Especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social: Cidadania e Direitos Fundamentais

Atualmente, vivemos em uma sociedade pautada na diversidade, o que significa a necessidade de estarmos cada vez mais atentos às diferentes formas de expressão dos valores culturais das pessoas e, em decorrência, às transformações que o Direito enfrenta em face dessa realidade.

A diversidade torna a sociedade mais potente e mais livre. Todavia, ainda há grupos identitários que não conseguem ser reconhecidos com o mesmo grau de igualdade que outros e enfrentam, reiteradamente, graves violações a seus direitos fundamentais.

O respeito à diversidade deve ser compartilhado em sociedade e o ponto de partida para o desenvolvimento dessa postura é o conhecimento.

A área do Direito das Diversidades é nova e tem sido bastante valorizada no âmbito cultural e profissional. Especialistas neste tema estão sendo procurados para atuar em vários segmentos, como a gestão em empresas e escolas, a atuação em departamentos de compliance, a elaboração de projetos, o assessoramento em organizações não-governamentais etc. No entanto, acima de tudo, a especialização no campo das diversidades possibilita uma profunda ampliação sobre experiências de vida e sobre o  conhecimento das relações sociais.

A partir desta perspectiva, podem participar desta Especialização alunos com formação em qualquer área do ensino superior e não apenas os graduados no curso de Direito.

Nossos estudos contemplam os grupos identitários, dentre os quais os negros, índios, mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população LGBTTQIA+, refugiados, pessoas com deficiência, a partir de uma reflexão interdisciplinar e fundamentada nas questões de interseccionalidade. Portanto, estruturam um curso inovador e pioneiro, que se propõe a enfrentar questões com base em reflexões teóricas e práticas

A sociedade contemporânea está repleta de desafios, os quais, sem dúvida, serão melhor enfrentados por pessoas aptas a ressignificar as diferenças e valorizar a diversidade.

Coordenadora do curso de especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social – Prof.ª  Dra. Denise Auad

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professora Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Advogada, membro da Comissão Especial dos Direitos Infanto juvenis da OAB/SP e do Conselho de Transparência da Administração Pública do Estado de SP. Integra o Conselho Consultivo do Projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana. Sua linha de pesquisa abrange temas como Direito da Criança e do Adolescente, Democracia, Direitos Fundamentais, organização dos Poderes Estatais e Políticas Públicas.

Público-alvo: Pessoas com formação superior em qualquer área do conhecimento.

A intenção do curso é proporcionar aos estudantes uma formação humanística para a compreensão da importância da diversidade na convivência social. O curso é destinado aos profissionais da área de Direito e para pessoas com graduação que tenham interesse nesse assunto.

Carga horária total: A carga horária total para obtenção do certificado de especialista é de 360 horas (432 horas/aula de 50 min), aqui consideradas a totalidade das horas dos 4 blocos temáticos previstos no programa, os quais não precisam, necessariamente, ser cursados na ordem como estão estipulados neste projeto. O aluno também pode optar por cursar um ou alguns dos módulos do curso, com suas cargas horárias previstas, neste caso valendo, isoladamente, como curso de extensão universitária.

Duração do Curso: o curso é modular e tem uma duração média de 2 anos, com abertura de novas turmas a cada semestre.

Programação das Aulas: sábados das 9h às 17h

Investimento: 24x de R$ 546,00. (ex-alunos terão 10% de desconto, conforme regulamento)

Inscrições: 08/06 até 08/08/2020

Conteúdo Programático

Inscrições

Dúvidas e Informações: [email protected]