A Faculdade de Direito São Bernardo celebra os trabalhos desenvolvidos por sua Comunidade Acadêmica. Seja durante ou após a Graduação, as produções seguem o intuito de aprofundar os conhecimentos que receberam na FDSBC.
Fernanda Galera, ex-aluna da Instituição, é autora da obra “A Exploração Comercial dos Direitos Conexos do Ator: Um Estudo Sobre a Possibilidade de Cessão Destes Direitos na Obra Audiovisual”. A publicação busca analisar a probabilidade de livre exploração das obras em que existem direitos conexos ao de autor, debatendo se é possível ocorrer a cessão de tais direitos.
A autora nos contou sobre a trajetória acadêmica na FDSBC, salientando que, a escolha de cursar Direito surgiu aos 16 anos, e por ter concluído o Ensino Médio em escola pública, o medo de não ingressar em uma boa universidade era grande, mas, após o cursinho e muito empenho, passou no vestibular da Direito São Bernardo. “Foi um grande alívio e o começo de um grande plano! Eu sabia que precisaria me dedicar muito e fazer valer a pena cada um dos cinco anos de faculdade”. Além disso, destacou a qualidade de ensino da instituição como o principal motivador para a escolha da Graduação.
O desenvolvimento da obra surgiu após três anos de mestrado e experiências profissionais na área. “Basicamente, eu juntei a motivação acadêmica e profissional para tentar entender um dos problemas para o amplo acesso às obras audiovisuais no Brasil e criar uma obra didática e direta, que efetivamente auxiliasse na rotina de muitos juristas”.
“A primeira grande conquista a gente nunca esquece!”. Comentou a autora, sobre o significado da publicação na trajetória profissional. Fernanda apontou que pretende desenvolver mais publicações acadêmicas, tendo em vista que, há diversos temas jurídicos de qualidade e que precisam ser tratados. “Esse é apenas o meu primeiro livro. Eu acredito que a produção de conteúdo jurídico de qualidade não pode parar. Então, enquanto eu conseguir, pretendo continuar produzindo!”
Por fim, deixou um recado aos alunos que desejam desenvolver publicações. “Não deixem de produzir, inclusive com colegas, professores, chefes, etc. Sempre busquem demonstrar esse interesse com todos, para que as pessoas possam auxiliá-lo na sua publicação e/ou divulgação. Se você receber um não, tudo bem! Segue para o próximo! Não necessariamente o conteúdo é ruim, pode ser que ele não se enquadre no interesse editorial do momento ou daquela revista/site/chamada. Por fim, não esperem o pagamento de grandes valores para publicarem. Infelizmente, na área jurídica a realização de publicações é realizada, normalmente, por autores que acreditam na divulgação de conteúdo, produziram obras interessantes ou têm o interesse em divulgar a sua expertise”.
Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral