Ex-aluna da Direito São Bernardo lança publicação acadêmica

No dia 19 de março de 2022, ocorreu o lançamento da obra “O Tráfico Interno de Crianças e Adolescentes com a Finalidade de Exploração Sexual: Causas e Consequências” de autoria da ex-aluna Flávia Caroline Daloia Costa. O evento aconteceu no Café e Restaurante Cena (Cena Café), em São Bernardo do Campo e contou com a presença de familiares, docentes e alunos da FDSBC. 

Flávia é advogada formada em 2017 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. 

A publicação, além de tratar sobre questões técnicas como o crime de tráfico de pessoas e também apresentar outras ocorrências que envolvem a temática, demonstra as causas que facilitam estas ações criminosas e as consequências que atingem as vítimas desta violência. 

A autora falou sobre as motivações para a escrita da obra. “Em geral, sempre me interessou e me comoveu muito, especialmente por sua gravidade e pouca conscientização”. Além disso, destacou os passos da trajetória acadêmica que a fizeram aprender cada vez mais sobre o assunto. “Primeiramente, desenvolvi este tema na minha monografia de Graduação e, posteriormente, cursei uma Especialização de dois anos de duração na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, onde me aprofundei no tema. Estando completamente convencida da importância em debater este assunto, tanto jurídico quanto social, decidi pela produção deste livro”. 

Salientou os desafios durante a elaboração por se tratar de um assunto com poucas informações disponíveis e sem visibilidade social.  “A coleta desse material foi bastante complicada e demorada, pois, para o desenvolvimento da publicação, foram utilizados desde artigos científicos e livros, até entrevistas, filmes e documentários”. 

A advogada comentou a importância da obra para a sua trajetória. “Ter uma primeira publicação em tão pouco tempo de formada me trouxe confiança e estímulo para enfrentar novos desafios no cenário jurídico, além de representar um grande crescimento profissional e também pessoal em minha vida, por ver onde consegui chegar”. E mencionou projetos futuros para o desenvolvimento de outro livro.  

Por fim, recado aos alunos que desejam desenvolver publicações acadêmicas. “A FDSBC oferece durante o curso de Graduação, alguns núcleos como Grupos de Estudo, Iniciação Científica e TCC, que podem e devem ser utilizados pelos alunos interessados em publicação, como uma semente inicial para uma publicação futura. É gratificante desenvolver algo e saber que isso, de alguma forma, poderá contribuir com o aprendizado e o crescimento dos demais”, mencionou a autora.

A Direito São Bernardo incentiva a comunidade acadêmica a participar de produções científicas. Todos os que quiserem divulgar suas publicações, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Confira a galeria de fotos: 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral

Ver mais notícias