fbpx

Fake News e Ficha Limpa são abordados na Aula Magna da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Evento contou com a participação de alunos e professores, que lotaram anfiteatro da Instituição

A Aula Magna ministrada pelo professor Carlos Eduardo Cauduro Padin, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), foi bem recebida pelos alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que lotaram o anfiteatro da Instituição na terça-feira, 20. Sob o tema “Justiça Eleitoral e Eleições 2018”, o desembargador trouxe um panorama destacando os avanços que foram obtidos pela Justiça Eleitoral até os dias atuais, as perspectivas para este ano e também o comportamento do eleitorado. “O evento é uma tentativa de despertar o interesse da população em comparecer às eleições”, disse.

Na abertura da Aula, o diretor da faculdade, Dr. Rodrigo Gago, agradeceu a presença do professor Carlos Eduardo Cauduro Padin e disse que a sociedade brasileira está em um clima de esgotamento ao que já está posto. Ele foi enfático ao dizer que a mudança de orientação dos eleitores só será possível por meio do processo eleitoral.

Citando frases de Platão e Winston Churchill que remetem à democracia e à importância da política na sociedade, o desembargador Carlos Eduardo falou do papel da Justiça Eleitoral nas eleições. “Estamos em uma crise, mas a eleição é uma oportunidade que tem que ser exercida,” afirmou.

Professor da casa desde 1984, Padin falou por cerca de uma hora com calouros e veteranos, enfatizando o poder de influência que as mídias exercem sobre os cidadãos. Para ele, a polarização na internet leva as pessoas a uma ausência de julgamentos e critérios e que pode refletir no comportamento eleitoral.

Os alunos e demais professores presentes na Aula foram muito participativos, levantando questões importantes sobre temas como as Fake News (notícias falsas que circulam na internet), a Lei da Ficha Limpa, o financiamento privado de campanha e a credibilidade das urnas.

O evento também contou com a presença do prefeito do município de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que disse se sentir envaidecido com a presença do desembargador na palestra. O parlamentar aproveitou a ocasião para reforçar a confiança que tem nos dirigentes da instituição.

A mesa da aula foi composta pelo diretor da faculdade, Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, pelo vice-diretor Dr. Hélcio Maciel França Madeira, pelo coordenador da graduação, Marcelo Koch Vaz, e pelas professoras Dra. Carmela Dell’Isola e Dra. Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro.

Ver mais notícias