Após a exibição de cinco filmes, o CineDireito encerrou o 1º Ciclo deste bimestre. Coordenado pela Profª. Clarice Assalim e promovido pelo grupo “Respeito à diversidade”. O intuito da atividade foi trazer filmes que apresentassem assuntos ligados aos diversos grupos minoritários.
Os filmes foram seguidos de debates, com o propósito de tirar dúvidas e discutir sobre o assunto “O objetivo maior é congregar pessoas para assistirem juntos a um filme e, na sequência, fazermos um bate-papo. Acredito que só por meio de atividades conjuntas e colaborativas possamos minimizar (se não eliminar) preconceitos e atitudes de desrespeito à diversidade”, comenta a Prof.ª Clarice Assalim.
Para os alunos que participaram das sessões, o CineDireito ajudou a trazer à tona questões de desigualdade “Os debates propostos pela Prof.ª Clarice ajudaram muito na compreensão da sociedade como um todo, mostrando que o cinema pode se atrelar ao mundo do Direito e mostrar que há diversidades culturais muito além das que conhecemos, e que ter ciência delas e entender seus contextos é necessário”, comenta Maria Luiza Reining, aluna do primeiro ano da Direito São Bernardo.
Além disso, os filmes deixaram abertura para diferentes interpretações e pontos de vista “Considerando também a parte interpretativa de alguns filmes como Lazzaro Felice, que pode ou não ser visto como uma crítica social dependendo do entendimento de qualquer um. A proposta de diversidade do CineDireito foi bem atendida e satisfatória”, diz Nicole Yasmin Machado, aluna do primeiro ano da Instituição.
Confira galeria:
Reportagem: estagiária – Elisa Barbosa
Edição: oficial administrativa – Andressa Rivas