fbpx

Professora da FDSBC participa de eventos acadêmicos na Itália e em Portugal

A Profa. Dra. Carmela Dell’Isola apresentou seus trabalhos sobre Direito Civil e Processual Civil na Universidade de Coimbra e na
Universidade de Roma Tor Vergata.

Durante o mês de novembro de 2017, a Profa. Dra. Carmela Dell’Isola, professora titular de Direito Processual Civil I e III e de Prática Jurídica Civil na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, participou de eventos acadêmicos na Itália e em Portugal, apresentando trabalhos que produziu nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Processual Civil.

Nos dias 09 e 10 de novembro, a professora integrou o evento “I Jornadas Luso-Brasileiras de Responsabilidade Civil – 50 anos em Portugal, 15 anos no Brasil”, organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Na ocasião, apresentou o trabalho sobre “Responsabilidade Civil dos filhos por abandono afetivo dos pais idosos”.

Da esq. para dir. – Cássio Scarpinella Bueno, Michelle Taruffo, Sergio Chiarloni, Carmela Dell’Isola

Segundo a professora, foi uma oportunidade de analisar o instituto da Responsabilidade Civil na questão dos idosos pelos dois ordenamentos jurídicos, o brasileiro e o português. “O tema do direito dos idosos é uma questão mundial, já que a população está envelhecendo em diversos países, inclusive no Brasil. Os dois ordenamentos jurídicos têm, nesse sentido, a preocupação com a observância da dignidade da pessoa humana”, ressaltou.

Já entre os dias 12 e 17 de novembro, a professora participou do evento “O Processo Civil Contemporâneo. Estudos comparados Itália Brasil”, que foi promovido pela Universidade de Roma Tor Vergata e contou com o apoio de entidades brasileiras como o Instituto Brasileiro de Direito Processual e a Escola da AGU.

Da esq. para dir. – Michelle Taruffo, Carmela Dell’Isola, Sergio Chiarloni

Em Roma, a professora apresentou um trabalho sobre Direito Processual, abordando o tema “Da obrigatoriedade da mediação no ordenamento jurídico brasileiro e italiano”. “A participação nesse evento foi uma oportunidade de comparar doutrinas dos dois países no âmbito do Direito Processual e me acrescentou muito na visualização do instituto da mediação. Isso foi muito interessante, tendo em vista que o Direito Processual brasileiro sofreu bastante influência do italiano”, afirmou.

Em relação à experiência, a professora destacou a importância do intercâmbio sobre os diversos institutos do Direito, além da possibilidade de expor suas ideias sobre assuntos pelos quais tem grande apreço e de estar ao lado de renomados juristas estrangeiros e também brasileiros que participaram dos trabalhos em cada uma das universidades. “Foram experiências bastante enriquecedoras e que pretendo retransmitir aos alunos da Direito São Bernardo”, afirmou.

Cássio Scarpinella Bueno, Araken de Assis, Carmela Dell’Isola, Andrea Proto Pisani,Sergio Chiarloni e Rita Nolasco

A oportunidade de participação nos eventos internacionais surgiu por meio de editais específicos de cada instituição de ensino. A professora submeteu seus artigos científicos à análise e, com a aprovação das bancas avaliadoras, foi convidada para compor o elenco de profissionais convidados para os debates tanto na Universidade de Coimbra quanto na Universidade de Roma.

Ver mais notícias