Convênios FDSBC: Conheça a oportunidade de estudar no Exterior

Para todos os estudantes, agregar conhecimento e adquirir novas qualificações é essencial para uma formação acadêmica e pessoal.

Com o objetivo de colaborar com a experiência dos nossos alunos e expandir as fronteiras de estudo, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, por meio dos Convênios, firma parcerias com importantes universidades internacionais para proporcionar o intercâmbio à comunidade acadêmica.

Também contamos com atividades que conectam nossa instituição com profissionais de outros países como palestras e workshops ministrados de forma presencial e, atualmente, online.

A Direito São Bernardo se orgulha do sucesso da empreitada e compartilha a história de alunas que realizaram intercâmbios mediados pela Faculdade e docentes, que realizaram Pós-Doutorado por meio das parcerias. (Acesse as matérias aqui)

A Direito São Bernardo está com o processo de registro de interesse aberto para intercâmbio na Universidade de Torino. Mais aqui as informações.

Conversamos com a aluna Laura Maria Bacchiega Peres, estudante do 3º ano que esteve Università degli Studi di Torino.

Confira:

Qual sua série atual? Em qual ano estava quando realizou o intercâmbio?

 Atualmente estou no 3° ano e quando realizei o intercâmbio havia finalizado o 2° ano, portanto durante o período do intercâmbio estava no 3° ano.

 Qual o período de realização do seu intercâmbio? E em qual Universidade?

 Meu Intercâmbio teve um período de um ano (fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021) e foi realizado no norte da Itália, na Università degli Studi di Torino.

 O que a incentivou a buscar a atividade?

Sempre tive muita vontade de realizar um intercâmbio para a Itália a fim de aprimorar meus conhecimentos jurídicos, a língua e a cultura italiana.

 Quais foram os aprendizados e desafios vivenciados?

Além de poder estudar disciplinas diferentes das que eu estudo na Faculdade de Direito de São Bernardo, conhecer uma nova cultura e desenvolver novas experiências.

Apesar da situação mundial (pandemia – COVID-19), e a maioria das aulas terem sido on -line, obtive um aprimoramento jurídico no direito europeu,

Um dos grandes desafios que enfrentei foi ter que me adaptar à nova realidade das aulas on- line e enfrentar o lockdown em um país diferente, além disso, criar uma rotina que englobasse todas as tarefas domésticas e que conciliasse com o horário das minhas aulas.

 Durante o período de recesso escolar (férias), e com a liberação das fronteiras europeias (diminuição da COVID-19), consegui conhecer alguns países e cidades italianas. Enfim, a experiência de conhecer culturas, fazer amigos pela Europa e provar da deliciosa culinária italiana foi maravilhosa.

 Quais são as principais diferenças no ensino do Direito entre Brasil e Itália?

 Além das matérias cursadas na Itália serem diferentes das do Brasil, uma das principais diferenças que eu notei foram os horários de aula. Enquanto aqui no Brasil as aulas ou são no período matutino ou no período noturno, lá as aulas não possuem um horário fixo, sendo assim, em um dia da semana eu tinha aula de manhã e à tarde, e no dia seguinte somente a tarde, e assim por diante. Outra diferença é que a maioria das provas é oral.

Alguma dica para quem tem o sonho de estudar mo Exterior?

Estudar fora é uma oportunidade única de aprendizado e vivência cultural, é muito importante ter uma organização e manter empenho para que esse sonho possa se concretizar.

Além disso, é importante estudar um pouco sobre o país escolhido para o seu intercâmbio, analisar e estabelecer uma tabela financeira, planejar a moradia e providenciar todas as documentações necessárias, de modo a tornar sua experiência mais confortável possível, e evitar possíveis problemas.

E claro, nunca deixe de sonhar e tentar, persista sempre nos seus sonhos, com esforço e dedicação, você é capaz de tudo.

 

Ver mais notícias