Cursos de Extensão

Os cursos de extensão universitária da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo têm propósito complementar a formação técnica profissional do Bacharel em Direito, ou mesmo dos alunos inscritos nos quartos e quintos anos do Bacharelado, por meio de debates teóricos e práticos sobre temas do mundo jurídico e áreas correlatas, proporcionados em no mínimo oito e no máximo dezesseis encontros.

Os cursos são de curta duração (em média 40 horas/aula) e podem ser cursados por alunos da graduação em Direito (matriculados no 4º ou 5º anos) ou formados.

Gostaria de sugerir um curso de extensão?

Encaminhe a sua sugestão através do botão abaixo. Envie seu nome e o curso desejado.

Quer sugerir algum curso?

 
Coordenação: Prof.ª Doutora Clarice Assalim, Prof.ª Doutora Denise Auad e Prof.ª Mestre Eliana Borges Cardoso
Público alvo: Pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento e alunos do 4º e 5º ano da graduação.
Objetivo: Conhecer diferentes segmentos que são discriminados na sociedade, sob diferentes aspectos; refletir sobre a origem dos diversos preconceitos contra grupos sociais; aprofundar e ampliar a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade; promover reflexões coletivas que resinifiquem o trato com as diferenças; fornecer instrumental teórico, conceitual e técnico-jurídico que capacite o egresso a atuar na defesa dos direitos dos grupos excluídos da sociedade brasileira e na formação das pessoas, nos seus espaços de intervenção, na perspectiva de respeito à dignidade humana de todos.
Inscrições: Estão abertas as inscrições para o módulo Idoso. Inscrições até 24/05, somente pelo site.

Saiba mais:

Neste semestre, o Curso de Extensão “Interfaces das Diversidades” abordará uma reflexão sobre três importantes segmentos sociais que representam a base para uma sociedade mais humana: a mulher; a criança, o adolescente e o jovem, bem como o idoso.
Há uma série de marcadores sociais de exclusão que tornam esses segmentos mais vulneráveis, como, por exemplo, questões de raça, de gênero, bem como de condição econômica.
Nesse sentido, o Curso pretende proporcionar um diálogo interdisciplinar para que se compreenda a situação de cada um desses grupos e a relação que possuem entre si. A partir da construção de um conhecimento que desmistifica preconceitos, pretende-se fortalecer o respeito aos direitos fundamentais desses grupos e construir caminhos de superação da desigualdade na perspectiva do fortalecimento de uma cidadania responsável.