Vamos relembrar: Direito São Bernardo reúne histórias ao longo dos 50 anos celebrados em 2014

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo completou, no dia 5 de outubro de 2014, 50 anos de excelência na formação de juristas.  Para celebrar, foi produzido um livrou que reuniu memórias e conquistas da Faculdade durante os 50 anos vividos pela comunidade acadêmica. O Jubileu de Ouro é uma grande vitória para a Instituição que mantém a excelência na formação e capacitação dos estudantes.

A obra “Jubileu de Ouro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – 50 Anos de Amor Acadêmico” trouxe pesquisa bibliográfica, iconográfica e entrevistas com as pessoas que marcaram a história da Instituição. Portanto, são 102 páginas compiladas em amor e dedicação de cada um que passou pela Academia.

A comunidade acadêmica pode retirar o livro na Seção da Comunicação Social da Faculdade (verificar disponibilidade) e, além disso, acessar on-line.

Vamos juntos manter viva a história da Direito São Bernardo!

Construção da história

Como forma de celebração, foram realizadas entrevistas com os primeiros formandos da Faculdade (Turma de 1969), os presidentes e vice-presidentes das OABs regionais, funcionários e ex-funcionários, antigos presidentes do Centro Acadêmico (Centro Acadêmico XX de Agosto), ex-diretores da Instituição, integrantes da Bateria e ex-funcionários da Prefeitura de São Bernardo do Campo. O intuito dos encontros foi reunir depoimentos e histórias sobre o período em que os participantes fizeram parte da FDSBC.

Entre os assuntos abordados durante as reuniões, que fluíram em um clima de saudosismo e orgulho, tiveram destaque as conquistas do Centro Acadêmico, opiniões sobre a atuação dos diretores que passaram pela Direito São Bernardo, a evolução da Faculdade ao longo dos 50 anos e a conjuntura política da região do ABC e do país no período referente a cada geração de ex-alunos presentes.

O jornalista Pedro Oswaldo Nastri foi o responsável pela organização do material e pela produção do livro sobre os 50 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

A Celebração

Além disso, diversas gerações de estudantes, professores e funcionários da Direito São Bernardo se encontraram na noite de 30 de outubro de 2014, no Restaurante São Judas, para comemorar o cinquentenário da Instituição, motivo de grande satisfação e orgulho para todos os que fazem ou fizeram parte da comunidade acadêmica.

Além de receber os convidados, o diretor da Instituição na época, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, realizou o discurso de abertura. “Nós temos muitas histórias para contar. Certamente, cada um de nós tem ótimas recordações da nossa Faculdade. Há pouco fizemos fotografias dos alunos da primeira turma, formados em 1969, com uma ex-aluna, que se formou em 2013, e uma aluna que acabou de ingressar na Faculdade. Um verdadeiro encontro de gerações”, declarou.

Durante o encontro, foram feitas fotografias para inserção no livro sobre a história da Instituição e gravados depoimentos em vídeo em homenagem ao Jubileu de Ouro, momento em que muitos ex-alunos se emocionaram ao falar sobre o período em que estudaram na Faculdade. “A emoção é imensa por rever os amigos e também uma grande honra por participar da comemoração dos 50 anos da Faculdade”, afirmou o Dr. Tomoyuki Horio, ex-aluno integrante da primeira turma de bacharéis formados pela FDSBC em 1969.

Mensagens para o futuro

Também houve recolhimento dos cartões com as mensagens que foram guardadas nas cápsulas do tempo do Memorial dos 50 anos, inaugurado no Campus da Faculdade no dia 6 de outubro do mesmo ano. São duas cápsulas, uma será aberta em 2039 e a outra apenas no ano de 2064.

 

Atualmente:

Saiba mais: https://www.direitosbc.br/institucional/