Biblioteca da FDSBC recebe honraria em sua denominação

Por meio da Resolução GFD Nº 161, de 16 de abril de 2021, a Biblioteca da FDSBC recebe a denominação de “Prof. Dr. Eduardo Domingos Bottallo”. A escolha está pautada no fato do docente ser um conspícuo integrante da história da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e “pela relevante e genuína contribuição do Professor Eduardo Domingos Bottallo à comunidade jurídica e à Instituição”, conforme apontado no documento oficial.

A decisão ocorreu após ponderação, incluindo a deliberação realizada na 139ª Reunião da Congregação. “Não há dúvidas quanto à relevância do Dr. Bottallo nos anos em que abrilhantou a nossa instituição com sua presença. Como docente, realizando um exímio trabalho na formação do corpo discente e como diretor e vice-diretor, promovendo o desenvolvimento da Faculdade”, comenta o diretor da FDSBC, prof. Dr. Rodrigo Gago Barbosa.

A Biblioteca da Instituição, até o momento, não possuía uma denominação própria, possibilitando a homenagem póstuma. Além dela, outros espaços da FDSBC contam com renomados representantes da instituição em suas denominações. Entre eles estão o Prof. Dr. Paulo Teixeira de Camargo (Anfiteatro), Prof. Diógenes Gasparini (Campus da FDSBC), Prof. Dr. Affonso Insuela Pereira (Auditório). “É uma honra para nós, como forma de homenagem, manter em seu nome um espaço tão significativo e de grande valia para a comunidade acadêmica”, aponta a Secretária-Geral, Cristiane Agustinho.

Com a Biblioteca, tem uma conexão de destaque por ter sido responsável pela primeira grande mudança com a “realização de concurso público para a contratação de bibliotecária para sua total reestruturação e organização”, de acordo com a Resolução nº 161, 16/04/2021. Ressalta-se, também, a participação na instalação do primeiro curso de Especialização em nível de Pós-Graduação, com concentração em Direito Civil na região do ABC e a realização do vestibular junto à PUC/SP. “Do ingresso no vestibular à especialização, o Dr. Bottallo teve uma profícua jornada na FDSBC, na qual colaborou com a evolução administrativa e acadêmica da Faculdade”, disse a coordenadora da Graduação Ana Paula da Fonseca Rodrigues.

Figura ilustre no rol da Direito São Bernardo, o Prof. Dr. Eduardo Domingos Bottallo, esteve como titular de Direito Constitucional no período de 1981 a 2008. Além disso, foi Diretor da Faculdade no período de 1989 a 1992, Vice-Diretor no período de 2004 a 2008 e Professor Honoris Causa da FDSBC.

Formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC São Paulo, Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Participou de diversas bancas examinadoras em concursos públicos para admissão de juízes e professores universitários.
Exerceu os cargos de Conselheiro da OAB-SP e de Conselheiro e Vice-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo. Foi advogado militante na região da Grande São Paulo.
Premiado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo em concurso promovido para selecionar os Melhores Arrazoados Forenses. Recebeu da 39ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil – Santo André, o título de “Advogado Exemplar”. Agraciado com o Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e com o Colar do Mérito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo. Foi, também, Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, como representante da classe dos juristas.
Fundador, em 1985 na cidade de Santo André, do escritório de advocacia Eduardo Bottallo & Associados Advogados é um dos mais antigos da região. Com diversas especializações e grande experiência na área de Direito, o fundador, Eduardo Domingos Bottallo, também atuou como professor e é autor de diversas obras.

A Biblioteca

Criada em 1965, a Biblioteca da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo possui amplo acesso aos seus frequentadores ao patrimônio literário disponível em seu acervo. No início, contava com aproximadamente 500 livros e, em 1994, após a sua reestruturação, ganhou um novo espaço e aumento no número de títulos 20 mil títulos.

Hoje, possui um acervo totalmente automatizado com mais de 60 mil volumes (livros, periódicos atualizados, obras de referência raras, documentação histórica, vídeos, arquivos em formato eletrônicos, entre outros) e segue em busca de qualidade e o melhor para os frequentadores do espaço.

Aberto ao público externo, o acervo da FDSBC está disponível para pesquisa e utilização dentro do campus e tem como objetivo colaborar com estudantes e interessados na área do Direito. “Por conter um acervo em sua maioria voltado para a área jurídica, a Biblioteca da FDSBC é de suma importância para o desenvolvimento de todo o processo de ensino jurídico, atuando como suporte pedagógico enquanto mediador da informação”, afirma Dirceu Alves de Oliveira, Seção de Biblioteca Documentação e Pesquisa.

Confira galeria:

Prof. Dr. Eduardo Domingos Bottallo

Acervo

Atual

 

 

Ver mais notícias