Contagem Regressiva: faltam 55 dias para os 55 anos da Direito São Bernardo

Expectativa, alegria, memória e convicção. Palavras que fazem parte da história da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que celebrará em 05 de outubro de 2019 seus 55 anos de trajetória. A Autarquia Municipal já formou mais de 14 mil profissionais e tem entre suas conquistas seis selos “OAB Recomenda”, que enfatiza seu importante papel de transformação na sociedade.

Fazer parte dessa rica trajetória é gratificante para todos os servidores, professores e comunidade acadêmica. “É mais de meio século referendando a tradição, a longevidade e consolidando a marca Direito SBC, como uma Faculdade do município de São Bernardo do Campo. Contando com excelentes serviços prestados e ampla prestação de serviço público a nossa comunidade”, evidencia o Professor Doutor Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, diretor da Instituição.

A história de sucesso

A Direito São Bernardo foi fundada em outubro de 1964. Em 2014 comemorou seu Jubileu de Ouro com o livro “50 anos de Amor Acadêmico”, que está disponível para quem quiser retirar na Seção da Comunicação Social da FDSBC (até acabar o estoque).

A FDSBC não possui fins lucrativos, a anuidade cobrada aos alunos é uma das menores de São Paulo. A condição da Faculdade em não estar ligada a outras universidades favorece o estreitamento de laços entres os membros da comunidade acadêmica empenhados em aperfeiçoar o ensino do Direito.

Além disso, a Instituição oferece aos alunos a oportunidade de estagiarem pela Faculdade por meio da Assistência Jurídica Gratuita (Escritório-Escola, CEJUSC, JEC,  Orientação Jurídica e o Direito na Palma da Mão), ofertada aos munícipes de São Bernardo do Campo.

Desta forma, todo esse envolvimento social e preocupação com o ensino jurídico fortalece a missão da Direito São Bernardo em oferecer um ensino de qualidade com sólida formação humanística, responsabilidade social e prestação de serviços à comunidade. “A importância está no fato de ser reconhecer a Faculdade como um modelo de gestão pública educacional que deu certo e de ampla aceitação da sociedade, o que nos torna referência”, destaca o diretor.

O desenvolvimento do profissional jurista

No início do ano letivo, os calouros são recepcionados com uma semana inteira destinada à apresentação do curso e da Faculdade para que possam sentir-se pertencentes à nova fase de estudos. Confira como foi a Semana do Calouro 2019!

Durante os cinco anos de graduação, a Faculdade oferece aos futuros advogados apoio e atividades que enriquecem o conhecimento deles. Como as Tutorias, Monitorias, Orientação Pedagógica, Iniciação Científica, Grupos de Estudo, EPA (Estágio Profissional de Advocacia), Cursos de Férias, NEPA (Núcleo de Estudos Permanentes em Arbitragem), CineDireito e Convênios com Universidades estrangeiras.

“Este estreitamento nos convênios internacionais, fomenta a pesquisa e as novas tecnologias com constante aprimoramento, treinamento e capacitação do corpo docente, que já é altamente qualificado e composto por 80% de doutores, mantém a excelência do ensino na Direito São Bernardo”, comenta o Dr. Rodrigo.

Além disso, a Instituição busca sempre incentivar os alunos em seu estudo. Aqueles que se destacam durante o ano letivo e os estudantes que tiveram a melhor colocação no vestibular são contemplados com a Bolsa Mérito, que refere-se a 100% de desconto na mensalidade. Também oferece a possibilidade, aos futuros graduandos, de outras bolsas de estudos para auxiliar durante a trajetória acadêmica. Veja as bolsas oferecidas!

A Direito São Bernardo, também possui Pós-Graduação para profissionais formados e Cursos de Extensão e Atualização, que também é destinado para alunos dos 4º e 5º anos. Desta forma, o estudante pode expandir seu conhecimento dentro da própria Faculdade.

E, vai além com diversas palestras que ocorrem anualmente com temas específicos para que os alunos tenham contato com grandes profissionais de diversas áreas do Direito. Conheça!

O aprimoramento do campus da FDSBC

A gestão do diretor Dr. Rodrigo Gago iniciou suas atividades em 2017. “Eu me dediquei por 13 anos ao magistério na Direito São Bernardo. Com apoio dos meus colegas, professores, oficiais administrativos e dos alunos eu tive a honra de ser nomeado pelo Prefeito Orlando Morando diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”, revela o docente.

Desde o começo, a diretoria busca estruturar a Faculdade para tornar os anos vividos na Instituição agradáveis e proveitosos. É possível ver algumas mudanças que já foram realizadas durante esses dois anos do diretor Dr. Rodrigo:

  • Readequação dos espaços da faculdade;
  • Reforma do pátio e do prédio da Rua Java;
  • Investimento no corpo docente;
  • Criação de grupos de estudo com universidades estrangeiras;
  • Forte atuação em programas de atendimento ao público;
  • Projeto de lei de restruturação de cargos do pessoal administrativo.

E também, neste ano a Instituição trouxe o atendimento da Orientação Jurídica e do Juizado Especial Cível para dentro da Faculdade. Desta forma, aproximou os alunos à prática e a comunidade pôde ter um contato maior com a FDSBC.

“O futuro da FDSBC é promissor, com destaque nacional e internacional, excelência na prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão. E estreita relação com a municipalidade pelo caráter de Autarquia Municipal”, pontua o professor.

As perspectivas

A Faculdade tem sempre uma atenção com os alunos, funcionários e professores para que se sintam confortados, acolhidos e respeitados dentro do ambiente de trabalho.

A gestão atual tem projetos a serem cumpridos com visão no aprimoramento dos serviços prestados. A intenção é atingir todos os objetivos com a criação de núcleos específicos, fomento da internacionalização e pesquisa, aprimoramento de professores com a concessão de bolsa para pós-doutorado, implantar um programa de mestrado, dupla certificação com universidades estrangeiras e, além disso, ranquear a Direito São Bernardo entre as 10 melhores faculdades de Direito do país. Tornando-se ainda mais um centro de excelência.

A Faculdade de Direito de São Bernardo tem um principal objetivo, formar profissionais capacitados que devolvam à sociedade aquilo que ela ofereceu durante a formação deles.

 

Parabéns Direito São Bernardo!

Continuaremos sempre juntos nesta trajetória do ensino jurídico de qualidade.

Acompanhe nossas redes sociais para comemorarmos juntos os 55 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, nossa FDSBC!

 

Reportagem: estagiária – Gabriela Freitas

Edição: Chefe da Comunicação – Juliana Bontorim

Ver mais notícias