Aula Magna 2022 aborda “Revoluções Tecnológicas do Capitalismo e Regência Normativa do Direito”

No dia 07 de março, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo recebeu o Ministro Dr. Mauricio Godinho Delgado para a Aula Magna 2022. A edição, em formato online, abordou o tema “Revoluções Tecnológicas do Capitalismo e Regência Normativa do Direito”. O evento também integrou a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho.

A mesa de honra simbólica foi composta pelo Diretor, Dr. Rodrigo Gago Barbosa, a Coordenadora de Graduação, Profª. Drª. Ana Paula da Fonseca Rodrigues, a Coordenadora da Pós-Graduação, Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti, o Secretário-Geral, Anderson Barbosa de Freitas, Assessora da Diretoria, Cristiane Aparecida Oliveira, os docentes, Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles, Profª. Drª Débora Brandão, Profª. Drª Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr., Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, Profª. Ma. Priscilla Milena Simonato de Migueli, Prof. Me. Roberto Bahia, Prof. Dr. Sérgio Iglesias Nunes de Souza e Prof. Me. Sérgio Seiji Itikawa. Além disso, as autoridades, Prof. Dr. Raimundo Simão de Melo, Professor convidado, João Batista Martins Cesar, Desembargador do TRTda 15ª Região, Luiz Ricardo Biagioni Bertanha, Presidente da OAB-SBC, Ricardo Abou Rizk, Presidente da OAB-RP/RGS, Valdir Florindo, ex-aluno da FDSBC e Desembargador do TRT-SP. 

O Diretor, Prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa iniciou a atividade destacando o trabalho contínuo e de qualidade da Instituição. “A Faculdade de Direito é essa comunhão de esforços, essa comunidade sempre voltada para a excelência do ensino jurídico e para uma efetiva prestação de serviço público”. 

Presidindo o evento, o Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, cumprimentou todos presentes. “Eu quero agradecer e saudar a presença de todos. Dar agradecimento especial a todos os magistrados que atenderam ao nosso convite. É sempre um prazer tê-los aqui conosco”. 

O Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr., Coordenador do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do Ministro. “Pra mim, o Professor Mauricio Godinho é um dos maiores juristas do nosso país. É uma honra muito grande ouvi-lo e recebê-lo aqui na nossa Casa”.

Em sua explanação, o Ministro falou sobre a relação entre a tecnologia e o Direito do Trabalho, destacando as revoluções tecnológicas do capitalismo. “Evidentemente a tecnologia tem uma importância fundamental na história humana. A sua importância se aprofundou nos últimos 100 anos. Foi o período de maior avanço tecnológico da humanidade e esse avanço se fez com maior serenidade, e por essa razão, esse tema tem atingido praticamente todas as áreas do direito. E tem atingido de uma maneira muito profunda, o nosso Direito do Trabalho”.

Confira o vídeo na íntegra em nosso canal do YouTube: 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral

Ver mais notícias