Pós-Convida realiza bate-papo sobre Direito Médico no contexto da Pandemia

A Pós-Graduação da FDSBC realizou, no dia 06 de outubro, às 17h, a primeira edição do Pós-Convida do mês de outubro. A convidada para o bate-papo foi a Profª. Dra. Ana Thereza Meireles Araújo, que levantou questões sobre o tema “Direito Médico: Autonomia e Vulnerabilidades em Contextos de Crise”.

A Coordenadora da Pós-Graduação, Profª. Dra. Thais Novaes Cavalcanti, conduziu o talk e iniciou apresentando o currículo da convidada. “Ela é Doutora em Relações Sociais pela Faculdade de Direito da UFBA. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA. Pós-Doutoranda em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação de Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da UFBA. É também Membra da Sociedade Brasileira de Bioética, Professora da UNEB, da Católica e da Faculdade Baiana de Direito. Pesquisadora e com diversos livros publicados”, disse.

A Profª. Ana Thereza introduziu a temática comentando sobre o Direito Médico, que é uma área nova no âmbito jurídico e que passou por grandes mudanças no contexto pandêmico. “Geralmente a medicina estipulava as regras, descobria, estipulava tratamentos novos e publicizava essa lógica. Depois, tinha o Direito que regulamentava. Com a pandemia, vai ter uma lógica invertida. Vamos ter uma medicina sem respostas, porque ela ainda não sabe, não descobriu ainda qual é o protocolo terapêutico seguro. E a gente vai ter uma demanda excessiva do Direito ainda assim, que vai regular as relações no contexto da pandemia, independentemente da resposta da ciência médica”, explicou.

Confira o bate-papo na íntegra em nosso canal do Youtube:

 

Veja a programação completa do Pós-Convida! https://www.direitosbc.br/noticias/ja-deixe-agendado-confira-programacao-do-pos-convida-2020/

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Beatriz Cordeiro

Ver mais notícias