Encontro sobre os Direitos da Mulher aborda Violência Psicológica

No dia 16 de março de 2022, a Direito São Bernardo promoveu o 21º Encontro sobre os Direitos da Mulher. Nesta edição, a convidada foi a Profª. Drª. Valéria Diez Scarance Fernandes, Promotora de Justiça do MPSP, abordando o tema “O Crime de Violência Psicológica Contra a Mulher”. 

A mesa foi composta pela Profª. Drª. Patrícia Caldeira Zamarrenho, Vice-Diretora da FDSBC e Coordenadora do evento, Profª. Drª. Ana Paula da Fonseca Rodrigues, Coordenadora da Graduação e do evento, Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti, Coordenadora da Pós-Graduação, Anderson Barbosa de Freitas, Secretário-Geral e Cristiane Ap. Oliveira Agustinho, Assessora da Diretoria. Além disso, os docentes Drª Denise Auad, Drª Fabiana Oliveira Pinho, Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr., Drª. Ivone Cristina de Souza João, Ma. Priscilla Milena Simonato De Migueli, Dr. Roberto Ferreira Archanjo, Me. Roberto Bahia, Dr. Rui Décio Martins, Dr. Sergio Iglesias Nunes de Souza, Me. Sérgio Seiji Itikawa e as autoridades Alessandra Braga Miranda, Diretora Tesoureira e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB – RP/RGS e Priscila Dias Modesto, Vice-Presidente da OAB – Diadema. 

A Profª. Drª. Patrícia Caldeira Zamarrenho cumprimentou todos e agradeceu a presença da convidada. “É uma honra enorme tê-la aqui na nossa Faculdade de Direito de São Bernardo”. 

A Profª. Drª .Ana Paula da Fonseca Rodrigues salientou a importância da ocasião. “Para nós é um evento de extrema relevância porque são temas que, infelizmente, ainda são necessários”. 

Em sua explanação, a Profª. Drª. Valéria Diez Scarance destacou a lei que caracterizou esse tipo de conduta criminosa e falou sobre a importância da identificação da agressão. “A violência psicológica é muito sutil e individualizada para cada mulher. Esse despertar de reconhecer a violência é uma das principais estratégias para se prevenir as formas mais graves e o feminicídio”. 

Confira na íntegra a palestra completa:

Ver mais notícias