Aulas abertas debatem Os Desafios da Democracia no Século XXI

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizará entre os dias 11 e 15 de março, das 14h às 17h, aulas abertas coordenadas pelo prof. Luiz Guilherme Arcaro Conci e ministradas pelo professor italiano Jacopo Paffarini. A temática debatida será: “Os Desafios da Democracia no Século XXI. Sistemas de Governo, Representatividade e Governabilidade”.
Participarão das aulas, como debatedores, os docentes da Direito São Bernardo, prof. Luiz Guilherme Arcaro Conci, profª. Thais Novaes Cavalcanti e profª Renata Magane.
O evento é gratuito e aberto a todos que quiserem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Além disso, contará como hora de atividade complementar.
Ressaltamos que a palestra será ministrada em português.

Confira mais informações sobre as aulas:

Horário: 14h às 17h
Data: de 11 a 15 de março
Local: Auditório São Bernardo

Módulo 1

Classificação dos modelos contemporâneos de Estado e Constituição; Estado, Constituição e Democracia;

Módulo 2

Parlamentarismo e Presidencialismo; Partitocracia e Tecnocracia na Teoria do Direito e na Teoria do Estado; Responsabilidade politica e responsabilidade penal dos órgãos constitucionais;

Módulo 3

Constituição, democracia e sociedade internacional; Estado, constituição e mercado internacional; A União Europeia e a sua crise; As novas instâncias democráticas: transparência, participação, acesso à justiça.

Ver mais notícias