarcisio Secoli - Serviços Urbanos); 
 
- 8h40 até 9h25: Falas de deputados e autoridades; 
 
- 9h25: Fala final da deputada Ana do Carmo (coordenadora); 
 
- 9h30 às 10h: Coffee Break;
 
 
2ª parte: 
 
- 10h: Início do "Fórum de ODS: o papel das regiões na Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável". 
 
- 10h e 10h15: Expositora 1: Vera Masagão (membro do Conselho Diretor da ABONG/Plataforma ODS) falará sobre a construção dos ODS e o significado geral dos objetivos e metas; 
 
- 10h15 e 10h30: Expositor 2: o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC falará sobre a atuação do setor público na criação da Agenda Local do desenvolvimento sustentável no período 2015-2030; 
 
- 10h30 e 10h45: Expositor 3: a Toyota do Brasil fará considerações sobre como a empresa alinha compromisso ambiental na sua linha de produtos
 
- 10h45 e 11h15: Expositor 4: a Agência de Desenvolvimento do GABC (Giovanni Rocco) falará sobre o papel estratégico da cadeia produtiva da defesa para o desenvolvimento regional no período 2015-2030; 
 
- 11h15 e 11h30: Expositor 5: Universidade Metodista de São Paulo (Prof. Dr. Oswaldo Filho) falará da parceria entre atores sociais e seu papel no desenvolvimento sustentável, explorando o exemplo da incubadora SBCsol e a política pública de estímulo à economia solidária; 
 
- 11h30 e 12h55: Debate com o Auditório; 
 
- 13h: Encerramento;
 
Serviço:
Fórum da ODS - o papel das regiões na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Data: 13 de novembro; 
Hora: das 8h às 13h;
Local: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Rua Java 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP - CEP:09750-650; Fone: (11) 4123-0222
 
 
 

 

Exposição “Os Manuscritos da Escravidão”
Quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Até o dia 05 de dezembro, ficarão expostos no pátio da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em frente ao Anfiteatro, manuscritos dos últimos vinte anos da escravidão no Brasil, período que só teria fim em 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
 
 
A exposição mostra através desses manuscritos a descrição de escravos fugidos, relação de pessoas devedoras da taxa de escravos, comunicado de falecimento de escravos e algumas cartas de alforria, entre os manuscritos há cartas de alforria condicionais, ou seja, o escravo era alforriado pelo seu senhor, mas deveria continuar servindo-o até a morte. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estes raros documentos fazem parte do acervo pessoal da Professora Clarice Assalim, que em parceria com a Biblioteca
e a Comunicação Social da Direito São Bernardo, compartilha com o restante da Faculdade uma amostra da realidade cruel a qual os escravos eram submetidos.
 
Como a própria Professora Clarice elucida, “Que esta pequena amostra seja capaz de dar às senhoras e aos senhores ao menos um vislumbre do horror a que seres humanos foram submetidos, para que nunca mais sejamos capazes de tamanha atrocidade!”. 

 

Direito São Bernardo conquista 7ª colocação no Exame da OAB
Sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Instituição conquista posição de destaque no XVII Exame de Ordem da OAB e se mantém como a 1ª colocada no Grande ABC e 7ª no Estado de São Paulo
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo conquistou o 7º lugar entre as instituições de ensino jurídico do Estado de São Paulo no ranking do XVII Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). De acordo com o ranking geral divulgado pela OAB, a Direito São Bernardo teve um índice de aprovação de 60,00% com 311 alunos inscritos no exame.
 
O resultado, bastante próximo ao de outras importantes escolas, como a Direito de Franca, que obteve 60,33% com 222 inscritos, mantém a Direito São Bernardo no 1º lugar entre as escolas de Direito localizadas na região do ABC. A partir dos dados divulgados pela Ordem dos Advogados, observa-se também uma elevação acima de 10% no aproveitamento dos estudantes da Faculdade no exame, em relação às provas anteriores.
 
“A nossa instituição tem mostrado que forma bacharéis com elevado conhecimento técnico e humanístico, com altos índices de aprovação no exame de Ordem da OAB e expressivo número de inscritos. Parabenizo a todos os alunos e ex-alunos da Direito São Bernardo que participaram do Exame, tendo conquistado a desejada aprovação ou a experiência para exames posteriores”, declarou o diretor da FDSBC, Dr. Marcelo José Ladeira Mauad
 
Esse índice de aprovação posiciona a Direito São Bernardo a frente de grandes instituições como a Universidade Presbiteriana Mackenzie (57,44%), PUC-Campinas (48,23%), Universidade Católica de Santos (39,54%) e FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado – (37,00%). As primeiras posições do ranking geral foram conquistadas pelas seguintes instituições: USP Ribeirão Preto (94,44%); UNESP Franca (91,03%) e Direito GV (90,48%). 
 
Reconhecimento – A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo comemorou seus 50 anos em 2014 consolidando-se entre as mais importantes e tradicionais instituições de ensino jurídico do Brasil. Uma das recentes conquistas foi a classificação recebida no RUF 2015 (Ranking Universitário Folha), no qual ocupou o 1º lugar entre os cursos de Direito oferecidos no Grande ABC e teve seu curso indicado entre as dez melhores do Estado de São Paulo, dentre 166 avaliadas, sendo a única faculdade isolada entre universidades como USP, Mackenzie, Unesp e PUC/SP. Ainda segundo o RUF 2015, na Região Metropolitana de São Paulo, a Direito São Bernardo ocupou a 8ª posição e ficou na 27ª posição na classificação nacional, dentre 878 avaliadas.
 

 

FDSBC na mídia
Terça-feira, 01 de dezembro de 2015.
Nesta semana, o Diário do Grande ABC publicou uma matéria no impresso e online, sobre Boletins de Ocorrência, que agora podem sair com o nome social, com entrevista dada pelo professor Vladimir Balico.
 
A professora Célia Nilander, concedeu entrevista ao jornal ABCD Maior, referente aos crimes da internet. O advogado Arthur Rollo, também foi entrevistado pelo veículo para falar sobre o caso de um consumidor que foi expulso da praça de alimentação de um shopping porque estava comendo marmita.
 
A Direito São Bernardo foi tema no portal Clique ABC com o evento da Frente Parlamentar Socioambiental de ODS.
 
Título Veículo Data
Entrevista com o professor Arthur Rollo sobre o caso de um consumidor que foi expulso da praça de alimentação de um shopping porque estava comendo marmita. ABCD Maior 09/11/2015
FDSBC recebe fórum da Frente Parlamentar Socioambiental de ODS CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 09/11/2015
BO será elaborado com o nome social DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 06/11/2015
Entrevista com a profª Célia Nilander sobre crimes da internet ABCD Maior 05/11/2015
Entrevista com o profº Vladimir Balico sobre a Lei Estadual 10.948 DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 05/11/2015

 

Postos de Arrecadação de donativos para Mariana
Terça-feira, 01 de dezembro de 2015.
Muitas pessoas estão se mobilizando para arrecadar doações para a população atingida pelo rompimento da barragem no distrito de Mariana, em Minas Gerais.
 
Todo o recebimento das doações se concentra no Centro de Convenções Alphonsus Guimaraens, no centro da cidade de Mariana.
 
Na cidade de São Paulo o posto oficial de arrecadação se encontra na Legião da Boa Vontade (LBV). Outros locais que também tem realizado a coleta de doações são o Hospital Christóvão da Gama, em Santo André e a Prefeitura de São Caetano do Sul que montou um ponto na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. 
 
A Prefeitura de Mariana informa que a prioridade é por materiais de uso pessoal, como escova de dentes, toalhas de banho, talheres, copos e pratos descartáveis, além de água potável. 
 
Legião da Boa Vontade (LBV)
Avenida Rudge, 908 – Bom Retiro – São Paulo/SP.
Tel.: (11) 3225-4500
 
Hospital Christóvão da Gama
Avenida Dr. Erasmo, 18 – Vila Assunção – Santo André/SP.
Tel.: (11) 4993-3824
 
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Caetano
Avenida Fernando Simonsen, 130 – Bairro Cerâmica – São Caetano do Sul/SP.
 

 

Alunas da Direito São Bernardo promovem “Semana Cena Preta”
Terça-feira, 01 de dezembro de 2015.
Atividades organizadas por estudantes negras da faculdade incentivaram discussões sobre temas voltados à luta contra o racismo
 
Entre os dias 11 e 13 de novembro, foi realizada na Faculdade de Direito São Bernardo do Campo a “Semana Cena Preta”, um evento para discussão de temas ligados à igualdade racial. A iniciativa partiu das estudantes negras Ágatha de Miranda (3ºDD), Vanessa Almeida (2ºBD), Laís Carolina Procópio Garcia (3°DD), Izabella Gomes (3º BD) e Layla Coelho Cassimiro (1ºDN) depois que pichações racistas foram encontradas no banheiro feminino da instituição, na última semana de outubro. O evento também recebeu o apoio da Faculdade.
 
Durante a “Semana Cena Preta”, foram realizadas diversas ações de conscientização contra o racismo, entre elas: rodas de conversas com alunos e convidados, como o grafiteiro Cena7; a apresentação teatral do coletivo “DiadeNega”; mostra de videoclipes de artistas negros, como o grupo de rap Racionais MC’s; mostra de totens com fotos e frases de importantes personalidades da cultura negra, como Martin Luther King e Angela Davis; colagem de cartazes e faixas. Todas as atividades ocorreram no pátio da faculdade durante os intervalos das aulas, nos períodos da manhã e da noite.
 
“Estamos na luta e não vamos parar”, declarou a estudante Ágatha Miranda aos colegas de faculdade e demais presentes durante um dos encontros, a respeito do enfrentamento de atitudes racistas na Instituição e na sociedade. Confira a seguir os relatos das outras alunas integrantes do grupo que organizou a “Semana Cena Preta” na Direita São Bernardo:
 
Layla Coelho Cassimiro, 18 anos, 1ºDN - “Após ser encontrada uma declaração racista em um dos banheiros femininos da faculdade, eu e mais algumas alunas negras nos reunimos em prol de aniquilar o racismo da instituição e introduzir mais negros(as) na mesma. Organizamos um evento, ‘Semana Cena Preta’, no qual conseguimos transmitir um pouco do que é ser negro nos dias de hoje. Fizemos debates, rodas de conversa, trouxemos um outro grupo de negras que transmitiram uma exímia mensagem através do teatro, entre outras atividades. Foi um momento extremamente importante para nós, negras, pois conseguimos mostrar que a nossa realidade não é um conto de fadas, e, ainda, mostrar para os demais estudantes que estamos abertas para discutir acerca do assunto e lutar para que o racismo acabe.”
 
Izabella Gomes, 3º BD - “A ‘Semana Cena Preta’ foi em resposta ao episódio racista, mas também em resposta ao racismo diário que fomos e somos submetidos diariamente. A ‘Semana Cena Preta’ enquanto construção do alunado preto da Direito SBC foi de grande importância e valor, entretanto, a pauta do racismo, a implementação de cotas e as demais cotas do povo preto não devem ficar restritas apenas a uma semana. Senti que nossa mensagem foi passada e que de agora em diante será bem perceptível que os alunos negros e as alunas negras da FDSBC estarão ocupando, resistindo e lutando cadê vez mais por espaços, que temos voz e que ela seria ouvida por todos, pois juntos somos mais fortes.”
 
Laís Carolina Procópio Garcia, 3°DD - “Como participante do ainda não estruturado coletivo negro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, fico feliz em dizer que a ‘Semana Cena Preta’ serviu como grande objeto de conscientização de alunos, não alunos e funcionários sobre a existência do racismo dentro das universidades e na sociedade como um todo. Salientamos que as intervenções feitas não ocorreram tão somente por conta do episódio racista ocorrido na faculdade no fim do mês de outubro, mas também pela necessidade da discussão do racismo, bem como da política afirmativa da implementação de cotas na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foi gratificante ver alunos negros e não negros, professores e funcionários reunidos em prol da mesma causa, apoiando o coletivo da faculdade, os que vieram de fora dela e todo os convidados que nos prestigiaram com tanto apoio ao longo da semana.”
 
Vanessa Almeida, 2ºBD - “A Semana Cena Preta que nós, meninas pretas, organizamos, me fez sentir (pela primeira vez) parte dessa faculdade. Nós, negros, deixamos de ser invisíveis e isolados uns dos outros e nos unimos em prol de um bem maior, a frase ‘a união faz a força’ nunca fez tanto sentido. Em um formato bem informal, conseguimos passar nossa mensagem: a FDSBC é nossa, assim como é dos outros alunos, e o racismo não passará. Quanto aos nossos convidados, agradeço-os profundamente, principalmente ao Coletivo ‘DiadeNega’, que não só arrancou lágrimas de mim, como de várias outras alunas, e ao Cena7 que, além de falar de sua belíssima arte, também falou sobre mazelas que o negro sofre. Essa semana foi de muito aprendizado, não só para os alunos, mas para funcionários e professores também. Eu espero que tudo o que falamos e tudo o que os convidados disseram entre no coração de todos, para que nós não soframos mais com episódios racistas como o da pichação encontrada dia 28 de outubro.”

 

Pinacoteca de São Bernardo – 35 anos
Terça-feira, 01 de dezembro de 2015.
 
Para comemorar seus 35 anos, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo realizará a exposição “Somos todos filhos do carvão” do artista visual e curador Saulo Di Tarso.
 
A abertura da exposição será no dia 28 de novembro, às 17h e ficará aberta para visitação até o dia 20 de fevereiro de 2016, sempre de terça a sábado, das 10h às 18h e quinta, das 10h às 21h. Entrada gratuita.
 
Para mais informações: (11) 4125-4056 ou pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/guiadacidade/artesvisuais

 

Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulher
quinta-feira, 03 de dezembro de 2015.
A prefeitura de São Bernardo do Campo está promovendo a Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulher. No dia 03 de dezembro, ocorrerá o debate “Violência doméstica e religião: um debate necessário” e no dia 10 de dezembro, encerrando a campanha, acontecerá uma ação informativa sobre o tema com a entrega de laços brancos.
 
Debate – Violência doméstica e religião: um debate necessário. 
Data: 03/12
Horário: 9h às 18h
Local: Universidade Metodista (salão de leitura do Edifício Gama) Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos.
 
Encerramento com ação informativa. 
Data: 10/12
Horário: 15h
Local: Praça da Igreja Matriz - Centro.
 
Informações: (11) 4126-3764. 

 

XV Semana de Talentos da FATI
quinta-feira, 03 de dezembro de 2015.
Entre os dias 08 e 10 de dezembro a Faculdade Aberta para a Terceira Idade de São Bernardo do Campo promoverá a Semana de Talentos da FATI, com apresentações de dança, teatro, música e coral, espanhol, literatura, entre outras.
 
Nos dias 08 e 10 as apresentações serão na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, das 13h30 às 17h e no dia 09 de dezembro serão no Centro de Referência do Idoso, das 19h30 às 22h.

 

FDSBC na mídia
quinta-feira, 03 de dezembro de 2015.
Nesta semana, o jornal Diário do Grande ABC publicou matérias tituladas "Pancadões incomodam e causam medo" e "Na região, um em casa três detentos foi preso após cometer roubo", ambas no impresso e online, com entrevista dada pela profª Ana Paula da Fonseca Martins.
 
A Direito São Bernardo foi tema na Revista Repórter Diário e jornal Diário do Grande ABC, portais R7 e Brasil Escola, referente ao Vestibular 2016.
 

Título Veículo Data
Na região, um em cada três detentos foi preso após cometer roubo DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 23/11/2015
PUC-SP encerra inscrições do Vestibular Unificado de Verão 2016 R7.COM/SÃO PAULO 19/11/2015
PUC-SP encerra inscrições do Vestibular Unificado de Verão 2016 VESTIBULAR BRASIL ESCOLA/ R7 - Super Vestibular 19/11/2015
Entrevista com a profª Ana Paula da Fonseca Martins sobre segurança pública no Grande ABC DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 18/11/2015
Pancadões incomodam moradores e causam medo DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 17/11/2015
Vestibular 2016 DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 17/11/2015
Stédile debate o papel dos movimentos sociais frente à crise política ABCD Maior/São Bernardo do Campo 16/11/2015

 

Cantata de Natal
quinta-feira, 03 de dezembro de 2015.
A 39ª subseção da OAB-SBC apresentará no dia 10 de dezembro, às 19h30, a Cantata de Natal, com a reunião dos corais da OAB-SBC e a OAB-Santo André.
 
Local: CENFORPE – Rua: Dom Jaime de Barros Câmara – bairro Planalto/ São Bernardo do Campo.

Ex-aluno da Direito São Bernardo lança livro sobre Direitos Econômico de jogadores de futebol
terça-feira, 08 de dezembro de 2015.
O ex-aluno Luiz Fernando Aleixo Marcondes lança, no dia 8 de dezembro, a obra “Direitos Econômicos de Jogadores de Futebol, Lex Sportiva e Lex Publica Alternativa Jurídica às Restrições de Compra e Venda de Direitos sobre o Jogador”.
 
A obra aborda a análise jurídica plena sobre os direitos dos jogadores e direitos em negociações multimilionárias. Na primeira parte o livro tratará sobre o trabalho desportivo no sistema do futebol federado, e na segunda parte, sobre o campo empresarial desportivo.
 
O coquetel de lançamento contará com a apresentação do empresário e agente Wagner Ribeiro e prefácio Domingos Sávio Zainaghi. Abertura às 19h, na Avenida Paulista, 1776, 1º andar – São Paulo/SP. Informações: www.luizmarcondes.com.br 
 
Dr. Luiz Fernando Aleixo Marcondes é ex-aluno da FDSBC, doutorando e mestre em Direito Desportivo pela Universitat de Lleida e Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya – Espanya e Presidente do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo – IIDD.
 
FDSBC na mídia
terça-feira, 08 de dezembro de 2015.
Nesta semana, o professor Arthur Rollo foi entrevistado pelos jornais Diário do Grande ABC e Agora São Paulo para dar dicas ao consumidor sobre a melhor forma de aproveitar a Black Friday. A matéria foi veiculada no jornal DGABC (impresso e online). O advogado Sérgio Iglesias Nunes de Souza também concedeu entrevista ao jornal ABCD Maior para falar sobre o mesmo assunto, sendo destaque no jornal impresso e online.
 
O Diário do Grande ABC publicou uma matéria sobre boletins de ocorrência no ABC, com entrevista concedida pelo professor Rafael Nobre Luís. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo também foi assunto no mesmo veículo, falando sobre o medo da sociedade por conta dos crimes nas ruas, com entrevista da Prof.ª Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins.
 

Título Veículo Data
Falta de punição faz sociedade viver com temor e pessimismo DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 30/11/2015
Só 10% dos crimes denunciados para a polícia são resolvidos DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 30/11/2015
Lojistas estendem promoções de Black Friday na Região ABCD Maior/São Bernardo do Campo 27/11/2015
Entrevista com o profº Rafael Nobre Luís sobre o número de boletins de ocorrência que são resolvidos pela Polícia Civil no Grande ABC. DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 27/11/2015
Black Friday vai gerar R$ 21 mi na região DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ / ABRAS BRASIL / AGORA SÃO PAULO/SÃO PAULO 26/11/2015
Agita Saúde leva lazer e qualidade de vida para a UBS União Prefeitura de São Bernardo do Campo / ABC do ABC 26/11/2015
Artigo: A pílula do tratamento do câncer e o judiciário (Arthur Rollo) DIARIO DO AÇO/ IPATINGA 25/11/2015
Vestibular 2016 DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 24/11/2015

 

Aluno da FDSBC recebe nota 9,9 no XVI Exame Unificado da OAB
terça-feira,08 de dezembro de 2015.
O estudante Otávio Naves de Oliveira, 22 anos, que cursa o 5º ano (AN) da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, obteve a nota 9,9 na segunda fase do XVI Exame Unificado da OAB, na especialidade de Direito Tributário. Nesta matéria, ele fala sobre como foi sua preparação para o teste e revela suas perspectivas para a carreira jurídica. Otávio, que atua na área do Direito Tributário e Empresarial desde o terceiro ano da Faculdade, pretende seguir na área como advogado, porém, também conserva o sonho se tornar magistrado.
 
Otávio conta que a preparação para a Segunda Fase foi de estudos intensos, com revisão das matérias estudadas na Faculdade e também com aulas em cursinho preparatório para a área específica de Direito Tributário. “Minha nota superou e muito as minhas expectativas. Minha preparação foi bem intensa, mas no momento que você sai da prova sempre acha que errou alguma coisa. A Faculdade e o cursinho te preparam para um cenário muito mais complicado que a própria prova e isso me ajudou muito também. No momento da realização da prova me senti num cenário não tão complicado o que, de certa forma, me tranquilizou e me fez ter mais confiança para realizar a prova”.
 
Para o estudante, não existe segredo para que um candidato seja bem-sucedido em qualquer tipo de prova, é preciso apenas que ele se dedique e dê o melhor de si. “O Exame da Ordem é um passo muito importante para a maioria dos alunos que está saindo da Faculdade, pois existem muitos fatores externos que dependem do seu sucesso na prova. Cobranças para ser efetivado no estágio ou para permanecer ou assumir um novo cargo trabalho, cobranças dos pais, amigos, demais familiares etc, são um exemplo destes fatores. No meu caso, não tive estes tipos de obstáculos, mas sempre me cobrei muito. Sempre me cobro para dar o meu melhor e com o Exame da OAB não foi diferente”, contou.
 
O estudante elencou algumas dicas para ajudar os colegas que se preparam para prestar o Exame de Ordem. Confira a seguir:
 
1.         Foque em você: ninguém merece mais o seu sucesso do que você mesmo deixe pensamentos e cobranças negativas de lado;
 
2.         Não se cobre tanto: mantenha o equilíbrio em suas cobranças. O insucesso não significa que você não é bom ou não está preparado para ser um advogado (a). Se isso te dominar, a frustação pode ser tamanha que se transformará em medo e poderá te prejudicar em novos exames que vier a prestar. Tudo tem seu tempo, e se você não tiver sucesso numa prova, com calma e foco nos estudos, não há como você não ser aprovado no exame;
 
3.         Mantenha a concentração nos estudos: a aprovação não cai do céu, mas também não é algo impossível. Se dedique, refaça provas e peças de exames passados. Revise as matérias que a Faculdade lhe proporcionou e crie uma rotina de estudos. O mundo conspirará para que você não se concentre nos estudos para o Exame. Sempre terá alguma festa muito mais interessante ou um seriado novo que você quer muito assistir, mas entenda que isso é uma fase, e depois que você passar no Exame poderá aproveitar outras oportunidades para se descontrair;
 
4.         Mantenha a calma e tenha paciência no dia da prova: isso, ao meu ver, é o principal obstáculo no dia da prova. Tenho amigos muito dedicados aos estudos que não tiveram sucesso num primeiro momento, pois se deixaram levar pela pressão. Se você se preparou, o sucesso virá, deixe o nervosismo de lado.
 
Otávio deixa um agradecimento à FDSBC: “Realmente, o ensino é de qualidade e me orgulho de ser aluno da casa. Sem dúvidas, muitas oportunidades surgiram por eu ser aluno desta Instituição e tenho certeza que levarei muito do que aprendi na Faculdade para o resto da vida (não só para meu desenvolvimento técnico, mas também como pessoa, tendo a lembrança de grandes professores e grandes amigos, aqueles que não te deixam cair, ou te ajudam a levantar). Espero que os alunos continuem honrando no nome da Direito e que, por sua vez, a Faculdade mantenha o compromisso de prestar um ensino jurídico de qualidade”.
Professor João Antunes organiza visita dos alunos da Direito São Bernardo ao STJ e ao STF
terça-feira, 08 de dezembro de 2015.
Nos dias 11 e 12 de novembro, estudantes da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo visitaram o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o STF (Supremo Tribunal Federal), respectivamente. As visitas consistem em uma prática comum nos currículos das faculdades de Direito brasileiras, no entanto, foi a primeira vez que alunos da FDSBC visitaram as duas Cortes mais importantes do país. As atividades foram organizadas pelo Prof. Dr. João Antunes dos Santos Neto, juiz de Direito e professor titular de Direito Administrativo na Faculdade.
 
Durante as visitas oficiais, os alunos tiveram a oportunidade única de conhecer as Cortes Superiores e observar seus respectivos funcionamentos. No STJ, foram recebidos pelo ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, também professor da Direito São Bernardo, titular da disciplina de Direito Civil II. Já no STF, os estudantes foram recebidos pelo ministro Enrique Ricardo Lewandowski, presidente da Corte e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é ex-aluno e ex-professor da FDSBC.
 

 
De acordo com o Prof. João Antunes, os ministros ficaram muito orgulhosos de receberem a delegação da Direito São Bernardo. As duas autoridades também cobraram uma nova visita dos alunos da Faculdade, tamanho o entusiasmo com a primeira delegação recebida. Ainda segundo o professor, a nova excursão deverá ocorrer em meados do próximo ano, entre os meses de maio e junho.
Em relação às atividades realizadas em novembro, o Prof. João Antunes afirmou: “Os alunos conheceram, na prática, como funcionam os Tribunais Superiores e puderam conferir como a doutrina que recebem se desenvolve na prática”. 
 

Estudantes que participaram da visita ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal:
 
Aline De Aguiar Fonseca, Amanda Cochito Boffo, Ana Luiza Rodrigues Principe, Ana Paula Serpa Abrahão, Beatriz Aguiar Rocha, Beatriz Ferreira, Bruno Diego Silva Medeiros, Carlos Antônio De Freitas Junior, Daniel Cester Cesar, Daniel Gadelha Dos Santos, Dhiego Tadeu Rijo Moura, Erica Dias De Oliveira, Felipe Augusto Nunes Monea, Giovanna Carolina Correia De Pinho, Helena Boaretto, Isadora Bugui Garcia, Isis Kazue Shiraishi Machado, Juliane Melissa Guerra, Karen Cagnotto, Larissa Demétrio Leme Santana, Leticia Galindo Da Silva, Marcos Antônio Dalcorso Filho, Maria Efigênia Mascarenhas Dos Santos, Maria Liliane Dos Santos Cavalcanti, Nicholai Candido Mattuella Da Silva, Paula Barbosa Picoli, Priscila Hiromi Senzak, Raphael Horvath Cianga, Roberta Modugno, Tamires Silvano Romeiro Da Silva, Victoria Torres De Oliveira, William Nascimento Da Costa
Palestra “A nova Lei Migratória do Brasil”
terça-feira, 08 de dezembro de 2015.
No dia 01/12/2015, foi realizado na Universidade Federal do ABC, a palestra "Nova Lei de Migração no Brasil", que debateu os aspectos políticos e jurídicos do Projeto de Lei que corre no Senado Federal para a criação de uma nova lei de estrangeiros que substituirá a Lei 6815, de 19/08/80. 
 
Entre os palestrantes estava Juana Kweitel, representante da CONECTAS-Direitos Humanos, que expôs o papel da ONG em apresentar propostas que possam favorecer a estadia dos migrantes no Brasil. Também participou da palestra o professor Jorge Luiz Mialhe, da UNESP, que detalhou inconsistências e incongruências do Projeto que futuramente poderão acarretar conflitos, como por exemplo, em questões de direitos fundamentais, caso seja aprovado.
 
 
A palestra contou com a participação ativa da plateia composta em sua maioria pelos alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Que prestigiaram mais essa atividade organizada em conjunto entre a Direito São Bernardo e a UFABC.
 
O Prof. Dr. Rui Décio, professor titular da disciplina de Direito Internacional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo destacou o interesse e a necessidade deste evento para criar uma cidadania mais pró ativa e com melhores condições de escolhas. 
 
Outro evento com a temática "Terrorismo Mundial" já está agendado para o dia 11 de dezembro.
Horário da Biblioteca - Janeiro 2016
Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Informamos que no mês de janeiro de 2016, o horário da Biblioteca será, de segunda a sexta-feira, conforme indicado:
 8h às 12h (manhã) e 18h às 22h (noite).
 
Em fevereiro, seguiremos o mesmo horário até o dia 13/02/2016
 
Não abriremos durante a tarde e nem aos sábados. 
Direito São Bernardo é a única no ABC contemplada com selo OAB 2015
quinta-feira, 14 de janeiro de 2015.
A faculdade foi classificada em todas as cinco edições da avaliação realizada pela OAB desde o ano de 2001
  
A Ordem dos Advogados do Brasil realizou, no dia 13 de janeiro, a entrega do Selo de Qualidade OAB Recomenda 2015, que avalia a qualidade dos cursos de Direito no Brasil. O prêmio foi entregue para 139 instituições de ensino dentre 1.071 avaliadas. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo foi premiada pela quinta vez e possui todos os selos (2001, 2003, 2007, 2011 e 2015), além de ser a única instituição de ensino classificada no Grande ABC.
 
A OAB avaliou as faculdades e universidades tendo como base o índice de aprovação dos estudantes de cada instituição nos Exames de Ordem e no conceito obtido no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Um dos requisitos para a avaliação dos cursos consistiu na participação nos três últimos Exames de Ordem.
 
O selo de 2015 foi recebido pelo vice-diretor da faculdade, Prof. Dr. Rui Décio Martins, em cerimônia que contou com a presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, ex-aluno e ex-professor da instituição, e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "A Direito São Bernardo foi classificada como uma das melhores instituições de ensino jurídico do país, tendo recebido o Selo OAB em todas as suas edições. Este é o resultado de muita dedicação de todos os integrantes de nossa comunidade acadêmica", afirma o vice-diretor.
 
Tradição e Qualidade - A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completou seus 50 anos em 2014, mantendo sua dupla missão institucional: a prestação de serviços à população carente do município de São Bernardo e o ensino jurídico de qualidade. Com esses preceitos, a instituição já beneficiou mais de 180 mil cidadãos, com a assistência jurídica gratuita, e formou mais de 14 mil bacharéis em Direito, muitos dos quais atuam nas mais altas cortes do país. Entre os reconhecimentos da qualidade de ensino da FDSBC, figura a classificação no RUF 2015 (Ranking Universitário Folha), que posicionou a instituição em 1º lugar entre os cursos de Direito do Grande ABC e entre os dez melhores do Estado de São Paulo.

 

Pós-Graduação Inscrições Abertas!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016.
Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo. Os cursos oferecidos são realizados na própria sede da Faculdade, em salas e auditórios dotados de infraestrutura multimídia. As atividades são desenvolvidas por um corpo docente extremamente qualificado e experiente, que conta com a participação de professores das melhores universidades do país e utiliza os mais modernos recursos de comunicação e aprendizado.
As inscrições serão através do site,  até o dia 18/02/2016.
Cursos Oferecidos:

Aviso - Biblioteca Fechada
Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
Informamos que a biblioteca estará totalmente fechada no período de 01 a 05/02/2016 para limpeza.
 
Devoluções de livros poderão ser feitas normalmente na sala de processamento técnico, das 8h às 22h.
 
Contando com a compreensão e a colaboração de todos, agradecemos.
FDSBC na mídia
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016.
Nesta semana, a Faculdade de Direito de São Bernardo foi tema no portal Clique ABC e jornal DCI (online e impresso), referente à abertura da Pós-Graduação da instituição.
O jornal ABCD Maior publicou uma matéria (online e impresso) referente os cinemas não poderem barrar alimentos de fora do shopping, com entrevista concedida pelo professor Arthur Rollo. O advogado também foi entrevistado pelo jornal Diário Regional para falar sobre Direito Eleitoral.
A Direito São Bernardo foi assunto em diversos portais que falaram sobre as faculdades do Brasil que foram certificadas com o selo de qualidade da OAB. Dentre os veículos estão: G1, Exame, Folha de S. Paulo, Veja, Estadão, Correio Popular, Zero Hora, Correio Braziliense, R7, Estado de Minas, Jovem Pan, Diário de Pernambuco, O Globo, Extra, UOL e Folha de Pernambuco.
 
Título Veículo Data
Saiba quais são as melhores faculdades de Direito no Brasil, segundo a OAB PORTAL EDITORA FÓRUM 14/01/2016
CFOAB - OAB entrega a 139 faculdades selo de qualidade em ensino de direito OAB PARANÁ 14/01/2016
Mais da metade dos cursos recomendados pela OAB estão no interior MIGALHAS/RIBEIRÃO PRETO 14/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito JCNET/ BAURU 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade; veja lista G1 (1)/SÃO PAULO 13/01/2016
Nacional: Confira quais são os cursos de Direito que receberão o Selo OAB de qualidade em 2016 PORTAL BRAGANÇA 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade JÁ É NOTÍCIA / PORTAL O DIA/O DIA/TERESINA / PORTAL VALE DO SOL / PORTAL EDUCATIVA / PORTAL COSTA OESTE / PORTAL DIÁRIO DO SUDESTE / PORTAL TOTAL 98 FM / BEM PARANÁ/CURITIBA / JUSTIFICA EM FOCO 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade; veja lista VIA COMERCIAL/ITABIRA / PORTAL GUANDU / PERFIL NEWS/TRÊS LAGOAS / OAB RJ / JORNAL FLORIPA / PORTAL RIO BRANCO / PORTAL REGIÃO NEWS / PORTAL PANORAMA / PORTAL REPÓRTER ALAGOAS 13/01/2016
As melhores faculdades de Direito, segundo a OAB EXAME 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito R7.COM/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito JC NET / PORTAL DO HOLANDA / UAI - ESTADO DE MINAS / BOL Notícias / Folha Vitória Online 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito DIÁRIO ONLINE/DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ / Repórter Diário/Santo André 13/01/2016
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) certifica 139 cursos de Direito com selo de qualidade AMO DIREITO 13/01/2016
OAB dá "selo de qualidade" a 139 cursos de Direito que mais aprovam no exame PORTAL JOVEM PAN 13/01/2016
Confira a lista de instituições de ensino superior certificadas pela OAB O Popular 13/01/2016
OAB divulga 139 cursos de Direito que receberam Selo de Qualidade PORTAL TRIBUNA DO DIREITO 13/01/2016
OAB dá "selo de qualidade" a 139 cursos de Direito DIÁRIO DE PERNAMBUCO.COM.BR/RECIFE / FOLHA DE PERNAMBUCO 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade; Confira a lista
PORTAL DIRETO DE BRASÍLIA / PORTAL JORNAL DE BRASÍLIA / PORTAL ALÔ BRASÍLIA 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito
PORTAL RAC.COM.BR/CORREIO POPULAR/DIÁRIO DO POVO
13/01/2016
OAB: Apenas 11% dos cursos de direito no país recebem certificado de qualidade EXTRA ONLINE/RIO DE JANEIRO / O GLOBO ONLINE/RIO DE JANEIRO 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito no País ESTADÃO.COM.BR/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de direito no país; Veja a lista UOL / SÃO PAULO 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos com selo de qualidade PORTAL FOLHA DO ESTADO 13/01/2016
OAB dá 'selo de qualidade' a 139 cursos de Direito DIÁRIO DE NOTÍCIAS/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB divulga lista das 139 faculdades de Direito recomendadas pela entidade CONSULTOR JURÍDICO/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB dá "selo de qualidade" a 139 cursos de Direito VEJA SÃO PAULO.COM.BR/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB entrega a 139 faculdades selo de qualidade em ensino de direito OAB SP 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade; confira F5/FOLHA DE S.PAULO/SÃO PAULO 13/01/2016
OAB entrega a 139 faculdades selo de qualidade em ensino de direito OLHAR DIRETO 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade FOLHA DA REGIÃO/ ARAÇATUBA / JORNAL A CIDADE/ RIBEIRÃO PRETO 13/01/2016
Direito São Bernardo abre inscrições para Pós-Graduação CLIQUE ABC/SÃO BERNARDO DO CAMPO 13/01/2016
América Latina: nosso pano de fundo, nosso espaço PORTAL JUSTIFICANDO 13/01/2016
OAB certifica 139 cursos de direito com selo de qualidade O TEMPO ONLINE/BELO HORIZONTE 13/01/2016
Direito São Bernardo abre inscrições para Pós-Graduação até 15 de fevereiro DCI-COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS/SÃO PAULO 12/01/2016
Cinemas não podem barrar alimentos de fora do shopping ABCD Maior/São Bernardo do Campo / ABCD Maior 12/01/2016
Vestibular 2016 DIÁRIO DO GRANDE ABC/SANTO ANDRÉ 12/01/2016
Entrevista com o professor Arthur Rollo sobre Direito Eleitoral Diário Regional do ABC 12/01/2016

 

Prêmio Poesia Livre 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016.
A Vivara Editora Nacional realiza mais uma edição do Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2016. Os candidatos poderão se inscrever com até 2 (dois) poemas de sua autoria, o tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. 
As inscrições são gratuitas até 05 de março de 2016, pelo site www.poesialivre.com.br.

 

Colação de Grau 2016
Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Informamos que a colação de grau dos alunos concluintes 2015 será realizada no CENFORPE no dia 25 de Fevereiro de 2016 às 20h.
 
A lista dos aptos a colarem grau será divulgada até 23/02/2016 no site da faculdade juntamente com as demais orientações. 
 
Para os alunos que concluírem suas pendências após a publicação da lista de aptos, será agendada uma nova data de colação de grau, a ser realizada nas dependências da Faculdade.
 
Fiquem atentos aos prazos divulgados pela Seção de Estágio e Atividades Complementares (Nuprajur)! 
 
Obs: alunos concluintes do 5G deverão requerer a colação de grau no Centro de apoio ao aluno o quanto antes.
 
Qualquer dúvida contate-nos.
 
Seção de Graduação
Janeiro/2016
 

 

Inscrições abertas para a FATI
Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016.
Estão abertas as inscrições para a Faculdade Aberta da Terceira Idade, a FATI. As inscrições serão na própria SEDESC até 10 de fevereiro das 9h às 17h e do dia 11 até 29 de fevereiro na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo de segunda, terça e quinta das 13h30 às 17h.
Há vagas para o período da tarde e noite. Entre as disciplinas oferecidas estão dança de salão, nutrição, direito dos idosos, nutrição, psicologia, inglês, espanhol, entre outras.
 
Para mais informações: http://www.saobernardo.sp.gov.br/home
 
SEDESC - Inscrições até 10 de fevereiro.
Local: Avenida Redenção, 271 – Centro - São Bernardo do Campo/ SP.
Horários: 9h às17h
Direito São Bernardo realiza evento para recepção dos novos alunos
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016.
Tradicional evento de recepção aos novos universitários promove atividades de integração e informações sobre as carreiras jurídicas com a participação de profissionais atuantes no mercado
 
Na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, os estudantes recém-chegados ao ambiente universitário contam com um período exclusivo de integração: a Semana do Calouro. Com objetivo de apresentar aos estudantes um panorama das profissões e facilitar a adaptação ao novo ambiente de estudos, a Instituição promove, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, uma série de atividades com a participação das representações acadêmicas e de profissionais da área jurídica atuantes no mercado. 
 
De acordo com o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, a atividade mais aguardada pelos calouros é, justamente, o painel sobre as carreiras jurídicas. “É comum ao alunos ingressantes entenderem o Direito apenas por meio da atuação dos advogados. Com as palestras realizadas pelos profissionais das diversas funções jurídicas, eles adquirem uma visão mais abrangente das opções que a área oferece”, ressalta.
 
Entre as profissões apresentadas durante o painel, que ocorrerá no dia 16 de fevereiro (terça-feira), estão: juiz de Direito, advogado, professor universitário, promotor de justiça, delegado e defensor público. No evento, cada profissional fala sobre sua área de atuação e experiências obtidas durante a carreira, além de interagir com os alunos, que podem esclarecer dúvidas e entender melhor o cotidiano de cada função.
 
Todas as atividades serão realizadas no anfiteatro da Direito São Bernardo no período da manhã, a partir das 8h30, e à noite, a partir das 19h30. Segundo o diretor da instituição “o objetivo da Semana do Calouro é contribuir para que, já nos primeiros dias de aula, os estudantes tenham uma experiência enriquecedora do ponto de vista humano e acadêmico”.
 
A primeira semana de aulas também promove a reflexão e o debate sobre a função do Direito na sociedade, além de ser um convite aos calouros a participarem de ações sociais, como o “Trote Solidário”, que envolve a arrecadação e doação de alimentos, organizadas pelos próprios alunos, para instituições de caridade localizadas no Grande ABC. Além de promover a conscientização sobre o perigo dos trotes violentos e vexatórios, que é proibido desde fevereiro de 2009, com a aprovação do Projeto de Lei n. 1.023 de 1995, a iniciativa também ajuda a coibir brincadeiras danosas aos alunos recém-chegados.
 
Confira a seguir a programação completa da Semana do Calouro 2016 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo:
 
15/02 (segunda-feira) - Recepção aos calouros
Apresentação da Faculdade, dos professores e dos órgãos administrativos;
 
16/02 (terça-feira) - Painel sobre as carreiras jurídicas
- JUIZ: Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Neves Coelho (noturno);
- ADVOGADO: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva (noturno);
- PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: Profa. Elisabeth De Gennari (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno);
- PROMOTOR: Dr. Jairo Edward De Luca (matutino) e Dr. Bruno Servello (noturno);
- DELEGADO: Dr. Élcio Alvarez (matutino e noturno);
- DEFENSOR PÚBLICO: Dra. Viviane Remondes Caruso (matutino e noturno).
 
17/02 (quarta-feira) - Representações Acadêmicas 
- Centro Acadêmico XX de Agosto;
- Associação Atlética XX de Agosto;
- A Bateria da Direito São Bernardo.
 
18/02 (quinta-feira) – Aula inaugural
- Manhã: Prof. Estevan Pousada;
- Noite: Profa. Denise Auad;
 
19/02 (sexta-feira) – Filme e debate
“12 homens e uma sentença” – com debate mediado pelo Prof. Marcelo Koch.
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama