Ex-alunos da FDSBC lançam publicações acadêmicas

A Faculdade de Direito São Bernardo celebra os trabalhos desenvolvidos por sua comunidade acadêmica. Seja durante ou após a graduação, as produções seguem com o intuito de aprofundar os conhecimentos que receberam na FDSBC.

Professores e alunos produzem conteúdos de extrema relevância. Esse é o caso da ex-aluna Laura Elizandra Machado Carneiro, formada em 2010.

No ano seguinte, iniciou a Especialização de Direito Tributário, concluída em 2012 e, mantendo seu interesse na área, na sequência, foi aprovada para um Mestrado em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Laura Carneiro comenta que o livro é resultado das pesquisas realizadas durante o Mestrado. “Para os alunos que desejam seguir na produção acadêmica e ingressar no mestrado/doutorado, indico cursar Especialização na FDSBC, que preparará o aluno para concorrer a vagas de mestrado e doutorado em outras instituições”.

Enfatiza a importância da sua formação na Direito São Bernardo para o trabalho. “Desenvolver novos estudos, conhecer outros métodos de trabalho e pesquisa, novos colegas e professores, publicar livros e artigos, trilhando, assim, o caminho do desenvolvimento acadêmico e profissional”.

Recentemente publicada, está a obra da ex-aluna, graduada na turma de 2020, Bruna Angélica Maistro. O livro originou-se de estudos realizados durante a trajetória acadêmica  até a conclusão do curso. “Teve início no primeiro ano, quando participei do Grupo de Pesquisas. Depois, em parceria com a colega Giuliana Tullio, tive a oportunidade de desenvolver pesquisas no programa de Iniciação Científica (…)A partir do início do quarto ano, comecei a buscar temas que permitissem a intersecção entre o que havia desenvolvido no Grupo de Pesquisas e na Iniciação Científica, a partir do que defini o meu objeto de pesquisa para o TCC (…)”.

Sobre as atividades disponíveis na Faculdade para aprimoramento dos alunos na FDSBC,  incluindo as que participou e colaboraram com a elaboração da pesquisa, comentou. “A faculdade proporciona diversas oportunidades de desenvolvimento para o aluno. No meu caso, integrei Grupo de Estudos, participei da Iniciação Científica, e poderia ter feito mais. Há o NEPA, o LabInova, dentre outras opções de estudos e pesquisas que extrapolam a sala de aula e a grade curricular do Curso”.

Destacamos, também, o lançamento de Leandro Gomide, graduado em 2019. “O livro é resultado de minha tese de láurea como acadêmico para obtenção do título de Bacharel em Direito, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”.

A tese foi aprovada por unanimidade, com nota máxima e teve a indicação da banca avaliadora para publicação da obra. O tema escolhido veio a partir de atividades realizadas durante a experiência profissional. “Foi trabalhando no Departamento Jurídico que constatei na rotina de minhas atividades, processos administrativos e judiciais, de igual teor, advindos de localidades, senão próximas, idênticas”, explica.

Leandro Gomide conta que sua orientadora no projeto foi a docente Elisabeth Vicentina de Gennari. “Em contato com a professora que de plano, aceitou, e adotou com grande entusiasmo, a proposta deste estudo”. 

Escrever um livro é passar uma mensagem, compartilhar ideias e transmitir conhecimento. A Direito São Bernardo incentiva a produção científica da sua comunidade acadêmica com o intuito de gerar conhecimento através da expansão dos debates de temas atuais e relevantes.

Confira os títulos publicados:

  • Laura Elizandra Machado Carneiro – “Os Princípios e os Sobreprincípios Constitucionais Tributários sob a óptica do Construtivismo Lógico-Semântico”.

O livro tem por finalidade de contribuir com um estudo acerca dos princípios e dos sobreprincípios constitucionais tributários sob a óptica do Constructivismo Lógico-Semântico, objetivos ou como normas, e estudar os princípios interpretativos constitucionais, para verificar se eles se adéquam às premissas adotadas pelo Constructivismo Lógico-Semântico.

Editora Dialética. A obra foi publicada em fevereiro/2021.

  • Leandro Gomide – “Riscos do conflito na atividade empresarial e a adequação de ferramentas preventivas na relação com o cliente – Estudo de Caso”.

A publicação tem o objetivo de compreender o ambiente interno das empresas, os meios e ferramentas para identificar conflitos e impedir o surgimento de litígios demandados à jurisdição contenciosa estatal. Atestando, no plano empírico, por um estudo de caso, as atuais soluções empreendidas pelos empresários com o objetivo de identificar, entender, solucionar e mitigar os conflitos no prospecto empresa e cliente. 

Editora Haikai. A obra foi publicada em fevereiro/2021.

  • Bruna Angélica Maistro – “Direito ao trabalho decente e automação: desafios e soluções”.

A publicação aponta que a busca pelo “pleno emprego” desafia a seguinte discussão: como garantir o direito ao trabalho decente quando softwares são capazes de executar a mesma tarefa em menor tempo, com menos custo? Por isso, proteger o emprego contra os riscos da automação – e, enfim, de outras conquistas tecnológicas – exibe-se muito importante. No livro, busca-se apresentar o resultado da investigação dos impactos jurídicos, econômicos e sociais da automação frente à garantia do direito ao trabalho decente a todos e a todas.

Editora CRV. A obra foi publicada em março/2021.

A Direito São Bernardo incentiva a comunidade acadêmica a participar de produções científicas. Todos os que quiserem divulgar suas publicações, podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Jessica Rocha

Ver mais notícias