Vamos Relembrar: Reconhecimento Estadual da FDSBC

 Professor Dr. Paulo Teixeira de Camargo, idealizador e primeiro Diretor de FDSBC.
 

Em requerimento enviado ao Conselho Estadual de Educação, a Prefeitura de São Bernardo do Campo anexou os documentos que cumpriam as exigências do Conselho Federal de Ensino para a devida aprovação da nova Faculdade. Em uma de suas justificativas, a Prefeitura sublinhava: “A Cidade de São Bernardo do Campo possui as condições culturais necessárias ao regular funcionamento da Faculdade sob exame. (…) A sua Faculdade de Direito será pioneira de um grande Centro Universitário, de há muito ambicionado, e certamente virá ao encontro dos mais legítimos anseios de civismo e intelectualidade de seus filhos e de sua gente.”

O apelo visionário do administrador municipal acabou sendo ouvido e a finalização do projeto teve prosseguimento. Cumpridas as exigências municipais e estaduais quanto à instalação da Faculdade, e com a devida aprovação de funcionamento por parte do Conselho Estadual de Educação, começou-se a pensar na sua instalação solene.

Instalação

A solenidade de instalação da Faculdade de Direito – que aconteceu em 19 de novembro de 1964, no Salão Nobre do Colégio São José – transformou-se em uma concorrida  celebração do Município, reunindo representantes e personalidades das mais diversas áreas. A cerimônia foi presidida pelo então Ministro do Trabalho, Arnaldo Sussekind, e contou com a participação do futuro Diretor Paulo Teixeira de Camargo, do corpo docente em formação da Faculdade, de juízes, promotores e vereadores, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o Prefeito Hygino Baptista de Lima destacou destacou que a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo “nasceu sob os auspícios do apoio popular, pois que todas as parcelas sociais e todas as correntes de opinião pública se fundiram na unidade impressionante de força política consciente e esclarecida”. O professor Paulo Teixeira de Camargo, por sua vez, declarou na ocasião: “Sentimos que nossa Faculdade de Direito chegou fundamente à consciência de nossos jovens. Deles vamos fazer verdadeiros bacharéis em Direito”.

Com o objetivo de viabilizar a instalação e funcionamento da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, a Prefeitura disponibilizou instalações recém-construídas destinadas originalmente ao ensino básico. O prédio, localizado à Rua Java, no Jardim do Mar, era perfeitamente adequado às necessidades iniciais da Faculdade, exigindo pequenas adaptações.

Informação retirada integralmente do livro Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – 50 anos de Amor Acadêmico.