Pós-Convida realiza talk abordando as Batalhas de MCs e Rap na Contemporaneidade

No dia 13 de outubro, às 17h, a Pós-Graduação da Direito São Bernardo realizou mais uma edição do Pós-Convida. Desta vez, o talk contou com a participação do Prof. Ms. Felipe Oliveira Campos, que colocou em pauta a temática “Cultura e Política: As Batalhas de MCs e o Rap Contemporâneo”.

A Profª. Drª. Denise Auad, Coordenadora do Curso de Especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social, iniciou o bate-papo apresentando o vasto currículo do convidado. “É Mestre em Filosofia pelo programa de Estudos Culturais da EACH/USP, com a pesquisa: “Cultura, Espaço e Política: um estudo da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo”. Graduado em Ciências Sociais. Foi educador bilíngue do Museu Afro Brasil. Com experiência em congressos e intercâmbios internacionais: Catalunha, Espanha, Nova York e San Salvador. Com experiência nas áreas da educação institucional e popular, como professor de Sociologia e como educador de crianças e adolescentes em situação de rua, assistência social, como técnico de medidas socioeducativas, e da cultura, tendo sido coordenador do Ponto de Cultura “EURECA Sapopemba” entre 2015 e 2017.  Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América”, disse.

Comentando principalmente sobre sua pesquisa, o Prof. Felipe explicou como funciona a Batalha da Matrix, movimento que ocorre no centro de São Bernardo do Campo, quais são os temas mais abordados nas rimas e a relação política e cultural que as atividades proporcionam para os grupos que participam. “Temáticas como violência, escassez, pobreza e racismo são presentes. Porém, a própria cerimônia tem como característica ser uma cerimônia festiva, porque aquele é um espaço de fortalecimento das pessoas que fazem parte de um grupo que geralmente é marginalizado”, salientou.

 

Confira como foi o bate-papo na íntegra em nosso canal do Youtube:

Veja a programação completa do Pós-Convida! https://www.direitosbc.br/noticias/ja-deixe-agendado-confira-programacao-do-pos-convida-2020/

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Beatriz Cordeiro

Ver mais notícias