Pós-graduação em Diversidades e Inclusão Social é novidade da Direito São Bernardo

O curso trata dos preconceitos e populações que ainda encontram-se a beira da sociedade

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo conta em sua grade de cursos de pós-graduação com o de Direito das Diversidades e Inclusão Social, destinado aos profissionais da área de Direito e para pessoas com graduação que tenham interesse nesse assunto. A novidade é coordenada pelas professoras: Dra. Clarice Assalim, Dra. Denise Auad e Ms. Eliana Borges Cardoso.

A intenção é proporcionar aos estudantes uma formação humanística para a compreensão da importância da diversidade na convivência social. As aulas serão ministradas aos sábados. “O ponto chave da discussão sobre diversidade é a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdades. Entender esses mecanismos torna-se fundamental para que possamos estabelecer novas práticas”, diz a professora Dra. Clarice Assalim.

O curso será ministrado por meio de análises para entender o preconceito no Brasil. “Apresentamos ao aluno a realidade de vários grupos que estão na sociedade sujeitos à discriminação e invisibilidade. Ele traz uma consciência para o estudante para promover uma inclusão”, comenta a professora Ms. Eliana Borges.

Além da pós-graduação em Lato Sensu, a Direito São Bernardo também tem em sua grade o curso de extensão em Direito das Diversidades e Inclusão Social, com carga horária de 100 horas. Não precisa estar formado para integrar, pois a partir do 4º ano da faculdade de Direito, Serviço Social, Psicologia e Licenciados em geral podem participar desta atividade.

Aproveite para ver uma entrevista com as professoras doutoras Clarice Assalim e Denise Auad:

Mais informações sobre o curso:

Coordenadoras  Pedagógicas:  Profa. Dra. Clarice Assalim, Profa. Dra. Denise Auad e Profa. Ms. Eliana Borges Cardoso.

Público alvo: Pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento.

Carga horária total: A carga horária total para obtenção do certificado de especialista é de 360 horas (432 horas/aula de 50 min), aqui consideradas a totalidade das horas dos 4 blocos temáticos previstos no programa, os quais não precisam, necessariamente, ser cursados na ordem como estão estipulados neste projeto. O aluno também pode optar por cursar um ou alguns dos módulos do curso, com suas cargas horárias previstas, neste caso valendo, isoladamente, como curso de extensão universitária.

Duração do curso: o curso é modular e tem uma duração média de 2 anos, com abertura de novas turmas a cada semestre.

Programação das aulas: sábados das 8h30 às 16h30

Valor do Curso: 24 parcelas de R$ 520,00

Período de Inscrição: 04/12/18 a 08/03/2019

Conteúdo Programático

1. Módulo I

1.1 Mulher

1.2 Criança, adolescente e jovem

1.3 Idoso

2. Módulo II

2.1 LGBTTQI

2.2.  Refugiados

2.3. Pessoa com Deficiência

2.4. Outras situações para inclusão

3. Módulo III

3.1. Metodologia da Pesquisa Jurídica

3.2. Metodologia do Ensino Jurídico

4. Módulo IV

4.1 Marcos Teóricos e Gestão das Diversidades e da Inclusão Social

4.2. População Negra e Indígenas

 

Ver mais notícias