fbpx

Ranking Universitário da Folha confirma Direito São Bernardo como a melhor em ensino jurídico no ABC

Publicação, uma das mais respeitadas do país, ainda traz a instituição como a terceira mais importante na categoria pública no Estado de São Paulo

A edição 2018 do Ranking Universitário Folha (RUF), confirma a Direito São Bernardo como a melhor instituição de ensino jurídico do ABC. A publicação, que é uma das avaliações anuais de maior referência para estudantes e para o mercado, também aponta a Faculdade como a terceira melhor pública em Direito no Estado.

Nesta categoria, a Direito São Bernardo só fica atrás de nomes como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), primeiro e segundo lugares, respectivamente. Na classificação geral estadual, que inclui as instituições privadas, a Faculdade está na 13° posição. Já no quadro nacional, conquistou o 21° lugar no item “avaliação de mercado”.

“São 54 anos de tradição 100% dedicados ao ensino jurídico. Este foco não só reforça o direcionamento acadêmico, como traz uma série de experiências diferenciadas. Como resultado, o aluno sai mais preparado e isso, com toda certeza, é percebido pelas empresas, escritórios, repartições onde ele pode atuar”, explica o Prof. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, diretor da instituição.

 

Como funciona o RUF

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012 com a finalidade de classificar universidades e cursos.

Em universidades, são classificadas 196 instituições brasileiras, públicas e privadas. Em cursos, lista 40 dos mais procurados de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível.

 

Critérios

São analisados cerca de 4 milhões de dados por edição para a composição final. Por causa disso, as fontes são entidades de monitoramento e pesquisa oficiais como Inep-MEC, INPI, Capes, CNPq, Enade, Web of Science, Fundações estaduais de fomento à ciência e SciELO.

Em resumo, entram nos cálculos do ranking as bases pesquisa (42%), Ensino (32%), Mercado (18%), Inovação (4%), Internacionalização (4%).

É possível acessar o RUF 2018 no link http://ruf.folha.uol.com.br/2018/

 

 

Ver mais notícias