Departamento do Trabalho da FDSBC realiza reunião online

Na sexta-feira, dia 03 de abril de 2020, o Departamento de Direito do Trabalho da Direito São Bernardo, participou de reunião online sobre medidas provisórias através do Google Meeting. O debate teve intuito de trazer a perspectiva dos professores aos alunos sobre as medidas trabalhistas recentes e contou com a presença dos professores Davi Furtado Meirelles, Eliana Borges Cardoso, Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, Gilberto Carlos Maistro Junior, Ivani Contini Bramante e Marcelo José Ladeira Mauad.

O diretor Rodrigo Gago Barbosa também participou, salientando a importância desse tipo de atividade. “Cumprimento a todos do Departamento do Trabalho pela iniciativa e pelo protagonismo nesse momento importante”, ressaltou.

Para dar inicio aos debates, a professora Ms. Eliana Borges Cardoso apresentou os professores presentes e explicou como seria a reunião. “Nós vamos discutir as últimas medidas provisórias relacionadas às relações do trabalho”, explicou a professora.

O professor Dr. Marcelo José Ladeira Mauad comentou sobre o propósito da atividade, que pensou em conjunto com o professor Ms. Gilberto Maistro Junior. “A ideia é que os alunos possam ter uma impressão geral do departamento a respeito dessas recentes medidas trabalhistas”, comentou.

Durante a atividade, os alunos puderam tirar suas dúvidas em relação ao tema. Salientando a dúvida de uma aluna, o professor Ms. Gilberto Maistro explicou a importância do controle prévio dos sindicatos. “Afastar o sindicato é impossível em um sistema capitalista, mas, em situação excepcional, como a nossa, me parece que é o caso de resolver de imediato, atenuar os problemas e deixar o controle posterior”, disse o docente.

Ainda sobre o tema, a professora Dr. Erotilde dos Santos Minharro falou sobre a negociação individual com o trabalhador. “Para a empresa se precaver, convém tentar negociar com o sindicato para não ter risco de ação futura”, afirmou a professora.

Confira o vídeo na íntegra:

Reportagem: Estagiária – Elisa Barbosa

Revisão: Assistente Administrativa Autárquica – Andressa Rivas

Ver mais notícias