Docentes da FDSBC concluem Pós-Doutorado em Universidade Italiana

O Prof. Dr. Alenilton da Silva Cardoso e a Profª. Dra. Denise Auad, docentes titulares da Direito São Bernardo, defenderam, no dia 27 de novembro, o Pós-Doutorado pela Universidade de Bolonha, Itália.

Na data, o Prof. Dr. Alenilton apresentou a tese “Antecedentes Históricos do Devido Processo Legal e sua Influência no Direito Processual Civil Brasileiro, na Perspectiva Ética da Solidariedade”. Sobre a atividade, destacou a satisfação em realizá-la na renomada Universidade. “Estou muito honrado. A Universidade de Bolonha é um dos berços do Direito no Mundo. Sempre desejei fazer um curso nessa instituição, que expandiu minha visão acerca da evolução histórica do processo como fator de democracia e dignidade humana”, ressaltou.

Em seu projeto, a Profª. Denise Auad abordou o tema “Panorama sobre a Proteção da Criança e do Adolescente no Brasil, no Pós-Pandemia, a partir do Reconhecimento da Diversidade e dos Marcadores Sociais das Diferenças” e contou com a orientação do Prof. Dr. Lucca Mezzetti, da cadeira de Direito Constitucional da Universidade de Bolonha. Além disso, enfatizou o aprendizado no exterior e o conhecimento adquirido. “Foi muito interessante conhecer melhor as pesquisas e atividades que ele desenvolve na Universidade. Com certeza, é uma experiência que amplia o conhecimento e, por isso, recomendo a todos aqueles que tiverem oportunidade para complementar seus estudos com uma experiência internacional participar da oportunidade e ir em frente”, expressou.

O Pós-Doutorado foi realizado por meio de convênio firmado entre a FDSBC e a Universidade de Bolonha. Contou com aulas presenciais, realizadas em fevereiro, na Direito São Bernardo, e atividades na modalidade online.

Os docentes expressaram a gratidão pela Faculdade, em especial o diretor, prof. Dr. Rodrigo Gago e o coordenador da área de convênios, Prof. Dr. Luiz Guilherme Arcaro Conci por firmar a parceria de estudo que possibilitou a defesa do Pós-Doutorado na Itália. “Ocorreu por conta de um convênio firmado entre a FDSBC e Universidade de Bolonha, com grande esforço dos Professores Rodrigo Gago e Luiz Guilherme, aos quais registro meus agradecimentos”, comentou o prof. Alenilton, que também dedicou a conquista aos seus alunos. Grata, a profª. Denise afirmou. “O Pós-Doutorado foi uma experiência que nossa Faculdade de São Bernardo proporcionou aos professores doutores, pois fez um convênio com a Universidade de Bolonha. Gostaria muito de agradecer nossa Faculdade por esta oportunidade de aprimoramento”.

Saiba mais sobre os Convênios da FDSBC na página.

Ver mais notícias