Perguntas Frequentes

Vestibular

Ao aluno classificado em primeiro lugar do vestibular, será concedida Bolsa Mérito para as parcelas do ano letivo, com exceção da 1ª parcela.
Não. As bolsas de estudos são disponibilizadas somente aos alunos já matriculados na Instituição.
Somente em casos excepcionais de alunos em dependência, ou cursos de Prática Jurídica e de Ética obrigatórios aos alunos de 4ª e 5ª série.
A graduação em Direito da FDSBC é 100% presencial.
Não. É necessário fazer a opção em apenas um período no ato da inscrição.
O vestibular da FDSBC é realizado anualmente, com inscrições acontecendo por volta do mês de outubro. Verifique as informações detalhadas acessando o menu Cursos > Graduação > Vestibular, onde são publicadas todas as informações sobre o processo seletivo.
O ENEM não é válido para ingresso na FDSBC.
O critério geral não inclui isenção de taxa de inscrição, mas essa situação dependerá dos critérios da empresa contratada para a aplicação do processo seletivo no ano.
As provas são realizadas no prédio da FDSBC, podendo essa situação ser alterada em virtude da quantidade de inscritos no vestibular.
Sim. No período estipulado pela FDSBC, o aluno poderá solicitar o aproveitamento das disciplinas, apresentando a documentação exigida.
O aluno aprovado no vestibular deve seguir o procedimento informado pela Seção de Graduação da FDSBC (Secretaria).A matrícula dos alunos aprovados nas primeiras chamadas é realizada por meio do site e os documentos devem ser enviados pelo correio (Sedex 10). Após o envio, a Secretaria vai realizar a conferência da documentação, portanto, aguarde o contato da Secretaria com a confirmação de sua matrícula.Durante a realização da matrícula (via internet), o aluno aceitará os termos do Contrato de Prestação de Serviços Educacional. Neste documento estará registrado o seu número de matrícula e sua série/turma. É importante que o aluno mantenha uma cópia desse documento para eventual necessidade.
Nosso curso é anual, portanto não é realizado vestibular no meio do ano.
 

Transferência Externa

Na análise dos programas cursados, será verificada a diferença entre as cargas horárias e a compatibilidade do conteúdo programático da disciplina.
Somente se a faculdade de origem garantir seu vínculo com aquela instituição, emitindo documento válido e comprobatório do vínculo.
Em geral, as vagas disponibilizadas para o processo seletivo de Transferência Externa são para o período matutino, mas eventualmente podem surgir vagas para o noturno.
O candidato poderá ingressar cursando até 04 (quatro) disciplinas sob o regime de adaptação.
Pode, desde que essa disciplina ainda não tenha sido cursada pela série em que pleiteia ingressar.
Sim, desde que a soma das cargas horárias semestrais sejam compatíveis com a nossa anual.
Não.  A FDSBC realiza transferências apenas na 2.ª e 3.ª série devido à compatibilidade de grades.
Geralmente, no início do ano letivo. Todas as informações são disponibilizadas no nosso site.
Não é possível. Só é permitido se inscrever enquanto aluno de cursos de graduação em Direito.
Podem se inscrever, desde que a instituição de origem forneça o atestado de vínculo.
No período indicado, o candidato deverá fazer a inscrição via site. Será realizada uma pré-avaliação conforme as disciplinas já cursadas pelo candidato, atestando a aptidão para a série pretendida.  Após, conforme calendário, o candidato deverá comparecer à Faculdade com todos os documentos exigidos no edital, para efetuar a inscrição definitiva, com o devido pagamento da taxa. O candidato se submeterá a uma prova, com conteúdo específico do curso de Direito.
 

Trancamento de Matrícula

O trancamento é válido por um ano e poderá ser renovado, mediante solicitação no Centro de Apoio ao Aluno por mais um ano. A rematrícula deverá ser realizada conforme datas estipuladas em calendário oficial. O aluno trancado deve encaminhar um e-mail para a Seção de Finanças e manifestar a intenção do retorno para que seja emitido o boleto da parcela 01 (referente janeiro do ano letivo do retorno). Após o pagamento, aguarde 48 horas e faça o acesso ao site da Faculdade, na Área do Aluno, para efetuar a rematrícula. Todo o procedimento de rematrícula deverá ser realizado via internet.
Sim. O trancamento é referente ao ano letivo. Se solicitado antes do encerramento do ano, o conteúdo cursado não será validado.
Não, o vínculo se mantém pelo ano em que o aluno estiver com a matrícula trancada.
O trancamento poderá ser solicitado em qualquer momento, porém deve ser solicitado até o dia 30 de cada mês para que não haja cobrança do mês subsequente.
Por meio de requerimento realizado presencialmente no Centro de Apoio ao Aluno. O requerimento é gratuito. O aluno pode renovar o trancamento por até um ano.
O trancamento de matrícula é a interrupção temporária do curso no ano letivo, requerida pelo aluno.
 

Transferência de Faculdade

Sim, desde que não tenham sido ministradas mais de cinco aulas do módulo.
Os cursos de especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) são ministrados em 18 meses, além de 4 meses para elaboração e entrega do trabalho de conclusão.
Depende do curso. Sugerimos acessar os programas específicos de cada curso para verificar as obrigatoriedades.
Sim, desde que o período das aulas dos cursos não seja concomitante.
Sim. É concedido 10% de desconto, observado o limite previsto na Lei Orçamentária da Faculdade vigente à época, desde que ocorra pagamento pontual das mensalidades.
Você pode indicar interesse através do botão “Registrar Interesse” encontrado na página do curso.  Por e-mail, deve ser enviado o nome do curso de interesse. Assim que as inscrições abrirem, entraremos em contato.
Você pode enviar sua sugestão através do e-mail pos@direitosbc.br ou clicando no botão “Quer sugerir um curso?” que se encontra na página da Pós-Graduação.
Não existe trancamento nos cursos de Pós-Graduação.
Para cursos a serem implantados no 1º semestre, as inscrições ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro. Caso sejam oferecidos cursos no 2º semestre, as inscrições serão nos meses de junho e julho.
As inscrições são realizadas por meio do site, acessando a página da Pós-Graduação e do curso de interesse.
Sim, a Faculdade restitui o valor integral pago no momento da inscrição.

Biblioteca

Sim, basta avisar os funcionários no balcão de entrada, pois você passará pelo sistema de detecção na saída.
Sim, alguns títulos. A prioridade de compra é por livros técnicos nas áreas do Direito, no entanto, os interessados podem encaminhar as sugestões para o e-mail da biblioteca (biblioteca@direitosbc.br) e elas serão analisadas pela Comissão de Seleção da Biblioteca. Caso a compra seja realizada, você será informado via e-mail.
Sempre peça auxílio no balcão, pois a edição mais recente pode somente estar indisponível no momento.  Caso não haja, faça uma sugestão de compra através do e-mail biblioteca@direitosbc.br. Será analisada pela Comissão de Seleção da Biblioteca e se aprovada será incluída em futura compra, lembrando que as aquisições são semestrais. Caso a compra seja realizada, você será informado via e-mail.
Dirija-se ao balcão de atendimento da Biblioteca, levando um documento com foto e solicite as devidas alterações.
Não. Apenas o próprio usuário, devidamente cadastrado e em situação regular na Biblioteca, poderá fazer seus empréstimos mediante a leitura biométrica e senha, evitando assim problemas futuros. Caso o leitor não acuse as informações do usuário, este deverá apresentar um documento com foto.
Não. O guarda-volumes deve ser utilizado impreterivelmente durante o período em que o usuário estiver usufruindo dos serviços da Biblioteca e a chave deve ser devolvida durante o expediente desse mesmo dia.
Sim. Nesse caso, você passa à condição de visitante, ficando impossibilitado apenas de realizar empréstimos, conforme reza o regulamento.
Ao visitante, são permitidas apenas consultas internas, bem como a permanência em sala-de-estudos. Nessa situação, não são liberados empréstimos, mesmo que por um curto período.
Não, todos os alunos estão automaticamente cadastrados assim que realizam a matrícula na FDSBC. No 1º acesso, é necessário cadastrar uma senha e tomar ciência do regulamento da Biblioteca. Quaisquer problemas ou alterações no cadastro poderão ser resolvidos mediante apresentação de um documento com foto.
Envie e-mail à biblioteca através do link "Contato" > “Fale conosco” no site antes do término do prazo de renovação, informando os motivos que o impediram de renovar. Você receberá e-mail confirmando a renovação ou explicando o motivo do erro (se o item tem reserva, se você tem itens em atraso, se seu cadastro está desatualizado). Se preferir, telefone para 3927.0222 r.118, antes do término do prazo de renovação, e fale diretamente conosco.
Verifique se o exemplar está atualmente com status emprestado, pois só assim será possível a sua reserva. O sistema não permite a reserva de qualquer livro ou revista que esteja com status disponível.  Em caso de dificuldade, entre em contato com a Biblioteca através do telefone 3927-0222, ramal 177 ou do e-mail: biblioteca@direitosbc.br.
Envie uma relação contendo: autor, título, editora, edição e ano de cada título de livro/periódico para o e-mail biblioteca@direitosbc.br, acompanhada de seus dados para posterior contato.
A documentação necessária para a inscrição nos Programas de Bolsa de Estudos da FDSBC está disposta nos Editais dos Programas divulgados na página Bolsa de Estudos.
Sim, todos os alunos matriculados podem se inscrever no PROMAIS.
Sim. A classificação do programa de Bolsa Mérito é realizada anualmente, conforme as melhores notas registradas naquele ano.
O boleto está disponível no site da Faculdade. Acesse a Área do Aluno com seu login e senha e clique em "Financeiro". Em seguida, leia as informações e siga os passos até acessar os boletos. Nesta área você terá acesso aos boletos referentes: • ao ano letivo atual; • ao parcelamento de débitos (se houver); • ao parcelamento de dívida ativa (se houver).
Todos os débitos não adimplidos pelo aluno durante o ano letivo serão inscritos no cadastro de Dívida Ativa da Faculdade. Caso não haja regularização desta dívida, poderá ocorrer o ajuizamento de execução fiscal, nos termos da Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980.
Caso tenha problemas com a impressão do boleto, favor entrar em contato com a Seção de Finanças através do telefone 3927-0222, ramal 155, ou envie um e-mail para financas@direitosbc.br.
Caso o aluno seja maior de 18 anos, qualquer informação financeira ou boleto somente poderá ser solicitado pelo próprio aluno ou por terceiros mediante autorização específica que deve ser preenchida no ato da matrícula ou rematrícula, ou na Seção de Graduação (Secretaria) da FDSBC.
Conforme Resolução Financeira, a parcela da anuidade ou mensalidade escolar será integralmente devida até o mês em que for regularmente protocolizado o requerimento de cancelamento ou trancamento de matrícula.
Para verificar o valor da anuidade da FDSBC, acesse a página Anuidade.
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo possui um Programa de Bolsa de Estudo que inclui Programa Faculdade Mais Igual - PROMAIS, Bolsa Mérito, Bolsa Auxílio aos estagiários da FDSBC e a Bolsa Santander.As informações referentes a cada modalidade estão disponíveis na página Bolsa de Estudos.
Não há um período fixo e alguns programas de bolsa não possuem inscrição, como a Bolsa Mérito e a Bolsa Santander. Fique atento ao site para verificar os prazos e datas de abertura de inscrição para os demais programas.
Preços públicos são os valores cobrados pela utilização de serviços prestados pela Faculdade. A tabela de Preços Públicos está disponível na página Preços Públicos.

Atividades Complementares

Na Resolução das Atividades Complementares (disponível na página "A Faculdade" > "Normas e Regulamentos"), estão listadas todas as atividades que podem ser computadas, como por exemplo: assistir defesa de TCC na Faculdade, participar dos eventos institucionais, palestras jurídicas, seminários e outros, desde que o tema seja afim ao Direito.
Os Encontros institucionais organizados pela FDSBC que tratam de temas jurídicos (exemplo: Encontro sobre os Direitos da Mulher, Encontro sobre Direito do Trabalho etc), defesas de TCC da Faculdade, cursos de Férias, Grupos de Estudos, entre outros.
As horas de atividades complementares podem ser realizadas da 1ª até a 5ª série. Caso o aluno realize alguma atividade externa à Faculdade, deve apresentar comprovante ou certificado no Centro de Apoio ao Aluno, num período de até 6 meses contados da realização do evento. O aluno deve entregar original e cópia do certificado no Centro de Apoio ao Aluno.
As horas de atividades complementares são consideradas a partir do ano em que o aluno estiver matriculado.
Sim, somente para alunos matriculados da 1ª até a 3ª série (a partir de 2014), desde que formalizado mediante Contrato de Estágio e entrega de relatório periódico. Neste caso, o aluno também tem o prazo de até 6 meses do encerramento do estágio para entregar o relatório.

TCC

No ato da inscrição, o aluno deve indicar quem será seu orientador.
É interessante o aluno ter delineado o tema que pretende desenvolver antes mesmo da inscrição, pois o tema é um dos campos obrigatórios para preenchimento no ato da inscrição.
O aluno precisará escolher novo Orientador.
Não, pois considerando que as inscrições são realizadas exclusivamente pelo site, é necessário que o aluno respeite os prazos de início e término para que não prejudique a isonomia.
A Resolução do TCC (disponível na página "A Faculdade" > "Normas e Regulamentos") autoriza até 20 alunos por professor num período de um ano.
Sim, desde que não ultrapasse o limite de 20.
Se for no período de inscrição, o aluno consegue trocar de Orientador pelo próprio site caso o novo Orientador possua vagas. Entretanto, em ambos os casos, o aluno deverá acompanhar se o pré-projeto foi aceito pelo Orientador, pois a inscrição é considerada confirmada somente após o aceite do Orientador.
Na verdade é na 4ª série que a apresentação do pré-projeto passa a ser obrigatória.
Quanto o aluno estiver matriculado na 4ª série, no 2º semestre do ano letivo.
Pelo site, o aluno deverá encaminhar o seu pré-projeto, contendo tema, título, descrição sucinta da pesquisa, justificativa por ter escolhido aquele tema e método de investigação: entrevista, pesquisa bibliográfica.
Sim, para alunos matriculados na 4ª série.
Se tiver obtido aprovação em todas as matérias de graduação, devendo apenas o TCC, o aluno deverá realizar matrícula na Dependência "TCC".

Estágio

Quando chegar ao final da 5ª série, o aluno precisa ter 300 horas de estágio.
Sim, mas somente para atividades complementares, pois o estágio é considerado obrigatório a partir da 4ª série, conforme Estatuto da Advocacia.
Geralmente esses cursos ocorrem nos períodos de janeiro e julho, juntamente com os cursos de férias, mas podem ocorrer durante o 1º ou 2º semestre também. Os cursos de Ética e EPA são gratuitos e não são abertos ao público-externo.
Os alunos poderão realizar estágio na Assistência Jurídica da Faculdade, mas para isso deverão prestar concurso e as inscrições são realizadas no Centro de Apoio ao Aluno após publicação do Edital. Os aprovados poderão prestar serviços no CEJUSC, JEC, Poupatempo e Escritório-Escola (ver mais informações sobre os postos de Assistência Jurídica da FDSBC acessando "A Faculdade" > "Assistência Jurídica Gratuita").

Prática Jurídica

A prática jurídica é anual, sendo que para alunos da 4ª série, não existe opção, todos devem fazer Prática Jurídica Civil. Para os alunos da 5ª série, é possível escolher entre PJ Civil, Constitucional, Penal, Trabalhista e Tributária. Neste caso, o aluno faz a opção quando está terminando a 4ª série.
A prática jurídica é obrigatória a partir da 4ª série.

Cursos de Férias

Sim, porém, num primeiro momento de inscrições, as vagas são destinadas somente para alunos que possuem cotas de gratuidade, pois é um estímulo para ampliarem conhecimento extracurricular e ao mesmo tempo computarem atividades complementares. Para público-externo e alunos que não possuem cotas de gratuidade os cursos são cobrados.
Os Cursos de Férias são oferecidos em duas temporadas: janeiro e julho. O aluno pode realizar sua inscrição gratuitamente em até dois cursos por temporada.
Nos Cursos de Férias, é admitida apenas uma falta desde que devidamente justificada mediante requerimento formulado no Centro de Apoio ao Aluno. O requerimento será analisado pela Coordenadora de Atividades Complementares.
EPA significa Estágio Profissional de Advocacia e atualmente é um curso de 10 dias com carga horária de 35 horas, onde o aluno desenvolve peças práticas nas diversas áreas do Direito. Geralmente ocorre em janeiro ou julho juntamente com os cursos de férias, mas podem ocorrer no decorrer dos semestres.

Iniciação Científica

Na verdade são grupos de Estudo, que visam estimular a pesquisa e debate nas diversas áreas do Direito.
As inscrições ocorrem no inicio do ano letivo, pelo site. Os grupos que obtiverem número excessivo de inscritos estarão sujeitos ao processo seletivo.
Não, cada aluno pode inscrever-se em somente um grupo de estudos.
De acordo com o cronograma do projeto do professor responsável pelo grupo.
Não, pois os grupos não possuem mesmo tema e a mudança de grupo compromete a frequência e o aproveitamento do aluno.

Enviar e-mail para coordenadoriaped@direitosbc.br, informando para qual professor você deseja entrar em contato e aguarde.
O aluno deverá verificar no site da Faculdade (na Área do Aluno) o horário de orientação pedagógica do professor desejado e, assim, comparecer na Sala dos Professores no devido horário.
O aluno deverá solicitar permissão para o professor que está em sala de aula para comparecer a orientação pedagógica do outro professor. Para não sofrer ônus, deverá assinar a lista de presença da orientação pedagógica.
Procurar o professor para quem deseja trabalhar como monitor. Caso o professor mostre interesse, o aluno deverá preencher um formulário de monitoria disponível na Sala dos Professores para oficializar a monitoria.
Dois por turno e/ou disciplina. A função de monitor não caracteriza vínculo empregatício e não será remunerada, conforme Regimento Interno.
São abertas diariamente seis salas para estudo: Salas Barentz 12 a 18 das 13h às 18h30. Nos períodos matutino e noturno em que as salas já estarão abertas para aulas, contamos com o suporte de duas salas de reuniões: Barentz 1 e 2. Para utilizar, basta preencher formulário na recepção Barentz e retirar a chave.
Sim, das 7h às 17h. Para reservar a sala de reunião, encaminhe um e-mail para administracao@direitosbc.br
Sim, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
Todas as salas são equipadas com recursos audiovisuais.
Verificar junto a Seção de Administração de segunda a sexta das 8h às 12h, das 13h30 às 17h e das 19h às 21h30.
O período de funcionamento é das 7h às 23h.

Geral

Você pode abrir qualquer chamado referente aos serviços e equipamentos disponibilizados pela Faculdade. Não prestamos suporte à equipamentos pessoais.
Você poderá abrir chamados técnicos de TI das seguintes formas:
  • através do e-mail helpdesk@direitosbc.br;
  • através do número de telefone direto (11) 3927-0133;
  • através dos aparelhos telefônicos localizados nas salas de aula, laboratório e biblioteca (discar ramal 133);
  • pessoalmente no balcão do Departamento de TI.

Informações sobre usuário e senha / e-mail

Seu usuário e senha de rede formam uma credencial unificada para acessar os serviços da rede acadêmica, tais como:
  • e-mail institucional;
  • computadores do laboratório de informática, biblioteca, salas de reunião do Prédio Barentz e CAXXA;
  • serviços da área de aluno no site;
  • Wifi;
  • Moodle.
Você pode acessar o site https://acesso.direitosbc.br ou comparecer pessoalmente ao balcão de atendimento da TI, com documento de identificação com foto.
A complexidade da senha é uma exigência de segurança, onde a união de diferentes tipos de caractere tornam a senha "forte", sendo assim praticamente impossível de ser "quebrada" ou descriptografada por Hackers.A Faculdade adota o padrão de senhas abaixo para todos os usuários das redes administrativas e acadêmicas:Padrão: A sua senha deverá ter no mínimo oito caracteres, conter obrigatoriamente três destes quatro tipos de caracteres: maiúsculos, minúsculos, numérico e especiais como (#$%¨&*!) , sendo que o sistema de segurança adotado não permite que sejam utilizados partes de seu nome ou sobrenome. 
O acesso pode ser realizado através do site da Faculdade ou através da tela de login padrão do GMAIL, informando seu e-mail completo "nome.sobrenome@direitosaobernardo.edu.br".

Rede wi-fi

A rede Wi-fi da Faculdade chama-se "FDSBC V.3".Utilizamos o "V.3" para indicar a versão em que a rede Wi-Fi se encontra, onde o número indica a quantidade de vezes que já modernizamos os equipamentos desta rede sem fio.
Você deverá utilizar apenas o usuário e senha de seu e-mail institucional, sem o "@direitosaobernardo.edu.br".Conecte-se diretamente à rede "FDSBC V.3" e tente acessar qualquer página da internet. Você será automaticamente redirecionado para a tela de identificação onde será solicitado usuário e senha de seu e-mail.
Utilize o mesmo usuário do laboratório de informática ou do site, sem o @direitosaobernardo.edu.br.
Você pode acessar o site https://acesso.direitosbc.br ou comparecer pessoalmente na TI, com documento de identificação com foto.
Sim, utilize a mesma credencial de acesso que você possuía quando aluno. Caso não lembre sua senha, utilize o link https://acesso.direitosbc.br ou compareça pessoalmente ao balcão de atendimento da TI, com documento de identificação com foto, e recadastre sua senha.
Sim, compareça pessoalmente à TI com documento de identificação com foto para receber uma senha de visitante.
Procure atendimento pessoalmente no setor de T.I. da Faculdade. Um técnico irá lhe ajudar.

Laboratório de Informática

Sim, cada aluno dispõe de 100Mb de espaço para gravar arquivos acadêmicos na rede. O backup é realizado diariamente. Para acessar esta área de armazenamento pessoal, basta abrir o gerenciador de arquivos do windows e verá uma unidade de rede com seu nome. Esta unidade é acessível apenas nos computadores da rede acadêmica (laboratório, biblioteca, CAXXA e salas de reunião do prédio Barentz).
Utilize o mesmo usuário e senha de seu e-mail institucional (sem o @direitosaobernardo.edu.br).

Biometria

Primeiramente saiba que a utilização de cremes ou existência de qualquer outro tipo de resíduo nas mãos (especificamente na região da digital) pode atrapalhar a leitura biométrica nas catracas.Se este não for o seu caso, sugerimos que realize o seu recadastro biométrico na portaria, apresentando documento com foto.

Computadores nas salas de aula

Não. Por uma questão de configuração da rede, este computadores são reservados ao uso exclusivo dos professores.
 
Abaixo estão as condições regulamentares e providências exigidas para requerer o Passe Livre.
Regulamentação: Calendário:
JaneiroFevereiro a Junho e Agosto a Novembro:Julho e Dezembro
Não há cotas, conforme legislação vigente.Passe Livre: Direito à cota mensal de 48 viagens por linha/instituição de ensinoPasse Livre: Direito à cota de 24 viagens por linhas/instituição de ensino para o Passe Livre
A partir 05/01/2017 solicitar na escola a inclusão dos dados do estudante/professorMeia Tarifa: Venda da cota de 30 viagens por linha/instituição de ensino
31/10/2017- Último dia do preenchimento on line de requisição /revalidação e inclusão no banco de dados
A partir 16/01/2017 Abertura do site para preenchimento da Requisição e RevalidaçãoMeia Tarifa: Venda de cotas de 50 viagens por linha/instituição de ensino30/11/2017 - Último dia do recebimento dos formulários de requisição enviados pela escola para a EMTU e de documentação pendente (seja por email, ou postada via correios)
Formulário
Formulário para auto declaração da renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional para obtenção do passe livre pela EMTU.
Procedimento:
  • Estando em condições conforme a Regulamentação, dirija-se ao CAA e indique o CPF em relação disponível no próprio setor, entregando também o formulário preenchido e assinado com os documentos comprobatórios do enquadramento da baixa renda disponível. Documentos comprobatórios: cópia da declaração do Imposto de Renda de 2016 (exercício 2015) ou holerites, extrato do IRPF 2016, etc.(fls. 13 e 14 do Manual de orientação às Escolas).
  • Aguardar o prazo de 3 dias úteis para que a FDSBC efetue o cadastro no Portal da EMTU.
  • Para 1.º pedido (Requisição), depois de cadastrado, seguir os procedimentos constantes a partir da página 10 do Manual de orientação aos estudantes com direto ao passe livre, entregando o formulário da EMTU preenchido e pago. Para revalidação, dirija-se ao CAA para indicação do CPF e depois de cadastrado seguir o quanto indicado às fls. 24 do manual de orientação aos estudantes.

Arquivos:

Em caso de dúvida procure o Centro de Apoio ao Aluno.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 19h às 21h30.