Aula Aberta discute Direito e Relações do Trabalho

Na segunda-feira, dia 15 de abril, foi realizada a aula aberta do Curso de Especialização em Direito e Relações do Trabalho. Ministrada pelo sociólogo Ricardo Luiz Coltro Antunes, que apresentou o tema O Privilégio da Servidão: O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital.

A palestra levantou o tema das mudanças no estilo do capitalismo e do trabalho nos últimos anos “Houve uma expansão desse novo proletariado de serviços. Os serviços se privatizaram, passaram a gerar lucro e mais-valia”, explica Ricardo.

Além disso, o Professor parafraseou o conteúdo da palestra de seu livro O Privilégio da Servidão: O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital “O desemprego, que não era assegurado, era o mais temido dos males. O trabalho não era uma virtude, mas uma necessidade que para permitir viver, levava à morte”, comenta.

Ricardo Antunes é professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, publicou recentemente livros em vários países, já ministrou cursos de Pós-Graduação e Graduação, além de conferências em várias universidades na Europa, na América do Norte e na América do Sul.

Confira galeria:

Confira o vídeo:

Reportagem: estagiária – Elisa Barbosa

Edição: oficial administrativa – Amália Sartori

Ver mais notícias