Cine Debate exibe “Privacidade Hackeada” na 20ª SemanaJur

No dia 24 de agosto de 2020, às 15h, a Direito São Bernardo exibiu o documentário “Privacidade Hackeada” durante o Cine Debate da 20ª SemanaJur. Coordenada pelo Prof. Dr. Ruy Coppola Jr., a atividade foi exclusiva para os alunos da FDSBC inscritos para o evento. 

O documentário aborda o escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook através da história de um professor americano. Ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarca em uma jornada para levar o caso à corte, já que a lei americana não protege suas informações digitais, mas a lei britânica sim.

Após a exibição do filme, o Prof. Ruy promoveu um debate sobre o assunto com os alunos. “O que a gente tem que ter em mente é que não existe nada de graça no mundo. Se eu te dou algo “grátis”, eu estou, na verdade, coletando dados para alguma finalidade, e essa finalidade é lucrativa”, explicou. 

Além disso, salientou a importância de protegermos nossos dados. “O problema não está na lei, o problema está na nossa cultura de não proteger os nossos próprios dados. Eu tenho a impressão de que se nós não mudarmos a cultura, de nada adianta LGPD, GDPR Europeu, CCPA da Califórnia, se as pessoas não mudarem sua postura, porque a lei não protege os dados que são tornados públicos pelo próprio titular. Se nós tornamos público basicamente tudo, que tipo de proteção eu tenho?”, comentou o Prof. Ruy. 

Confira a programação completa da SemanaJur!

Reportagem: Estagiária da Comunicação Social – Elisa Barbosa

Ver mais notícias