Ex-alunos da Direito São Bernardo lançam publicações acadêmicas

A comunidade acadêmica da FDSBC segue na produção de conteúdos relevantes e a Direito São Bernardo celebra os trabalhos científicos daqueles que fazem parte da trajetória da instituição.

Recentemente publicada, está a obra da ex-aluna Tatiana Campos, graduada na turma de 2018 (Jubileu de Ouro). Tatiana conta que a participação no Grupo de Iniciação Científica da Profª. Drª. Débora Brandão sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD) em 2017, inspirou a ideia do livro. “Profª. Débora conduziu com tanta maestria os estudos que fiquei fascinada pelo tema, passando a estudá-lo cada vez mais. Assim, decidi fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordando a capacidade matrimonial da pessoa com deficiência e as alterações trazidas pelo EPD”.

Ressaltou a importância da FDSBC para a criação da sua obra e sua formação. “A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo passou a ser minha casa. Ainda na graduação, sendo monitora do Prof. Pedro Marini apaixonei-me pela sala de aula (…) costumo dizer que a FDSBC mudou a minha vida. Hoje curso mestrado e pretendo retribuir tudo que me foi ensinado na nossa faculdade sendo professora da casa. Devo tudo que sou hoje à FDSBC”.

O ex-aluno, Júlio César Hidalgo, graduado em 1990, publicou seu livro em setembro de 2020. “O livro é dirigido a crianças e aborda os principais direitos dos consumidores no universo infantil, trazendo, com histórias do cotidiano das crianças, os seus direitos”. 

Júlio César Hidalgo fala como foi o processo de escrita do projeto. “O primeiro passo foi selecionar os assuntos relativos ao Direito do Consumidor que fizessem parte do cotidiano infantil (…) todos os textos passarem por revisão com pedagogos de modo que estivessem adequados ao público infantil e, somente, após os textos estarem prontos as últimas fases de ilustração editoração foram realizadas”. 

Destacamos, também, o lançamento de Vinicius Cervantes, graduado em 2010. “A obra é resultado da minha dissertação de mestrado, aprovada com distinção e louvor, e visa verificar os limites impostos às atividades de tratamento de dados e à construção de valiosas bases de dados, bem como sua tutela jurídica”.

O ex-aluno Vinicius Cervantes conta sobre o processo de produção do projeto. “Partindo da análise de Big Data, discuti-se as oportunidades e desafios trazidos à sociedade atual, diante de um modelo disruptivo de negócios e dos meios de produção fundados no tratamento de dados”.

 A Direito São Bernardo incentiva a produção científica da sua comunidade acadêmica com o intuito de gerar conhecimento através da expansão dos debates de temas atuais e relevantes.

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Jessica Borges

Ver mais notícias