Aula Magna da Direito São Bernardo aborda a “Violência Contra a Mulher”

No dia 30 de março, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou a segunda edição anual da tradicional Aula Magna para os alunos do período matutino. Ministrada pela  presidente da OAB- SP,  Profª. Drª. Patricia Vanzolini, teve como temática “Violência Contra a Mulher”.

Confira a palestra do noturno.

Na data, integraram a mesa de honra o Diretor, Dr. Rodrigo Gago Barbosa, a Coordenadora de Graduação, Profª. Drª. Ana Paula da Fonseca Rodrigues, a Coordenadora da Pós-Graduação, Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti, o Secretário-Geral, Anderson Barbosa de Freitas, Assessora da Diretoria, Cristiane Aparecida Oliveira. Também participaram os docentes, Profª. Drª. Carmela Dell’Isola, Profª. Drª. Célia Regina Nilander de Sousa, Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, Profª. Drª Débora Brandão, Profª. Ma. Eliana Borges Cardoso, Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada Profª. Drª. Fabiana Oliveira Pinho, Profª Drª. Ivone Cristina de Souza João, Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci, Prof. Pedro Marini Neto, Profª. Ma. Priscilla Milena Simonato de Migueli, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. Prof. Me. Roberto Bahia, Prof. Dr. Rui Décio Martins, Prof. Dr. Ruy Coppola Junior, Prof. Me. Sérgio Seiji Itikawa, Prof. Dr. Tailson Pires Costa e Prof. Dr. Vladimir Balico.

Prestigiaram o evento as autoridades da região, Adriana da Silva Preti, Secretária-Geral Adjunta da OAB – 39ª Subseção de SBC , Andrea de Castro Alves, Vice-Presidente da OAB – 39ª Subseção de SBC, Andreia Bispo Damasceno, Secretária-Geral Adjunta e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB – 81ª Subseção de Mauá, Elaine Brandão Rodrigues, Secretária-Geral da OAB – 39ª Subseção de SBC e Leandro Aguiar Piccino, Presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev e Ex-Presidente da OAB – 39ª Subseção de SBC

Para abertura do evento, o Dr. Rodrigo Gago Barbosa deu início à palestra com seus agradecimentos aos convidados e autoridades com destaque para participação e relevância da palestrante. “Nós tivemos uma Aula Magna 2022 para o período noturno com a presença do Ministro Mauricio Godinho, mas era o nosso deseja realizar uma Aula Magna também no período diurno, e desta feita com uma mulher, estabelecendo, assim, a paridade. E não via nenhuma outra mulher tão adequada para esse momento como a recém-empossada presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na maior seção do nosso Estado que é a Seção SP”.

Em sua explanação, a Profª. Drª. Patricia Vanzolini abordou a necessidade de transformação na sociedade, a luta contra as desigualdades e ressaltou pontos em que as mulheres se diminuem em decorrência da percepção internalizada de incapacidade ou sofrem com o machismo enraizado. “Quantos postos eu posso ter deixado de alcançar por esse chamado machismo estrutural? É preciso que as nossas instituições sejam blindadas e preparadas para perceber esses vieses e combater esse pedacinho do teto de vidro”, comentou.

Confira a palestra no Youtube da FDSBC:

 

Ver mais notícias