fbpx

Direito São Bernardo comemora Dia do Professor com entrega de títulos a eméritos

  Entre os 12 professores homenageados, teve destaque a primeira mulher a receber o título na Instituição ao longo dos 54 anos de atividades, a professora Rosa Benites Pelicani

O título de Professor Emérito é conferido aos profissionais do ensino que tenham se destacado em determinada área de conhecimento ao longo da carreira, demonstrando características como perícia, sabedoria e dedicação à vida acadêmica. Na noite de 15 de outubro, a Direito São Bernardo conferiu o título a 12 professores que fizeram parte de seu quadro de docentes em 54 anos de atividades, entre eles, a primeira mulher a receber o título na Instituição, a professora Rosa Benites Pelicani.

A Sessão Solene de Outorga do Título Professor Emérito da Direito São Bernardo foi realizada no Colégio CAMP SBC e contou com a presença de autoridades, alunos e familiares dos titulados. Os professores homenageados no evento, também amplamente reconhecidos em outras carreiras jurídicas, foram: André Avelino Coelho (in memoriam); Antonio Wagner Rosino; Bosco Araújo de Menezes; Francisco Neves Coelho; José Carlos Daumas Santos; Laércio Antonio França (in memoriam); Luiz Antonio Mattos Pimenta Araújo; Morinobu Hijo; Nei Frederico Cano Martins (in memoriam); Otacílio Ferraz Felisardo; Rosa Benites Pelicani; Sidnei Agostinho Beneti.

O diretor da Direito São Bernardo, professor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, realizou a abertura da cerimônia e falou sobre a importância do reconhecimento daqueles que contribuíram para a construção da qualidade da Instituição. “A noite de hoje é festiva e se dedica a homenagear os professores que não só fizeram como são a história da nossa faculdade. Ser professor é muito antes do que uma profissão uma das formas mais genuínas de amor”.

O professor Hélcio Maciel França Madeira, vice-diretor da faculdade, elogiou o trabalho incessante do corpo docente e ressaltou o merecimento da homenagem a todos. “Com a dedicação dos professores, mantivemos a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo entre as melhores do estado de São Paulo e do Brasil. Queremos, com esse momento de júbilo, fazer uma homenagem a esses professores”, declarou durante seu discurso na abertura da solenidade.

Após a entrega dos títulos, a professora Rosa Benites Pelicani fez um discurso em nome de todos os homenageados. A primeira Professora Emérita da Direito São Bernardo relembrou momentos importantes da história da Instituição, grandes feitos de cada um dos homenageados, destacou conquistas de alunos da Direito São Bernardo por todo o Brasil e salientou a importância dos profissionais de ensino para o desenvolvimento do país.

“Essa homenagem é muito importante. O caminho do nosso futuro é a educação, que é um papel fundamental do professor. A nossa faculdade sempre se preocupou não só em ensinar, mas em formar os nossos alunos, com uma educação humanística, social, com uma visão comprometida com a nossa comunidade. Essa é a grandeza da nossa Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”, declarou a professora Rosa, que lecionou na Instituição por 25 anos, entre os anos de 1989 e 2014, nas disciplinas de Direito Civil e Direito Processual Civil.

Reconhecimento e Emoção

Os professores homenageados e seus representantes relataram que a iniciativa da Direito São Bernardo proporcionou satisfação pelo reconhecimento, além de emoção pelo reencontro com antigos colegas e alunos.

O professor Antonio Wagner Rosino, que atuou na faculdade entre os anos de 1990 e 2015, falou sobre a importância do momento. “Na Direito São Bernardo, aprendi a viver em família. Quando você transfere a sua vivência para uma família, percebe que em todos os momentos há um elo afetivo e emocional, os familiares estando juntos ou distantes. Esse laço é que nós estamos hoje comemorando”, ressaltou.

Para o professor Otacílio Ferraz Felisardo, que lecionou na Direito São Bernardo entre 1985 e 2008, a homenagem contribuiu para valorizar a atividade do professor. “O país precisa muito de bons professores, tanto nas escolas primárias e secundárias quanto nas universidades. Fico muito contente, muito satisfeito de estar sendo homenageado nesta noite, como professor que fui da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, para a qual dediquei grande parte da minha vida com muita honra e alegria”.

O professor Luiz Antonio Mattos Pimenta Araújo, que também foi diretor da Instituição onde atuou por 36 anos, de 1976 e 2012, falou sobre o recebimento do título. “É sempre uma alegria muito grande receber uma homenagem dessa e poder estar aqui para rever alunos, para rever os colegas e pessoas que efetivamente ajudaram a Direito São Bernardo a ser a instituição que é hoje”.

Tradição e Qualidade de Ensino

Em outubro de 2018, a Direito São Bernardo comemora seus 54 anos de atividades, consolidando-se entre as mais importantes e tradicionais instituições de ensino jurídico do Brasil, tendo recebido como reconhecimento o selo de qualidade “OAB Recomenda” em todas as suas edições.

Ver mais notícias