A partir de agosto de 2019, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo terá na grade dos cursos de Pós-Graduação uma nova turma de Direito e Relações do Trabalho. Sobretudo, a proposta do curso de Pós-Graduação em Direito e Relações do Trabalho da Faculdade de Direito de São Bernardo, Autarquia Municipal, insere-se em seus objetivos maiores de propiciar uma formação generalista aos seus alunos para que os mesmos possam habilitar-se às mais variadas carreiras jurídicas e atender às demandas da região, assim como realizar cursos de pós-graduação e extensão universitária que apoiem a atividade acadêmica ou que integrem a Universidade com a Sociedade Civil (Projeto Pedagógico da Faculdade Direito de São Bernardo do Campo).
A complexidade da sociedade contemporânea e a agilidade das mudanças no mundo do trabalho têm exigido esforços permanentes tanto na reflexão doutrinária do Direito do Trabalho, como nos aspectos sociológicos, políticos, econômicos e filosóficos que lhe sejam associados. “O curso é composto por quatro módulos. O corpo docente é integrado por profissionais diferenciados. Ele já está na décima quinta edição”, diz a professora Ms. Eliana Borges Cardoso, coordenadora do curso.
As mudanças estruturais que operam no interior da sociedade contemporânea desde o final da década de 1980, seja pela introdução de novas tecnologias e novas formas de gestão, seja pela alteração na correlação de forças entre o conjunto dos agentes envolvidos no mundo do trabalho, produziram impactos no modo de ser das classes sociais e substantivas alterações, muitas delas ainda em curso, com consequências no campo das relações de trabalho e seus reflexos no que tange à legislação e às práticas e processos jurídicos.
Tal preocupação de ordem geral soma-se aos aspectos conjunturais marcados pelo curso atual das reformas Sindicais e Trabalhistas que apontam para importante mudança de paradigma que necessita ser compreendido reflexiva e criticamente, tanto em seus pressupostos como em seus possíveis impactos sobre o mundo do Trabalho e do Direito.
Visto que, é de grande utilidade e importância o oferecimento de um programa de estudos que busque compreender a complexidade do tema de maneira integrada e multidisciplinar, contribuindo, não apenas com a qualificação da ação do profissional do campo do Direito que dele participa, como por permitir o desenvolvimento dos estudos e reflexões dos professores que atuam na graduação, aprimorando sua qualificação, inclusive para a prática docente.
Coordenador Pedagógico: Profa. M.ª Eliana Borges Cardoso
Público-alvo: bacharéis em Direito e áreas correlatas, tais como Administração, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas etc., que atuem ou tenham interesse em atuar ou ampliar seus conhecimentos acerca das questões jurídicas voltadas à área de Direito do Trabalho.
Carga horária total: a carga horária total para obtenção do certificado de especialista é de 360 horas.
Duração do curso: previsão das aulas: agosto de 2019 a agosto de 2021
Programação das aulas: segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Investimento: 24 parcelas de R$ 520,00
Período de Inscrição: até 15/08/2019
Conteúdo Programático
Módulos
Módulo 1. Direito do Trabalho I
Módulo 1.1. Direito Individual do Trabalho
Módulo 1.2. Responsabilidade Civil nas Relações de Trabalho
Módulo 1.3. Aspectos sociológicos do mundo trabalho
Módulo 2. Direito do Trabalho II
Módulo 2.1. Direito Coletivo do Trabalho
Módulo 2.2. Meio Ambiente do Trabalho
Módulo 2.3. Direito Previdenciário
Módulo 3. Direito do Trabalho III
Módulo 3.1. Direito Processual do Trabalho
Módulo 3.2. Direito Empresarial do Trabalho
Módulo 3.3. Direito do Trabalho e Interdisciplinaridade
Módulo 4. Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Direito
Módulo 4.1. Metodologia do Ensino Jurídico
Módulo 4.2. Metodologia da Pesquisa Jurídica
Desde: 07/03/2005
Confira informações sobre a primeira aula da especialização que ocorreu no dia 11 de março. Veja na reportagem: