Direito São Bernardo debate regras trabalhistas emergenciais em aula conjunta

No dia 08 de abril, às 14h, a Direito São Bernardo promoveu reunião para debater “As Recentes Medidas Trabalhistas na Pandemia”. A aula ocorreu por meio do Google Meet. 

Participaram os docentes Carmela Dell’Isola, Davi Furtado Meirelles, Eliana Borges Cardoso, Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, Gilberto Carlos Maistro Junior, Ivani Contini Bramante, Marcelo José Ladeira Mauad, Priscilla Milena Simonato de Migueli e Thais Novaes Cavalcanti. 

A professora Dra. Erotilde Ribeiro iniciou o debate com a notícia que o governo estuda pedir ao STF suspensão de liminar referente à MP 936\2020. “Alguns sindicatos menores não estão se mostrando abertos para negociação depois que essa liminar foi concedida, algumas empresas têm a possibilidade de despedir no lugar de tomar as medidas de redução de jornada de trabalho e salário”, comentou.

Em ponderação o professor Dr. Marcelo Mauad enfatizou que “é fundamental interpretar a MP conforme a Constituição. Ele (o Ministro) teve um esforço tremendo para adaptar a Medida Provisória ao texto da Constituição”.

Ao finalizar o debate, a Dra. Erotilde Ribeiro comentou sobre as relações de trabalho após o retorno às atividades regulares. “Os direitos de trabalho já não serão mais os mesmos depois da pandemia, eu diria um pouco mais, a nossa vida já não será mais a mesma, a relação com os nossos alunos também não vai ser mais a mesma”, disse.

 A conversa, além da presença dos docentes, também contou a participação de alunos e ex-alunos da FDSBC, que contribuíram com comentários e questionamentos.

Fiquem atentos ao nosso site e mídias sociais para saber sobre os próximos eventos.

 

Ver mais notícias