Pós-Convida aborda “Responsabilidade Civil no Direito de Família”

No dia 09 de novembro, a Pós-Graduação da Direito São Bernardo realizou o 29° episódio do Pós-Convida com a presença do Prof. Dr. Alexandre Dartanhan de Mello Guerra. Nesta edição foi abordado o tema “Responsabilidade Civil no Direito de Família”. 

Além do convidado, estiveram presentes o Prof. Dr. Marcelo Benacchio e, mediando à atividade, a Profª. Drª. Thais Novaes Cavalcanti, Coordenadora da Pós-Graduação. 

A docente Drª. Thais agradeceu a presença do palestrante e do Prof. Dr. Marcelo Benacchio. “É muito importante tê-los aqui para discutir temas do Direito Civil, que é um dos temas da nossa Pós-Graduação”. 

O Prof. Dr. Benacchio contextualizou as relações conjugais atuais mencionando a necessidade de complemento em obra literária. “Se toda vez houver responsabilidade civil, a gente vai ter que modificar várias manifestações estéticas do ser humano. Por exemplo, ‘O Primo Basílio’ de Eça de Queiroz, que é uma história de adultério, teria que ter mais um capítulo sobre processo judicial”, disse. 

Em sua explanação, o Prof. Dr. Alexandre destacou a responsabilidade civil entre cônjuges e companheiros. O palestrante falou sobre o rompimento do dever de lealdade e se esse ato deve ser punido perante a lei. “São fortes os argumentos que dizem que é cabível indenizar, como também tem aqueles que dizem que não é cabível”, discorreu. 

Confira o bate-papo na íntegra em nosso canal do YouTube: 

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Laura Amaral

 

 

Ver mais notícias