Docentes da FDSBC defendem Pós-Doutorado em Universidade da Itália

Os docentes Dr. Rodrigo Gago Barbosa, Diretor da FDSBC, Drª. Thais Novaes Cavalcanti, Coordenadora da Pós-Graduação e Dr. Estevan Lo Ré Pousada, Controlador Interno defenderam, nos dias 09 e 11 de março de 2022, suas teses de  Pós-Doutorado pela Universidade de Bolonha, Itália. 

O curso foi realizado por meio do convênio firmado entre a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha.

No dia 09 de março, o Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada apresentou a Tese: “Octopus IV – Direito Civil Reconstituído – A Peste Negra, a lei de Sesmarias e uma tentativa trecentista de correção das patologias do sistema dominial fundada na compulsoriedade do emprego da gleba – De genérico precursor luso-brasileiro da noção de função social da propriedade a específico antecedente histórico do licenciamento compulsório de patentes (previsto pela Lei 9279/96): Antiga solução para uma nova pandemia?”. O professor destacou a ocasião para a carreira profissional. “A etapa foi significativa para a demonstração da viabilidade do método subjacente à linha de pesquisa desenvolvida perante a instituição (intitulada “Octopus: Por uma proposta metodológica alternativa para a análise do Direito Civil Brasileiro contemporâneo”) – e também para a retomada das pesquisas acadêmicas que haviam sido substancialmente comprometidas desde a defesa da tese de doutoramento”. 

No dia 11 de março, o Prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa abordou a Tese: “Depredação de Monumentos Históricos como forma de Protesto: Uma análise sob a ótica da Teoria Geral do Contrato Social”. Salientou a relevância da atividade. “Grande importância para a capacitação de nosso corpo docente”.

Na mesma data, a Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti defendeu a Tese: “Debate Público, Verdade Factual e Universidade: Reflexões a partir do Pensamento de Amartya Sen e Hannah Arendt”. A docente falou sobre a importância do curso. “O Pós-Doutorado representa a continuidade dos estudos realizados no Doutorado, o amadurecimento da pesquisa científica”. 

A FDSBC tem orgulho em incentivar o aprimoramento acadêmico dos docentes! 

Saiba mais sobre os Convênios da Direito São Bernardo na página

Confira outros docentes que realizaram Pós-Doutorado:

Docentes da FDSBC defendem Pós-Doutorado em Universidade Italiana

Docentes da FDSBC concluem Pós-Doutorado em Universidade Italiana

Docente da Direito São Bernardo conclui Pós-Doutorado em Portugal

Professor da Direito São Bernardo defende tese na Itália

Ver mais notícias