Primeiro ciclo de debates do Cine Direito discute Direito Ambiental
Quinta-feira, 20 de abril de 2017.
O Cine Direito é um projeto que promove a discussão de assuntos relevantes para o estudo do Direito por meio de filmes entre os alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Os trabalhos são conduzidos por ciclos. Neste ano, o primeiro ciclo teve como temática o "Direito Ambiental" e foi coordenado pela Profa. Ms. Bianca Mendes Pereira Richter.
 
O primeiro filme e debate de 2017 ocorreram no fim de março. Já no mês de abril, dois filmes foram transmitidos e debatidos com estudantes. As obras e assuntos escolhidos para os encontros foram: 
 
1º) "A Lei da Água": trata do processo de elaboração e aprovação do Novo Código Florestal brasileiro, envolto por grandes polêmicas e ainda pendentes alegações de inconstitucionalidade;
 
2º) "Belo Monte: anúncio de uma guerra": trata dos impactos ambientais do empreendimento, principalmente para as populações ribeirinhas e indígenas;
 
3º) "The true cost": aborda desde a produção do algodão até o descarte de roupas usadas para falar do tema da fast fashion e as repercussões negativas do modo de produção e consumo da moda para o meio ambiente.
 
O primeiro ciclo de debates contou com a participação de aproximadamente 400 estudantes ao todo. “Os alunos participaram ativamente dos debates e, diante da continuidade do tema, as discussões foram ficando cada vez mais profundas”, ressaltou a professora Bianca.
 
De acordo com a professora, o objetivo do Cine Direito é concatenar diversos filmes acerca da mesma área de conhecimento para que os debates possam ser aprofundados a cada novo encontro com os alunos presentes. Dessa maneira, novos conceitos podem ser trazidos dentro da mesma matéria. “É de fundamental importância incluir o alunado em atividades extraclasse, provocando reflexões acerca de temas contemporâneos que nos cercam”, afirmou.
 
O Cine Direito é aberto a todos os alunos da Direito São Bernardo, bastando comparecer no dia da atividade, independentemente de inscrição. A participação no projeto vale horas de atividades complementares.
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama