Dia Mundial do Livro: Conheça publicações dos docentes da FDSBC

Em 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Autor. A data foi escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 com o intuito de homenagear os autores e conscientizar as pessoas sobre o hábito da leitura.

A celebração traz à tona a importância da leitura, em todos os seus gêneros de escrita, e sua contribuição para a formação cultural e crítica da população. 

Produção acadêmica na FDSBC

A Direito São Bernardo incentiva e celebra os trabalhos desenvolvidos por sua comunidade acadêmica. Escrever um livro é compartilhar ideias e abrir espaço para debates sobre diversos temas, a profª Carmela Dell’Isola afirma que “É uma satisfação muito grande poder expor minhas inquietações e submeter a pesquisa  à comunidade acadêmica”.

O professor Dr. Sergio Iglesias, destaca a pertinência desse tipo de produção. “É importante que o discente se conscientize da importância e relevância social na publicação de artigos científicos e obras, de forma a fomentar a pesquisa e o conhecimento jurídico. Na construção teórica, sem se perder no torvelinho da realidade, é possível obter soluções para inúmeros problemas sociais, com criatividade, seriedade e praticidade”, indica. 

Além disso, o prof. Pablo Biondi ressalta a competência da comunidade da FDSBC nessa atividade fundamental. “Não tenho dúvida de que a comunidade da FDSBC tem potencial para apresentar contribuições cada vez mais expressivas nas mais diversas áreas do direito. A publicação de obras é uma parte imprescindível dessa empreitada.”, comenta. 

A experiência de ter sua obra lançada é engrandecedora para autores e público. “É uma excelente forma de dividir com os leitores interessados no tema algumas das conclusões e, antes, reflexões que os anos de estudo permitiriam, indo além da sala de aula”, considera o prof. Gilberto Maistro Jr.

Para prestigiar os trabalhos dos nossos docentes, temos alguns títulos que, ao longo dos anos, foram publicados com o objetivo de agregar conhecimentos e ampliar o debate de temáticas atuais e relevantes no mundo jurídico.

 

 

  • Obra Professor Dr. Arthur Luís Mendonça Rollo

“Eleições – O que Mudou?”

Com a participação do professor Carlos Eduardo Cauduro Padin, o livro traz a temática principal um manual para as eleições municipais enfatizando as mudanças em relação as últimas eleições.

 

  •  Obras com a participação da Professora Dra. Carmela Dell´Isola

“O Direito do Idoso e da Família na Proteção Sistêmica das Convenções Internacionais”. 

Obra coletiva “Famílias e Direito no Contexto Sociojurídico da Atualidade”, lançada pela editora Salvador em 2019, com a organização de Hilda Ledoux Vargas; Kamila Assis de Abreu; Rodolfo Pamplona Filho; Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti.

 “A Proteção dos Direitos do Idoso e a Corte Europeia de Direitos Humanos”

Obra coletiva “Envelhecimento e Intergeracionalidade”, lançada pela editora CRV em 2019, com a organização de Elaine Pedreira Rabinovich; Lucia Vaz de Campos Moreira; Eliana Sales Brito; Marilaine Menezes Ferreira

“A feminização da População Idosa e sua Participação no Mercado de Trabalho: Brasil, uma Carta de Desigualdades”

Obra coletiva “Igualdade, Liberdade e Sororidade”, organizado por Daniela Lima de Andrade Borges, lançado pela OAB Nacional em 2020

A temática dos três livros é sobre o direito da pessoa idosa.

 

  • Obras Professor Dr. Gilberto Carlos Maistro Junior

“Primeiras linhas sobre a MP 936/2020 e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”

Lançado pela editora Foco em 2020, conta com a participação dos professores Fabiano Zavanella, Doutorando em Direito do Trabalho pela USP, e a Professora Priscilla Milena Simonato de Migueli, Doutoranda em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Com a temática principal comentários sobre a Medida Provisória 936/2020, artigo por artigo, parágrafo por parágrafo.

 

Participação no livro: “Processo de Execução e Cumprimento da Sentença”

Obra coletiva, contribuiu com o capítulo 23, com a participação dos professores  Araken de Assis, um dos maiores nomes do Direito Processual Civil brasileiro, e pelo Professor Gilberto Gomes Bruschi, que é Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP, ex-aluno da FDSBC. Lançado pela editora Thompson Reuters – Revista dos Tribunais, 2020. Com a temática principal o estudo da Execução Civil.

 

  • Obra Professor Pablo Biondi

 “Dos Direitos Sociais aos Direitos de Solidariedade: Elementos para uma Crítica”

Com a temática principal os Direitos humanos segundo uma leitura marxista, lançado em 2017.

 

 

  • Obras: Professor Dr. Sergio Iglesias Nunes de Souza

“Direito à Moradia e de Habitação: Análise Comparativa e seu Aspecto Teórico e Prático com os Direitos da Personalidade”

Publicado pela Revista dos Tribunais, 3° edição em 2013, traz a temática principal o direito à moradia e direitos da personalidade.

“Lesão nos Contratos Eletrônicos na Sociedade da Informação: Teoria e Prática da Juscibernética ao Código Civil”

Publicado pela editora Saraiva em 2009, com a temática principal do direito digital, contratos eletrônicos e lesão nos contratos. 

 

Artigo com participação de docente da FDSBC

“Reflexões da Moradia Como Direito Humano e um Extrapatrimonial da Personalidade na Nova Posição Adotada no Supremo Tribunal Federal Quanto à Impenhorabilidade do Imóvel do Fiador em Contratos de Locação Residencial e Comercial”

O artigo está no livro “Direito Imobiliário, Direito Registral, Compra e Venda, Locação de Imóvel e outros temas”. Lançado pela editora Foco em 2019 

 

Os professores enviaram suas obras, caso queira ser divulgado, favor encaminhar informações para: [email protected]

Ver mais notícias