FDSBC celebra colação de grau da 52ª turma em formato virtual

A Faculdade de Direito de São Bernardo celebrou em evento híbrido, a Colação de Grau, no dia 04 de março de 2021 da 52ª turma da FDSBC.  Os formandos tiveram a cerimônia com seus familiares e amigos, que os acompanharam por meio da transmissão realizada no Youtube.  

A mesa de honra simbólica foi composta pelo Diretor, Dr. Rodrigo Gago Barbosa, a secretária-geral, Cristiane Aparecida Oliveira Agustinho, a coordenadora de Graduação, Profª. Drª. Ana Paula da Fonseca, a patronesse Profª. Elisabeth Gennari, os paraninfos Prof. Dr. Vladimir Balico (Diurno) e Prof. Dr. Gilberto Maistro Jr. (Noturno), o professor homenageado Prof. Dr. Estevan Pousada, o funcionário homenageado Luis de Oliveira, os oradores de turma Chiara Lucchesi (Diurno) e Igor Carneiro (Noturno) e a mestre de cerimônias Juliana Bontorim, chefe da seção de Comunicação Social da FDSBC.

O Diretor Dr. Rodrigo Gago Barbosa iniciou seu discurso salientando o momento pelo qual estamos vivendo e todos os esforços que foram feitos para o evento híbrido acontecer. “Pode parecer algo triste, distante do ideal, eu prefiro ver de outra maneira, eu penso que a pandemia, obviamente ela tem um aspecto muito triste, que é da perda de muitas vidas humanas, mas extraio da pandemia a oportunidade constante de nos reinventarmos, de olharmos mais para o outro, de sermos mais solidários, de percebermos os reais valores que devem permear a sociedade”.

A Vice-Diretora, Profª. Drª. Patrícia Caldeira manifestou sua gratidão em participar dessa cerimônia. “Fico também muito emocionada de participar desses eventos, já estava correndo lágrimas vendo vocês e vendo o filme de vocês, podendo participar com vocês disso tudo, eu me emociono porque eu sei o que vocês percorrem ao longo dos cinco anos, a dedicação que vocês precisam ter para concluir o curso de graduação”.

A Coordenadora de Graduação, Drª. Ana Paula da Fonseca destacou a importância desse momento na vida dos nossos formandos. “Quero externar meu orgulho de estar aqui hoje, nesse momento importante da vida de vocês, o caminho de vocês normalmente já não é fácil, percorrer todos os anos da graduação já é um caminho árduo, que demanda empenho, são sonhos que ficam e outros que se desenvolvem e que depende de tudo que está ao nosso redor”.

Além disso, Cristiane Aparecida Oliveira Agustinho comemorou o encerramento desse ciclo para a turma 52ª. “A Direito São Bernardo se sente orgulhosa de vocês foram vencedores, serão vencedores, obrigada por há pelo menos cinco anos terem escolhido a Direito São Bernardo. Hoje não é o fim, é o recomeço.”

Em seguida, a patronesse da turma, Profª Elisabeth Vicentina De Gennari, fez discurso emocionada dizendo que se despede do cargo de professora da Direito São Bernardo com a 52ª turma. “Essa honra que vocês estão me conferindo, eu fico tentando absorver toda essa emoção, mas essa emoção é especialíssima porque 2020 foi esse ano atípico ao qual todos já se referiram, foi meu ano de despedida, da faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”.

O paraninfo da turma, Prof. Dr. Vladimir Balico, demonstrou estar emocionado com a escolha dos alunos. “Nadamos juntos durante esse ano, atravessamos essa pandemia e agora os senhores são formadores de opinião, as pessoas vão se inspirar nos senhores então se em algum momento eu servi de inspiração para os senhores, o que eu peço é façam o mesmo (…) os senhores são vencedores, muito obrigada a todos e tenham aí um feliz 2021”.

 

Já o paraninfo da turma, Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Junior fez seu discurso ressaltando a relevância da instituição para toda a turma. “A faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é a nossa casa e isso não muda, nós sempre estaremos aqui de alma, de coração e de pensamento e a faculdade também estará para nos receber (…) o Direito ela é feito para as pessoas e é feito para construir relações sociais, relações interpessoais, enfim, um mundo de relações que construa cenários de felicidade”. 

O Professor Homenageado pela turma, Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada comentou sobre a relevância desse novo ciclo. “Gostaria de destacar que não se trata de um final, mas apenas uma etapa intermediária porque vocês escolheram o Direito como a razão da sua existência profissional para o resto das vidas de vocês”. 

O Funcionário Homenageado Luis de Oliveira expressou sua gratidão para com os alunos. “Eu sou o homenageado, mas na verdade os vitoriosos são vocês. O máximo que eu fazia era tentar recepcioná-los com sorrisos para tentar facilitar a jornada de vocês, que eu tenho certeza que não é nada fácil (…) eu quero agradecer e desejar sucesso para todos vocês”.

A oradora Chiara Lucchesi iniciou seu discurso ressaltando a relevância de terem realizado esse sonho. “Hoje a gente começa um novo capítulo nas nossas vidas, de longe só nós sabemos o que a gente passou nesse último ano (…) mas foi por conta dessas dificuldades que nos trouxeram até aqui mais fortes, mais merecedores do que nunca desse diploma e finalmente nós nos formamos em Direito”.

O orador Igor Carneiro manifestou sobre a vivência da turma durante os anos de Faculdade. “Todas as experiências que nós vivemos dentro dessa faculdade foram ridiculamente enriquecedoras, eu falo isso por todos os alunos, a gente tem uma extrema gratidão e uma extrema paixão por essa faculdade ao ponto de a gente adotar isso por todos os momentos.

Confira a Colação na íntegra em nosso canal do Youtube:

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Jessica Borges

Ver mais notícias