Confira como foi a Recepção dos Calouros 2020

O Anfiteatro da Direito São Bernardo recebeu, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, os alunos do primeiro ano para a Recepção dos Calouros 2020. As atividades foram iniciadas pelo Diretor da Faculdade, Dr. Rodrigo Gago Barbosa, e contaram com a presença de integrantes da OAB/SBC, secretária-geral e chefes das seções da FDSBC, além de professores que darão aulas para os calouros.

Primeiro dia

Na edição da Recepção dos Calouros deste ano, contamos com o Day Family, para programação do primeiro dia, proporcionando aos calouros a companhia dos familiares para as boas-vindas nesta nossa fase de suas vidas.

Para a abertura da recepção, o Diretor da Faculdade, Dr. Rodrigo Gago Barbosa, salientou a excelência do ensino para a Comunidade Acadêmica. “Hoje vocês se vinculam com a Direito São Bernardo. Para onde vocês forem, terão  respeito e admiração, pois se formaram em uma boa escola preocupada com ensino de qualidade”, explicou.

Em seguida, o presidente e a vice-presidente da OAB/SBC, junto com o presidente da Comissão dos Acadêmicos e o presidente da Comissão do Jovem Advogado se apresentaram e falaram da importância da OAB para a sociedade. “Vocês estão em um lugar de excelência. Tenham convicção que vocês estão em uma das melhores instituições do país”, afirmou o presidente da 39ª subseção e ex-aluno da Faculdade, Dr. Luiz Ribeiro.

Acadêmico

Além disso, a secretária-geral da Faculdade, Cristiane Aparecida Oliveira Agustinho, apresentou os chefes das seções e demonstrou a satisfação em receber os calouros. “Eu vejo esse lugar lotado de jovens e pessoas com boa energia e o que me comove: escolheram a Direito São Bernardo”, concluiu.

A Prof. Dra. Denise Auad apresentou as Tutorias que a Faculdade disponibiliza aos discentes, e comentou que cada aluno é importante para a instituição. “Eu digo que cada dedinho da mão é um ano letivo, e se algum de vocês faltarem em algum desses anos vai fazer muita falta”, disse.

O Prof. Dr. Ruy Coppola Júnior explicou sobre o LAB de Inovação, uma nova atividade da Direito São Bernardo, e convidou os alunos a se inscreverem para participar do programa. “Esse é nosso primeiro ano de atuação. Nós já selecionamos dois projetos para trabalhar esse ano, um é de Proteção de Dados e o outro é de Legal Design”, comenta.

Encerrando o primeiro dia de atividades, o Prof. Dr. Marcelo Koch comentou sobre o Cinedireito e o Grupo de Estudos. Ele orientou os novos alunos a se manterem atentos aos materiais de estudo divulgados e incentivou a participação nas atividades.

Segundo dia

O último dia de recepção, os gestores administrativos subiram ao palco para explicar sobre as responsabilidades de cada departamento e como cada um poderá auxiliá-los no decorrer de seus estudos.

Administrativo

O primeiro a se apresentar foi o chefe da seção de Graduação, Anderson Barbosa, que aconselhou a todos a utilizarem os aplicativos e o site da Faculdade, salientando que a seção está aberta durante todo o ano para sanar qualquer dúvida.

Adriana Drews, chefe do Nuprajur, iniciou seu discurso elogiando todos os calouros, explicando que a seção é responsável pelo estágio, atividades complementares, assistência jurídica e TCC, e disse que eles estarão juntos nesses próximos cinco anos.

A seção de Finanças foi apresentada por Luiz Dantas, chefe do departamento. Ele contou sua trajetória profissional, explicou como funciona o pagamento de boletos, que ficam disponíveis na área do aluno e que a Faculdade não os envia. Falou ainda sobre a existência de programas de bolsas de estudo como PROMAIS, PROCOTAS, PROER, Bolsa Mérito e Bolsa Auxilio.

Para finalizar as apresentações das seções administrativas, Juliana Bontorim, chefe da seção de Comunicação Social, explicou a função do setor, trabalhando com a comunicação online e off-line da FDSBC, ressaltando os conteúdos do site, mídias sociais, além de eventos, visitas e feiras de profissões.

Enade

O Prof. Ms. Gilberto Maistro Júnior conversou com os calouros sobre os índices da Faculdade, citando o ENADE e OAB Recomenda. Vestindo a camisa da Faculdade, ele expressou seu amor pela instituição que perdura por gerações.

Os ingressantes também tiveram contato com o Centro Acadêmico CAXXA, com a Atlética e com a Bateria.

Além das representações, os coletivos falaram sobre seus objetivos, seu funcionamento e como integrada cada um deles.

Carphania, coletivo feminista da Direito São Bernardo, falou sobre o intuito de tornar a Faculdade um ambiente mais acolhedor e inclusivo.

O Cena Preta, criado por seis mulheres negras, elencou seu objetivo de mostrar a resistência dos alunos negros em relação ao preconceito que existe por parte de algumas pessoas.

O Clube do Livro falou da importância de incentivar a leitura e discutir questões jurídicas, morais e éticas.

E por fim, o Grupo de Estudos Bíblicos (GEB) falou do propósito de servir a Instituição através do que acreditam que seja certo e levar o amor de Deus ao dia a dia dos estudantes.

Confira a galeria:

13/02 – Manhã

13/02 – Noturno

14/02 – Manhã

14/02 – Noite

Confira na íntegra como foi a Recepção dos Calouros de 2020:

Manhã – 13/02

Noite – 13/02

Manhã – 14/02

Noite – 14/02

Ver mais notícias