Aula Inaugural debate Discriminação Racial no Mercado de Trabalho

Na terça-feira, dia 09 de março, a Direito São Bernardo recebeu a Aula Inaugural em Direito e Relações do Trabalho. O evento contou com a presença do Prof. Dr. Ramatis Jacino e o tema abordado na palestra foi “Mercado de Trabalho e Discriminação Racial no Brasil”.

A mesa de honra foi composta pela coordenadora da Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Thais Cavalcanti, a coordenadora do curso, Profª Ms. Eliana Borges Cardoso, pela aluna Sabina Calixto e o palestrante convidado.

O Dr. Ramatis deu início ao evento falando sobre o racismo quando o assunto é profissão. “Toda vez que se fala de um executivo, um trabalhador, um advogado, um professor, normalmente a primeira imagem que vem na cabeça é de um homem branco do sudeste, e quando se fala de pobre, de miserável se lembram do negro”, comenta.

Além disso, de acordo com o professor, o mercado ainda possui uma estrutura que não aceita pessoas negras, mesmo com formação superior. “Nós temos uma geração de trabalhadores e trabalhadoras negras com nível superior, qualificados e com bom desempenho escolar, só que o mercado de trabalho é racista. Então as cotas deram resultado positivo, essas pessoas estão formadas, mas as empresas não as admite”, explica o palestrante.

A aluna Sabina Calixto também comentou sobre a dificuldade que mulheres negras têm quando iniciam a carreira. “Quando você olha para o cenário de cargo de liderança em empresas é muito difícil que você veja mulheres negras”, ressalta.

Confira a galeria:

Confira na íntegra como foi o evento:

Reportagem: Estagiária – Patrícia Soares

Revisão: Assistente Administrativa Autárquica – Andressa Rivas

Ver mais notícias