Artigo da Comunidade Acadêmica da FDSBC é destaque em portal jurídico

A Faculdade de Direito São Bernardo incentiva os trabalhos desenvolvidos por sua Comunidade Acadêmica. Seja durante ou após a graduação, as produções seguem com o intuito de aprofundar os conhecimentos que receberam na FDSBC.

Professores e alunos produzem conteúdos de extrema relevância. Esse é o caso da docente Drª Denise Auad e o ex-aluno Gabriel Callegari, que, juntos, desenvolveram artigo com a temática “A Monetização dos Filhos, Exploração do Trabalho Infantil e Danos Psicológicos”, publicado pelo Migalhas. 

A Profª. Drª Denise Auad, integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP, convidou a Profª. Drª Roberta Densa, professora da FDSBC e membros da Representação para assistirem à Banca de TCC do aluno. Na ocasião, a advogada Marília Golfieri, colunista do Migalhas e, também integrante da Comissão, assistiu a defesa e os convidou para escrever um artigo sobre a temática. 

Gabriel falou sobre o Trabalho de Conclusão de Curso, que originou o artigo. “O trabalho começa abordando alguns princípios dos Direitos das Crianças e Adolescentes, passando pela evolução legislativa sobre o tema, para, então, fazer uma comparação entre a situação de fato desta exploração com as previsões legais sobre o trabalho infantil artístico, concluindo que, a monetização das crianças e adolescentes não se enquadra nas permissões da legislação vigente, mas sim, precisa de especial atenção, pois essa prática tem potencial de causar graves danos ao desenvolvimento das crianças”. 

A docente nos contou como foi o processo de avaliação do TCC do aluno. “Foi muito positivo”, disse a Drª Denise. “Gabriel escreve com muita desenvoltura e realizou uma pesquisa profunda sobre o tema da monetização de crianças e adolescentes. A nota da banca foi dez”. Além disso, salientou que a temática é de extrema relevância por se tratar de assunto delicado e destacou que esta realidade está crescendo no mundo e, desse modo, precisamos visibilizá-la para proteger crianças e adolescentes. 

Gabriel Callegari apontou como as docentes, Drª. Denise Auad e Drª Roberta Densa o influenciaram e o ajudaram na produção. Segundo ele, a Professora Denise Auad o orientou em todo o processo de elaboração do TCC, pontuando tópicos a desenvolver com maior profundidade. Já a Professora Roberta Densa, integrante da banca, o ajudou a identificar diferentes perspectivas sobre a questão abordada. 

Para Denise Auad, ter exemplos de artigos científicos de qualidade desenvolvidos por alunos significa contribuição da Instituição para alertar a sociedade sobre temas relevantes à proteção da pessoa humana. 

Por fim, Gabriel deixou um recado aos alunos que também desejam escrever produções acadêmicas como essa. “A infância e a juventude têm um papel fundamental na vida de cada um e, os Direitos da Criança e do Adolescente tem papel indispensável na proteção desta fase de desenvolvimento da personalidade, habilidades e sentidos, portanto, a todos que se sentirem tentados a desenvolverem trabalhos em uma área que apresente reflexos bastante concretos em nossa sociedade, recomendo que entrem pela porta dos Direitos da Criança e do Adolescente”. 

Confira o artigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Gabriel Callegari

 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral

Ver mais notícias