5º Encontro sobre Direito Processual Civil discute diferenças nos processos do Brasil e EUA

No último sábado (14/09), a Direito São Bernardo realizou a 5ª edição do Encontro sobre Direito Processual Civil. Coordenado pela Prof.ª Dra. Ivone Cristina de Souza João, o evento recebeu o Prof. Dr. Luiz Guilherme Pennacchi Dellore para palestra com o tema “Sistema Processual Civil no Brasil e nos Estados Unidos: Vantagens e Desvantagens”.

A abertura da atividade foi feita pelo Diretor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa “Esses eventos são pensados para o desenvolvimento de vocês e são de extrema importância.”, comentou.

O palestrante abordou o assunto explicando como o impacto cultural faz os sistemas brasileiro e norte-americano serem tão diferentes. “A cultura é distinta, não dá pra eu trabalhar com a cultura nossa pensando no sistema do outro, porque é óbvio que o Direito é fruto do meio. É um produto cultural de uma determinada sociedade em determinado momento histórico.”, salientou o Dr. Dellore.

Ele realçou que as realidades dos países não são objetos para comparação quando se trata do sistema processual, tendo em vista que a população influencia diretamente em como serão os procedimentos “O nosso processo termina na sentença? Muito difícil. A recorribilidade no Brasil é imensa. Dificilmente nós teremos acordo, dificilmente nós teremos uma sentença que transite em julgado sem recurso.”, afirmou.

Além disso, as docentes Mestre Bianca Mendes Pereira Richter e Doutora Carmela Dell’Isola, representando a OAB SBC como Vice-Presidente da Subseção, compuseram a mesa e participaram do debate.

Confira a palestra na íntegra e a galeria:

Ver mais notícias