Acesso à Justiça é tema de Aula Aberta da Pós-Graduação

A Pós-Graduação em Direito Processual Civil da FDSBC realizou, pelo Google Meet, Aula Aberta com o tema “Acesso à Justiça e Efetividade Processual em Tempos de Crise”.

O evento contou com a participação da coordenadora da especialização, Profª. Dra. Carmela Dell’Isola, da coordenadora da Pós-Graduação, Profª. Dra. Thais Novaes Cavalcanti, e do Desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara.

Além disso, estiveram presentes o Procurador da República de Portugal, Dr. João Paulo Borges Bichão, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr. Augusto Cesar Leite de Carvalho, a Diretora dos Corregedores-Gerais do Ministério Público Brasileiro, Dra. Jussara Maria Pordeus e Silva, o Procurador-chefe na Procuradoria da Dívida Ativa e Execuções Fiscais, Dr. Ricardo Sahara, e a Profª. Dra. Maria da Glória Aquino, da UFMA, também participaram da aula.

O evento ainda contou com a presença de outros convidados internos como o Prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa, Diretor da FDSBC, professores da casa, Célia Nilander, Roberto Bahia, Marcelo Benacchio, Alenilton da Silva Cardoso, Roberto Archanjo, Rosa Benites Pelicani, Erotilde Minharro, Denise Auad e Roberta Densa, e representantes do CAXXA, da Atlética e da Bateria, Dionizio Perricci Ruiz, Giovana de Cássia Bettin Nogueira, Gabriel Felipe Almeida Cunha e Rodrigo Santos Ordonho.

A Profª. Dra. Thais Novaes Cavalcanti agradeceu a presença de todos e reforçou as medidas que estão sendo tomadas pela Pós-Graduação durante a pandemia. “A Pós-Graduação não está medindo esforços para continuar, durante esse período, com o nível de excelência que a FDSBC sempre teve”, salientou.

A palestra foi iniciada pela Profª. Dra. Carmela Dell’Isola, que citou as principais atividades do convidado. “O Dr. Alexandre é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Direito Processual Civil em diversas instituições. Autor de várias obras, artigos, livros e científicos da área de Direito Processual Civil; Membro do Instituto Carioca de Processo Civil, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, do Instituto Iberoamericano de Direito Processual e da Associação Internacional de Direito Processual”, comentou.

O Dr. Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara começou a aula enfatizando que o acesso à justiça é muito mais amplo do que somente o acesso ao judiciário. “Não podemos achar que todos os conflitos que serão levados ao judiciário, à arbitragem, ou a outros meios de resolução de conflitos serão problemas necessariamente resultantes da pandemia de Covid-19. Não podemos esquecer que as outras doenças não tiraram férias”, explicou.

Também foram abordadas pelo Desembargador as mudanças que a pandemia gerou na vida dos profissionais de justiça, enfatizando a utilização da tecnologia para uma maior produtividade no meio. “Nós temos que separar a situação daquele que não acessa o processo e o judiciário porque não quer, da situação daquele que não tem esse acesso porque não consegue ter, em razão dos problemas de conectividade”, disse.

O curso de especialização em Direito Processual Civil está com as inscrições abertas para o próximo semestre. Saiba mais informações aqui.

Confira o vídeo da Aula Aberta na íntegra:

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Beatriz Cordeiro.

Ver mais notícias