Pós-Graduação em Diversidades aborda Resistência Indígena, Cultura e Meio-Ambiente em aula

No dia 28 de novembro, a especialização em “Direito das Diversidades e Inclusão Social” realizou aula com a temática “Resistência Indígena, Cultura e Meio-Ambiente”. A atividade contou com a participação de Juma Xipaya. O curso é coordenado pela prof. Dra. Denise Auad. Na data, também esteve presente o docente Pablo Biondi.

A convidada é ativista do povo Xipaya, primeira mulher a assumir a posição de cacica, ambientalista e defensora dos Direitos Humanos e da Floresta Amazônica. Durante a explanação, a líder indígena apresentou uma concepção comum aos povos originários do Brasil sobre a natureza. “O território das florestas é vital não apenas para as comunidades que o habitam desde antes da invasão colonial, mas para todo o planeta. No entanto, a ganância de uma minoria que só reconhece o capital como riqueza faz com que a natureza seja vista como um objeto a ser conquistado e submetido aos imperativos de lucratividade, comentou.

Relatando eventos relacionados à sua trajetória de vida e de luta, Juma Xipaya enfatizou a necessidade de adquirir conhecimentos além das suas terras. “Os povos indígenas têm necessidade de buscar estudo fora das aldeias, pois isso é indispensável para o aprendizado sobre questões práticas básicas (inclusive jurídicas) para a proteção da comunidade. Mas essa busca não deve se dar em detrimento da identidade dos povos, a qual está estreitamente ligada ao seu modo de vida e à sua relação com o território”, disse.

A ativista também salientou a importância de uma maior visibilidade. “Urge, pois, que essas comunidades sejam cercadas de solidariedade por todo o país, e que as diversas formas de violência contra elas sejam amplamente denunciadas e combatidas”, expressou.

Em janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a Especialização da FDSBC. Confira os cursos na página.

Veja as aulas abertas realizadas durante 2020.

Pós-Graduação em Direito das Diversidades e Inclusão Social promove aula aberta

Direito, Discriminação e Democracia são temas de Aula Inaugural

Ver mais notícias