Direito das Diversidades é tema de curso inédito no Brasil de Pós-Graduação

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas no portal para o primeiro curso no Brasil de pós-graduação em Direito das Diversidades e Inclusão Social, coordenado pelas professoras Clarice Assalim, Denise Auad e Eliana Borges Cardoso.

O curso é modular, com duração média de 2 anos e o seu grande diferencial está no conteúdo programático, haja vista que serão abordadas as diversidades do universo cultural, social e de gêneros. Entre os tópicos estão mulher, criança, adolescente, jovem, idoso, LGBTTQI, refugiados, pessoas com deficiência e outras situações de inclusão.

A primeira aula acontecerá no sábado (9 de março) às 9 horas com a professora titular da Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Buarque de Hollanda, um dos nomes mais reverenciados do feminismo brasileiro. A temática será O Bug do Feminismo.

Nesse dia, a aula será aberta e os interessados em participar poderão fazer sua inscrição gratuitamente no portal da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no período de 22 de fevereiro a 7 de março.

Heloisa Buarque de Hollanda  é doutora em Letras, com pós-doutorado em Sociologia da Cultura da Universidade de Columbia/NY), é diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ), onde coordena laboratórios de tecnologia sociais, expressões e práticas da palavra. Pesquisa a relação entre cultura e desenvolvimento nas áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Escreveu O Feminismo como Crítica da Cultura (Rocco, 1994) e Explosão Feminista (2019, Cia das Letras), obra que compila textos de escritoras, artista, poetas e pesquisadoras sobre os novos feminismos: negro, trans, indígena, lésbico, protestante, suas perspectivas e reivindicações.

De acordo com as coordenadoras do curso de Especialização em Direito das Diversidades e Inclusão Social, Clarice Assalim, Denise Auad e Eliana Borges Cardoso, é uma honra para a comunidade de São Bernardo do Campo receber uma professora como Heloísa, certamente uma das maiores pesquisadoras sobre feminismo. “A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo mais uma vez demonstra respeito e promove o diálogo interdisciplinar sobre temas urgentes para a compreensão das diversidades”.

 

Inscrições estão abertas até 07 de março
Inscreva-se

 

Ver mais notícias