Palestra da 21ª SemanaJur aborda Cibersegurança

A FDSBC recebeu, na manhã do segundo dia de Semana Jurídica, dia 24 de agosto, o Prof. Dr. Álvaro Luiz Massad Martins, abordando o tema “Cibersegurança: Desafios e Oportunidades. Como se Proteger?”.

O evento contou com a presença do Diretor, Dr. Rodrigo Gago Barbosa,  a Vice-Diretora, Profª. Drª. Patrícia Caldeira Zamarrenho, a coordenadora de Graduação, Profª. Drª. Ana Paula da Fonseca, o secretário-geral, Anderson Barbosa de Freitas, o coordenador da 21ª SemanaJur, Prof. Dr. Arthur Luís Mendonça Rollo, Prof. Ms. Roberto Bahia, Profª. Drª. Nélida Cristina dos Santos,, Profª. Drª. Valéria Furlan, Prof. Dr. Estevan Lo Ré Pousada, Prof. Dr. Pedro Marini Neto, Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva, Prof. Dr. Ezio Carlo Silva Baptista, Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Junior e Juliana Bontorim, chefe da seção de Comunicação Social da FDSBC.

O diretor da FDSBC, Prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa destacou a satisfação de debater assuntos atuais no evento. “O tema da Cibersegurança é atualíssimo e importante para todos os atores da sociedade e do sistema jurídico e  de justiça como um todo”.

O Coordenador da 21ª Semanajur, Prof. Dr. Arthur Luís Mendonça Rollo complementou a fala do diretor sobre a abrangência de temáticas.  “A ideia é intercalar temas não jurídicos, porque o Prof. Dr. Álvaro Luiz Massad Martins, que hoje vai nos brindar com sua palestra, ele não é da área jurídica”.

O convidado Prof. Dr. Álvaro Luiz Massad Martins, iniciou a palestra explicando o valor do conhecimento “Se você tem uma educação digital, fica mais difícil de clonarem seus dados. Tem o crime, que ele é inovador, ele tem criatividade e ficam inventando coisas, e nós, do lado de cá, com uma baixíssima educação digital”.

Dicas de Seguranças:

  • Melhorar o nosso conhecimento e a nossa maturidade digital;
  • Senhas feitas com (Alfanumérico com caracteres especiais, letra maiúsculas e minúsculas intercaladas);
  • Trocar de senhas ocasionalmente;
  • Sair do aplicativo quando não for mais usar, mesmo que tenha que colocar a senha novamente.

Sugestão Bibliográfica  do Prof. Dr. Álvaro Luiz Massad Martins

      • “Guerra Cibernética”, por Richard A. Clarke  (Autor), Robert K. Knake (Autor).

  • “Fundamentos de Segurança da Informação”, por Jule Hintzbergen (Autor), Kees Hintzbergen (Autor), André Smulders (Autor), Hans Baars (Autor).
  • “Governança de TI – Tecnologia da Informação”, por Peter Weill (Autor), Jeanne W. Ross (Autor).
  • “Information Security Governance: A Process Model and Pilot Case Study”, by Wong, C., Maynard, S., Ahmad, A., Naseer, H. Information Security Governance.
  • ALBERTIN, Alberto L.; ALBERTIN, Rosa M. M. “Estratégias de Governança de Tecnologia da Informação”. Elsevier, 2010.
  • ALBERTIN, Alberto L.; ALBERTIN, Rosa M. M. “Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial: as dimensões de seu uso e sua relação com os benefícios de negócio ”. Atlas, 2016.

Confira o vídeo na íntegra em nosso canal do Youtube:

Ver mais notícias