Concursos públicos reforçam a importância do livre acesso à biblioteca da Faculdade

Depois de um período de paralisação, os concursos públicos reabrem em diversos estados e munícipios, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Somente nesta primeira quinzena de maio, 164 concursos públicos estão com inscrições abertas.

Alguns deles podem ser comparados a um vestibular e os candidatos precisam estar muito bem preparados para a disputa. A bibliografia exigida é cada vez maior e, nas vagas para nível superior, por exemplo, os livros técnicos são de difícil acesso à maioria dos concurseiros.

Uma alternativa para acesso aos livros é oferecida pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo que, diferente de outras instituições de ensino superior, pratica uma política de portas abertas de sua biblioteca. Com isso, qualquer pessoa pode usufruir do seu acervo, que vai muito além das obras de Direito.

O concurseiro Vinícius Marinho Minhoto é um assíduo frequentador da biblioteca da Direito SBC. “Estou me preparando para passar em concurso da Procuradoria do Estado de São Paulo e na biblioteca da Faculdade tenho acesso a livros que dificilmente são encontrados em bibliotecas públicas e que também não estão disponíveis em meio digital. Para adquiri-los, precisaria desembolsar uma pequena fortuna”, explica Vinícius, que é Procurador do Município de Taboão da Serra,

Política de portas abertas

“Atendemos nossa comunidade acadêmica e os demais interessados que nos procuram diariamente, utilizando nossos serviços para estudarem. O espaço conta com um acervo de aproximadamente 65 mil itens, além de outros serviços diversificados, como bases de dados digitais, repositório institucional com produções acadêmicas da comunidade, portal de periódicos e demais fontes de pesquisa. Com isso, esperamos cumprir uma das missões da biblioteca que é transmitir conhecimento a toda comunidade”, explica o Chefe da Seção de Biblioteca, Documentação e Pesquisa, Dirceu Alves de Oliveira.

O acervo da biblioteca da Direito SBC inclui livros, periódicos (impressos e digitais) e obras raras. Somente em 2018, 66 mil atendimentos entre empréstimos e renovações. Para priorizar o atendimento, a biblioteca conta com equipe de três bibliotecários e seis oficiais administrativos, que orientam e, inclusive, indicam obras que correspondam diretamente ao tema buscado pelo usuário.

Obras abrangem muitas áreas do conhecimento

Além das obras acadêmicas destinadas ao estudo do Direito, a biblioteca possui títulos sobre outras áreas do conhecimento como Economia, Política, Sociologia, Filosofia e também Literatura brasileira e internacional. É possível, ainda, ter acesso ao catálogo completo pelo site da instituição – http://aleph.direitosbc.br/F.

No acervo, também são encontrados títulos raros como: “Código Civil dos Estados Unidos do Brasil” (1916, 1917, 1919, 1952, 1953), de Clóvis Beviláqua; “Comentário ao Código Penal” (1945, 1949, 1951, 1955, 1958, 1959, 1977, 1978), de Nelson Hungria et al; “Tratado de Direito Privado” (1954-1969), de Pontes de Miranda, dentre outras.

O horário de atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feiras, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h – Rua Java, 425 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – Telefone (11) 3927-0222 ramal 177.

Ver mais notícias