Grupo de Estudos da FDSBC integra evento sobre Direitos da Criança e do Adolescente

A FDSBC participou do evento organizado pela CDCria (Clínica de Direitos da Criança e do Adolescente) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com o Grupo de Estudos de Infâncias e Juventudes. A atividade ocorreu entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2021.

Representando a Direito São Bernardo, estiveram presentes a Prof. Drª. Denise Auad, coordenadora do grupo, e as duas monitoras Emily Montanholi e Bárbara Maresch.

A Profª. Denise Auad integrou a mesa “A Luta pelo Ensino Jurídico sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes”, abordando os Direitos da Criança e do Adolescente nos currículos das graduações em Direito. “O evento da Clínica de Direito da Criança e do Adolescente da Faculdade de Direito da USP reuniu diversos estudiosos da área e pudemos, então, compartilhar conhecimento. O trabalho de nosso grupo está se fortalecendo e sendo reconhecido. Nossa Faculdade está sendo reconhecida, na área da Infância, por um trabalho acadêmico sério e comprometido”. 

Já as monitoras Emily Montanholi e Bárbara Maresch participaram da mesa “A Extensão e os Grupos de Estudos como um Pilar do Ensino de Direitos de Crianças e Adolescentes” na qual apresentaram o Grupo de Estudos da Direito São Bernardo, desde a sua criação, além dos Encontros anuais de Direitos da Criança e do Adolescente promovidos pela instituição e o funcionamento do grupo.

Emily Montanholi comentou sobre a importância de estudar o tema. “A Constituição Federal de 1988 determina, em seu art. 227, que crianças e adolescentes possuem absoluta prioridade. Desse modo, não é concebível que os direitos dos únicos sujeitos de direito que possuem tal prioridade em nossa Constituição não sejam estudados ao longo da graduação”.

Para os interessados em desenvolver uma atividade de aprendizagem e investigação, a profª. Denise Auad destaca. “Nosso grupo de estudos analisa o tema da cidadania infantojuvenil, buscando formas e proteger a criança e o adolescente em face de situações que afrontam seus direitos fundamentais e, portanto, sua dignidade. As inscrições para o grupo ocorrem no início do ano letivo e nossos encontros ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras, no período da tarde”.

Confira o vídeo na íntegra no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=RUzRzyPCkmI

Ver mais notícias