O NEPA – Núcleo Permanente de Estudos em Arbitragem da Faculdade de Direito São Bernardo do Campo, sob o comando da professora Elisabeth Vicentina De Gennari, venceu a primeira edição da Competição Norte-Nordeste de Arbitragem e Mediação Empresarial – COEP (Competição Epitácio Pessoa) . A atividade ocorreu durante o V Med-Arb, nos dias 5 e 6 de junho na UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
Como os casos debatidos nessas competições são complexos, todos os participantes do núcleo (máximo de 30 por ano) se dedicam a intensa pesquisa de doutrina e jurisprudência, nacional e estrangeira, não apenas em arbitragem como em muitas áreas do direito, como licitações e concessões de exploração de petróleo e gás, da competição que vencemos. “Além disso, ao longo de nove anos o NEPA tem difundido o nome da FDSBC hoje reconhecida, nacionalmente, como um centro de estudos avançados em Arbitragem. Vencer a competição de Arbitragem Norte/Nordeste consolidou essa divulgação da Instituição e seu reconhecimento como uma das melhores Faculdades de Direito do país”, comenta a professora Elisabeth.
O coach Luis Henrick Bussola Pereira comenta sobre a relevância de participar de algo tão importante para o crescimento profissional e pessoal. “As competições de arbitragem são essenciais no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. Ainda que não tivéssemos sido campeões da COEP, o crescimento de cada um dos membros da equipe foi visível e essa é a nossa maior vitória!”
Durante a final, disputada com a equipe da UFPB, a FDSBC representou a parte requerida. “Estou muito feliz com essa conquista da FDSBC e me senti honrada em representar a nossa instituição e o NEPA. Essa foi a minha primeira competição e a sensação de missão cumprida não tem preço. Além disso, aprendi muito no último mês com a preparação para a competição, sinto que foi uma grande evolução e só tenho a agradecer a equipe do NEPA, coaches e a Professora Elisabeth. Foi um trabalho de muita dedicação que valeu a pena”, salienta Thaís Borges Peixoto, oradora Mérito Requerido, aluna do 3º ano.
A estudante Bianca Azzi foi premiada como a 2ª melhor oradora da competição. “É sempre uma honra representar a FDSBC! Esta conquista foi mérito de uma equipe unida e de muito trabalho. Estou radiante de orgulho e felicidade pelo resultado que alcançamos!”, comenta Azzi.
Para todos os participantes, a realização desta iniciativa indica uma experiência única. “Foi um crescimento acadêmico enorme. Agradeço a todos os pesquisadores que foram essenciais e não mediram esforços para ajudar as oradoras, e a todos os coaches e a professora que sempre estavam nos incentivando e auxiliando”, exclama Gabrielle Pinto, oradora de Mérito Requerente, aluna do 3º ano.
Oradora de Procedimento Requerido, a aluna do 4° ano Rafaela Balbino, ressalta o trabalho em conjunto da equipe. “Foi uma honra representar o NEPA FDSBC como oradora. Fico muito feliz com o êxito da equipe que se dedicou tão arduamente nas últimas semanas. O primeiro lugar só foi possível pelo trabalho em conjunto e é uma vitória nossa! Eu só tenho a agradecer a equipe NEPA, nossos coaches, Luis, Mylena e Nathalia, e a Professora Elisabeth De Gennari”, finaliza.
Confira todos os participantes e a dinâmica:
ORADORAS TITULARES:
Bianca Azzi Ferreira e Gabrielle da Silva Pinto, que representaram a parte requerente.
Rafaela Balbino da Silva e Thaís Borges Peixoto, que representaram a parte requerida.
ORADORES SUPLENTES:
Fernando Sumitani Cardoso de Oliveira
Marcela Bonesso Nunes Soares
Sarah Pais dos Santos
TREINADORES e COORDENADORES DA EQUIPE DE COMPETIÇÃO:
Luis Henrick Bussola Pereira, coach da equipe da FDSBC; ex-aluno da FDSBC formado em 2020; advogado no Eleonora Coelho Advogados
Mylena Volodka, coach da equipe da FDSBC; ex-aluna da FDSBC formada em 2020; advogada no Carvalho, Kamel e Meyer Advogados
Nathalia Lazzuri, coach da equipe da FDSBC; aluna do quinto ano; assistente jurídica no Lefosse Advogados
EQUIPE DE PESQUISA E APOIO:
Ana Lídia Silva Pereira
Bianca Martins de Souza
Bruna Baretta de Barros
Caio César Ferreira de Macedo
Daniela Baptista Moita
Danilo Montesino Gouveia
Dionisio Ruis
Ewerton Barbosa
Giovani Linares de Almeida
Isabela Fernandes Ciriano
João Victor Burti Silva
Laura Maria Bacchiega Peres
Leticia Andrade Moura
Luiza Arcanjo Cunha
Maria Eduarda Rosario
Marina Cavalcanti dos Santos
Mayara Silva Deslandes
Paulo Lourenço Vieira Júnior
Sâmara Cecília Rocha de Carvalho
Valdirene Santos do Nascimento (Formada – Turma 2020)
Victoria Capareli
Vitor Maron Henrique
Vitoria Oliveira
Mais sobre o NEPA:
O NEPA – Núcleo de Estudos Permanentes em Arbitragem – que surgiu entre 2013/2014 dos grupos de iniciação cientifica em arbitragem que oferecia desde 2007, tem por finalidade fornecer aos alunos sólido conhecimento teórico e efetiva oportunidade prática. O NEPA promove o aprimoramento técnico e jurídico dos seus integrantes por meio da participação anual em competições de arbitragem. Nestas competições, os alunos assumem a posição de advogados e se colocam como protagonistas na defesa de interesses de clientes fictícios.