Confira o que abre e fecha em São Bernardo na mobilização contra o Coronavírus

Alguns serviços públicos e estabelecimentos comerciais tiveram atividades interrompidas para ajudar no combate à pandemia

 

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo passou a adotar uma série de medidas para evitar a disseminação da doença na cidade e preservar vidas. No último dia 17, foi decretado Estado de Emergência no município, estabelecendo a interrupção de diversos serviços público, por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira (23/03), o prefeito Orlando Morando também determinou a suspensão temporária de alvarás e licenças de estabelecimentos comerciais físicos, mantendo apenas os que prestam serviços essenciais.

 

Confira abaixo como vai ser o funcionamento das atividades públicas municipais e quais os comércios que abrem e fecham na cidade durante o Estado de Emergência:

 

EDUCAÇÃO – As 208 escolas e creches, incluindo as conveniadas, estão com aulas suspensas desde a última sexta-feira (20/03) e por tempo indeterminado. As faltas não estão sendo computadas. Para que não haja prejuízo aos alunos, a secretaria de Educação vem trabalhando na implementação de ferramentas para ensino em ambiente virtual.

 

TRANSPORTE MUNICIPAL – A partir do próximo dia 29, o transporte municipal será realizado com 50% da frota nos horários de pico e 30% nos demais horários. Aos finais de semana e feriados a frota será de 30% nos horários de pico e de 15% no resto do dia. A suspensão completa do transporte foi revista, diante da redução do uso dos coletivos registrada nos últimos dias.

 

COMÉRCIO – A partir desta segunda-feira (23/03) todos os comércios da cidade devem fechar as portas para evitar aglomeração de pessoas. As exceções são os locais que prestam serviços considerados essenciais, como abastecimento (mercados, postos de combustível, etc), fornecimento de alimento (restaurantes, bares e lanchonetes que atuam com delivery ou drive-thru), além de estabelecimentos de saúde, segurança, oficinas, veterinários e cartórios.

 

ATENDE BEM – As unidades do Atende Bem (Assunção, Alvarenga, Riacho Grande, Rudge Ramos e Centro) tiveram os atendimentos presenciais suspensos nesta segunda-feira (23/03). Orientações sobre os serviços estão disponíveis no site guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br e no aplicativo SBC na Palma da Mão. A partir desta terça-feira (24/03), haverá também atendimento telefônico, das 8h às 18h, nos números 0800-7708-156 e no (11) 2630- 4650.

 

SAÚDE – Estão suspensas as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários da Saúde (ACSs), que passam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas campanhas de vacinação. No Centro Especializado de Reabilitação (CER), foram suspensas as consultas e procedimentos. O local conta com equipe para emissão de receitas e orientações por telefone. Todas UBSs, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), unidades do Complexo Hospitalar e os Centros de Atendimentos Psicossocial (Caps) continuam funcionando normalmente.

 

COLETA DE LIXO – A limpeza urbana segue sendo realizada normalmente, com serviços de coleta de lixo domiciliar, reciclável, varrição, Ecopontos e Operação Bota-Fora.

 

FEIRAS-LIVRES – As feiras-livres da cidade serão interrompidas a partir do próximo dia 27.

 

SHOPPINGS – Os shoppings seguiram a recomendação da Prefeitura e interromperam o comércio presencial (exceto os serviços essenciais). Os empreendimentos também estão atuando com serviços delivery.

 

ESPORTE – Foram cancelados os cursos do projeto Craques do Futuro, Hora do Treino, PELC, Corpo e Ação, Zumba, Copa São Bernardo de Futebol, Patinação no Poliesportivo, Pedalada Noturna, e as aulas de natação e hidroginástica realizadas no Complexo do Baetão, no Centro Esportivo (Pauliceia) e no Aquacentro (Demarchi). Os equipamentos esportivos (Centros Esportivos, Ginásio Poliesportivo e Arena Olímpica) também foram fechados ao público.

 

CULTURA – No dia 19, foi determinado o fechamento de todas as bibliotecas da cidade e suspensão das atividades culturais por tempo indeterminado. Foram canceladas peças de teatro, oficinas culturais, aulas no Centro Livre de Música (CLM) e demais atividades contínuas do setor.

 

ATIVIDADES PARA IDOSOS – O Centro de Referência ao Idoso (CRI) e a Faculdade da Terceira Idade tiveram as atividades suspensas, assim como o grupo De Bem com a Vida, realizado nas Unidades Básicas de Saúde.

 

PARQUES E RUA DO LAZER – Os parques Estoril, Salvador Arena, das Bicicletas, Chácara Silvestre, Rafael Lazzuri, Cidade da Criança, Parque da Juventude e as 31 unidades Praça-Parque estão fechados para o público desde o dia 21. As ruas de lazer aos domingos também estão suspensas.

 

PRAINHA DO RIACHO – Desde o dia 21, há restrição para acesso de moradores à Prainha do Riacho Grande, com fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – A Central de Trabalho e Renda (CTR) e a Sala do Empreendedor suspenderam o atendimento presencial, por tempo indeterminado.

Ver mais notícias