Direito São Bernardo realiza Semana do Calouro 2018

Entre os dias 05 e 08 de fevereiro, novos alunos participaram de uma série de atividades em que foram fornecidas orientações sobre a vida acadêmica e regras da instituição.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou, entre os dias 05 e 08 de fevereiro, a Semana do Calouro 2018, proporcionando aos novos estudantes uma recepção especial com diversas atividades que apresentaram uma visão geral sobre a vida acadêmica, sobre a importância das carreiras jurídicas, o funcionamento dos diversos setores da instituição, assim como os seus principais regulamentos e prazos.

A abertura do evento foi feita pelo diretor da instituição, Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, acompanhado pelo assessor da Diretoria, Prof. Mauro Colombo Pardelli, pelo coordenador de graduação, Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz, e pela secretária-geral, Cristiane Aparecida Oliveira Agustinho.

O diretor falou sobre os objetivos de sua gestão, sobre a estrutura oferecida pela faculdade, os reconhecimentos recebidos pela instituição, como os Selos OAB Recomenda, e sobre o que se espera dos alunos recém-chegados durante o período de estudos e já depois de formados. “Ter um diploma da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é uma honraria e distinção no atual cenário, em que o país possui mais de mil faculdades de Direito. Prepararemos vocês para que sejam muito bons tecnicamente, mas para que tenham também uma formação humanística”, ressaltou o diretor.

O coordenador da graduação discorreu sobre os objetivos do curso, destacando a importância das habilidades de leitura, escrita e de oratória para os profissionais do Direito. “Na faculdade, agimos para que os alunos conquistem autonomia, a capacidade encontrar as informações necessárias para resolução de problemas. Uma pessoa bem-formada é aquela que possui essa autonomia”, declarou o professor Marcelo.

O assessor da Diretoria, professor Mauro, deu as boas-vindas aos calouros e os parabenizou pelo sucesso no vestibular, conquistando o acesso a um curso de Direito de alta qualidade. A secretária-geral colocou-se à disposição para apoiar os alunos ao longo dos cinco anos de estudos nas atividades inerentes às rotinas administrativas.

Também foi apresentada aos calouros a campanha “Trote Solidário”, que promove a doação de itens de higiene pessoal trazidos à faculdade pelos estudantes para entidades beneficentes localizadas em São Bernardo do Campo.

Ainda no primeiro dia de evento, tanto no período da manhã quanto no da noite, os calouros receberam orientações da chefe da Secretaria de Graduação, Andrea Isabel Alves, sobre as regras gerais da faculdade, notas, faltas, prazos, provas substitutivas, atestados, bolsas, transferência de período, entre outras. Também foram apresentadas informações sobre as atividades complementares, estágios supervisionados e sobre o TCC, pelo chefe da Seção de Atividades Complementares (Nuprajur), Anderson Barbosa de Freitas. Ele destacou formas de cumprimento das cargas horárias exigidas para cada uma dessas atividades.

No segundo dia de evento, 06 de fevereiro (terça-feira), a Profa. Dra. Clarice Assalim apresentou uma palestra sobre Linguagem e Leitura, na qual discorreu sobre a importância da leitura correta para a formação e atuação dos profissionais do Direito. Ela falou a respeito da situação brasileira em relação à alfabetização, na qual apenas 8% da população é proficiente no idioma nativo, e explicou a abordagem que fará com os alunos ao longo do primeiro ano de estudos.

A chefe da Seção de Biblioteca, Documentação e Pesquisa, Anacleide Angela Gonçalves Batista, apresentou a história da biblioteca, as regras de funcionamento do setor, os recursos oferecidos aos alunos, horários de atendimento e tipos de materiais disponíveis no acervo. Os alunos também fizeram uma breve visita ao espaço.

Na quarta-feira, 07 de fevereiro, as representações estudantis se apresentaram aos calouros. Os membros da atual gestão do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), Convergência, falaram sobre os objetivos do grupo e fizeram uma apresentação em que explicaram o movimento estudantil, abordaram a história do Caxxa, o funcionamento das nove coordenadorias e destacaram a importância da organização dos estudantes na história do Brasil.

“Nosso intuito é aproximar cada vez mais os alunos das atividades do Caxxa, de forma que participem cada vez mais”, afirmou o coordenador de Comunicação do Caxxa, Gabriel Janavicius, durante a apresentação da entidade.

Os integrantes da gestão Primazia da AAAXXA (Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto) também apresentaram sua estrutura e objetivos. Representados pelo presidente Matheus Barul, o grupo exibiu um vídeo sobre as festas e conquistas esportivas dos últimos anos, além de convidar os alunos para participarem das diversas modalidades de esportes que compõem o JUD (Jogos Universitários de Direito).

Também houve a apresentação do GEB (Grupo de Estudos Bíblicos), com explicação sobre o que é e como funciona, e do Coletivo “Respeita as Mina”, grupo feminista também conhecido como Coletivo Pró-Equidade de Gênero da FDSBC e que discute a situação das mulheres na instituição e na sociedade.

A participação das representações estudantis foi encerrada com uma apresentação d’A Bateria da Direito São Bernardo. O atual responsável pelo grupo, Victor Leonardo Tapia, formado em 2017, contou um pouco da história do grupo e convidou os calouros para participarem da escolinha de ritmistas.

O encerramento da Semana do Calouro de 2018 foi realizado na quinta-feira, dia 08 de fevereiro, com a Aula Inaugural do Prof. Gilberto Carlos Maistro Junior e orientações sobre as atividades de pesquisa da Direito São Bernardo, com os professores Luiz Guilherme Arcaro Conti e Roberto Ferreira Archanjo da Silva.

Na Aula Inaugural, o professor Gilberto abordou temas como: a diferença entre Justiça e Direito; a história e qualidade da FDSBC; importância das representações estudantis; a relevância de cada carreira jurídica e a melhor forma de escolhê-las; o papel dos profissionais de Direito na sociedade, entre outros. “Espero que vocês conduzam seus estudos da melhor maneira possível para, assim, tornarem-se grandes operadores do Direito”, disse o professor aos calouros.

A respeito das atividades de pesquisa, os professores Luiz Guilherme e Roberto Archanjo destacaram que esses trabalhos auxiliam na evolução dos profissionais do Direito. Eles salientaram as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, a valorização dos trabalhos coletivos e a implantação do programa de iniciação científica da Direito de São Bernardo do Campo. “Produzam pesquisas, isso vai fazer de vocês profissionais mais competitivos”, orientou o professor Luiz Guilherme.

A caloura Bianca Yara Soares falou sobre sua escolha pelo curso de Direito e pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. “Fazer o curso de Direito é uma ideia que eu tinha desde criança. Com o tempo, fui pesquisando e me identificando mais com o curso. Meu primo se formou em Direito e uma prima vai se formar daqui a dois anos, eles me falaram sobre o curso. Assim decidi que era isso mesmo que queria fazer”, disse a estudante que pretende se tornar delegada.

Para o calouro Giovanni Ballardini Beraldo, a semana de recepção aos novos alunos ajudou na integração e preparação para o curso. “Já na primeira semana foram esclarecidas várias dúvidas dos alunos. Vamos poder começar o ano mais preparados, conhecendo os professores. Todos mostraram que são bastante qualificados, então isso nos deixa bem mais confiantes para começar o ano em alta”, afirmou.

Ver mais notícias